Brasil

Pastor Ricardo Gondim manifesta apoio ao aborto de fetos anencéfalos e afirma que “células se multiplando não significa humanidade”

Comentários (166)
  1. jackson disse:

    Demônio só pode!!! oque dizer das estrelas do mar Gondim? mata uma e deixa algum orgão responsável ver! ta totalmente desviado do foco !

  2. Heleno disse:

    Parabéns!!! Pastor Gondin.
    Finalmente um evangélico que raciocina…

    1. clamando disse:

      evangélho significa boa nova e evangélico significa aquele que prega e vive as boas novas do reino de DEUS, me diga heleno desde quando assasinato de incapaz significa boas novas ainda mais legalizado por juristas, quer dizer que a morte de joão hélio arrastado por varios km. não é assasinato…………da licença

  3. damiao binga disse:

    parabens a todos qe sao de Deus

  4. Ailton disse:

    Temos que ter uma fé racional e não uma fé movida pela emoção, que vida vai ter alguém assim , a bilia diz que se uma pessoa viver cem anos mas não
    gozar do bem melhor seria o aborto.Será que stas pessoas que criticam a decisão do STJ, cuidariam desta crianças assim?.

    1. Abrahão Silva disse:

      Primeiramente, esse cidadão (Ricardo Godin) ele não é pastor, mas enfim, isso é um outro assunto. Esse cara usa do status para promover um fé cristã leviana!! e vou mais longe, ele está agindo que nem os nicolaítas no tempo da Igreja Primitiva, pervertendo a ortodoxia da palavra. Caro Aílton, não existe FÉ RACIONAL, vc deve estar confundindo com SENSATEZ, em 1ª Conríntios 1.18 diz: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”. E Ainton a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Procure se informar melhor sobre esse cidadão que de fato é um falso mestre!!!

      1. edy disse:

        Abrahão Silva.

        Leia romanos 12.1

        Fala do culto Racional que é o que agrada a Deus e para agradarmos a Deus o que precisa?
        Fé.Como você vai estar em culto a Deus sem fé?
        “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11 : 6).

        Procure entender as coisas para depois dar lições para as pessoas.

  5. Isaías (Pernambuco) disse:

    Caro Heleno O Sr. Gondim pode raciocinar sim, mais de que forma?
    O pseudo-pastor Gondim não tem moral nenhuma para dizer se é contra ou á favor de alguma coisa, principalmente quando se trata de direitos humanos. Exemplo disto é o apoio dele para a união homossexual. Será mesmo que ele “RACIOCINA” como você manifestou?

    Pode ter certeza à existência de falsos profetas é algo claro, e um desses falsos profetas é o Sr. Ricardo Gondim.

    Não quero mais mim prolongar, porque tenho nojo deste individuo.

    Isaías Alves

  6. Isaías (Pernambuco) disse:

    Obs. Antes de respaldar os argumentos deste individuo, procure saber o histórico desta persona non grata.

    Acredite Heleno, segundo informações, esse tal de Gondim é acusado, e responde um processo por pragiar uma obra literária. Ao menos você tem essa informação?

    Pois é………que moral esta AMEBA tem?

    Essa é para você…… (É MELHOR UM SÁBIO CALADO, DO QUE UM PAPAGAIO MAU INFORMADO).

    Espero que você mude seu conceito em relação ao Sr. Ricardo AMEBA Gondim

    Isaías

  7. PHEDRO disse:

    É meu amigo Isaias ,esses indiviudos falam de uma fé racional,mas o que é uma fé racional?
    A fé não é um ato do espirito,não é uma convicção,e que o ato de fé é revelado,o que tem de racional? essa eu quero ver esses crentes responderem rs.
    Já virou moda falar de fé racional,no meio do cristianismo tradicional mas o que é essa fé racional? rs

    1. mauro disse:

      Phedro,

      a razão não pode ser o juiz supremo em matéria de religião e de fé, com a analogia da consciência:

      Ninguém dirá que a consciência se opõe à razão, ou que seus preceitos não podem ser apresentados em forma de argumento; no entanto, quem, a partir disso, argumentará que a consciência não é um princípio original, mas que, para atuar, precisa atender o resultado de um processo lógico-racional? A razão analisa os fundamentos e os motivos da ação, sem ser ela mesma um destes motivos. Portanto, a consciência é um elemento simples da nossa natureza e, no entanto, suas operações admitem ser justificadas pela razão, sem com isso depender realmente dela […]. Quando se diz que o Evangelho exige uma fé racional, pretende-se dizer somente que a fé concorda com a reta razão em abstrato, mas não que seja realmente seu resultado.

      Uma segunda analogia é a da arte. O crítico de arte escreve e avalia o que ele mesmo não sabe criar, assim também a razão pode dar sua aprovação ao ato da fé, sem por isso ser a fonte da qual a fé emana.

  8. Jorge Vinicius disse:

    A mãe desse cara-ricardo – (se é que ele tem uma), deveria tê-lo abortado. Afinal de contas o sujeito é um descerebrado.

  9. PHEDRO disse:

    Opinião de Gondim,já não é mais referencia,essa mascara de pastor dele já não vira,gondim é filosofo cristãos e não pastor evangelico.

  10. Como um cristão, um "pastor" pode dizer uma coisas dessas..comparar fetos anencéfalos com "amebas e diversos tipos de câncer"?

    1. O argumento sobre a incoerência de se doar órgãos de pessoas com morte cerebral comparado com o caso do feto anencéfalo é interessante. Entretanto, o potencial doador costuma autorizar antecipadamente. É realmente um assunto complexo…

  11. Isaías (Pernambuco) disse:

    Phedro,

    Ele é um filósofo DEÍSTA não é filósofo Cristão. Segundo o mesmo, ele deu uma declaração que há um criador no universo, mas ele não age na natureza, e a própria natureza segue seu percusso normal.

    Ou seja, teoria deísta.

    PAZ!

  12. Sol Matias disse:

    muito triste…….. mas estamos nos últimos e ainda veremos coisas piores por parte de alguns que se dizem cristãos !!!!

    1. Jorge Melo disse:

      É verdade Sol, vc disse tudo.abs

    2. é como eu disse em outro tópico,: ser cristão, é ser em essência de fé, e temor de DEUS, e respeito pela vida do próximo.
      não em título de pastor, ou apenas pertencer a uma instituição, ou até mesmo se declarar ser.
      de fato, esta é a última geração.

  13. Depois de ver pastor mandar "descer o porrete" nos homossexuais, e pastor dizer "ou da ou desce" se referindo ao dízimo. Não me surpreendo mais com nada

  14. Lúcia disse:

    Deus é amor, Deus nao é sádico, nao tem prazer em torturar ninguem. Uma mulher que recebe a noticia de estar gerando um filho que vai morrer, perde o sossego, a tranquilidade, e isto a tortura. Pode ser que uma ou outra ate se conforme, mas nao é o que acontece. Deve de ser uma sensaçao horrivel. Cabe a ela e ao marido a decisao, e nao é nada facil. Nao cabe à religiao impor tal sofrimento a ninguem. Eu tambem acho que é apenas celulas em formaçao. Eu trabalhei um bom tempo com gestantes e pude observar o comportamento delas, elas sao muito instaveis, muito sensiveis, houve um medico que ate me disse quando comentei isto com ele, que entre eles obstetras, existe a expressao: existe a mulher e existe a mulher gravida, ou seja, tudo altera nela. Isto nao se submeter a um aborto qualquer, é uma situaçao delicada. Ha tambem muito tabu entre nos cristaos, e este é um deles.
    O Brasil é o 4º pais em numero de anencefalos, a cada 700 ou mil gestaçoes um é anencefalo, nao podemos ir contra, é injustiça de nossa parte, e me soa como indiferença da parte de quem nao vive tal situaçao. Deus tenha misericordia de nos, nao podemos enquadrar Deus dentro da nossa perspectiva de Deus, dentro de nossos conceitos sobre ele. Ele é amor, ele é pura misericordia, ele é compaixao, e acima de tudo, ele entende a situaçao e nao é uma situaçao qualquer, em que se aborta porque nao esta a fim do filho, nao é, é um drama particular, e por ser particular nao temos que dar palpites errados e vergonhosos. É o que eu penso.

    1. Isaías (Pernambuco) disse:

      Lúcia,

      Muito bacana sua argumentação mostrou dados, opinião de obstetra, repito bacana. Tudo muito lindo persuasivo para os leigos não para mim.

      Você veio com argumentos destrutivos que desvaloriza á vida humana.
      Se você não conhece o Salmo 139:13-16, então leia, e tire suas conclusões.

      “Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
      Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

      Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

      Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”.
      ———————————————————————————————————–

      Os olhos do SENHOR Lúcia, Gloria á DEUS! Aleluia! Nos viram ainda em foramação, DEUS já mantém uma comunição conosco na nossa concepção.
      Não compactue com genocidas Lúcia.

      Isaías Alves

      1. edy disse:

        Isaías(Pernambuco).

        Some e quando volta,volta sem cérebro,pede a Deus um filho sem cérebro então.

        Ou peça na filas de hospitais a partir de agora que a lei foi aprovada e peça:´´DOUTOR QUANDO NASCER UMA CRIANÇA SEM CÉREBRO“,fala que já você quer para você….

        1. Isaías (Pernambuco) disse:

          Edy,

          Tantas pessoas vivem sem cérebro, um exemplo bem clássico é você, e todos que integram o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

          QUAL É PIOR NACER SEM CÉREBRO, OU TER UM E NÃO SERVIR PARA NADA?
          Sabe qual é problema caro Edy? Falar sobre moral,ética,integridade,preservação da vida e amor ao próximo está passando por cima do estado laico, portanto os Cristão tem que ficar calado. Pode ter certeza, eu não FICO!

          1. edy disse:

            Isaías(Pernambuco).

            Você calado é um poeta….

            E odeia ser contrariado mostrando que não é nascido de novo…

            O godim ta certo não seguir a maioria do religiosos…..

          2. Apenas Servo disse:

            Caro Isaias (Pernambuco)

            Suas colocações foram perfeitas, principalmente quando vc disse, “pior que não ter cerebro, é aquele que tem e não sabe usar” kkkkkkk,

            Não esquenta com esses descerebrados com Edy e Cia ltda, pois eles são a favor do ABORTO, pq o chefe-mor deles apoia o aborto, eles não tem decisão propria.
            Se o chefe deles fosse contra o aborto, todos eles seriam tbm, pois como disse, são tudo uns mandados.

