Brasil

Pastor Claudio Duarte estreia programa no YouTube e fala sobre bebida sem álcool: “Qual o benefício de tomar uma cerveja assim?”; Assista

Comentários (51)
  1. STARDUST disse:

    O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendável… dizer que é pecado beber um copo de cerveja ou vinho, não temos fundamentação bíblica, mas o ideal é evitar.

    Se a pessoa bebe de forma moderada, seja cerveja , vinho, não se embriaga, nem dirige após beber (porque a lei não permite) não tem como dizer que tal pessoa peca. claro que esse assunto é controverso e muita gente afirma que a bíblia condena, mas o que é condenado é o beber além da conta, o se embriagar.

    Pessoalmente eu não bebo nada com teor alcoólico, nem cerveja sem alcool, mas afirmar que quem bebe um copo de bebida alcoólica vai pro inferno, isso não tenho elementos bíblicos para comprovar.

    Eu sugiro que se evite as bebidas alcoólicas, mas beber sem se embriagar não é pecado. Eu não bebo há muito anos e não recomendo o consumo de bebidas alcoólicas.

    1. Paulo disse:

      Ótima Resposta. Concordo contigo nesse particular

    2. Daniel disse:

      Concordo plenamente com o seu pensamento, mas eu ainda adiciono mais um argumento ai, eu não bebo e acho que a probabilidade de uma pessoa que bebe moderadamente tem mais chances de se embriagar do quem não bebe de jeito nenhum, então por isso que eu não bebo, porque não convém estar por um momento causando escândalo e estando igual a aparência do mal.

    3. Eduardo Nobre disse:

      É realmente sensato evitar. A linha entre a moderação e a embriaguez é muito tênue.

    4. Monge disse:

      Acho que os religiosos deveriam parar de ler apenas a biblia e ler alguma coisa de historia tb. Os monges da ordem trapista se isolaram do mundo por volta de sec X-XV e faziam cerveja para consumo proprio e para os andarilhos que passavam a noite lá.

    5. JEANN disse:

      Eu vejo como pecado quando por exemplo, vc estiver com um amigo que é apegado ao álcool e toma uma cerveja na frente dele. Dessa forma vc está induzindo/incentivando essa pessoa a beber.

      “Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos? Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo. Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar” 1 Coríntios 8:9-13

      1. Bereano Radical disse:

        STARDUST, Paulo, JEANN, Eduardo e agora Bereano, daqui a pouco vai aparecer o Clamando (Márcio Collins) dizendo que é reunião dos capetas do STARDUST kkkkk..

        Concordo com você anjinho.

        1. clamando disse:

          como voce advinhou stardust……estre assunto é o que mais te interessa…contra igrejas contra pastore contra missões…mas a favor do suicidio a favor do baileco dentro da igreja a favor das gays e contra feliciano e malafaia e agora a bebbeda desgraçada vem aconselhar encher a cara dentro de casa…eita satã

          1. Bereano Radical disse:

            Clamando (Márcio Collins), eu concordo com o JEANN (anjinho), não disse que concordo com bebedeira.

            Mas vai me dizer que você nunca tomou um vinho enquanto passeava de barco com a Jussara?

          2. clamando disse:

            mando disse: 20 de setembro de 2013 ás 9:16 am
            POIS É GALINHA VELHA PRIMEIRO EXPLIQUE PORQUE SE ESCONDE ATRAS DE TANTOS NICKS SUA COVARDE clamando disse: 20 de setembro de 2013 ás 8:44 am
            Bereano Radical disse: 23 de agosto de 2013 ás 3:52 pm
            Ah vai arrebentar, sabia que você não deixaria visitar essa notícia. Essa teoria de viagem no tempo é bem ao estilo anjo alienígena do vai arrebentar.

            O demônio não suporta o que? O dízimo? Não foi com dízimo que Jesus expulsou Satanás no Deserto, foi com a Palavra de Deus, exatamente como o STARDUST tem feito com você.

            E sobre o demônio não tocar no dinheiro do dízimo, leia essa reportagem e me responda:

            Acusado de assaltar templos da Igreja Universal é preso em casa
            Apontado como chefe de um bando especializado em assaltar templos da Igreja Universal do Reino de Deus para roubar o dízimo doado por fiéis, Anderson Leonardo Santos de Aguiar, de 32 anos, foi preso na noite de segunda-feira por agentes da 64ª DP (Vilar dos Teles) em casa, no bairro São Mateus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ele é acusado de cometer pelo menos três roubos contra a instituição religiosa. Segundo a polícia, o bandido confessou os crimes após ver vídeos que o flagraram em ação.

            “Vamos investigar se há alguém de dentro da igreja que forneça informações para o acusado e seus comparsas, como o valor arrecadado com o dízimo”, disse o delegado Delmir da Silva Gouvêa, titular da 64ª DP.
            Responder Comentar
            clamando disse: 24 de agosto de 2013 ás 11:32 am
            TENS O NOME DAQUELES QUE INVESTIGAM A VERDADE PARA NÃO SEREM LUDIBRIADOS, MAS SER RADICAL MUITAS VEZES NOS CEGA A PROCURA DE UMA VERDADE, QUE SOMENTE É POSTA PELA FÉ…LEMBRE-SE ABRAÃO NÃO RECEBEU AS PROMESSAS, MAS AS VIU AO LONGE E A CIDADE A QUAL O ARQUITETO E CONSTRUTOR É DEUS, E PELA FÉ ESPERA CHEGAR LA…CUIDE PARA NÃO SE ENSOBERBECER, PAULO FAZ DIVERSAS ADVERTENCIAS SOBRE ISTO..FICAI POIS ARRAIGADOS E SOBREEDIFICADOS NELE, E CONFIRMADOS NA FÉ, ASSIM COMO FOSTES ENSINADOS, ABUNDANDO EM AÇÕES DE GRAÇAS, ONDE VOCE RECEBEU O EVANG.? QUEM PREGOU PARA VOCE ? CERTAMENTE ACEITOU A JESUS EM ALGUM LUGAR, CERTO? LA NESTE LUGAR NÃO RECEBEM DÍZIMOS? ENTÃO VEJA BEM SE ESTES FORAM EM EXCELENCIA DIGNOS DO MESTRE P-ARA TE ANUNCIAR O EVANG. ONDE ESTÁ O ERRO…NELES OU EM SER RADICAL SOBRE ALGO QUE SALVA E LEVA O EVANG. A MILHÕES DE BRASILEIROS…A QUEM DEUS DARA A COROA DA VIDA…A TI OU A ELES…CONHECENDO O CAMINHO , BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E TODAS AS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS, BOM SERIA, QUE A O INVÉS DE ESTAR AQUI AGORA, PREGANDO CONTRA AQUELES QUE GANHAM ALMAS,, VOCE FAÇA ISTO…MÉDICO CURA A TI MESMO
            Responder Comentar
            STARDUST disse: 24 de agosto de 2013 ás 11:45 am
            aonde eu congrego não é cobrado dízimos. inclusive eles ensinam que dízimo não é mandamento. quando eu fiz o primeiro contato com eles, para conhecer o que eles acreditam, a segunda coisa que eles me informaram foi sobre dízimo e que lá eles não recolhem pq não é mandamento.

            eu obviamente já falei pra eles que eu já conhecia essa verdade.

            Clamando… se dízimo é importante pra obra, então pq Jesus e os apostolos não tomavam dízimos para faze-la?

            E paraliticos andavam, cegos enxergavam, mortos ressucitavam…

            Porém vcs recolhem os dízimos, coisa que eles não faziam, mas os milagres nós não vemos…

            clamando explica? ou vai deixar pro freud mesmo?
            Responder Comentar
            clamando disse: 24 de agosto de 2013 ás 2:10 pm
            vejam só como desmascarei mais uma ves o stardust…aqui ele é o bereano….se esqueceu de trocar o nick…é pai das safadesas quero ver se escapar desta agora
            Comentar

          3. Bereano Radical disse:

            Clamando (Márcio Collins), não entra comigo que você só perde. Vou te dar um pouco do seu próprio veneno.

