Princípios de paternidade fazem parte da vida desde sempre, mas em dadas circunstâncias da história do desenvolvimento da sociedade, alguns desses valores passam a serem vistos como descartáveis. O cenário atual no Brasil, com a relativização de muitas questões ligadas à família, levou o pastor Renato Vargens a elencar sete lições que um pai deve ensinar a seus filhos.
A proposta de Vargens é que um pai ensine seu filho “a fim de que este se torne um homem honrado”, e assim, cumpra com seu papel na família e na sociedade. De maneira implícita, o pastor também combate a ideia que vem sendo difundida com a ideologia de gênero, que não enxerga temas específicos para homens e/ou mulheres.
“À luz das Escrituras tenho entendido que pais precisam ser muito mais que provedores para os seus filhos. Na verdade, compreendo que ainda que sustentar e arcar com as despesas relacionados àqueles que gerou, ser pai é muito mais que investir dinheiro em alguém”, destacou Vargens.
A lista de sete lições que cabe a um pai ensinar ao filho envolve desde princípios de fé até boas maneiras para uma convivência pacífica e frutífera na sociedade. Confira:
“Um pai deve ensinar ao seu filho a amar a Deus acima de todas as coisas”, introduziu o pastor, como a primeira e mais importante lição. “Um pai deve ensinar ao seu filho a amar sua esposa como Cristo amou a igreja”, acrescentou, listando o segundo ensinamento.
“Um pai deve ensinar ao seu filho a ser correto e jamais deixar-se levar pela corrupção e desonestidade; Um pai deve ensinar ao seu filho a valorizar o trabalho e fazer dele um meio honesto de trazer provisão para a sua família; Um pai deve ensinar ao seu filho a dignificar a mulher tratando-a com com deferência e respeito”, enumerou, acrescentando outras três lições.
Por fim, as duas últimas grandes lições que um pai deve transmitir ao filho, segundo o pastor, envolvem pontos intrínsecos ao Evangelho: “Um pai deve ensinar ao seu filho a amar a Igreja de Cristo, bem como servi-la para glória de Deus; Um pai deve ensinar ao seu filho a respeitar o próximo, tratando a quem quer que seja com dignidade e respeito”, finalizou o pastor.