            No caso do Gondim e alguns abortistas de plantão, quando se deparam com o Sl 139 não sabem como explicar a comunicação de Deus com o féto, “mesmo antes do nascimento”

            (Salmos 139:16) – Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

            O impio apoiar o aborto eu até me calo, mas pessoas que se dizem cristãs e “supostos” líderes é inaceitavel.

            Maranata!

            .

          3. edy disse:

            Apenas CERVO…..

            Deus é poderoso concordo com você ao ponto de ele falar até com pedra não é mesmo?

            “E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.” (Mateus 3 : 9).

            Esta é sua logica sem logica entendeu?

          4. clamando disse:

            CARO EDYTANTOLEVARTOMBO, VEJA BEM QUE É A SEGUNDA VEZ QUE RECEBES O MESMO DIAGNÓSTICO……PRIMEIRO O MEU E AGORA DO ÍSAIAS……….VIU COM CERTEZA É POSSÍVEL VIVER SEM CEREBRO…..VOCE É A PROVA VIVA DISTO………..LEMBRA COMO APOIO O R7 QUANDO DISSE QUE DEUS E JESUS MAIS O ESPIRITO SANTO TODOS ERAM A MESMA PESSOA……..E PERGUNTEI..PARA TI COMO ESTEVÃO OLHOU PARA O CÉU ABERTO E VIU DEUS EM SEU TRONO E A SUA DIREITA JESUS DE PÉ. COMO VE CADA DIA QUE PASSA A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, NÃO SÓ CEGA ENSURDECE COMO ATROFIA QUALQUER POSSÍBILIDADA DE PENSAR ALGO UTIL….ENTÃO O PIOR ANENCEFALO…NÃO É O QUE NÃO TEM CEREBRO MAS SIM O QUE NÃO QUER PENSAR……ABRAÇO DO CLAMANDO UM FELIZ CAI CAI

    2. edy disse:

      E isto ai Lúcia….

      Mais estes religiosos vivem de sentimentos….

      Não pensam não existe vida sem cérebro….

    3. edy disse:

      E isto ai Lúcia….To com você…

      Mais estes religiosos vivem de sentimentos….

      Não pensam não existe vida sem cérebro….

      Você conhece o lar caminhos para Jesus?

      Já foi la viu como tem pessoas sofridas ai vem os religiosos falar besteiras..

      1. Lúcia disse:

        Edy

        Ainda nao visitei o Caminhos para Jesus nao, ja vi pela televisao, e só de ver eu sinto tristeza e gastura. Nao sei se tenho coragem de ir la nao, é meio deprimente, qualquer dia vou me encher de força e visitar la, vou ver ainda, sou muito medrosa para estas coisas.

    4. Tayse Souza disse:

      Na verdade Lucia, esta questão não precisa, nem deve, ser discutida pela prima religião. Um dos grandes exemplos disso foi o voto (contra) do Ministro Cezar Peluso, Presidente do Supremo.
      Em seu voto o Ministro mostra que esta questão não diz respeito a religião, mas sim ao Direito. Um feto anencéfalo é um ser portador de direitos, protegido pela CF, e como tal, não pode ter sua vida ceifada, independente do tempo de vida que o mesmo tenha após o nascimento. O Ministro ainda pontua que o diagnóstico de anencefalia é impreciso e controverso (argumento utilizado inclusive pelos que votaram a favor), dessa forma, não se pode correr o risco de que vidas sejam abortadas indevidamente.
      Outro ponto importante a ser afirmado é a questão dos precedentes. Este posicionamento do Supremo a favor do aborto de anencéfalos abre um precedentes para outras formas de aborto (que já são discutidas nos bastidores do governo), como aborto de fetos com má formação genética ou deficiências graves.
      A questão do aborto não é pauta religiosa, como muitos pseudo-intelectuais querem colocar para não discuti-la profundamente, esta é uma questão de defesa da vida e quando se trata de vida, esta é um direito supremo.
      Se você se interessar em se aprofundar sobre o assunto, ao invés de ficar reproduzindo comentários de senso comum, e analisar a cada um dos dez votos dos ministros (8 a favor e 2 contra), vai notar que todos os que votaram a favor da descriminalização, com exceção do Ministro Gilmar Mendes, se pautaram basicamente em um posicionamento anti-religioso para defender seus votos. Quase todos fugiram de um discurso aprofundado sobre o assunto, se limitando a uma defesa rasa como a sua.
      Repito, a criminalização do aborto de anencéfalos não é uma questão de fé! É uma questão de direito constitucional. A nossa Constituição resguarda o direito a vida, inclusive do nascituro (feto). Infelizmente, o Supremo cedeu a pressões de grupos minoritários formado por ditos intelectuais, mas os precedentes que esta decisão pode trazer, certamente não serão positivos.

      Envio abaixo o link do vídeo com o discurso do referido Ministro.É um pouco longo, mas uma verdadeira aula de direito e de como abordar este tema fugindo dos meandros da religião.

      Assista ao vídeo.

      http://www.youtube.com/watch?v=fj4DT39Iojo

      1. Lúcia disse:

        Tayse Souza

        Eu nesta questao de qualidade de vida que se vai dar a um ser humano, sou meio irredutivel, eu penso, e é obvio, que uma criança dentro da barriga, ainda nao tem como avaliar o que vai ser melhor para ela. Se fosse eu a implicada na questao, nao pensaria duas vezes, nao propriamente por mim mesma como mae, mas pela criança, vê se eu iria querer ver meu filho sofrendo preconceitos, maus tratos, com a vida infinitamente mais dificil do que a maioria das crianças? E vou acrescentar mais um ponto, eu penso assim com relaçao a doenças mentais, retardamento, hidrocefalia, paralisias. Ia doer muito em mim, mas e a criança? A vida com tudo normal ja é dificilima, a minha foi, imagina a de uma criança nesta situaçao? Nao, nao é questao de direito ou seja la o que for, é questao de humanidade e amor.
        Nasceu assim, tudo bem, nao houve como prever isto, tudo bem, mas o resultado do exame estando de posse dos pais, é muita insanidade, da parte deles, deixar vir ao mundo um ser para sofrer a vida toda, com poucos recursos medicos, psicologicos, financeiros. Aconteceu isto, estando ja adulto, sofreu um acidente, ficou tetraplegico, traumatismo craniano, ficou doente mental, tudo bem, nao podemos eliminar nao, mas, ainda no ventre materno? Celulas em formaçao, e voce recebe uma noticia destas? Nao, eu nao posso aprovar, é muita loucura da parte dos religiosos, aposto que se fosse com eles… Portanto, eu nao arrisco em dizer nada alem do que eu disse.
        Mas é tambem uma questao de consciencia, de muito buscar a Deus, diante de uma calamidade destas. E seja qual for a decisao da pessoa que esta vivendo este drama, vai ser muito doloroso, nao vai ser nada facil, mas, dos males o menor. “”Eu penso assim, mas, é meu pensamento, nao estou dizendo para me aprovarem nao, reconheço que é calamitosa a situaçao, e muito dolorosa”. Um abraço.

        1. edy disse:

          Lúcia…

          Concordo com tudo que você falou….

          Discordo de muitos comentários seus,mais neste você que convive com varios problemas de saúde sabe oque esta falando.
          E como falei com a Mary não esta determinando que a criança não deva vir ao mundo,mais dando a mãe e o pai o direito de escolher o futuro da criança se for para viver assim melhor nem vir ao mundo e olhando até pelo prisma religioso,criança não tem pecado ainda mais dentro do ventre,não é o melhor que a mãe quer para o filho?Se já é difícil ter filhos saudaveis imagine nestas situações?….

  15. Pitagoras disse:

    Apenas pessoas tentando denegrir a imagem do Sr. Gondim. Não apresentam argumentos, ou opiniões válidas.

    1. clamando disse:

      PLATÃO DEVE ESTAR ENVERGONHADO DE VER ESTES COMENTARIOS TENDENCIOSOS. E CRENTEFÓBICOS..DE UM PENSADOR ANENCÉFALO……..SIM PITA PORQUE VOCE ESTA VIAJANDO NA PIPOCA……A TUA LINHA DE PENSAMENTO É SOU CONTRA TUDO QUE SEJA DITADO POR DEUS E O RESTO É CONVERSA SE REAL OU NÃO.O NEGÓCIO É NÃO CONCORDAR…….MAS ENTENDI NO DIA QUE SORTEARAM O CEREBRO NO CÉU VOCE NÃO QUIS ENTRAR NA FILA ……..DAI DEU NISTO

    2. Pitagoras disse:

      Não sou contra o que é ditado por Deus, pois não creio que tenha nos ditado algo. Só vejo homens defendendo fanaticamente suas teses baseados unicamente em crenças religiosas, mas que talvez não seja o seu caso. Aguardo seus argumentos moderados, como sempre tem feito – Paz

      1. clamando disse:

        valeu pita fica na paz……….mas que apenas algumas vezes pudemor enfrentar juntos algum assunto de relevancia sei que a ofensa eo palavriado chulo não faria parte dela..a não ser que a tropa de choque da iurd entre na conversa heheh

  16. Wagner Santos disse:

    Parabéns Pr, por tua sinceridade, infelismente é o que mais falta hoje em dia, não fingir que concorda com algo , porquê a maioria pensa ao contrario e não querer expor o pensamento.Deus deu a inteligência ao homem e a Ciência para o homem usar para o bem e esta sendo feito….

    1. parabens pastor , por tua sinceridade , em mostrar sua ignorancia da primeira lição da palavra de DEUS.
      o homem diferente de todas criaturas , foi feito a semelhança de DEUS, pra dominar sobre a natureza,
      por isso não é o macaco que domina, por isso macaco é macaco e gente é gente.
      gente não é macaco e nem ameba ou disturbio do organismo ( cancer)

    2. Wagner,
      Você tá dizendo que o pr. Ricardo Gondim está de parabéns por revelar sua real opinião e estar entre a minoria ??? Claro que não. A maioria da população está sendo a favor do aborto de fetos anencéfalos. Ele está tendo a mesma opinião que a maioria.

    3. Wagner Santos disse:

      Felippe Jordão Minoria Evangelica.

  17. Isaías (Pernambuco) disse:

    Caro Pitágoras,

    A posição do Gondim nesta situação já é um argumento inválido. Não existe no seu prisma algo que seja coerente, ou você acha que tem?

    Em relação ao denegrir imagem de Ricardo AMEBA Gondim, você acha mesmo que precisamos denegrir a imagem dele? Não! Ele mesmo conseguiu denegrir sua imagem.
    O seu argumento está aquém de ser um argumento coerente.