            Já que segundo o seu “brilhante raciocínio”, porque o STARDUST respondeu algo que você perguntou para mim, eu sou ele, vou te dar um pouco do seu próprio veneno e te desmascarar usando o seu próprio raciocínio.

            CLAMANDO DESMASCARADO:

            Eu estava falando com o Vai arrebentar (Templo da Igreja Mundial do Poder de Deus é novamente fechado por “perturbação do sossego”), e você se esqueceu de trocar de nick, e respondeu por ele. Então, Clamando (Márcio Collins) também é o covarde do Vai arrebentar? Quantos outros nicks você tem? Eis a prova (segundo o seu “inteligente” raciocínio”):

            Bereano Radical disse: 18 de setembro de 2013 ás 7:12 pm
            Vai arrebentar seu franguinho de terreiro covarde, eu estou com o smarth aguardando seu email. Onde está o seu email? Se você não responder e fugir, eu vou tirar uma foto lá na sua IURD, com uma folha escrita: Bereano Radical esteve aqui, e disponibilizar para todo mundo que quiser por email, para provar o covarde que você é. To esperando seu email.

            Bereano Radical disse: 18 de setembro de 2013 ás 7:16 pm
            arthsalomao gmail, me escreve que vou te responder, e descrever como me identificar, e você faz o mesmo. Vou estar com uma folha de papel, escrita: Bereano Radical esteve aqui.

            Em 40 min eu chego, to aguardando seu email. Achou que ia escapar com esse papinho de 30 minutos? Eu não gosto de brincar com covardes que cantam de galo como você. Vai me esperar se honrar a sua palavra, e me tirar daí no porrete.

            Meu email já está aí, estou esperando sua resposta.

            clamando disse: 19 de setembro de 2013 ás 9:17 am
            é jussara só assim para um homem te pegar hehe esta vale a maxima se me vir agarrado em mulher feia aparta porque é briga…stardust porque não te calas…sei que estão é louco que eu entre no imail deste nick que usas , para saber quem eu sou…mas não colça não entro nesta……quando vais com o grão eu já voltei com o fuba

            Eis sua identidade Clamando (Márcio Collins), ainda vou descobrir mais:

            CLAMANDO (nick preferido, onde posa de santo, mas já foi desmascarado como adúltero, fornicador e pegador de dragão).
            ANÔNIMO (utiliza para se auto bajular, dizendo que vive no exterior, mas com os mesmos erros de português do Clamando)
            MÁRCIO COLLINS (nome de guerra quando se apresenta nos shows)
            APARECIDO CASTALDO (nome verdadeiro, revelado na reportagem da cabra Carmelita)
            VAI ARREBENTAR (esse ele vai matar depois que foi publicamente envergonhado)
            PAI DAS SAFADEZAS (utiliza às vezes para associar ao STARDUST, mas se entrega nos erros de português, esquece que o STARDUST não é analfabeto)
            MÃE DAS MALANDRAGENS (utiliza às vezes para associar ao STARDUST, mas se entrega nos erros de português, esquece que o STARDUST não é analfabeto)

            Bereano bate o pé e a galinhada corre.

          4. clamando disse:

            ta toda borrada né stardust, mais uma vez vai a o desespero

      2. Edson Souza disse:

        Bom argumento Jeann.
        Essa passagem de corintios 8:9-13 mostra com clareza o perigo de liberar certas condutas no meio cristão.

        Lembrei como a hipocrisia é grande no meio desse lideres da Universal.
        Como o tempo revela a malandragem deles.

        Nos anos 90 nas pregações dos lideres da universal era totalmente contra os fieis beberem,chamavam ate a cerveja de xixi do capeta. Hoje o líder Macedo mudou sua postura.

        Engraçado tb que antigamente eles associavam, que quem bebia bebida alcoólica estava influenciado com uma possessão demoníaca, o tal Zé Pelintra. kkkk

        Pelo jeito o Zé fica de folga no meio dos lideres da Universal. hauhauhahau

        1. JEANN disse:

          Edson, acho que toda pessoa que exerce algum tipo de autoridade ou que queira ser um exemplo para os outros deve se abster. Pelo simples fato de as pessoas se espelharem em vc, e mesmo que vc não saiba poderia estar levando-as a tropeçar também.

          A lógica é a mesma… I Co 8:9-13.

          1. STARDUST disse:

            jeann e edson

            o caso de bebidas alcoólicas é como varios outros dilemas nas congregações… não se estuda o assunto… então os membros, uns acham que é pecado, outros acham que não, outros acham que depende…

            Esse é o problema das denominações em geral… fala-se muito em vitória financeira, mas não sobre uma vida cristã…

            o sexo? é falado sobre esse tema com os membros? a maioria tem duvidas…
            jogar na loteria? comer carne de porco? sabado deve ou não ser observado?

            citei exemplos, a maioria dos evangélicos tem duvidas, ou então tem uma opinião sobre o tema, mas não tem a devida fundamentação bíblica do assunto.

            Eu por exemplo, não recomendo ninguém a beber, tanto que eu não bebo, mas eu não consigo ver proibição de consumo de bebida alcoólica sem que haja embriagez…

            Não é pq eu não gosto, que vou usar isso para fundamentar uma doutrina que não é biblica. beber demais é tão pecado como comer demais… não serão salvos os beberrões e os glutões.

            consegui ser mais claro sobre esse assunto?

          2. JEANN disse:

            stardust,
            O fato de eu tomar um copo não é pecado, mas eu vejo como pecado quando este um copo leva outros que se espelham em mim e sejam apegados a bebida a tropeçar.

            “…Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar…”

            Comer carne também não é pecado, mas Paulo diz pra abter-nos SE fizer o irmão tropeçar.

            “…Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo…”

            Não só está fazendo-o tropeçar mas está pecando contra Cristo.

          3. STARDUST disse:

            jeann

            Beber em publico não é recomendável. Cristão não pode ser visto em botecos, etc…

            Desde que vc beba em casa ou local reservado sem se embriagar não há pecado nisso.

            Eu não bebo nem recomendo. Mas não tem como dizer que quem bebe com moderação está pecando.

        2. clamando disse:

          e tu sete saia ficava feliz quando te encontrava com o zé pilintra fala a verdade

          1. Mary disse:

            Bereano,
            Não faço parte da rodinha de bebuns, rsrs…
            Só tomo champagne no reveillon! Feliz ano novo tim tim…!!!!!!!!!

    6. Edson Souza disse:

      O vinho é uma bebida muito gostosa.
      E eu duvido que o camarada vai fica só em uma taça.

      Fora que a nossa inclinação para a carnalidade é muito grande e se der um vacilo, se perder o Fruto do Espírito Santo(domínio próprio)Já sabe o que irá acontecer.

      E tb não sei onde que eu li, que tá cheio de lideres com problemas com o alcoolismo.

      Então, é melhor evitar a aparência do mal.

      1. Bereano Radical disse:

        Pronto, só falta a Mary pra completar o time rsrs..

    7. fernanda disse:

      concordo com seu comentário, ñ bebo porque acho bem tênue a linha do ” beba com moderação” para a embriaguês e também é complicado o que pra mim ñ embriaga para outro pode deixa-lo bêbado.

      com tudo isso prefiro ñ beber nada alcóolico……

    8. M.R. disse:

      Mas Paulo por motivos de saúde mandou a Timóteo beber “um pouco” de vinho. Assim beber um pouco é diferente de beber a ponto de se embriagar! Eu não sou apreciador de álcool, mas na companhia da família ou de amigos não tenho problema de beber um pouco de vinho. De cerveja nem gosto, mas se alguns de meus amigos gostam, qual o problema? Mas se vejo algum beber em excesso, aí terá de ouvir um “sermão” da minha parte!

