Pastor Rick Warren e sua esposa falam pela primeira vez sobre o suicídio de seu filho caçula

21

O pastor Rick Warren, fundador da Saddleback Church e autor do best-seller ‘Uma Vida com Propósitos’, e sua esposa Kay concederam a primeira entrevista após a morte de seu filho Matthew, que cometeu suicídio no início de abril. Os líderes da Saddleback Church conversaram com Piers Morgan do canal CNN pela Semana Norte-Americana de Prevenção do Suicídio (8 a 14 de setembro).

Durante a entrevista, o casal comentou sobre sua escolha de deixar a luta com a doença mental do filho fora dos holofotes da mídia em prol da dignidade de Matthew. O rapaz, de 27 anos, sofria de doença mental, segundo uma nota assinada pelo pastor na época de sua morte, que relatava que o filho sofria de depressão.

– Sempre soubemos que um dia seríamos porta-vozes sobre doenças mentais – afirmaram Rick e Kay.

– Estávamos sempre orando que ele seria curado milagrosamente por tratamento A, terapia B ou medicamentos, que iam ajudá-lo a gerenciar sua doença para o resto da sua vida, e, então, ele poderia contar sua história – completou o pastor, ao explicar o silêncio a respeito do assunto por muitos anos.


De acordo com o The Christian Post, o luto foi um dos temas abordados na entrevista, durante a qual o casal desabafou sobre sua dor e sofrimento, afirmando que vão contrariar as estatísticas de que quase um terço dos casais que perdem filhos acabam se divorciando. Segundo o pastor, ele está ainda mais próximo de sua mulher após a morte do filho.

– Luto é uma coisa boa, que é a maneira que temos através das transições da vida – refletiu Rick Warren, que também tratou do tema na série de pregações que iniciou no dia 27 de julho, data em que voltou a pregar após quatro meses longe do púlpito depois da morte de seu filho.

Durante a série de pregações, o pastor falou sobre as fases do luto: o choque, a tristeza, a luta, a entrega, a santificação, e, por fim, o serviço. A última pregação da série aconteceu essa semana, e foi intitulada: “Nunca perca a sua dor”.

Em seu sermão, o pastor disse à sua congregação que “a nossa mensagem mais profunda da vida, muitas vezes deixa a nossa dor mais profunda”. Ele disse ainda que Deus muitas vezes usa a dor para cumprir seus propósitos em nossas vidas.

– Eu posso suportar a dor, se eu vejo um propósito nisso – afirmou.

– Mas, infelizmente, a maioria das pessoas perde o seu sofrimento, não tira proveito de seus problemas e nunca aprende com suas perdas – completou o pastor em sua pregação.

De acordo com Warren, o maior e melhor uso da nossa dor é ajudar os outros. Assim, ele afirma, “não desperdice sua dor, deixe Deus te curar, eu reciclar, usá-lo para abençoar os outros. Use a dor como um modelo para a sua mensagem e testemunho no mundo”.

Por Dan Martins, para o Gospel+


21 COMENTÁRIOS

  1. Ora,irmãos quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamo-vos que não vos demorais facilmente do vosso modo de pensar,nem vos perturbeis,quer por espírito,quer por palavra,quer por epístola,como se procedesse de nós,como se o dia de Cristo já tivesse chegado.
    Ninguém de maneira alguma vos engane,pois isto não acontecerá sem que antes venha a apostasia,e se manifeste o homem do pecado,o filho da perdição.
    Ele jGMIX
    STAR DUST
    ESTRELA CAIDA
    PAI DAS SAFADESAS
    MÃE DAS MALANDRAGENS
    AFONSO
    ANA CLARA
    NICE
    BEREANO RADICAL
    EDUARDO PLEBEU
    PAULO
    DESIMAS
    FELIPE
    se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de culto,de sorte que se assentará ,como Deus,no templo de Deus,querendo parecer Deus.
    Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava conosco?
    E agora vós sabeis o que o detém,para que a seu próprio tempo seja manifestado.
    Pois já o mistério da injustiça opera;somente há um (CLAMANDO) que agora o detém..para que seja afastado.

      • Paulo disse: 18 de setembro de 2013 ás 6:48 pm
        Clamando, quando eu chegar na sua idade, eu quero ser um homem de respeito.