    Eu escrevi uma dissertação no meu BLOG, sobre esta decisão do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, e critiquei veementemente o ministro Marco Aurélio de Melo. Ele diz que os direitos das mulheres é mais importante do que preservar á vida.
    O ministro genocida fez má interpretação do estado LAICO.
    Não irei colar o que digitei na minha dissertação. Entre no BLOG e leia. Digite no Google (PARADIGMA ORTODOXO) E leia uma análise ortodoxa.

    Isaías Alves

    1. Pitagoras disse:

      A posição do Sr. Gondim pode parecer argumento inválido para você, porque é diferente dos seus. Criticar Ministros do STF, é direito de cada um. Mas não acatar suas decisões, ou querer que eles decidam somente de acordo com nossas crenças, é inaceitável. Paz

  18. Como cristianismo no Brasil virou moda…esse imbecil ta querendo aparecer na mídia, escrevendo abobrinha para chamar atenção…

    1. Filipe Gioielli Imbecil e tolo tem o mesmo significado ou vc nunca encontrou essa palavra na bíblia?não tiro uma virgula do meu Comentário…Ele não passa de um tolo…ou vc acha q a atitude dele como pastor é exemplar…

    2. Vc pode até não concordar é um direito seu…mas esse {pastor}perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado…sem escrever tanta tolice…Deus te abençoe…

  19. Renato Paúra disse:

    Quem é o doador da vida? A mulher que concebe um filho ou Deus que criou a mulher com esse propósito?

    Deus é o Autor da vida, portando, não cabe a ninguém o direito de tirar. Não importa se nascer com uma deficiência (seja sem cérebro, sem braço, sem perna, etc.).

    Quanto ao pseudo-pastor Ricardo Gondim, nada nos deve surpreender o que sair da boca desse sujeito. Já disse uma vez e vou repetir: Ricardo Gondim deve ser pastor de bode, de cabra, de vaca, de cavalo, de porco… menos de ovelhas.

    1. edy disse:

      Renato Paúra…

      Um dos poucos que eu respeito aqui e vejo como um cristão que pensa.

      Me ajuda ai nego….

  20. Chega de hipocrisia e de ignorancia. O povo tem que ler e se interar antes de!opinar

  21. A M B disse:

    Concordo com o GONDIM, temos que acabar com essa hipocrisia religiosa de colocar DEUS no meio de algo que ELE deixou o ser humano decidir…

    Aí vem com essa história que DEUS é amor…pra quem ??? Para os críticos ou para a mãe e o pai da criança, que recebem a notícia de que seu filho é um ser sem cérebro cujo a porcentagem de vida é ZERO ???

    Vamos parar de caprichos religiosos…

    Jesus abençoe

    1. Marcos disse:

      Ainda não tenho opinião formada à respeito de anencéfalos. Mas que essa questão não signifique um passo para abertura a abortos indiscriminados. Nos EUA tem lei garantindo aborto até mesmo aos nove meses de gestação de uma criança sadia no ventre da mãe. Absurdos dos absurdos. Se for para ser assim, eutanásia e suicídio não serão nada demais. Pois se na bíblia melhor é um aborto do que viver uma vida ruim(segundo interpretação de alguns para dar legalidade ao aborto), então suicício e eutanásia seria melhor do que viver uma vida ruim. Seria se abortar desse mundo. Será isso mesmo? Penso que não.

    2. Renato Paúra disse:

      AMB
      Então você concorda que devemos tirar a vida de um ser criado por Deus? Onde está na Bíblia que Deus deixou o homem decidir tirar ou deixar viver? Se todos os pais decidirem tirar a vida de uma criança por receber notícias ruim de uma má formação, então vamos acabar com todos os deficientes físicos de nascença? E se uma criança for anencéfala, mesmo tendo 0% de chance de sobreviver, não cabe a nós tirarmos a vida dela; só tem esse direito.

      E outra coisa. Hipocrisia não é o ato de discordar de alguém. Hipocrisia é fingimento, falsidade, é querem ensinar algo e não praticar o que se ensina. É o que Jesus disse em Mateus 7.5 dizendo: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.

      1. A M B disse:

        RENATO PAÚRA…

        Esse é o GRANDE problema…quem está falando de criança com má formação congenita ??? Ou com sindrome de DOWN, ou deficientes físicos de nascência ??? Veja o que eu escrevi :

        “”Aí vem com essa história que DEUS é amor…pra quem ??? Para os críticos ou para a mãe e o pai da criança, que recebem a notícia de que seu filho é um ser sem cérebro cujo a porcentagem de vida é ZERO ???””

        É muito fácil criticar, quando não se vive isso…

        Jesus abençoe

        1. Renato Paúra disse:

          Eu vi o que você escreveu. Mas você não respondeu a minha pergunta. Onde está na Bíblia que Deus deixou o homem decidir tirar ou deixar viver?
          E outra pergunta que te faço: O que você está achando da história do rei Davi?

          1. Lúcia disse:

            Renato Paúra

            Nao se aplica a esta situaçao nao, mas Deus mandou matar tanta gente no velho testamento, esquisito nao?

          2. Renato Paúra disse:

            Lúcia
            Da mesma forma que eu respondi ao Edy, eu vou te responder. Deus é Soberano. E como Soberano Ele tem o direito de dar e tirar a vida. Se no Velho Testamento Deus mandou matar é porque Ele tem esse direito.
            Agora eu te pergunto, onde está na Bíblia Deus deixando ao home o direito de abortar? No Salmo 127.3 diz assim: “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão”.
            Observe que o FRUTO DO VENTRE é o galardão do Senhor. Será que nós temos o direito de ceifar uma vida no ventre de uma mulher mesmo sendo anencéfalo? Claro que não! a Bíblia não diz que somente os filhos perfeitos no ventre da mãe é que são heranças do Senhor.

          3. Lúcia disse:

            Renato Paúra

            É um procedimento cirurgico, nao é uma pratica abortiva qualquer. E Jesus nao tocou no assunto, para mim o que vale é o que Jesus viveu e ensinou. Entre escolher um mal maior e um mal menor, eu fico com o mal menor. Mas isto vai da consciencia de cada um, o que nao podemos é obrigar a pessoa a levar um fardo maior do que ela é capaz de carregar, nem Deus faz isto.

          4. Renato Paúra disse:

            Lúcia

            Não Lúcia, não é um procedimento cirúrgico; se fosse um procedimento cirúrgico não haveria votação no plenário federal. Ricardo Gondim deixou bem claro que ele é a favor do aborto de anencéfalos. Jesus pode não ter tocado no assunto. Mas, a Palavra de Deus não se resume apenas no ministério terreno de Jesus. A Palavra de Deus diz: “Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei” (Êx 23.26). A Palavra de Deus é a Palavra de Jesus. Não importa se está nos evangelhos ou no Pentateuco.
            Para você pode valer o que você quiser. Mas, para a Bíblia, o que vale é o que está escrito e não o que achamos. Não podemos alterar a Palavra de Deus pelo nosso entendimento humano. E isso, não é questão de obrigação. Realmente, Deus não obriga nada a ninguém. Porém, as pessoas terão suas recompensas com que tiver feito através do corpo (Rm 2.6-10). Nesse caso, cada um dará conta de si próprio (Rm 14.12). Eu, porém, sou contra a qualquer tipo de aborto; seja voluntário, seja em caso de anencefalia.
            Quanto ao sofrimento da mãe, saiba que o pai também sofre com isso. E se for por motivo de sofrimento, então terá que abortar também qualquer criança que no ventre tenha uma deformação qualquer. Qual o pai ou a mãe que não vai sofrer com uma notícia de uma criança nascer com síndrome de down ou com qualquer outra má formação? Infelizmente ainda estamos neste mundo. E, enquanto estivermos aqui iremos passar por aflições (Jo 16.33).

    3. RPN disse:

      Não concordo com o Gondim e com ninguém que pense da mesma forma que ele.Então quer dizer que vcs não crêem naquilo que pregam?Vocês preferem acreditar que Deus é capaz de dar uma,casa,um carro,um jatinho,uma emissora de tv e toda sorte de “bençãos” materias mas não crêem que deus poça trazer a existencia aquilo que não existe.Que Deus é esse vcs crêem? E se Deus quizer manifestar o seu poder a sua glória e a sua majestade e fazer com que as privisões de que a criança “nascerá” sem cerebro não se cumpra? Hein?! Que fé é essa que vcs tem? Então vcs não crêem que Deus abriu o mar vermelho,vcs não crêem que Jesus curou varios cêgos de nascença,vcs não crêem que Deus ressuscitou Lazaro depois de quatro dias estando morto.Que deus é esse que vcs crêem? Vocês não crêem no DEUS dos impossíveis?Reflitam e mudem seus pensamentos,dêem pelo menos a oportunidade de Deus se mostrar grandioso e manifestar o seu poder através do milagre num anecenfálico.

      Porque para Deus nada é impossível.
      Lucas 1:37

      Aleluias!! Glórias ao Deus da Bíblia!!!

      1. Apenas Servo disse:

        RPN

        Meu caro amigo RPN, vc está certissimo nas suas colocações sobre o Deus do impossivel,
        mas o deus da iURD só da bençãos materiais, jatinho, casas, riquezas, etc…
        O grande problema é que esse deus se chama mamon que eles tanto adoram.
        Não é o mesmo DEUS que escreveu ” NÃO MATARÁS”

        Interessante que quando chegou o jovem rico até Jesus, o jovem perguntou: Que devo fazer para herdar a vida eterna?

        Olha a resposta de Jesus: (Lucas 18:20) – Sabes os mandamentos: Não adulterarás, NÃO MATARÁS , não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

        Ou seja, o proprio Jesus na graça continua dizendo que para herdar o reino de Deus, era necessario NÃO MATAR.
        E quando se pratica o aborto, não importa se a criança seja saudavel, seja doente, tenha uma má formação no ventre, o que é condenado é a atitude de MATAR, quando o proprio DEUS escreveu “NÃO MATARÁS” e o proprio Jesus reafirmou esse mandamento ao jovem rico dizendo: “Conhece os mandamentos? e um deles citados ( veja que Jesus não citou os dez) foi:
        “NÃO MATARÁS”.

        Mãe que aborta = Assassina
        Médico que pratica o aborto = Assassino
        Pessoas que apóiam o aborto = ASSASSINOS.

        Deus te abençoe meu irmão RPN.

      2. edy disse:

        RPN….

        Não é questão de fé!

        Esta sendo falado de direitos.

        Que antes a mulher não tinha.

        E tá escrito:” …….porque a fé não é de todos.” (II Tessalonicenses 3 : 2).
        E outra a minha fé responde por mim e mais ninguém….
        Então esta pergunta sua ai é descabida…..