  2. Cris Vallin disse:

    Meu marido gosta mto de cerveja, mas n é do alcool q ele gosta, nem da embriaguez, ele gosta do sabor q a cerveja tem, por isso ele toma sem alcool, assim o paladar dele é satisfeito. Acho mta hipocrisia o preconceito a respeito da cerveja sem alcool, é apenas uma bebida de cevada, a qual n impede uma pessoa de dirigir, trabalhar, e nem tira o sono e a lucidez!
    Meu marido é uma pessoa de Deus, entendemos que isso pode escandalizar recem convertidos ou pessoas não convertidas, sempre evitando o consumo quando este vir a afetar a vida de alguém, visando o amor ao proximo.
    Este assunto é mto polemico, mas pra mim, críticas sobre a cerveja sem álcool é preconceito de pessoas que nao gostam do sabor da cevada!

  3. TOUR NATRAK disse:

    Em Genesis 9. 21, Embriagou-se, eis aqui a primeira referencia feita a respeito desse horrendo pecado, nas escrituras sagradas, encontram-se por toda a Biblia exortações e denuncias contra a embriaguez, incluindo-se ate mesmo no catalogo dos mais abomináveis males que o Grande Apostolo Paulo confeccionou, veja- Is 5.11,22, 28.1-7, Lc 21.34, Rm 13.13, 1Co 5.11 e 6.10, Gl 5.21 e Ef 5.18, Proverbios 23. 20 Não esteja entre os bebedores de vinho, nem entre os comilões de carne 21 Porque o beberão e o comilão caem em pobreza e a sonolência vestira de trapos o homem, por causa da bebida noe amaldiçoou a seu filho can este pecado de noe proporciona aos crentes a seguinte Admoestação, não estará jamais imune ao pecado e as tentações, pequeninos deslizes cometidos durante o curso normal da existência, poderão acarretar perigos graves, o crente poderá dar ocasião a que outros comentam pecados, mesmo dentre os familiares, cumpre que o crente esteja consciente da imparcialidade com que DEUS puni o pecado, não so esse exemplo mais outros que temos como o de lo sobrinho de ABRAAO que também embriagado cometeu o incesto, temos vários exemplo, modo que vemos no dia a dia o nefasto resultado da embriagues, a bebida traz atraso e afora que e um dos maiores destruidor de famílias no mundo leva o homem a um estado lamentável para a sarjeta, o crente tem que ter muita consciência sobre este assunto, pois e de uma alta responsabilidade, exemplos e que não faltam Cuidado muito Cuidado

  4. TOUR NATRAK disse:

    cade o trem que escrevi caramba e eu o levi varela o clamando nossos escritos não entra eu em

  5. Diogo disse:

    Agora eu me lembro daquele famoso versiculo da Bíblia que todos esfregam na minha cara, que fala sobre quem não herdará o reino dos céus.

    1. TOUR NATRAK disse:

      Qual Diogo, as vezes eu posso te ajudar

  6. Nubia Rafaely disse:

    Stardus,nao vai para o inferno quem bebe um copo de vinho ou cerveja,mas kem é conhecedor da Palavra nao deveria beber nem um gole,para nao servir de tropeço para outros e para nao envergonhar o evangelho,ja que kem ti ver com um copo na mao,nao vai saber que vc bebe somente um copo,nesse caso tem ke se levar em conta o que os outros iriam pensar

    1. STARDUST disse:

      nubia rafaely

      Entendi seu argumento e concordo. Mas vc beber um pouco em sua casa não tem problema.

      Claro que o cristão não pode ser frequentador de boteco… Aí é mau testemunho não é?

      Agora se vc bebe um pouco de vinho com sua familia… Não tem pecado nisso…

      Mas eu não bebo nada que tenha alcool. Isso foi um compromisso pessoal meu com Deus e nem recomendo que ninguém beba mas recriminar quem bebe isso eu não posso.

      1. ex. disse:

        Stardust Jussara disse:

        Mas eu não bebo nada que tenha alcool. Isso foi um compromisso pessoal meu com Deus e nem recomendo que ninguém beba mas recriminar quem bebe isso eu não posso.

        Quanta contradição vive aqui falando mal e recriminando o Bispo Macedo que disse beber um pouco de vinho ou cerveja para tirar o gosto da comida,hipocrisia “TÔ FORA”!!!!

        1. STARDUST disse:

          edy

          biblicamente não podemos causar escandalo. Isso que foi o problema de seu lider. em pleno culto na iurd afirmar que bebia cerveja e vinho… vc sabe que muitas pessoas sairam da iurd após ouvir isso, obreiros não aceitaram essa situação, fora que a iurd mais uma vez foi má noticia.

          VC É DA IURD E VC SABE QUE MUITA GENTE SAIU DA IURD APÓS ESSE FATO!

          Não tem pecado do edir macedo beber um copo de cerveja, vinho etc… o problema foi o escandalo que ele causou. E vc que é da iurd edy, sabe mto bem que varios pastores, obreiros etc, foram recriminados por beberem moderadamente.

          VC TAMBÉM SABE DISSO!

          E aí do nada o macedo vem e fala que “bebe e daí” ?

          engraçado que enquanto ele bebia nos bastidores, muita gente na iurd foi chamada de endemoniada por consumir bebidas alcoólicas. Diziam até que um demonio chamado zé pilintra causava esse problema… foi só o lider dizer que bebe, que de repente o que era pecado virou permitido… estranho, não?

          ah, e a bíblia diz que o bispo não pode ser dado ao vinho… pense nisso!

          Isso sim é hipocrisia edy!

          1. STARDUST disse:

            edy fugindo em 3…2…1…

      2. clamando disse:

        Ora,irmãos quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamo-vos que não vos demorais facilmente do vosso modo de pensar,nem vos perturbeis,quer por espírito,quer por palavra,quer por epístola,como se procedesse de nós,como se o dia de Cristo já tivesse chegado.
        Ninguém de maneira alguma vos engane,pois isto não acontecerá sem que antes venha a apostasia,e se manifeste o homem do pecado,o filho da perdição.
        Ele jGMIX
        STAR DUST
        ESTRELA CAIDA
        PAI DAS SAFADESAS
        MÃE DAS MALANDRAGENS
        AFONSO
        ANA CLARA
        NICE
        BEREANO RADICAL
        EDUARDO PLEBEU
        PAULO
        DESIMAS
        FELIPE
        se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de culto,de sorte que se assentará ,como Deus,no templo de Deus,querendo parecer Deus.
        Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava conosco?
        E agora vós sabeis o que o detém,para que a seu próprio tempo seja manifestado.
        Pois já o mistério da injustiça opera;somente há um (CLAMANDO) que agora o detém..para que seja afastado.

  7. TOUR NATRAK disse:

    A inteligência espiritual nos faz discernir o que nos e dito, a questão principal não e o que esta sendo dito a mim e a nos ou sobre nos, e quem esta falando e a finalidade dele por tras disso, eu as vezes fico imprenssinado com as profetadas, visagens e revelamentos , de alguém que afirma falar em nome de Deus, mesmo se ele não tiver o fruto do Espirito em sus vida, se der mau testemunho e se o Espirito Santo não testificar aquilo ao seu coração, como e possível então saber se uma pessoa que diz a verdade esta a serviço de Deus ou não, submetendo se a Deus, orando buscando a face do Senhor, lendo a Palavra, tendo uma vida em conformidade com a lei de Deus, então o Espirito Santo lhe dará discernimento para rejeitar tudo o que tem origem demoníaca e visa perturba-lo e tira-lo do caminho correto de Deus ora a integridade e qualidade de quem e reto, honesto, incorruptível, de alguém cujas atitudes, decisões e escolhas são baseadas em um código de valores e princípios éticos e morais o integro costuma se sincero, transparente observar a lei cumprir com suas obrigações, honrar sua palavra, integridade, retidão e justiça são qualidades indispensáveis daqueles que foram regenerados Espiritualmente, e ist e coisa que não vejo muito por aqui, no salmo 15.1 a uma importante questionamento QUEM SENHOR, habitara no teu tabernáculo? quem há de morar no teu santo monte? vemos a resposta aqui o que vive com integridade, e pratica a justiça e de coraçao FALA A VERDADE, o que não DIFAMA COM SUA LINGUA, não faz mal ou próximo nem LANÇA INJURIA contra seu vizinho, o que a seus olhos tem por desprezível ao réprobo, mas HONRA AOS QUE TEMEM O SENHOR, o que jura com dano próprio e não se RETRATA, o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita SUBORNO, contra o inocente, quem deste modo procede não sera jamais abalado, estes escritos sao para quem interessar possa