        E se um dia eu me tornar pastor (eu falei pastor, não animador de auditório), eu quero ser tudo o que vc nao e’, e o mais importante, quero revelar no meu agir os frutos que vc não tem.
        Responder Comentarclamando disse: 19 de setembro de 2013 ás 9:00 am
        duas coisas podem acontecer, voce nunca chegar a minha idade, pois viado tem tendencia a morrer mais cedo, pçor frequentar lugares perigosos e também por causa de troca de homens muitas vezes acabar com alguma dst…virar homem nunca…e a segunda quero te dizer que voce já está apto para ser um pastor, e nunca igual a mim com certeza…é só se integrar a igreja da lana holder que viado la bom de xupação tem garantido um picole como microfone…vai pregar para viados como você vai ser um sucesso
        Responder Comentar

        • POIS ENTÃO VAMOS TIRAR AS MASCARAS E MOSTRAR COMOI SE ESCONDER ATRAS DE NICKS clamando disse: 20 de setembro de 2013 ás 8:44 am
          Bereano Radical disse: 23 de agosto de 2013 ás 3:52 pm
          Ah vai arrebentar, sabia que você não deixaria visitar essa notícia. Essa teoria de viagem no tempo é bem ao estilo anjo alienígena do vai arrebentar.

          O demônio não suporta o que? O dízimo? Não foi com dízimo que Jesus expulsou Satanás no Deserto, foi com a Palavra de Deus, exatamente como o STARDUST tem feito com você.

          E sobre o demônio não tocar no dinheiro do dízimo, leia essa reportagem e me responda:

          Acusado de assaltar templos da Igreja Universal é preso em casa
          Apontado como chefe de um bando especializado em assaltar templos da Igreja Universal do Reino de Deus para roubar o dízimo doado por fiéis, Anderson Leonardo Santos de Aguiar, de 32 anos, foi preso na noite de segunda-feira por agentes da 64ª DP (Vilar dos Teles) em casa, no bairro São Mateus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ele é acusado de cometer pelo menos três roubos contra a instituição religiosa. Segundo a polícia, o bandido confessou os crimes após ver vídeos que o flagraram em ação.

          “Vamos investigar se há alguém de dentro da igreja que forneça informações para o acusado e seus comparsas, como o valor arrecadado com o dízimo”, disse o delegado Delmir da Silva Gouvêa, titular da 64ª DP.
          Responder Comentar
          clamando disse: 24 de agosto de 2013 ás 11:32 am
          TENS O NOME DAQUELES QUE INVESTIGAM A VERDADE PARA NÃO SEREM LUDIBRIADOS, MAS SER RADICAL MUITAS VEZES NOS CEGA A PROCURA DE UMA VERDADE, QUE SOMENTE É POSTA PELA FÉ…LEMBRE-SE ABRAÃO NÃO RECEBEU AS PROMESSAS, MAS AS VIU AO LONGE E A CIDADE A QUAL O ARQUITETO E CONSTRUTOR É DEUS, E PELA FÉ ESPERA CHEGAR LA…CUIDE PARA NÃO SE ENSOBERBECER, PAULO FAZ DIVERSAS ADVERTENCIAS SOBRE ISTO..FICAI POIS ARRAIGADOS E SOBREEDIFICADOS NELE, E CONFIRMADOS NA FÉ, ASSIM COMO FOSTES ENSINADOS, ABUNDANDO EM AÇÕES DE GRAÇAS, ONDE VOCE RECEBEU O EVANG.? QUEM PREGOU PARA VOCE ? CERTAMENTE ACEITOU A JESUS EM ALGUM LUGAR, CERTO? LA NESTE LUGAR NÃO RECEBEM DÍZIMOS? ENTÃO VEJA BEM SE ESTES FORAM EM EXCELENCIA DIGNOS DO MESTRE P-ARA TE ANUNCIAR O EVANG. ONDE ESTÁ O ERRO…NELES OU EM SER RADICAL SOBRE ALGO QUE SALVA E LEVA O EVANG. A MILHÕES DE BRASILEIROS…A QUEM DEUS DARA A COROA DA VIDA…A TI OU A ELES…CONHECENDO O CAMINHO , BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E TODAS AS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS, BOM SERIA, QUE A O INVÉS DE ESTAR AQUI AGORA, PREGANDO CONTRA AQUELES QUE GANHAM ALMAS,, VOCE FAÇA ISTO…MÉDICO CURA A TI MESMO
          Responder Comentar
          STARDUST disse: 24 de agosto de 2013 ás 11:45 am
          aonde eu congrego não é cobrado dízimos. inclusive eles ensinam que dízimo não é mandamento. quando eu fiz o primeiro contato com eles, para conhecer o que eles acreditam, a segunda coisa que eles me informaram foi sobre dízimo e que lá eles não recolhem pq não é mandamento.

          eu obviamente já falei pra eles que eu já conhecia essa verdade.