        1. Renato Paúra disse:

          Edy
          Quando Paulo diz que a fé não é para todos, obviamente ele está falando de todos aqueles que não temem a Deus. No próprio versículo Paulo cita homens dissolutos e maus. Mas nós, que somos servos de Deus, temos que andar por fé e não por vista (2Co 5.7). E sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

          Você crê que um feto que está no ventre de sua mãe sem cérebro, Deus possa restaurar e dar um cérebro a essa criança ainda no ventre de sua mãe?

          Fiquei sabendo que um cantor chamado J.A. (eu não conheço), que canta no programa Raul Gil. Soube que quando sua mãe estava grávida dele, na ultrassonografia, foi mostrado que ele era anencéfalo; mas, sua mãe não perdeu o ânimo e clamou a Deus em oração pela cura do menino. O resultado: a criança nasceu perfeita.

          Edy, Deus é Soberano. Somente Deus pode tirar a vida de alguém. Mesmo que a criança nasça sem chance de sobreviver, esse direito pertence somente a Deus. Nada existe na Bíblia que o homem deve tomar a decisão no lugar de Deus.

          1. edy disse:

            Renato Paúra.

            Sabe que sempre o tratei com respeito e vou continuar e creio que você fará o mesmo…

            Pois bem quando digo que sou a favor do aborto não digo no sentido em todo tipo de aborto não sou a favor.
            E outra o que esta sendo discutido aqui não é o aborto deliberado ou obrigatório mais a mulher poder ter o direito de escolher se sabendo que seu filho vai nascer com este problema se ela vai querer continuar com esta gravidez ou vai optar pelo aborto ela vai ter que tomar uma decisão muito dura ou ficar com a criança que também seria uma decisão muito dura.
            Como eu disse e o assunto aqui é este não esta mandando matar ninguém mais permitindo a mulher o direito dela de optar em continuar ou interromper visando um futuro sofrimento para esta pessoa que elas tanto amam…

            Por fim uma pergunta:

            Os filhos são pela vontade de Deus ou vem pela vontade dos pais?

            examinando a bíblia vi este versos:”Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1 : 13).

          2. Renato Paúra disse:

            Edy
            Eu também não estou falando de qualquer aborto. Tanto que eu citei um exemplo de um cantor chamado J.A.

            Quanto a lei de direito, se o homem natural quer fazer essa lei, eu não me importo; mas o cristão jamais deveria se conivente com essa lei. Como já te disse, nós vivemos por fé e não por vista; e a Soberania pertence a Deus e não ao homem. Independente se a criança vai nascer com ou sem cérebro, um aborto é um assassinato. Tirar a vida não cabe ao homem tomar essa decisão. Essa decisão cabe somente a Deus que é o autor da vida.

            Quanto a pergunta a pergunta que me fez, a Bíblia diz: “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão” (Sl 127.3). Observe que desde o ventre que os filhos pertencem ao Senhor. Isso prova ainda mais que não temos o direito de abortar mesmo que essa criança não tenha cérebro.

            O versículo que você citou em João 1.13 está falando daqueles que aceitaram Jesus como seu Senhor e Salvador. É importante Edy que pra se entender um versículo, deve-se ler o contexto.

    4. RPN disse:

      Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
      Hebreus 11:1

    5. RPN disse:

      Aleluias! Glória ao Deus da Bíblia Renato Paúra!
      Foi isso que quiz dizer,e é nesse DEUS que eu acredito,e creio que vc também crê.Mas quando se quer cometer crimes em nome do “direito” nada que se fale será suficiente para convencer quem quer cometer assassinato.Descabido na minha opinião é não pensar com o próprio raciocinio,eu tenho certeza que se o lider desses que pensam que o aborto é algo normal mudar de opinião,eles também mudam.
      Deus abençoe a vc ao Apenas Servo e a todos os que são a favor da vida que Deus nos deu, em o nome do Senhor Jesus!

  22. Wagner Reis disse:

    SEJA DEUS VERDADEIRO E TODO HOMEM MENTIROSO!!!!!!

  23. Marco Antonio disse:

    !…

  24. Eduardo Pereira Costa disse:

    Cansei do evangelho segundo Gondim.

  25. Mary disse:

    Imaginem quadro real…
    Numa determinada família nasceu uma criança com uma doença genética, ou congênita… Uma mulher dessa família engravida e antes do 3º mes de gravidez faz todos os exames possíveis para ver se o feto que carrega em seu ventre não possui a tal doença… Ela já tem 40 anos e esse é o seu 1º filho. Perguntei a ela: se por acaso nesses exames fosse detectado alguma doença, vc abortaria essa criança?
    Ela ficou muda, gaguejou… e não me respondeu…
    Concluo, como mulher que também sou, na dúvida, é melhor deixar rolar… A mulher, mãe, sofre com qualquer decisão. É fato!

    1. edy disse:

      Mary você é mais inteligente do que isso…

      Não esta tirando direito da mulher mais dando um direito que ela não tinha……

    2. Lúcia disse:

      Mary

      Nao fala uma coisa destas, como deixa rolar? Tem tanta criança precisando de adoçao, quer soluçao melhor do que esta?

      1. Mary disse:

        Lúcia, eu tenho um irmão especial e eu o amo no mais profundo do meu coração! Ele é uma bênção e companheirinho de minha mãe. Vc não tem idéia do que o AMOR pode fazer! Dou graças á Deus pela vida dele!

        1. edy disse:

          Mary!

          Seu irmão é especial não sem cérebro!

          Aff,me ajuda ai dona…..

          Pessoas especiais são maravilhosas….

          Estamos falando de sem cérebro……..

        2. Lúcia disse:

          Mary

          Eu entendo Mary, eu admiro quem tomou tal atitude tambem de levar a gravidez ate o final, e permitir nascer, eu no fundo no fundo é que nao teria coragem, pois sou muito sensivel para este tipo de coisa, quem trabalha em hospital lida com muita informaçao ruim entende? Ve ou sabe de muita coisa triste, no hospital tinha 3 crianças internadas com hidrocefalia, uma morreu, uma delas ja tem mais de um ano que esta internada, os pais nem veem mais ver pois nao aguentam mais. Duas outras pegaram meningite, e ficaram com sequelas terriveis, a gente vai ficando meio descrente sabe como? Mas, a vida é assim mesmo, Deus é quem reveste de forças quem passa por situaçoes assim. Sao mulheres muito corajosas, e nos passam grandes liçoes de vida.

  26. isac disse:

    Eis a lógica perversa: se não puder/estiver a fim de/quiser cuidar… MATA!!!

  27. não é humano ???
    será que este intitulado pastor pensa que o assunto é sobre alienígenas ???
    acho que ele anda assistindo muito filme.

  28. isac disse:

    Se o sr. Gondim defendesse o estupro de velhinhas em estado terminal, mesmo assim ainda surgiria uma tiete (leia-se: alienado total de valores cristãos) dele e dirá: “Apenas pessoas tentando denegrir a imagem do Sr. Gondim. Não apresentam argumentos, ou opiniões válidas.”

  29. Tayse Souza disse:

    A descriminalização (ou não) do aborto de fetos anencéfalos não precisa, necessariamente, ser defendida pela religião, ou pela falta dela.
    Abaixo, link com o voto do Presidente do STF, Ministro Cezar Peluso, um dos dois que votou contra a descriminalização. Em um discurso brilhante, sóbrio e racional, o Ministro mostra que esta questão não diz respeito apenas a religião, mas sim ao Direito. Um feto anencéfalo é um ser portador de direitos, protegido pela CF, e como tal, não pode ter sua vida ceifada, independente do tempo de vida que o mesmo tenha após o nascimento. O Ministro ainda pontua que o diagnóstico de anencefalia é impreciso e controverso (argumento utilizado inclusive pelos que votaram a favor), dessa forma, não se pode correr o risco de que vidas sejam abortadas indevidamente.
    Outro ponto importante a ser afirmado é a questão dos precedentes. Este posicionamento do Supremo a favor do aborto de anencéfalos abre um precedentes para outras formas de aborto (que já são discutidas nos bastidores do governo), como aborto de fetos com má formação genética ou deficiências graves.

    Para quem se interessar, vale assistir ao vídeo.É um pouco longo, mas uma verdadeira aula de direito e de como abordar este tema fugindo dos meandros da religião.
    A questão do aborto não é pauta religiosa, como muitos pseudo-intelectuais querem colocar para não discuti-la profundamente, esta é uma questão de defesa da vida e quando se trata de vida, esta é um direito supremo

    http://www.youtube.com/watch?v=fj4DT39Iojo

    1. Edna Barreiros disse:

      Excelente observação, Tayse!

    2. PrMarcos Vieira disse:

      A questão é, em outras palavras, matar de forma deliberada o maior número de bebês que for possível, matar o maior número de bebês que você consiga persuadir as mães grávidas a permitir que você mate! E ficar podre de rico, cobrando as despesas médicas do governo federal por realizar a matança! Vamos examinar por um momento o que diferentes pessoas, ou grupos de pessoas, estão obtendo com essa prática satânica:

      – Os médicos abortistas estão se tornando podres de ricos.
      – O Sistema está implementado para atingir seus objetivos de "aumentar a taxa de óbitos" no período imediatamente anterior à implementação final do Reino de Cristo.

      Os líderes do governo atual se livram de qualquer embaraço usando o mesmo tipo de mentiras que o Anticristo dirá, sem incorrer na ira do eleitorado. Assim, todos eles sabem que o tempo está maduro para encenar o aparecimento do Anticristo. Se eles estivessem sendo colocados para fora do cargo por cidadãos enfurecidos quando são pegos em suas terríveis mentiras, iriam adiar o projeto de colocar em cena o Anticristo.

      Agora, porém, eles sabem que podem colocá-lo no cenário mundial. Este, acredito, é o verdadeiro significado de toda essa questão de se livrar das situações embaraçosas usando mentiras e cometendo genocídio com essas mentiras, sem qualquer reação contrária de nós eleitores.

      Satanás continua a puxar os cordões das marionetes, manipulando seus fantoches humanos a fazerem tudo aquilo que ele quer que eles façam.

      O que a Bíblia diz de toda essa "cultura da morte" que permitimos que aparecesse em nossa sociedade?

      1) Provérbios 8:36: "Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.".

      A partir desse verso, podemos somente concluir que a razão por que nossa sociedade está tão presa em um romance de amor com a morte e com as trevas, é porque a sociedade hoje odeia a Deus.

      2) Romanos 6:23a: "Porque o salário do pecado é a morte.".