  8. JOAO JOSE disse:

    A QUESTÃO DOS EVANGÉLICOS SE ABSTER DO ÁLCOOL É BOM CENSO!!! NÃO DÁ CONTROLAR A BEBIDA NUMA FAMÍLIA, ALGUM VAI TER PREDISPOSIÇÃO PRA ALCO LISMO. E MAIS O EVANGÉLICOS TRABALHAM COM RECUPERAÇÃO DE VIDAS – NÃO DÁ PRA ASSOCIAR.

    A PAZ DO SENHOR QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO.

  9. J.Neto disse:

    Eu, não bebo nada de contém alcool, agora, não acho nada demais, qualquer pessoa, seja qual for sua religião, tomar uma taça de vinho nas suas refeições, até faz bem para seu organismo, eu disse uma taça, não um garrafão, também não creio que Deus irá castiga-lo ou condena-lo por isso.

  10. Jota Oliveiraa disse:

    Oi Stardust, Paz. Vomo vai?

    1) Por favor, vc poderia me dizer sua opinião quando à guarda do SÁBADO para os cristãos??

    O NT adverte que os que vivem pela Lei serão julgados por ela, e que a Lei ´apenas´ revela nossa condição de pecador, que ´´a alma que pecar (pela transgressão da Lei), essa morrerá.´´
    Jesus cumpriu por nós a Lei e nos livrou de seu fardo de Morte que pecador algum é capaz de cumprir…, sendo Cristo o fim da Lei, e sendo nós salvos pela FÉ em Jesus (a Ele Glória), e não pelas obras da Lei, para que ninguém se glorie. Qual sua leitura quanto à guarda do sábado?

    2) O fato do Sábado fazer parte dos 10 Mandamentos traz, no mínimo, certo… desconforto ao cristão: De fato, pq uma ordenança TÃO PRESENTE, SEGUIDA E EXIGIDA por Deus no AT, consta entre os 10 Mandamentos que o próprio Jesus chega a citar em Seu Evangelho – além de Paulo, etc?

    :)

    Agradeço a gentileza, por favor.

    — CERVEJA, VINHO
    Quanto à bebida, achei muito importante mencionarem a questão de que ela não cause escândalo ao próximo, posto que estamos aqui para SERVIR ao outro, e não a nós mesmos:

    ´´Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.´´ (1 Coríntios 8:13).

    … Paulo e sua enxurrada de exemplos certeiros e memoráveis, para a glória do Senhor, sim? Bom é ler a Bíblia!

    Abs, Paz.

    1. Ricardo disse:

      Amigo vou lhe ajudar a tirar suas conclusões sobre o sábado, 4° mandamento.

      Pergunto: Já que “seria abolido” esse mandamento, porque é o único com a palavra Lembrate na frente? Deus é aquele que tudo sabe.

      Com certeza não seremos salvos somente pela Lei, o Amor é o maior dos Mandamentos. Porém Deus se faz claro na Bíblia, se me amares, guardareis os meus mandamentos. A única Lei que foi abolida foi a Lei do sacrifício do cordeiro, sendo que Jesus aboliu sendo nosso “cordeiro” na cruz do calvário. A partir de então Ele intersede por nós junto ao Pai, não sendo mais necessari o derramamento de sangue no sacrifício do cordeiro.

      Finalmente já no início do novo testamento Jesus Cristo vai deixando tudo muito claro, que não veio pra abolir nenhuma das Leis dos profetas do velho testamento, veio para fazer cumpri-las, e ainda diz: “até que o céu e a terra se passem se quer um tíl ou um i da Lei será violado…diz mais: “…e aquele pois que violar seja o menor dos meus mandamentos e assim ensinar aos homens será considerado mínimo no reino dos céus…(Mateus 5: 17…) Meu amigo, lhe digo, quanto mais abolir um mandamento inteiro!

  11. LDM disse:

    Creio que há muita coisa misturada na sociedade cristã sendo mantida como verdade e muito misturada ao que está nas Escrituras Sagradas, o álcool nas bebidas serve como uma droga lícita, muito nociva ao corpo, um pouco de vinho antes das refeições serve como remédio, mas em demasia funciona como um entorpecente, deixando o embriagado disposto a fazer algo que se estivesse em seu juízo normal não faria, o refrigerante tão gostoso e docinho, contém tanto açúcar que provavelmente irá levar seus usuários ao diabete e obesidade, porém, ninguém, mas ninguém mesmo fala mal dos doces, dos salgados fritos ou das churrascadas todo final de semana. Uma tremenda hipocrisia. SE O CORPO DO CRISTÃO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, TUDO O QUE NÃO É SAUDÁVEL PARA ESTE CORPO SE TORNA PECADO E ABOMINAÇÃO DIANTE DE DEUS. A bebida com álcool, a carne que apodrece no nosso intestino, o refrigerante que tem mais da metade de seus componentes em açúcar, os salgadinhos fritos e cheios de corantes. Não sou a favor da bebida com álcool e creio que porta de boteco não é um local adequado para um cristão, mas também sou contra todas as outras mazelas contra o corpo humano.

  12. jadimulson ferreira disse:

    A bebida talvez não gere tanto mau.mas o ambiente gera mau,as companhias,e o testemunho como fica?

  13. Erica disse:

    Gente a biblia não diz ser pecado beber cerveja.Mas diz:2Co.5.Nova criatura é;as coisas velhas se passaram eis que td se fez novo.ENTÃO MINHA OPINIÃO:Trocar a c/ alcool pela s/alcool é o mesmo q tampar o sol c/ a peneira.Apóstolo Paulo disse:Romanos12:1-2 Transformai vos pela renovação da vossa mente, p/ que experimente qual seja a boa , agradável e perfeita vontade de Deus.

  14. wbc disse:

    Eu acho que não tem só cristão lendo esses comentários,por tanto, quem fala que só um copinho em casa não tem problema está querendo ocultar o pecado,mas mesmo assim está escandalizando o nome de Deus. o que que vão pensar? que escondido pode? reflitam!

  15. janio disse:

    eu ja tive problemas com o alcool, e não aconselho a ninguem a tomar o primeiro gole, pois ai é que surgem os alcoolatras, mas bodas de canaa o vinho continha alcool, pois ninguem vai passar uma noite bebendo suco de uva, mas a biblia fala pra gente fugir da parencia do mal.Mas os pasgua grandetores so falam dos que bebem, mas não fala sobre as obras da carne, que porfias , herezias, iras, pelejas , contendas, e etc, é a mesma coisa que se embriagar, que possamos orar pelos dependentes não s´so do alcool mas também quem tem a lingua grande, e porque as igrejas pune as pessoas que bebem, mas ao mesmo tempo recebem suas ofertas e seus dizimos, e isso náo é apologia ao pecado, mas tem muito hipocrisia no nossso meio, que DEUS tenha misericordia de todos nós .

  16. Ronilson disse:

    a bíblia não menciona que proibido fumar ou beber mais tem um versículo da Palavra de Deus que diz, “portanto quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para gloria de Deus” 1 Co 10:31 a vem a pergunta sera que Deus esta sendo glorificado com as suas atitudes, escolhas e decisões, sera que o que você esta fazendo é para a glória de Deus??????? medite nisso e que Deus te abençoe e te guarde das falsas doutrinas……..

