O pastor da Igreja Evangélica Sinodal em Angola (IESA) no Cunene, José Cipriano, exortou domingo a comunidade cristã, e população em geral a participar activamente nas próximas eleições legislativas, previstas para Setembro.
O pastor sublinhou que a sociedade cristã deve sentir-se parte do processo eleitoral, para que, enquanto cidadãos, todos aqueles tenham capacidade eleitoral activa venham a exercer o seu direito de voto, dando assim a sua contribuição na solidificação da paz e democracia no país.
“Os cristãos podem assim desempenhar um papel de capital importância neste processo eleitoral no tocante à sensibilização e mobilização, incentivando-os a irem aos postos de registo, visto que decorre a fase de actualização em todo o país”, referiu o religioso. Esta acção, acrescentou, deve ser desenvolvida tanto no seio religioso quanto no familiar ou na vizinhança.
José Cipriano revelou que, em cultos religiosos, tem instado os cristãos a se mobilizarem e cumprirem as suas obrigações no processo da reconstrução e reconciliação nacionais, sendo, segundo ele, a participação activa nas próximas eleições legislativas um dos passos neste sentido.
Quanto ao processo de desarmamento dos cidadãos, defendeu ser uma atitude necessária e nobre do Governo angolano. Na sua óptica, a igreja joga um grande papel neste processo (desarmamento), assim como na pacificação dos espíritos. Apelou, contudo, os cristãos e crentes que eventualmente tenham armas de fogo em casa a fazerem a entrega voluntária às autoridades competentes.
Fonte: Jornal de Angola