      3) Jeremias 12:17: "Mas se não quiserem ouvir, totalmente arrancarei a tal nação, e a farei perecer, diz o SENHOR." Deus enfatiza a gravidade da situação do pecado repetido em uma nação, jurando por Seu santo nome que irá desarraigar a nação pecadora rebelde e destruí-la, exatamente como um jardineiro arranca uma planta do solo com a raiz inteira. Deus precisa destruir este país agora, pois acredito que já cruzamos a linha do julgamento inevitável, por causa das feitiçarias, dos assassinatos dos inocentes e indefesos, e toda uma infinidade de pecados nacionais. Certamente, este país chegou ao ponto em que "… já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela. Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro."

      [Apocalipse 18:5-6]. Como acreditamos que essa advertência, feita à Babilônia econômica de Apocalipse 18 possa ser ao Brasil, digo a todos e exorto a você a compreender a natureza séria e urgente da nossa condição nacional diante de Deus!!

      4) Mateus 18:10: "Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos céus."
      Embora alguns eruditos bíblicos possam argumentar que esse termo "pequeninos" se refira aos cristãos nascidos de novo ainda imaturos na fé, não podemos questionar a seguinte Escritura, em que Jesus disse: "Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus." [Marcos 10:14].

      Deus ama e protege as criancinhas e dará um julgamento severo e uma condenação eterna aos molestadores e assassinos de crianças no Dia do Juízo. Por outro lado, Satanás odeia as criancinhas e pede que elas sejam sacrificadas a ele. Satanás quer sangue inocente.. Assim, podemos chamar esses abortistas, especialmente aqueles que praticam o aborto no nascimento parcial — de praticantes de satanismo. Eles darão as boas-vindas à chegada do Anticristo, pois o tipo de negócio deles estará em grande procura no reinado de curta duração do Anticristo!

      Esse tipo de pecado contrário à natureza é parte do cumprimento das profecias bíblicas sobre o fim dos tempos. Em 2 Timóteo 3:1-4, o apóstolo Paulo descreve as características pessoais dos incrédulos nos últimos dias. Leia atentamente:

      "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.".

      Não é uma descrição exata das pessoas do mundo atual, da nossa sociedade ocidental? Não se deixe enganar. A atual "cultura da morte", em que bebês são mortos, idosos são mortos, doentes e outros cujas vidas são consideradas "indignas de serem vividas" são mortos, é um indicador muito forte da aproximação do Anticristo.

      Que Deus nos dê discernimento e a capacidade de jejuar pela nossa nação!

    3. Tayse Souza disse:

      PrMarcos Vieira Parabéns Pastor, pela perfeita análise da situação
      A questão do aborto é reprovável e indefensável tanto no âmbito jurídico quanto na nossa realidade cristã, pautada na Bíblia.
      O senhor falou em um ponto extremamente importante. O governo está tomando estas decisões sem incorrer a ira do eleitorado. Esta questão do aborto, por exemplo, por se tratar de um tema protegido pela Constituição, deveria (teoricamente) ser discutida e votada pelo congresso nacional, legítimo representante do povo, e não pelo Supremo. Mas o que se fizeram, e estão fazendo a cada vez mais? Como nossa sociedade ainda preserva alguns valores cristão (mesmo que não os pratique, necessariamente), são inventadas uma série de desculpas para tirar esta decisão do Congresso, já que estes não querem se comprometer com o eleitorado, e a decisão vai para o ST, que em nada deve à sociedade.

      Como diz o Apóstolo Paulo em Efésios 5.16, os dias são maus, realmente maus. Cada vez mais temos a confirmação do que João (1 João 5.19) de que o mundo está no maligno. Realmente, o Dia do Senhor próximo. Novamente, parafraseando Paulo, vale reforçar que já é tempo de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé (Romanos 13.11). Essa é nossa esperança nos tempos de esfriamento do amos. Mas vamos em frente!!

      Novamente, parabéns pela análise. Estas foram as palavras de um verdadeiro Pastor.

    4. PrMarcos Vieira disse:

      Deus te abençoe irmã, precisamos verdadeiramente de gente que faça essa leitura e que acima de tudo tenha discernimento para despertar desse sono o nosso povo do que está ocorrendo. Que Deus nos conserve íntegros diante da sua palavra.

    5. Tayse Souza disse:

      PrMarcos Vieira Amém!

  30. João Hernane disse:

    quero ver quando mulher ou alguem muito proximo tiver esse caso especificamente anencefalico ate casos de hemorragia interna, É MUITO FACIL FALAR, Quero ver quando ele sentir na pele o que essas mulheres estao sentino na hora, alem problema psicologico e risco saude…ate porq sou contra aborto…esse caso o bebe nasce sem cabeça e cerebro morrem no maximo alguns dias ou horas ou minutos normalmente..nae é mesma quando um bebe qualquer que seja doença ou deficiencia, mas vem com cabeça e cerebro devemos lutar pela vida deles

  31. isac disse:

    E se uma mulher grávida descobrisse, no 3 mês de gestação, que está gerando um bebe com síndrome de dow. Ela não poderia argumentar que por sentir uma dor excruciante (dor essa que só as mulheres podem sentir ou imaginar) de gerar um ser que frustra todas as expectativas optaria pelo aborto? Talvez essas sejam as reivindicações da amanhã.
    Pois é, com o passar do tempo sociedade debaterá temas sobre questões inegociáveis, que transcendem a moral das religiões: a vida. Hoje o que está em xeque é vida de indefesos, de quem não tem a chance de gritar, de se defender, de pedir socorro, ou se quer de ter um twitter pra fala tolices. É fácil compara esses indefesos às amebas e ao câncer quando se tem um corpo formado e saudável! O triste é ouvir um discurso de defesa da morte de quem, como líder cristão (cristão???), deveria ser a voz e os braços de quem não os tem para se defender. Em seus comentários no twitter Gondim fala de forma ampla, indo além da questão dos anencéfalos e defendendo o aborto de forma geral. Ou vocês acham que ao questionar a humanidade de embriões – “Células se multiplicando não significa humanidade”- ele estava falando apenas dos anencéfalos? Não! ele desvalorizou a vida do embrião em si. Em outro tweet ele parece defender a eutanásia “Acho uma tremenda estupidez querer manter um corpo em funcionamento apenas por que funciona… Apoio o STF.”
    Se ser cristão significa ser imitar a cristo. Então pensem: o que Cristo diria sobre essas questões? É usando esse critério que se sabe quem de fato é cristão.

  32. Eber Almeida disse:

    É um tema bastante complicado. Ainda que com má formação do cérebo, continua sendo um ser humano que é amado por Deus. Não é fácil para as mães viverem uma experiência desta. Más tenho certeza que muitas mães, vão optar por manter a gravidez e deixar que Deus decida qual o melhor momento para que a criança vá para o reino de Deus. Devemo orar para que todas as mães e pais, saibam qual a melhor decição à tomarem.

  33. Uma pessoa descerebrada é mantida viva apenas para doação de dizimos é o que então? A Igreja Batista cresce em celulas, devemos entender então que essas celulas das igrejas evangélicas se multiplicando por ai não são humanas, não fazem parte da humanidade do Cristo ressureto, são cancerigena, celulas terroristas? Infelizmente para esse Pastor, pessoas como ele agora, serão abortadas antes de nascer.

  34. maria josé disse:

    a opinião do sr gondim não tem nenhum respaldo…

  35. Jwilson Silva disse:

    "Nenhuma mulher será mais obrigada a gerar um feto para a morte."
    ISTO É VERDADE, DESDE QUE NÃO SAIA POR AI FAZENDO SEXO SEM COMPROMISSO , FORA DO CASAMENTO;
    NEM UMA CRIANÇA PRECISARÁ SER ABORTADA, POR QUALQUER MOTIVO QUE SEJA!!

  36. Cassio disse:

    Infelizmente como o senhor fala pela boca do profeta Oséias meu povo sofre por falta de conhecimento, obrigado por incentivar milhares ou em poucos anos milhões de abortos pois essa brecha irá favorecer algumas empresas de cosméticos como algumas da Europa que necessitam de restos humanos para fazerem sabonetes, xampus, etc e etc… com certeza agora infelizmente vai “aumentar o números de anencéfalos” $$$… Cuidado cristãos em quem vocês forem votar nessas eleições para não cometerem pecado grávissimo por omissão pois pode ocorrer de não estarem justificados no dia do julgamento.

  37. pastor que biblia voce ler hein… entrega sua carteria de pastor depois de uma manifestação dessa vai aprender o que e concepção, ela e Ação pela qual um ser é concebido, gerado. e sabe quando ocorre.? quando Tudo começa cerca de duas semanas depois do início da menstruação, quando a mulher ovula, dando a chance para um espermatozoide alcançar o óvulo. gerando uma vida dentro dela cada bebê se desenvolve do seu jeito – mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.
    agora voce e melhor ficar calado do que falar besteiras coitado dos membros de sua igreja….

  38. Lúcia disse:

    Isaias

    Conheço o salmo 139 sim é muito lindo. Mas a pessoa que o escreveu é uma pessoa que raciocina, portanto teve capacidade para tal. O que eu penso é isto mesmo, DOS MALES O MENOR. O que eu nao quero para mim, eu nao quero para o outro, se eu sou assim, imagina Deus!!!

  39. JSB disse:

    Eu sei quem eu tenho crido…o meu Deus é o que dar e tira a vida..pois á alguma coisa que Deus não possa fazer? Eu creio em um Deus de possibilidades que quando o homem diz que o bebe esta morta no ventre da mãe e quando o bebe nasce ,nasce com VIDA…Ele que da a primeira e a ultima palavra…Deus ainda surpreende o homem pois em tudo nessa vida tem que se ter esperança…crê somente e veras a glória de Deus.. as pessoas estão botando muita fé no homem estão escutando muito ao homem e esquecendo que quem é o dono da vida é Deus!
    Que Deus abençoes…

  40. Almir disse:

    “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

    Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.

    São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade.

    Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

    Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.”
    (2 Timóteo 3:1-9)

  41. alberto disse:

    acredito que todos que é a favor do aborto e pq ja nasceram……..

  42. Roney Aguiar disse:

    O Ricardo Gondim é pastor da Igreja Assembléia de Deus Betesda e NÃO Batista Betesda. E não é novidade que este senhor tem apostatado da fé já a alguns anos. Lamentável!

  43. EM DEFESA DA FÉ disse:

    É um desviado, quem ti viu quem ti ver, mais um pra gaiola dos iurdianos assassinos.