  17. A..S. disse:

    Na verdade, há necessidade urgente de alertar as pessoas para aquilo que se está a passar nestas gerações. O Espírito Santo, Espírito de Verdade, coloca a responsabilidade de falar, para não se deixarem enganar pelas astúcias do inimigo de Deus!!!
    Acreditem: o sexo é uma ida ao inferno!! Quase ninguém percebe, porque é de uma forma que ele camufula!! As pessoas não entendem, mas quando voltam, vêm “programadas em coisas erradas e mentiras, que destroiem a sua vida e a vida dos que estão à volta.  A palavra “vir-se” quer dizer: vir do inferno. “Gozar” significa que o inimigo está a gozar do nosso corpo, da nossa alma e da nossa vida!! não tenham dúvidas!! O Senhor permite que haja doenças sexualmente transmissíveis, como sinal, a fim de evitar desgraça maior… Ouçam a voz do Espírito Santo enquanto é tempo!
    PS: ” Deus dá sabedoria aos simples para confundir os “sábios” deste mundo que se aniquilam”…  “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”…..Salmos 19:7
    “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
    Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
    Apocalipse 22:14-15

  18. Roberto Barbosa disse:

    O SER HUMANAO É UM PROJETO FALIDO, QUE DEUS ABANDONOU,HOJE VIVEMOS SEM RUMO, SEM NORTE COMO UM FILHO QUE NÃO TEM PAI QUE ORIENTE PRA SEGUIR SUA VIDA DEUS CRIOU O MUNDO E TODAS AS COISAS E ACHOU BOM…. E CRIOU O HOMEM, EM GENESIS DEUS DEIXA BEM CLARO QUE SE ARREPENDEU DE TER CRIADO O SER HUMANO… E ABANDONOU ESTE PROJETO, PORQUE PERCEBEU QUE O SER HUMANO ESTAVA CHEIO DE ERROS, FALHAS GENETICAS QUE SÓ HOJE CONHECEMOS COM A AJUDA DA ENGENHARIA GENETICA E MAPEA MENTO DO “DNA” HUMANO HOJE VIVEMOS ESTE CAOS , PORQUE O CRIADOR DEIXOU REGISTRADO NO NOSSO “DNA” QUE DEVERIAMOS ADORA-LO, (RECENTES PESQUISAS SOBRE NOSSO CEREBRO PROVAM QUE SOMOS PROGRAMADOS PARA ACREDITAR EM DEUS) …. O QUE TORNA ISTO AINDA PIOR, É QUE MUITOS ESPERTALHÕES ( PADRES PASTORES E TANTOS OUTROS CHARLATÕES) SE APROVEITAM DESTA CONDIÇÃO GENETICA PAR A TIRAR BENEFICIO PROPRIO. BASTA CONHECER UM POUCO DE LIVROS SAGRADOS PARA PERCEBER QUE ESTÃO CHEIOS DE CONTRADIÇÕES.. AI OS APROVEITADORES (ABUTRES DA FÉ) CRIAM MISTERIOS E COISAS ABSURDAS PARA JUSTIFICAR ESTA INCOERENCIAS BIBLICAS…
    AS RELIGIÕS SEMPRE FORAM GRANDES ENGODOS NA HISTORIA DA HUMANIDADE, QUE SÓ SERVIU E CONTINUA SERVINDO ESTES ESTEILONATARIOS DA FÉ QUE CADA DIA CRIA UMA TAL DE UNÇÃO PARA CONTINUAR ENGANANDO,
    OS VERDADEIROS DIABOS, DEMONIOS, SATANAS, CAPIROTO OU QUALQUER OUTRO NOME SÃO ESTES PASTORES, PADRES EOUTROS, EMBUSTEIROS, QUE SÓ QUEREM TIRAR O POUCO DESTAS PESSOAS JA ´TÃO ESFOLADAS PELO GOVERNO E OUTROS ESPERTALHÕES
    TUDO ´´É FEITO EM NOME DA CONSTRUÇÃO DA “OBRA DO SENHO”
    “O QUE MAIS DIVIDE O SER HUMAMANO É A RELIGIIÃO
    “O QUE MAIS UNE O SER HUMANO SÃO AS TRAGEDIAS E A MISERIA”
    AO QUE CONSTA NA HISTORIA; JESUS NÃO CONSTRUIU UMA SÓ IGREJA E SUA PALAVRA SE PERPETUA ATÉ OS DIAS DE HOJE, O ´QUE É A “OBRA DO SENHOR” IGREJAS SUNTUOSAS MOSTRANDO GRANDE PODER E OSTENTAÇÃO DEIXANDO O VERDADEIRO SENTIDO DO EVANGELHO E DA PALAVRA DE CRISTO PARA SEGUNDO PLANO, PADRES , PASTORES E OUTROS EMBUSTEIROS DA FÈ SE PREOCUPAM APENAS EM TER SEUS TEMPLOS LOTADOS E PODENDO ASSIM TUNGAR, E ARRECADAR MUITO MAIS OFERTAS E DIZIMOS DOS QUE POUCO CONHECEM A BIBLIA E ACREDITANDO CEGAMENTE EM CHARLATÕES QUE SE DIZEM UNTADOS (QUERO DIZER UNGIDOS QUE É A MESMA COISA) “OS HUMILDES HERDARÃO O REINO DO CÉU” MERECIDAMENTE SIM. ESTAS PESSOAS SÃO ESFOLADAS EM TODA SUA VIDA E AINDA SÃO ENGANADAS POR ESTES CANALHAS QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DESTAS HUMILDES CRIATURAS. SER PASTOR OU QUALQUER DIVULGADOR
    DA “TEOLOGIA DA PROSPERIDADE” É UM EXCELENTE NEGOCIO QUE CADA DIA MAIS SE ESTRUTURA COMO UM INVESTIMENTO DE ZERO RISCO, O QUE SE PODE DIZER DIANTE DE TUDO ISTO
    “PEQUENAS IGREJAS GRANDES NEGOCIOS

    1. claudio disse:

      Prezado Roberto Barbosa,

      Sou uma pessoa simples, porém percebo que seu entendimento a respeito da criação é bem vasto (não vamos falar de igrejas, de religiões, deixa isso pra lá, afinal isso não nos levará a lugar algum), e quando você se refere ao ser humano como projeto falido, agora você imagina que Deus em sua infinita (você sabe o que significa INFINITO?) criaria o homem e do homem a mulher, para depois dizer não presta, bom já que você é um bom conhecedor da palavra, vamos pular alguns versículos, e vamos para soberania e infinito amor de Deus, em João 3:16 podemos ver que Deus se fez carne, e através de Jesus veio para salvar o que se havia perdido, ora então não há projeto falido, e sim o homem perdido, e que através de Cristo, tem nova aliança com Deus, significa, que Deus não abandonou, muito pelo contrario veio resgatar.

      Olha meu querido, que o homem inventa coisas para dizer que para se chegar a Deus tem que ser assim, ou assado, isso é uma coisa e em partes até concordo.

      Porém NINGUÉM PODE NEGAR OU TENTAR EXPLICAR O AMOR DE DEUS, EU, VOCÊ, OU SEJA NÃO HÁ, como alcançar ou medir este AMOR.

      Só Uma coisa, Jesus veio para salvar o que se havia perdido, sem Jesus não há salvação.

      JESUS TE AMA.

      Claudio Melo

    2. Maycon disse:

      Vive sem norte quem quer, pois aquele que vive em Deus, firmado na Palavra…. tem rumo certo.

    3. Felipe disse:

      Só uma coisa a lhe dizer; Tu é um Otário, simples assim, OTÁRIO.

  19. Welligton disse:

    Pastor eu bebo sempre com a minha família, sem perder o raciocínio da vida cristã. Realmente quem não sabe beber só deve beber água e ser feliz assim.