          Clamando… se dízimo é importante pra obra, então pq Jesus e os apostolos não tomavam dízimos para faze-la?

          E paraliticos andavam, cegos enxergavam, mortos ressucitavam…

          Porém vcs recolhem os dízimos, coisa que eles não faziam, mas os milagres nós não vemos…

          clamando explica? ou vai deixar pro freud mesmo?
          Responder Comentar
          clamando disse: 24 de agosto de 2013 ás 2:10 pm
          vejam só como desmascarei mais uma ves o stardust…aqui ele é o bereano….se esqueceu de trocar o nick…é pai das safadesas quero ver se escapar desta agora
          Comentar
          Responder Comentar

  2. Bom dia Gospel +, vc´s podiam dar uma revisada na reportagem, tem bastante erro de português. Pelo menos de concordância. Algumas frases do pastor têm cara de Google Translator que não foi revisado.
    Grato,
    Att.

  3. Clamando (Márcio Collins), não entra comigo que você só perde. Vou te dar um pouco do seu próprio veneno.

    Já que segundo o seu “brilhante raciocínio”, porque o STARDUST respondeu algo que você perguntou para mim, eu sou ele, vou te dar um pouco do seu próprio veneno e te desmascarar usando o seu próprio raciocínio.

    CLAMANDO DESMASCARADO:

    Eu estava falando com o Vai arrebentar (Templo da Igreja Mundial do Poder de Deus é novamente fechado por “perturbação do sossego”), e você se esqueceu de trocar de nick, e respondeu por ele. Então, Clamando (Márcio Collins) também é o covarde do Vai arrebentar? Quantos outros nicks você tem? Eis a prova (segundo o seu “inteligente” raciocínio”):

    Bereano Radical disse: 18 de setembro de 2013 ás 7:12 pm
    Vai arrebentar seu franguinho de terreiro covarde, eu estou com o smarth aguardando seu email. Onde está o seu email? Se você não responder e fugir, eu vou tirar uma foto lá na sua IURD, com uma folha escrita: Bereano Radical esteve aqui, e disponibilizar para todo mundo que quiser por email, para provar o covarde que você é. To esperando seu email.

    Bereano Radical disse: 18 de setembro de 2013 ás 7:16 pm
    arthsalomao gmail, me escreve que vou te responder, e descrever como me identificar, e você faz o mesmo. Vou estar com uma folha de papel, escrita: Bereano Radical esteve aqui.

    Em 40 min eu chego, to aguardando seu email. Achou que ia escapar com esse papinho de 30 minutos? Eu não gosto de brincar com covardes que cantam de galo como você. Vai me esperar se honrar a sua palavra, e me tirar daí no porrete.

    Meu email já está aí, estou esperando sua resposta.

    clamando disse: 19 de setembro de 2013 ás 9:17 am
    é jussara só assim para um homem te pegar hehe esta vale a maxima se me vir agarrado em mulher feia aparta porque é briga…stardust porque não te calas…sei que estão é louco que eu entre no imail deste nick que usas , para saber quem eu sou…mas não colça não entro nesta……quando vais com o grão eu já voltei com o fuba

    Eis sua lista Clamando (Márcio Collins), ainda vou descobrir mais:

    Eis a lista do Clamando (Márcio Collins):

    CLAMANDO (nick preferido, onde posa de santo, mas já foi desmascarado como adúltero, fornicador e pegador de dragão).
    MÁRCIO COLLINS (nome de guerra quando se apresenta nos shows)
    APARECIDO CASTALDO (nome verdadeiro, revelado na reportagem da cabra Carmelita)
    VAI ARREBENTAR (esse ele vai matar depois que foi publicamente envergonhado)
    PAI DAS SAFADEZAS (utiliza às vezes para associar ao STARDUST, mas se entrega nos erros de português, esquece que o STARDUST não é analfabeto)
    MÃE DAS MALANDRAGENS (utiliza às vezes para associar ao STARDUST, mas se entrega nos erros de português, esquece que o STARDUST não é analfabeto)

    Bereano bate o pé e a galinhada corre.