    1. A M B disse:

      PRESBÍTERO CABEÇÃO…aprenda a escrever direito ôh abestado…e ainda diz que é “”bacharelado””…só se for em escrever bobagens que o diabo gosta, tsc, tsc…

      Jesus abençoe

      1. clamando disse:

        AMB OU ASSOCIAÇÃO DE MEMBROS DA BESTA …….DEIXAM CLARO AQUI SUA POSIÇÃO CONTRA TUDO QUE É DIVINO E COM FORTE TENDENCIA PARA O MAL E GOVERNABILIDADE DE SEU PAI SATANAS INSTRUIDOS POR SEU MELHOR FILHO EDIR MACEDO……….REALMENTE A DISSEMINAÇÃO DA IDEOLOGIAS QUE NADA TEM A VER COM DEUS…..MAS SIM LIGADAS DIRETAMENTE A SATANAS……..DEIXAM MEDO E REPULSA POR TAIS ATITUDES E PENSAMENTOS..CONTRA DEUS E SUA CRIAÇÃO.POIS AMARAM MAIS A CRIATURA DO QUE O CRIADOR

  44. ANDÉA disse:

    Não matarás era uns dos mandamentos mais disrespeitados no antigo testamento.A quantidade de mortos pelas mãos dos que sairam do egito é fora do comum.Se matava por qualquer motivo com a desculpa de eliminar o mal do meio do povo,coisa que não adiantava muito ja que o povo voltava a fazer de novo e mais e mais mortes aconteciam.A mulher tem que ter o direito de escolher entre manter uma gravidez de uma criança sem cerébro ou interrompe-lá.Quem for cristão e passar por essa situação e quiser manter a gravidez,mantem,não sera obrigado por ninguem a aborta,so foi dado o direito de escolha de fazer um aborto em uma rede publica ou particula,com todas os cuidados medicos necessários.evitando assim a proucura por clinicas de aborto clandestino que leva muitas mulheres a morte.

  45. Raimundo Moraes disse:

    É lamentável sobre todos os aspectos a opinião do pastor Gondim. Hitler tb pensava assim.

  46. Raphael Moraes disse:

    Lúcia sou seu fã em Cristo!

    1. Lúcia disse:

      Obrigada querido.

  47. benjamim disse:

    Que pena que ele não foi abortado!!!

    1. Pitagoras disse:

      Bom, então você é favorável ao aborto, pelo menos de pessoas que você não gosta, ou que são contra suas crenças.

  48. Beto Nasser disse:

    Nesse caso mesmo eu sendo evangélico eu sou favoravel ao aborto é um feto que tera no maximo 2 dias de vida vai nascer pra morrer logo nao tem cérebro parceiros cristãos leiam mais coisas cientificas que ler so biblia nao ajuda a nossa mente =)

    1. Beto Nasser disse:

      gente me mandando pro inferno em 3 2 1 rsrs

    2. Beto Nasser Qual é o DEUS que vc serve ? eu sirvo e conheço o DEUS do impossível ….Não limite DEUS. Quem vai dizer quantos dias de vida uma pessoa terá não é a lei dos homens e sim a lei DIVINA.

    3. Beto Nasser disse:

      Alexandre Agostine Ok Deus do impossivel leia mais ciencia meu querido nao só a biblia ,leia biologia ou alguma coisa mais restrita como neurologia que vc vai entender para se opinar em alguma questão sendo Social,religiosa ou até mesmo moral vc tem olhar os dois lados meu querido ! Aposto que nem a teoria evolucionista vc deve entender direito rs

    4. Beto Nasser disse:

      por isso nos chamam de alienados !

    5. Beto Nasser Aceite a JESUS novamente ….

    6. Beto Nasser disse:

      Alexandre Agostine e vc nao seje alienado

    7. Beto Nasser disse:

      Se o bebê chegar a nascer, a chance de sobreviver é muito pequena. Se sobreviver, não andará, não falará, não ouvirá. Tem apenas 2% de cérebro. Será um vegetal !

    8. Marilene Lima disse:

      Beto Nasser, o único que pode mandar alguém para o inferno é Deus, respeitando a escolha de cada indivíduo.
      E quanto ao fato do aborto em questão, pelo que sei, ainda não está, claramente definido, em que momento a alma humana começa a existir. Deus disse: "Não matarás." Apenas isto. Não há exceção para esta regra.

    9. Beto Nasser,
      Imagino vc em frente ao Mar Vermelho com Moisés e os outros hebreus dizendo: "Moisés, vc tem que ler mais artigos de ciência e física, cara. É impossível fazer um mar se abrir, Moisés, deixa de ser alienado". Ou ainda, imagino vc ao lado de Naamã falando: "Naamã, leia mais revistas de ciências, rapaz. As águas desse rio são impróprias. Provavelmente a sua condição vai piorar, sua lepra vai passar a um estágio mais grave". Posso citar vários outros exemplos, mas acho que deu para entender. É importante sim estar sempre bem informado quanto às ciências, mas isso não guia a nossa vida e nunca guiará. Eu vivo pela fé, não vivo pela ciência. E acredito mais na bíblia do que eu qualquer estudo científico. E na bíblia em que eu acredito está escrito assim: "Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?" (Gênesis 18-14). Deus é capaz de fazer tudo. TUDO !!! Inclusive desenvolver um cérebro num anencéfalo, já que "Porque para Deus nada é impossível" (Lucas 1:37). Isso é viver pela fé. Se não entende isso, vc não entende a fé.

    10. Beto Nasser seu Filho da puta, voce tem corajem de mandar alguém deixar de ler a bíblia, palavra de Deus para ler a porra de um livro escrito por um homem? Teoria evolucionista? Seu merda, desde quando encontraram o elo perdido? Milhões de fosseis, e nenhuma prova de evolução. Seu imbecil, ovoce fecha os olhos para a verdade em nome de um humanismo que valoriza animais sobre Deus. Idólatra, o Deus que voce serve, não é o Deus da bíblia, mas um ídolo inventando pelos seus mestres. Ter verei no Dia do Juizo, mas eu estarei em lados diferentes que voce.

    11. Beto Nasser disse:

      Wesley Moreira que belo testemunho que voce dá me chamando dessas palavras de baixo calão,belo cristão voce é e eu te digo uma coisa se Deus pode operar grandes milagre como nascer um cerebro num anencefalo ore aii pra ele curar meu sobrinho da sindrome de down eu ve se DEUS pode fazer nascer uma perna num amputado vc nao aceita opinioes contrarias a sua tipico de religiosos tapados que nem você !

    12. Beto Nasser disse:

      Wesley Moreira nao disse a ninguem nao ler a biblia ate pq ela eh o alicerce da nossa fé estou falando pra voces que estao condenaando veementemente o pastor ricardo a tambem conhecer a ciencia se formos pela biblia a terra e quadrada e porcos ruminam

  49. Roberto Souza disse:

    DEPOIS DO APOIO DELE À UNIÃO HOMOSSEXUAL, EU NÃO DUVIDO DE MAIS NADA…ALIÁS ACHO ATÉ FORA DE CONTEXTO CHAMÁ-LO DE PASTOR…

  50. Ricardo não é pastor Batista. Ele é pastor da Assembleia de Deus Betesda. aAntes de informar algo é bom rever a notícia.

  51. SANTOS disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    em defesa da fé DIVIDIDA, é do seu congresso esse pastor, da AD, você não diz que ela é unida, porque a divergência, se AD é unida? NÃO FALEI QUE CADA 1 TEM A SUA OPINIÃO E a AD ESTÁ CADA VEZ MAIS DIVIDIDA, até você o chamando de desviado, como pode isso, se esse pastor é amigo do mala, rs…

    e neste quesito estou de acordo com ele,

    DA MESMA FORMA QUE EU NÃO QUERO PRA MIM, EU NÃO QUERO PARA OS OUTROS, isso é pensar no próximo,

    me desculpe, mais convenhamos cada hipocrisia, QUERIA VER SE TAL FATO ACONTECESSE COM VOCÊ, QUAL SERIA A SUA OPÇÃO, já que agora é lei ???

    ME ENTENDAM, não prolongaria o trauma dos familiares, além do risco da mãe ???

    DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA DA FÉ.

  52. rudney disse:

    Ricardo Ameba de Diversos tipos de câncer Gondim.
    Esse é o cara sem cérebro.
    Mateus 24.24

  53. Almir disse:

    “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;

    Porque para Deus nada é impossível.”
    (Lucas 1:36-37)

    “E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.

    E riam-se dele, sabendo que estava morta.

    Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
    E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
    E seus pais ficaram maravilhados..”
    (Lucas 8:52-56)

    “E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
    E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”
    (Marcos 4:40-41)

    1. A M B disse:

      Essa criança era anencéfala ???

      Jesus abençoe

      1. edy disse:

        AMB.

        Isto é porque este dito comentarista aí é um considerado ´´inteligente“….

        Comparar João Batista com um sem cérebro…..Meu Deussssssssss!!!!lollolololololol………..

    2. Almir disse:

      Nada a ver.

      Leiam novamente os versículos que postei, há algo neles que vocês ainda não perceberam.

      Abraço.

  54. ' viu .. assim funciona o tal plano das 6 etapas … entenderam qual foi a "igreja" que apoiou ao hitler na alemanha ….. a igreja dos "marias vão com as outras" principalmente se der ibope eu for pagar de inteligente ou achar que já que a maioria é burra faço questão de ser minoria; indepentende da minha capacidade técnica no assunto.. já tenho uma opinião … a do governo !!!

    1. Meu Deus, depois de tanto escândalo, nada Me surpreende!!! Fim dos dias…

    2. Renata Resende …. "nem que seja para pior nós vamos melhorar" era um bordão sarcástico de um humorista nos anos 80 nos tempos da hiper inflação e politicagens … hoje olhando retroativamente muita coisa boa aconteceu, mas muita corrupção também, coisas inimagináveis no cenário político; a gente sempre se assusta …porque espera pelo melhor dos responsáveis … enquanto somos escandalizados ainda é menos mal pois podemos até vir a ser os escandalizadores … temos que vigiar e contristar o nosso coraçãozinho para que não fique envenenado …

    3. Carlos Rodrigo disse:

      Fabio Cassiano …. verdade…. Até dessas "areinhas" temos que nos livrar.

  55. Que o mundo acorde e escute a verdadeira mensagem do Pai.pois Sua volta está próxima, que muitas almas ainda possam ser salvas.

  56. Julio Cesar disse:

    Ricarod Gondim é aquele mesmo idiota intelectualóide que afirmou que a doutrina da volta de Jesus é apenas uma parábola e não literal.
    Nada mais que venha desse indivíduo me impressiona!!!