    Até pq em bodas de Canã havia uma festa, em que tds bebiam, só quem não bebeu foi Jesus.

    Gosto mt das suas pregações, tem feito mt bem a minha alma. Fica na paz.

  20. helio borges disse:

    Adorei a forma q trata os assuntos sérios, estou começando a frequentar a igreja, porem gosto muito de bebidas alcoólicas principalmente cervejas, porem sou muito requisitado para festas e ficava tomando refrigerante para nao ingerir bebida alcoólica, nao me sentindo bem, nao por causa do ambiente mais por passar vontade, pois gosto muito do sabor da cerveja, porem conheci uma marca das cervejas 0% d álcool me me satisfaz e nao me dxa embriagado e nem alterado, por isto aderi ao uso dela em eventos e festas ( socialmente ) , porem comentei com uma irmã da igreja e ela meio q me condenou por isto, e me dxou uma duvida, há algo de errado perante a bíblia? Já q Deus condena a embriaguez? Qual a resposta q devo dar a esta irmã sem ofende la e q seja corrente com a palavra?

  21. maycon da cruz disse:

    o pecado tbm é escondido cuidado.

  22. sonia maria pereira quadrini disse:

    com Deus é sim sim; não não, o que passar disso é do malígno.Ou vc bebe umas ou não bebe umas…com alcool ou sem alcool é apenas estratégia para esconder a dependência de algo quando a pessoa não está cheia do Espírito Santo!

  23. Meu canal foi excluído do youtube por solicitação da equipe do canal do Pr. Claudio Duarte.
    Preciso que retirem a reclamação.
    Se não será excluído definitivamente.
    Além de ter mais 300 mensagens no meu canal, perderei minha conta do google com todos os documentos que eu tinha armazenados lá.
    Por favor Pastor Claudio Duarte, retire as reclamações que apagarei todas suas mensagens do meu canal, já que o Sr. quer que os retire do meu canal. Por favor, meu canal tinha mais de 20.000 inscritos e mais de 5 milhões de visualizações.
    Eu havia comunicado com o seu assessor Marcos Menezes que eu retiraria, contudo, precisaria de mais 7 dias, pois meu filho estava internado no hospital há mais de duas semanas e que não poderia retirar os vídeos, pois estava ficando no hospital com ele. Nem isso levaram em consideração.
    Por favor, retire as reclamações, tenho mensagens no meu canal, que não tenho cópias e são relíquias.
    Espero que o Sr. Leia, por favor.

  24. O ESTUDO ABAIXO – EM DUAS- PARTES, EXTRAIDO DE NOSSA BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, DA NOSSA CPAD, EDIÇÃO 1995, POE POR TERRA, TODA OU QUALQUER DÚVIDA SE PODE O NÃO TOMAR BEBIDAS EMBRIAGANTES.
    FIZ UMA CONCLUSÃO/ACRÉSCIMO DE MINHA AUTORIA PARA MELHOR ACLARAR O FATO EM LIDE.

    DEUS ILUMINE OS VOSSOS SENTIDOS E SEJAM SANTOS DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO..MARANATA!!!

    POR JESUS MEU SALVADOR, PASTOR NONATO RAMOS.

    QUALQUER DÚVIDA PODEM ME LIGAR 0XX 21 9 8059 0386 ou mandar pergunta pro meu email: [email protected].. TEREI PRAZER EM RESPONDER

    ESSE falso pastor CLAUDIO DUARTE é um lobo, apesar de sua cara de santinho e fala mansa..ele usa sapatinho de algodão..como o pai dele.. NÃO SE DEIXEM ENGANAR..VIGIEMOS..JESUS ESTÁ VOLTANDO

    Lc 7.33,34 “Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores.”

    VINHO: FERMENTADO OU NÃO FERMENTADO?
    Segue-se um exame da palavra bíblica mais comumente usada para vinho. A palavra grega para “vinho”, em Lc 7.33, é oinos. Oinos pode referir-se a dois tipos bem diferentes de suco de uva: (1)suco não fermentado, e (2) vinho fermentado ou embriagante. Esta definição apóia-se nos dados abaixo.

    (1) A palavra grega oinos era usada pelos autores seculares e religiosos, antes da era cristã e nos tempos da igreja primitiva, em referência ao suco fresco da uva (ver Aristóteles, Metereologica, 387.b.9-13). (a) Anacreontes (c. de 500 a.C.) escreve: “Esprema a uva, deixe sair o vinho [oinos]” (Ode 5). (b) Nicandro (século II a.C.) escreve a respeito de espremer uvas e chama de oinos o suco daí produzido (Georgica, fragmento 86). (c) Papias (60-130 d.C.), um dos pais da igreja primitiva, menciona que quando as uvas são espremidas produzem “jarros de vinho [oinos]” (citado por Ireneu, Contra as Heresias, 5.33.3–4). (d) Uma carta em grego escrita em papiro (P. Oxy. 729; 137 d.C.), fala de “vinho [oinos] fresco, do tanque de espremer” (ver Moulton e Milligan, The Vocabulary of the Greek Testament, p. 10). (e) Ateneu (200 d.C.) fala de um “vinho [oinos] doce”, que “não deixa pesada a cabeça” (Ateneu, Banquete, 1.54). Noutro lugar, escreve a respeito de um homem que colhia uvas “acima e abaixo, pegando vinho [oinos] no campo” (1.54). Para considerações mais pormenorizadas sobre o uso de oinos pelos escritores antigos, ver Robert P. Teachout: “O Emprego da Palavra ‘Vinho’ no Antigo Testamento”. (Dissertação de Th.D. no Seminário Teológico de Dallas, 1979).

    (2) Os eruditos judeus que traduziram o AT do hebraico para o grego c. de 200 a.C. empregaram a palavra oinos para traduzir várias palavras hebraicas que significam vinho (ver o estudo VINHO NOS TEMPOS DO ANTIGO TESTAMENTO). Noutras palavras, os escritores do NT entendiam que oinos pode referir-se ao suco de uva, com ou sem fermentação.

    (3) Quanto a literatura grega secular e religiosa, um exame de trechos do NT também revela que oinos pode significar vinho fermentado, ou não fermentado. Em Ef 5.18, o mandamento: “não vos embriagueis com vinho [oinos]” refere-se ao vinho alcoólico. Por outro lado, em Ap 19.15 Cristo é descrito pisando o lagar. O texto grego diz: “Ele pisa o lagar do vinho [oinos]”; o oinos que sai do lagar é suco de uva (ver Is 16.10 nota; Jr 48.32,33 nota). Em Ap 6.6, oinos refere-se às uvas da videira como uma safra que não deve ser destruída. Logo, para os crentes dos tempos do NT, “vinho” (oinos) era uma palavra genérica que podia ser usada para duas bebidas distintivamente diferentes, extraídas da uva: o vinho fermentado e o não fermentado.

    (4) Finalmente, os escritores romanos antigos explicam com detalhes vários processos usados para tratar o suco de uva recém-espremido, especialmente as maneiras de evitar sua fermentação. (a) Columela (Da Agricultura, 12.29), sabendo que o suco de uva não fermenta quando mantido frio (abaixo de 10 graus C.) e livre de oxigênio, escreve da seguinte maneira: “Para que o suco de uva sempre permaneça tão doce como quando produzido, siga estas instruções: Depois de aplicar a prensa às uvas, separe o mosto mais novo [i.e., suco fresco], coloque-o num vasilhame (amphora) novo, tampe-o bem e revista-o muito cuidadosamente com piche para não deixar a mínima gota de água entrar; em seguida, mergulhe-o numa cisterna ou tanque de água fria, e não deixe nenhuma parte da ânfora ficar acima da superfície. Tire a ânfora depois de quarenta dias. O suco permanecerá doce durante um ano” (ver também Columela: Agricultura e Árvores; Catão: Da Agricultura). O escritor romano Plínio (século I d.C.) escreve: “Tão logo tiram o mosto [suco de uva] do lagar, colocam-no em tonéis, deixam estes submersos na água até passar a primeira metade do inverno, quando o tempo frio se instala” (Plínio, História Natural, 14.11.83). Este método deve ter funcionado bem na terra de Israel (ver Dt 8.7; 11.11,12; Sl 65.9-13). (b) Outro método de impedir a fermentação das uvas é fervê-las e fazer um xarope (para mais detalhes, ver o estudo O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO (2)). Historiadores antigos chamavam esse produto de “vinho” (oinos). O Cônego Farrar (Smith’s Bible Dictionary, p. 747) declara que “os vinhos assemelhavam-se mais a xarope; muitos deles não eram embriagantes”. Ainda, O Novo Dicionário da Bíblia , observa que “sempre havia meios de conservar doce o vinho durante o ano inteiro”.