    • o diabo sempre fazendo ameaças e tentando amedrontar , mas a palavra dis nos escolhidos satanas não pode tocar…heheh não tem como perder para voces..pois meu senhor já os venceu na cruz do calvario

  4. pastores que amam em primeiro lugar seus proprios nomes, e esquecem de seus filhos, a maioria deles dão muito trabalho, simplismente porque querem atenção, o que adianta ganhar o mundo e perder sua familia. Ainda me lembro de meu pai (pastor) chegando dos trabalhos missionarios semanas fora, estavamos há semanas abandonados, com medo e as vezes com fome, e eles chegavam com muitas coisas pra contar, e nos teriamos que ser o exemplo pra igreja ja que um pastor que não governa bem sua casa não pode administrar a Igreja. Só Deus pra curar a alma daqueles filhos de pastores que se entregarem para serem curados e libertos.

    • lembrando dos meus sete irmãos apenas dois são crentes os outros todos desviados e ceticos e claro nunca passou pela cabeça de meu pai que nos faltou orientação e cuidado

      • Você está certa. A nossa primeira igreja (Congregação) é a nossa família.

        “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. (1 Timóteo 5:8).

        • Isso vale pra você Clamando (Márcio Collins), deixar esses passeios de barco com seus dragões, e dar mais valor pra Carmelita.

          “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. (1 Timóteo 5:8).

  5. Resumindo: Ainda vai escrever livros sobre este tema e ganhar mais dinheirinho, que é o mais interessante nestas pessoas de ânimo doble. Enchem minha paciência estes idiotas e alienados com suas misoginias, homofobias e crenças em seres invisíveis e inúteis. E orar pelo filho ao invés de ajudá-lo efetivamente foi muito melhor, não é mesmo, pais de um filho que precisou muito de vocês e só ganhou orações! Lamentável vossa crença!

    • Elias, não confunda a atitude desse pastor (segundo o seu julgamento, pois eu não o conheço pessoalmente para julgá-lo) não tem nada a ver com a nossa crença:

      “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. (1 Timóteo 5:8).

  6. É realmente lamentável que nem a fé em Jesus, nem a palavra de
    Deus puderam salvar o rapaz de uma decisão tão avessa a
    doutrina cristã, que é o suicídio. Sendo este filho de um pastor,
    seria de se supor que todas as orações e fé empenhadas seriam
    eficazes. Satã Vinces.

  7. A doença do filho do Warren,não é Homessexualidade,que embora não seja doença,é desvio de conduta.Em outra entrevista o Pastor conta que os melhores médicos dos EUA o acompanhava,tomava medicamentos fortíssimos,sentia dores terríveis,a ponto de andar de um lado para o outro em busca de alívio.Se ele fsse Homosexual,ele assumiria normalmente,já que tinha 27 anos.Porém fez aquilo,porque chegou ao seu limite,ponham-se no lugar dele.

  8. QUE PENA, QUE ESSA TRAGÉDIA ACONTECEU COM ESSE PASTOR E ACONTECEM COM TANTAS OUTRAS FAMÍLIAS…
    DEPRESSÃO É UM PROBLEMA MUITO SÉRIO. TIVE DEPRESSÃO POR ANOS, É TERRÍVEL, TINHA VONTADE DE MORRER DORMIA E ACORDAVA TRISTE, NADA ME FAZIA SAIR DA PROSTAÇÃO…………EU ERA EVANGÉLICA, MAS, NÃO CONVERTIDA. ORAVA, MAS, NADA ACONTECIA, PAREI DE ORAR, PASSEI ACREDITAR QUE JESUS CRISTO ERA COMO PAPAI NOEL, SÓ ERA VENERADO QUERIDO, MAS NADA.
    PORÉM, NUMA NOITE TIVE UMA VISÃO DE DEUS( o relato é grande, porisso não vou escrever tudo) DESDE ENTÃO CREIO EM DEUS E JESUS CRISTO…………….´E COMPLICADO A TAL DE FÉ, É COMPLICADO A RELIGIÃO, É COMPLICADO A CABEÇA DO SER HUMANO.A GENTE QUESTIONA TUDO…………………….EU PENSO QUE DEUS NÃO SE QUESTIONA. DEUS É DEUS E PRONTO………………..A GENTE RESPEITA, UNS DIZEM AMAR, E OUTROS TENTAM FAZER A SUA VONTADE, COMO EU……………….TENTO

DEIXE UMA RESPOSTA