  57. Carlos Eduardo Neto disse:

    É muito facil falar quando não é com a gente,trabalho em dois hospitais e sei o que é o sofrimento de uma mulher p/saber se o filho que nasceu é perfeito.
    Como Cristão apóio a decisão do STF,precisa se sair da religiosidade e viver com mais clareza.

  58. Pitagoras disse:

    É chato esse negócio de ficarem só postando versículos da bíblia. Isso demonstra falta de argumentos condizentes.

  59. realmente depois que ricardo disse que nem todas as relações homoafetivas ou homossexuais não são prmiscuas, ou que a volta de jesus é uma utopia, deixa cada vez mais claro que o que se pode ver de DEUS nele é sómente a sua natureza pois, todo resto pertence a satanas suas idéias e santuario são dele

  60. EM DEFESA DA FÉ disse:

    EU SEMPRE CHAMAVA ATENÇÃO AQUI QUE O AMB ERA PASTOR DA IURD LEMBRAM? POIS AQUI VAI O PERFIL DO HOMEM, O MESMO TEM UM BLOG MEDÍOCRE, CHAMADO BLOG NA FÉ, AÍ VAI:
    Sexo Masculino Profissão Pastor evangélico Local Camboriú, SC, Brasil Introdução Cristão, Sou um homem bem casado Sirvo a Deus… e me importo com as pessoas… Interesses Mostrar que o compromisso de fé, é a base de tudo na vida de um cristão… Filmes favoritos Tenho muitos filmes favoritos, que me pego sempre assistindo repetidas vezes…kkk Mas, filme que pra mim são inesquecíveis, cito Ben Hur e o Quarto Sábio… Músicas favoritas Muitas dos anos 80… Da minha conversão… “”ENTRE NÓS, OUTRA VEZ”” SÉRGIO LOPES… “”AUTOR DA MINHA FÉ”” GRUPO LOGOS “”MEU CORAÇÃO É O TEU ALTAR”” BISPO MARCELO CRIVELLA Livros favoritos Bíblia… Nos passos de Jesus… Libertação da Teologia… Religiões Seitas e Heresias… A dose mais forte… Orixás, caboclos e guias, deuses ou demônios… O Bispo, biografia do Bispo Macedo… E os da Agatha Christie… Porque não disse antes hein? Estava com vergonha de que? Ser pastor é uma honra não precisava se esconder e negar, mas tudo bem agora colega vamos falar de pastor pra pastor, tem mais avisa pra seus colegas que estou chegando neles também viu, um abração pastor ANDRÉ MESSIAS.

    1. edy disse:

      EM DEFESA DA FEZES….

      E EUUUUUUUUUUUU……………..

      ATÉ AGORA NÃO ME DESCOBRIU E A QUANTO TEMPO NÓS COMENTAMOS AQUI….HUMM……

  61. EM DEFESA DA FÉ disse:

    se comporte direitinho pastor André Messias chamar seu irmão de abestado isso era quando você não era pastor agora você é pastor e não mais AMB

  62. EM DEFESA DA FÉ disse:

    É porque pastor André Messias eu só tenho bacharelado em teologia mas não tenho dez tratores como você tem

  63. Tiago Barreto disse:

    Gondim abandonou a verdade há muito tempo. Lamentável. Espero que os irmãos que ainda escutam o que esse "pastor" diz abram os olhos. O que significa humanidade? O que 8 pessoas dizem ou que Deus diz? Quem somos nós para julgar quando se pode ser considerado humano… Com quanto de atividade cerebral se pode considerar que há gente num corpo?

  64. Emerson disse:

    Pois é amigo conheço culto racional, mas fé racional????????Talvez seja essa a do Pr(????) Gondin

  65. Gil disse:

    Aqui tem uns “crentis” que são piores que ímpios: xingam, batem, humilham, não gostam de ter a sua opinião contestada, em suma precisam se converter. É claro todo mundo pode e deve expressar sua opinião acerca do assunto, mas discordar xingando, é o cúmulo do absurdo. Não sabem debater idéias. Pior do que não ter cérebro, é usá-lo para este mal que está dominando o meio evangélico – a intolerância com os diferentes.

  66. PrMarcos Vieira disse:

    A própria palavra de Deus se incumbe de julgar
    "Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo." – Gálatas 1:10

    1. PrMarcos Vieira disse:

      A questão é, em outras palavras, matar de forma deliberada o maior número de bebês que for possível, matar o maior número de bebês que você consiga persuadir as mães grávidas a permitir que você mate! E ficar podre de rico, cobrando as despesas médicas do governo federal por realizar a matança! Vamos examinar por um momento o que diferentes pessoas, ou grupos de pessoas, estão obtendo com essa prática satânica:

      – Os médicos abortistas estão se tornando podres de ricos.
      – O Sistema está implementado para atingir seus objetivos de "aumentar a taxa de óbitos" no período imediatamente anterior à implementação final do Reino de Cristo.

      Os líderes do governo atual se livram de qualquer embaraço usando o mesmo tipo de mentiras que o Anticristo dirá, sem incorrer na ira do eleitorado. Assim, todos eles sabem que o tempo está maduro para encenar o aparecimento do Anticristo. Se eles estivessem sendo colocados para fora do cargo por cidadãos enfurecidos quando são pegos em suas terríveis mentiras, iriam adiar o projeto de colocar em cena o Anticristo.

      Agora, porém, eles sabem que podem colocá-lo no cenário mundial. Este, acredito, é o verdadeiro significado de toda essa questão de se livrar das situações embaraçosas usando mentiras e cometendo genocídio com essas mentiras, sem qualquer reação contrária de nós eleitores.

      Satanás continua a puxar os cordões das marionetes, manipulando seus fantoches humanos a fazerem tudo aquilo que ele quer que eles façam.

      O que a Bíblia diz de toda essa "cultura da morte" que permitimos que aparecesse em nossa sociedade?

      1) Provérbios 8:36: "Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.".

      A partir desse verso, podemos somente concluir que a razão por que nossa sociedade está tão presa em um romance de amor com a morte e com as trevas, é porque a sociedade hoje odeia a Deus.

      2) Romanos 6:23a: "Porque o salário do pecado é a morte.".

      3) Jeremias 12:17: "Mas se não quiserem ouvir, totalmente arrancarei a tal nação, e a farei perecer, diz o SENHOR." Deus enfatiza a gravidade da situação do pecado repetido em uma nação, jurando por Seu santo nome que irá desarraigar a nação pecadora rebelde e destruí-la, exatamente como um jardineiro arranca uma planta do solo com a raiz inteira. Deus precisa destruir este país agora, pois acredito que já cruzamos a linha do julgamento inevitável, por causa das feitiçarias, dos assassinatos dos inocentes e indefesos, e toda uma infinidade de pecados nacionais. Certamente, este país chegou ao ponto em que "… já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela. Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro."

      [Apocalipse 18:5-6]. Como acreditamos que essa advertência, feita à Babilônia econômica de Apocalipse 18 possa ser ao Brasil, digo a todos e exorto a você a compreender a natureza séria e urgente da nossa condição nacional diante de Deus!!

      4) Mateus 18:10: "Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos céus."
      Embora alguns eruditos bíblicos possam argumentar que esse termo "pequeninos" se refira aos cristãos nascidos de novo ainda imaturos na fé, não podemos questionar a seguinte Escritura, em que Jesus disse: "Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus." [Marcos 10:14].

      Deus ama e protege as criancinhas e dará um julgamento severo e uma condenação eterna aos molestadores e assassinos de crianças no Dia do Juízo. Por outro lado, Satanás odeia as criancinhas e pede que elas sejam sacrificadas a ele. Satanás quer sangue inocente.. Assim, podemos chamar esses abortistas, especialmente aqueles que praticam o aborto no nascimento parcial — de praticantes de satanismo. Eles darão as boas-vindas à chegada do Anticristo, pois o tipo de negócio deles estará em grande procura no reinado de curta duração do Anticristo!

      Esse tipo de pecado contrário à natureza é parte do cumprimento das profecias bíblicas sobre o fim dos tempos. Em 2 Timóteo 3:1-4, o apóstolo Paulo descreve as características pessoais dos incrédulos nos últimos dias. Leia atentamente:

      "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.".

      Não é uma descrição exata das pessoas do mundo atual, da nossa sociedade ocidental? Não se deixe enganar. A atual "cultura da morte", em que bebês são mortos, idosos são mortos, doentes e outros cujas vidas são consideradas "indignas de serem vividas" são mortos, é um indicador muito forte da aproximação do Anticristo.

      Que Deus nos dê discernimento e a capacidade de jejuar pela nossa nação!

  67. Almir disse:

    Olá Pitagoras, tudo bom?

    Entendo o que você esta dizendo, porém essa matéria fala de um pastor que defende o aborto. Como ele é pastor evangélico cabe sim discutir a questão do ponto de vista religioso, doutrinário, biblico. Está em questão a posição dele como pastor cristão, e não o assunto das leis brasileiras relativas ao aborto, em si.

    Agora, fora desse âmbito religioso, eu entendo que vivemos em uma democracia laica, onde o “certo”, o “errado”, o “moral” e o “imoral” é ditado (em tese..) pela visão de mundo média, da maioria da população representada pelos governantes eleitos.

    Se o povo brasileiro, em maioria representativa, julga que o aborto não é crime, então cabe às leis se adequarem a isso, e acabou!

    – E se algum dia esse povo julgar “certo” obrigar o aborto, de maneira compulsória, por exemplo, em caso de não comprovação de uma “renda mínima” familiar para a criação de filhos, isso vira lei e pronto, assim é a democracia laica, sem dogmas e nem “moral absoluta”.

    Agora…

    Um dia desses minha esposa me disse que crê no poder de Deus e que levaria uma gravidez até o fim mesmo que fosse desenganada por médicos, mesmo que os exames apontassem “acefalia”.

    – Eu conheço a fé da minha amada e acredito quando ela diz que amaria aquele feto por todo tempo que ele vivesse, cada dia e até o fim.

    Eu sei que cada um tem sua fé (ou falta de fé) e que essas coisas não podem ser impostas, mas também não posso violar a minha consciência, por isso o meu voto é contra o aborto, por isso uso minha liberdade de expressão, porém respeito e acato a decisão da maioria nessa democracia.
    – A melhor forma de contribuírmos para a democracia é sermos autênticos.

    Mas Pitágoras, me diga:

    Desde quanto os defensores da descriminalização do aborto precisam do meu voto para vencer? Que necessidade há de eu me posicionar diferente do que manda minha consciência?