    O USO DO VINHO NA CEIA DO SENHOR.
    Jesus usou uma bebida fermentada ou não fermentada de uvas, ao instituir a Ceia do Senhor (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1Co 11.23-26)? Os dados abaixo levam à conclusão de que Jesus e seus discípulos beberam no dito ato suco de uva não fermentado.

    (1) Nem Lucas nem qualquer outro escritor bíblico emprega a palavra “vinho” (gr. oinos) no tocante à Ceia do Senhor. Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a expressão “fruto da vide” (Mt 26.29; Mc 14.25; Lc 22.18). O vinho não fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado não é produzido pela videira.

    (2) Jesus instituiu a Ceia do Senhor quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei da Páscoa em Êx 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de seor (Êx 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era freqüentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso, todo o hametz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Êx 12.19; 13.7). Deus dera essas leis porque a fermentação simbolizava a corrupção e o pecado (cf. Mt 16.6,12; 1Co 5.7,8). Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências (Mt 5.17). Logo, teria cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado.

    (3) Um intenso debate perpassa os séculos entre os rabinos e estudiosos judaicos sobre a proibição ou não dos derivados fermentados da videira durante a Páscoa. Aqueles que sustentam uma interpretação mais rigorosa e literal das Escrituras hebraicas, especialmente Êx 13.7, declaram que nenhum vinho fermentado devia ser usado nessa ocasião.

    (4) Certos documentos judaicos afirmam que o uso do vinho não fermentado na Páscoa era comum nos tempos do NT. Por exemplo: “Segundo os Evangelhos Sinóticos, parece que no entardecer da quinta-feira da última semana de vida aqui, Jesus entrou com seus discípulos em Jerusalém, para com eles comer a Páscoa na cidade santa; neste caso, o pão e o vinho do culto de Santa Ceia instituído naquela ocasião por Ele, como memorial, seria o pão asmo e o vinho não fermentado do culto Seder” (ver “Jesus”. The Jewish Encyclopaedia, edição de 1904. V.165).

    (5) No AT, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv 10.9 nota). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus do novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb 3.1; 5.1-10).

    (6) O valor de um símbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Logo, assim como o pão representava o corpo puro de Cristo e tinha que ser pão asmo (i.e., sem a corrupção da fermentação), o fruto da vide, representando o sangue ncorruptível de Cristo, seria melhor representado por suco de uva não fermentado (cf. 1Pe 1.18,19). Uma vez que as Escrituras declaram explicitamente que o corpo e sangue de Cristo não experimentaram corrupção (Sl 16.10; At 2.27; 13.37), esses dois elementos são corretamente simbolizados por aquilo que não é corrompido nem fermentado.

    (7) Paulo determinou que os coríntios tirassem dentre eles o fermento espiritual, i.e., o agente fermentador “da maldade e da malícia”, porque Cristo é a nossa Páscoa (1Co 5.6-8). Seria contraditório usar na Ceia do Senhor um símbolo da maldade, i.e., algo contendo levedura ou fermento, se considerarmos os objetivos dessa ordenança do Senhor, bem como as exigências bíblicas para dela participarmos. Para saber mais sobre o vinho nos tempos do NT, ver o estudo O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO (2).

    Jo 2.11 “Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”

    Conjuntamente com este estudo, o leitor deve ler O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO (1).

    O VINHO: MISTURADO OU INTEGRAL?
    Os dados históricos sobre o preparo e uso do vinho pelos judeus e por outras nações no mundo bíblico mostram que o vinho era: (a) freqüentemente não fermentado; e (b) em geral misturado com água. O estudo anterior O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO, aborda um dos processos usados para manter o suco da uva fresco em estado doce e sem fermentação. O presente estudo menciona dois outros processos de preparação da uva para posteriormente ser misturada com água.

    (1) Um dos métodos era desidratar as uvas, borrifá-las com azeite para mantê-las úmidas e guardá-las em jarras de cerâmica (Enciclopédia Bíblica Ilustrada de Zondervan, V. 882; ver também Columella, Sobre a Agricultura 12.44.1-8). Em qualquer ocasião, podia-se fazer uma bebida muito doce de uvas assim conservadas. Punha-se-lhes água e deixava-as de molho ou na fervura. Políbio afirmou que as mulheres romanas podiam beber desse tipo de refresco de uva, mas que eram proibidas de beber vinho fermentado (ver Políbio, Fragmentos, 6.4; cf. Plínio, História Natural, 14.11.81).

    (2) Outro método era ferver suco de uva fresco até se tornar em pasta ou xarope grosso (mel de uvas); este processo deixava-o em condições de ser armazenado, ficando isento de qualquer propriedade inebriante por causa da alta concentração de açúcar, e conservava a sua doçura (ver Columella, Sobre a Agricultura, 12.19.1-6; 20.1-8; Plínio, História Natural, 14.11.80). Essa pasta ficava armazenada em jarras grandes ou odres. Podia ser usada como geléia para passar no pão, ou dissolvida em água para voltar ao estado de suco de uva (Enciclopédia Bíblica Ilustrada, de Zondervan, V. 882-884). É provável que a uva fosse muito cultivada para produção de açúcar. O suco extraído no lagar era engrossado pela fervura até tornar-se em líquido conhecido como “mel de uvas” (Enciclopédia Geral Internacional da Bíblia, V. 3050). Referências ao mel na Bíblia freqüentemente indicam o mel de uva (chamado debash pelos judeus), em vez do mel de abelha.

    (3) A água, portanto, pode ser adicionada a uvas desidratadas, ao xarope de uvas e ao vinho fermentado. Autores gregos e romanos citavam várias proporções de mistura adotadas. Homero (Odisséia, IX 208ss.) menciona uma proporção de vinte partes de água para uma parte de vinho. Plutarco (Symposíacas, III.ix) declara: “Chamamos vinho diluído, embora o maior componente seja a água”. Plínio (História Natural, XIV.6.54) menciona uma proporção de oito partes de água para uma de vinho.

    (4) Entre os judeus dos tempos bíblicos, os costumes sociais e religiosos não permitiam o uso de vinho puro, fermentado ou não. O Talmude (uma obra judaica que trata das tradições do judaísmo entre 200 a.C. e 200 d.C.) fala, em vários trechos, da mistura de água com vinho (e.g., Shabbath 77a; Pesahim 1086). Certos rabinos insistiam que, se o vinho fermentado não fosse misturado com três partes de água, não podia ser abençoado e contaminaria quem o bebesse. Outros rabinos exigiam dez partes de água no vinho fermentado para poder ser consumido.