    Segundo o ministério da saúde, ocorrem anualmente no país cerca de 1 milhão de abortos, legais e ilegais, então boa parte da sociedade já decidiu. A adequação das leis no sentido da liberação ampla do aborto legal, é questão de tempo.

    Abraço.

    1. edy disse:

      Pitagoras..

      O que o Almir quer dizer que pastor bom é pastor hipócrita entendeu.

      1. Almir disse:

        Hipócrisia é pregar que “…para Deus nada é impossível…” e por outro lado mandar abortar o feto humano vivo, mandar exterminar suas chances e seus poucos dias, por causa de incapacidade mental – por ser esta uma situação “difícil demais” para Deus.

        “…Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
        Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, MAS NEGANDO O SEU PODER. Afaste-se também destes…”
        (II Tm 3)

    2. Pitagoras disse:

      Sr. Almir – maioria só é válida dentro da legalidade. Não se esqueça que a maioria (ou todos) prferiram Barrabás. Paz.

      1. Almir disse:

        “Legalidade” de quem?

        A “legalidade” é definida democraticamente no Brasil. A maneira de fazer isto é aquele estabelecida constitucionalmente, porém, a própria Constituição pode ser democraticamente reformada, pelo voto da maioria.

        Mesmo as chamadas “cláusulas pétreas”, que por exemplo tratam do ‘direito inviolável à vida’, ‘da liberdade de expressão’, etc… podem ser “despetrificadas” e reformadas se assim for o anseio majoritário no país.

        O artigo da nossa Constituição que estabelece a “legalidade” das alterações constitucionais é o artigo artigo 60, o qual determina no inciso IV:

        “Não será objeto de deliberação proposta tendente a abolir os direitos e garantias individuais.”

        Esse inciso funciona como um cadeado para “proteger” de alterações certos direitos e garantias estabelecido por exemplo no artigo 5º da Constituição, porém …. o próprio inciso não se “autoprotege” – não há “tranca” para defendê-lo.

        Se a maioria democraticamente representada no Brasil quiser mesmo mexer, por exemplo, na questão do “direito à vida”, basta 1) aprovação de emenda constitucional para alterar o artigo 60 e 2) aprovação de emenda constitucional para alterar artigos que tratam do “direito á vida”.

        – Simples assim.

        Não existe “dogma”, nem “moral absoluta” e nem “legalidade irreformável” em uma democracia laica, são apenas letras no papel que o sentimento majoritário representado (Congresso, Senado..) muda quando quiser.

        Pitágoras, se você quiser algo firme, imutável e inabalável para confiar você só vai encontrar isso em Deus.

  68. Pr kleyton disse:

    meu Deus a onde vamos parar, ja não bastava esse senhor que se diz pastor apoiar o casamento homossexual agora apoia o aborto, que Deus tenha misericórdia desse senhor e que suas ovelhas abram os olhos.

  69. Ricardo Gondim sempre foda!!! #apoiado

  70. titan disse:

    o Pastor Ricardo Gondim mais uma vez me surpreendeu, pois é um dos poucos da sociedade evangélica que tem um senso mais critico-racional , lembrando que ele também ja mencionou ser a favor da união civil entre homossexuais dizendo que a convicções de fé não podem influenciar, tampouco atropelar o direito de outros, respeitar as necessidades e aspirações que surgem a partir de outra realidade… PARABÉNS

  71. Tricia Meirelles Matta disse:

    Se tem o sopro de Deus está vivo, é um ser humano e sendo assim cabe a Deus a decisão de permanecer vivo ou não. Toda riqueza do mundo, toda conquista científica não são e não valem de nada diante da Grandeza e do Poder que Há ( querendo as pessoas ou não ) em Deus. Ele é o mesmo de ontem e hoje que opera milagres!!!

  72. edson disse:

    me amigo..vc usa texto fora do contexto..isso é um mal hoje da cristandade..esse versiculo fala de cristo pois todo o velho testamento fala de cristo.ele mesmo disse que os profetas e as escrituras dão testemunhos dele…e se vc não olhar para o ( vt )vendo cristo pode-se criar várias heregias como estamos vendo hj..colocando o homem no centro..e DEUS as porta…agora em relação ao aborto essa é uma situação delicada pq a maioria dessa pessoas não são evangêlicas e vivem pela lei (e pela lei e julgado).pq todo aquele que não está em cristo vive pela lei.então a questão é!!..ele julgam o que é certo ao seus olhos,julguam conforme a ciência..e DEUS na sua soberania repeita pois não o conhecem..e todos,todos serão julgados ..defendemos a vida de um natimorto,mas não combatemos a fome,a miséria a falta de carater,a falta de cristo no meio cristão…se um pseudo pastor tem fazenda,outro canal de televisão..prega um evangelho que não é cristo nós o defendemos,mas deixamos aquele miserável morrer de fome onde o dinheiro e usada de forma errada.pq não sabem granjear amigos com dinheiro ilisito (lucas 16.1:19)..pq esse dinheiro não e deles..eles são infeis ao olhos de DEUS..vc julga o que vê,DEUS vai muito mais além do nosso julgamento…e se vc prega um DEUS que cura porque não apresentaram uma criança curada dessa doença a mídia cristã ou secular para mudar a opinião pública..será que o poder de DEUS não é mais o mesmo que operava no tempo do apostolos ?..não sei!!! acho que sim..pois se assim fosse muito morreriam nós pulpitos por mentir a ao espirito santo…contextar e fácil em nome de DEUS..mas usar esse poder como o apostolos faziam e dificil pq naum há mais verdadeiros homems de DEUS tendo esse poder..por isso se vive um evangelho pobre sem vida…mais em palavras humanista, que palavras espirituais para mudar,conventer e mostrar que o DEUS de ontem e o mesmo hoje… muito se matou,muito se julgou em nome de DEUS,mas amar como cristo amou não precisa. o que importa e minha opinião com a biblia na mão e impor ao mundo que eu estou certo nem que tenha que matar por isso..essa terra banhada de sangue em nome de cristo,julgamentos em nome de cristo….em jão 11 temos lázaro morto e o senhor chorou..não pela morte do amigo,mas sim pq a humanidade não precisava passar pela morte,pelas doenças pela dor da perda de um ente querido…pagamos um preço do pecado original e hoje tentamos conserta as coisas aqui…mas a palavra de DEUS diz ao contrário…as coisas só serão refeitas no céu onde tudo será novo….e só se muda uma situação com oração muita oração e piedade daqueles que não conhecem a DEUS…porque o cristão não está aqui para mudar o mundo mas sim pregar a palavra de DEUS..pois esse jaz do maligno e está tudo preparado para o fogo..então aceitar ou não a decisão do estado cabe a qualquer cidadão..e uma vez julgada temos que respeitar nosos governantes…vc fala em vida mas então um policial evangênlico pode matar se a biblia diz ao contrário e ai como fica…ele não está exercendo a lei,ou alto defesa..mas ao olhos da biblia ele está matando um semelhante ao olhos de DEUS..nosso julgamento de certo ou errado prá DEUS não tem valor agora…pois ele está no controle de tudo até nessas pobres crianças…então parem de ser demagogos se sejam mais sal para se ter valor não luz que não reflete vida…
    eu quem sou…nada não sou evangêlico,não sou nada se um dia for pode acreditar não serei mais eu mas cristo vivendo em mim tendo sua mente,seu carater ser seu escravo não esse vida vazia que muito cristão vivem hoje em dia a onde fonte está seca,que jorra mais raiva,ira veneno do que vida..ser luz não é o que vejo muito de vcs hoje em dia….vejo apenas um monte de gente melhorada não transformada..que aceita tudo o que dizem sem lerem a suas biblias e ir verdadeiramente a DEUS pedir sabedoria, orar,chorar por essas almas.. que o vosso deus esteja com vc porque o meu é muito mais puro,santo e verdadeiro nas suas verdades,no seus julgamento pois a veste deve estar sempre limpa não importando a DEUS minhas opinião. pois opiniões não feita de fé..pois fé produz mudanças e escravidão daquele que me comprou sejam assim e valorizem o maior bem que já receberam….

  73. mauro disse:

    Lamentável por um dito “cristão”

    sabemos que a pessoa humana em seu estágio intra-uterino se encontra cada vez mais desprotegida e ameaçada. Numa sociedade em que ”ganha quem grita mais alto”, ela não pode gritar, não pode manifestar-se ou defender-se. Inocente, depende inteiramente de seus pais, da sua mãe em primeiríssimo lugar. Nesse caso específico o da anencefalia aludiu-se que seria um estado vegetativo de uma vida que só estaria ali por algumas horas, que a ausência de parte do cérebro transformaria a vida em puro estado vegetativo, que seria uma vida de puro sofrimento, sem sentido, que levaria sofrimento não só ao feto mas também que só faria sofrer a quem lhe estivesse em volta.

    Ora, para além do aspecto puramente subjetivo que está escondido por detrás dessas afirmações – em tantos casos o que não faltou foi sentido no nascimento dessas crianças, o que se poderia dizer então de pacientes como os de Mal de Alzheimer, doença degenerativa do cérebro que não possui cura? E de tantas outras doenças em que o enfermo nada pode fazer e pouco ou nada esperar? Devemos, por isso, aceitar que sejam eliminados também? Como recordou uma das pouquíssimas vozes lúcidas nesse julgamento – a do ministro César Peluso -, “O doente de qualquer idade, em estágio terminal, também sofre por seu estado mórbido e também causa sofrimento a muitas pessoas, parentes ou não, mas não pode por isso ser executado nem é licito receber ajuda para dar cabo à própria vida. O feto portador de anencefalia tem vida e, ainda que breve, sua vida é constitucionalmente protegida”.

    Paz e Bem

  74. Alguém avisa a esse tal pastor que ele já pode morrer ! Pq ele também não possui cérebro…

  75. SOBRE A MORTE HUMANA, SEJA QUAIS FOREM AS CIRCUNSTÂNCIAS, O ÚNICO QUE PODE DECIDIR É DEUS. INFELIZ DO HOMEM QUE TENTAR SE METER NESTE ASSUNTO PARA MATAR MESMO QUE SEJA CÉLULAS.

  76. nisso ele tem razão, células se multiplicando não significa humanidade, ele próprio é o maior exemplo disso.

  77. Ricardo Gondim não passa de um ateu que ainda não criou coragem para sair do seu sagrado armário religioso.Se continuar assim, sua herança será o lago de fogo e enxofre.

  78. Carlos Silva disse:

    Esse pastor é um inrresponsavel, que prega o que pensa e não o que a biblia diz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.