    (5) Um texto interessante temos no livro de Apocalipse, quando um anjo, falando do “vinho da ira de Deus”, declara que ele será “não misturado”, i.e., totalmente puro (Ap 14.10). Foi assim expresso porque os leitores da época entendiam que as bebidas derivadas de uvas eram misturadas com água (ver Jo 2.3 notas).Em resumo, o tipo de vinho usado pelos judeus nos dias da Bíblia não era idêntico ao de hoje. Tratava-se de (a) suco de uva recém-espremido; (b) suco de uva assim conservado; (c)suco obtido de uva tipo passas; (d) vinho de uva feito do seu xarope, misturado com água; e (e) vinho velho, fermentado ou não, diluído em água, numa proporção de até 20 para 1. Se o vinho fermentado fosse servido não diluído, isso era considerado indelicadeza, contaminação e não podia ser abençoado pelos rabinos. À luz desses fatos, é ilícita a prática corrente de ingestão de bebidas alcoólicas com base no uso do “vinho” pelos judeus dos tempos bíblicos. Além disso, os cristãos dos dias bíblicos eram mais cautelosos do que os judeus quanto ao uso do vinho (ver Rm 14.21 nota; 1Ts 5.6 nota; 1Tm 3.3 nota; Tt 2.2 nota).

    A GLÓRIA DE JESUS MANIFESTA ATRAVÉS DO VINHO.
    Em Jo 2, vemos que Jesus transformou água em “vinho” nas bodas de Caná. Que tipo de vinho era esse? Conforme já vimos, podia ser fermentado ou não, concentrado ou diluído. A resposta deve ser determinada pelos fatos contextuais e pela probabilidade moral. A posição desta Bíblia de Estudo é que Jesus fez vinho (oinos) suco de uva integral e sem fermentação. Os dados que se seguem apresentam fortes razões para rejeição da opinião de que Jesus fez vinho embriagante.

    (1) O objetivo primordial desse milagre foi manifestar a sua glória (2.11), de modo a despertar fé pessoal e a confiança em Jesus como o Filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado (2.11; cf. Mt 1.21). Sugerir que Cristo manifestou a sua divindade como o Filho Unigênito do Pai (1.14), mediante a criação milagrosa de inúmeros litros de vinho embriagante para uma festa de bebedeiras (2.10 nota; onde subentende-se que os convidados já tinham bebido muito), e que tal milagre era extremamente importante para sua missão messiânica, requer um grau de desrespeito, e poucos se atreviriam a tanto. Será, porém, um testemunho da honra de Deus, e da honra e glória de Cristo, crer que Ele criou sobrenaturalmente o mesmo suco de uva que Deus produz anualmente através da ordem natural criada (ver 2.3 nota). Portanto, esse milagre destaca a soberania de Deus no mundo natural, tornando-se um símbolo de Cristo para transformar espiritualmente pecadores em filhos de Deus (3.1-15). Devido a esse milagre, vemos a glória de Cristo “como a glória do Unigênito do Pai” (1.14; cf. 2.11).

    (2) Contraria a revelação bíblica quanto a perfeita obediência de Cristo a seu Pai celestial (cf. 4.34; Fp 2.8,9) supor que Ele desobedeceu ao mandamento moral do Pai: “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho… e se escoa suavemente”, i.e., quando é fermentado (Pv 23.31). Cristo por certo sancionou os textos bíblicos que condenam o vinho embriagante como escarnecedor e alvoroçador (Pv 20.1), bem como as palavras de Hc 2.15: “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro!… e o embebedas” (cf. Lv 10.8-11; Pv 31.4-7; Is 28.7; Rm 14.21).

    (3) Note, ainda, o seguinte testemunho da medicina moderna. (a) Os maiores médicos especialistas atuais em defeitos congênitos citam evidências comprovadas de que o consumo moderado de álcool danifica o sistema reprodutivo das mulheres jovens, provocando abortos e nascimentos de bebês com defeitos mentais e físicos incuráveis. Autoridades mundialmente conhecidas em embriologia precoce afirmam que as mulheres que bebem até mesmo quantidades moderadas de álcool, próximo ao tempo da concepção (c. 48 horas), podem lesar os cromossomos de um óvulo em fase de liberação, e daí causar sérios distúrbios no desenvolvimento mental e físico do nenê. (b) Seria teologicamente absurdo afirmar que Jesus haja servido bebidas alcoólicas, contribuindo para o seu uso. Afirmar que Ele não sabia dos terríveis efeitos em potencial que as bebidas inebriantes têm sobre os nascituros é questionar sua divindade, sabedoria e discernimento entre o bem e o mal. Afirmar que Ele sabia dos danos em potencial e dos resultados deformadores do álcool, e que, mesmo assim, promoveu e fomentou seu uso, é lançar dúvidas sobre a sua bondade, compaixão e seu amor.

    A única conclusão racional, bíblica e teológica acertada é que o vinho que Cristo fez nas bodas, a fim de manifestar a sua glória, foi o suco puro e doce de uva, e não fermentado.

    PORTANTO, POR ANALOGIA, PODEMOS CLARAMENTE AFIRMAR QUE: TANTO A PESTE DA CERVEJA/CACHAÇA/UISQUE, COMO QUALQUER OUTRA BEBIDA ALCOÓLICA NÃO DEVE SER INGERIDA POR UM AUTÊNTICO OU AUTÊNTICA SERVO DE DEUS. POR QUÊ?
    A) PORQUE DEUS NÃO CRIOU A BEBIDA ALCOÓLICA, O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO FOI INVENTADA/DESCOBERTO PELO HOMEM DECAÍDO;
    B) PORQUE A ORIENTAÇÃO DA BÍBLIA É… PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS – VEJA o que diz Romanos 1 : 20: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles( os homens) fiquem inescusáveis;” (…OU SEJA..NO SEU ESTADO NATURAL …HOMEM COM MULHER( e nunca dois gays ou duas lésbicas… CALDO DE CANA ( e não a praga da cachaça)… O PRODUTO DA VIDE – SUCO NATURAL DA UVA (e não o vinho fermentado…
    C) PORQUE OS RESULTADOS DA INGESTÃO DE BEBEIDAS ALCOÓLICAS NUNCA RESULTOU OU RESULTA E ALGO BOM, SANTO OU PURO. VEMOS O CASO DO INCESTO SÓRDIDO DE LÓ (VIDE GENESIS 19 .31-38)
    D) PORQUE A BIBLIA NÃO DIZ PECADINHO EM NEM PECADÃO, MAS PECADO…;
    E) PORQUE UM POUCO DE FERMENTO FAZ LEVEDAR TODA A MASSA;
    F) PORQUE ESSE falso pastor CLAUDIO DUARTE, filho do diabo, instrumento do pecado, avalizador do mal PREGA O JARGAO SATÂNICO DA DÚVIDA: PODE E NÃO PODE AO MESMO TEMPO…DO SIM E DO NÃO…QUANDO A BIBLIA DIZ: SIM, SIM NÃO NÃO…
    G) E PORDEUS JAMAIS AVALIZARIA O HOMEM PECADOR OU UM CRENTE TOMAR BEBIDA EMBRIAGANTE, SABENDO QUE AO DIRIGIR PODERIA CAUSAR ACIDENTE/MORTE AO PRÓXIMO…
    VAI TE CONVERTER, falso pastor pervertido, filho do pecado e do diabo…com este ensino DÚBIO tu estás INDUZINDO MILHARES DE NOVOS CONVERTIDOS E FRACOS NA FÉ A NAUFRAGAREM EM SUAS CAMINHADAS, seu demônio com cara de pastor. Tu nunca serviste a CRISTO, SE NÃO MUDARES TEU DSICURSO (SEU HIMINEU E FILETO) IRÁS PARA O INFERNO E DEPOIS PRO LAGO DE FOGO. ARREPENDE-TE AGORA, POIS DEUS AINDA ESTÁ USANDO DE MISERCÓDIA.

    DEIXO PRA TI, Ó FILHO DO engano o seguinte: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Isaías 5 : 20)

    POR MEU JESUS E PELA VERDADE, PR. NONATO RAMOS, SEMPRE PRONTO PR REFUTAR OS FALSOS PASTORES, QUE COM CAPA DE OVELHAS ENGANAM AOS INCAUTOS E ENGODADOS PELO PECADO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.