Pastor Silas Malafaia fala sobre os papéis do homem e da mulher no casamento, e afirma uma esposa sábia “edifica a casa” a partir do que o marido “provê”

45

Casamento é uma instituição sagrada para os cristãos, e apesar das exigências implícitas que se tornar casado traz – como adaptação e responsabilidades -, muitas pessoas continuam sonhando e planejando formar uma família nos moldes tradicionais. Nesse contexto, o pastor Silas Malafaia publicou um artigo falando sobre os papéis que homem e mulher devem desempenhar na união.

“O sucesso do relacionamento familiar e a durabilidade do casamento também dependem do modo como o marido e a esposa desempenham seus papéis conjugais e sociais. Tanto na sociedade como na família, exercemos funções importantes: a de marido ou esposa, a de pai ou mãe, a de filho ou filha, a de irmão, a de provedor, a de educador, a de amigo, a de patrão ou empregado, a de pastor ou ovelha, a de aluno ou professor etc., e precisamos exercê-las com sabedoria e excelência”, introduziu Malafaia.

O pastor explicou que “de um modo geral, podemos afirmar que o homem é mais lógico e racional do que a mulher. O papel social dele, designado por Deus em Gênesis 2.15, é proteger, prover e liderar a família”, escreveu o pastor, acrescentando que “quando Adão e Eva desobedeceram e comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus dirigiu a palavra primeiro ao homem (Gênesis 3.9), pois sobre este pesava a responsabilidade de desempenhar bem a função de líder, protetor e provedor do jardim. Assim, até hoje, quando o homem não cumpre com suas atribuições, transferindo para a esposa a responsabilidade dele como líder e provedor, enfrenta problemas em casa”.

Já em relação às mulheres, no texto o pastor aponta que “biblicamente falando, compete à mulher ser adjutora, ou seja, auxiliar do marido na missão de proteger, prover e liderar a família”. Silas Malafaia observou que “Deus delegou à mulher uma função de extrema importância na família”, pois ela “foi criada com intuição e sensibilidade mais aguçadas que as do homem, para equilibrar os relacionamentos familiares, agindo como uma sábia mediadora, trazendo harmonia ao lar. Por isso, em Provérbios 14.1, é dito que toda mulher sábia edifica a sua casa”.


O equilíbrio dos papéis está justamente no ponto em que “a mulher é quem edifica a casa, mas compete ao homem fornecer proteção e o material para sua edificação”.

“A mulher não pode construir a partir do nada. O provedor tem de desempenhar bem seu papel. Como líder, ele tem de dispor tudo o que for preciso para a esposa edificar a família, evitando que a esposa se sobrecarregue com todo o trabalho. Tanto na educação dos filhos como no relacionamento conjugal e nas tarefas domésticas, a mulher edifica a casa, mas é o esposo que provê os meios necessários, cooperando com ela”, orientou.

O pastor alerta ainda para os conceitos sociais contemporâneos que podem influenciar negativamente o casamento: “Embora a mídia secular dissemine o discurso de que os papéis tradicionais do homem e da mulher no casamento não sejam mais viáveis, hoje, numa sociedade em que a mulher ascendeu profissionalmente e que as famílias não têm mais a mesma estrutura nuclear devido a divórcios e novos casamentos ou ‘produções independentes’, devemos continuar enxergando os papéis do marido e da mulher à luz da Palavra de Deus, a fim de que os vínculos afetivos que ligam o casal sejam saudáveis e redundem em bênçãos para os cônjuges, para seus descendentes, para a Igreja e para a sociedade como um todo”.

O pastor ainda acrescentou que “a esposa pode até ganhar um salário maior do que o marido, ser profissionalmente mais bem preparada e obter melhores oportunidades no mercado de trabalho; contudo, como mulher sábia, ela deve continuar exercendo seu papel de adjutora idônea”, pois segundo ele, “a mulher sábia não inverte os papéis nem age de maneira arrogante, a fim de não humilhar o marido e não minar a liderança dele. Se fizer isso, estará agindo como uma tola, que, em vez de edificar, destrói sua casa com as próprias mãos, e a família toda sofrerá com problemas de ordem espiritual, emocional e até material, podendo desagregar-se com a separação do casal”, ponderou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

45 COMENTÁRIOS

  1. Homem e mulher são uma só carne, e antes do pecado não havia distinção entre os gêneros. O Espírito Santo também é nosso adjuntor, nosso auxiliador, isso não significa que ele está sujeito a nós.

    A submissão da mulher é consequência do pecado, como a morte, as dores de parto, as doenças etc.., e não o ideal de Deus:

    “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”.
    Gênesis 3:16.

  2. Pena que existam pessoas que se fecham para o aprendizado e conhecimento saudável e preservação do que é correto, negando-se a aceitar a existência da sujeira mundana e distorção dos valores familiares…….Parabéns Pastor Silas….

  3. Eu concordo com o Pr. Silas Malafaia! Por isso que muitas famílias estão sendo destruídas. Pais e filhos desestruturados, cada um tem que exercer seu papel, tem que ser temente a Deus em primeiro lugar, segue versículo da Bíblia.

    Mateus 7:24-27
    Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
    E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
    E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
    E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

  4. Paulo,eu vou sair e perguntou em outra matéria nada tem a ver com o Clamando,jurei a Deus que não entro mais nesse site,o fingimento aqui não tem limites,e vou te falar a verdade estou saindo muitooooooooo magoada,um abraço a você,Clamando,Bereano e Mary.Fiquem com Deus.Tambem gosto de você de coração.

    • Dani, não jure a Deus, e não prometa nada, pois somos todos humanos e falhos, e você pode voltar atrás, e espero que volte, pois você vai fazer falta. Estaremos aqui para recebê-la. Que Deus te abençoe.

      Paulo, ela deixou o email para o STARDUST, e ele não respondeu nada. Em questões de relacionamento nosso amigo é muito tímido e devagar.

      • Ahh então foi isso?? rsrs Dani, o Stardust não esta’ aqui pra namorar, a missão dele aqui e’ desmascarar os iurdianos e a teologia da prosperidade, em especial o engodo do dizimo… Mas eu compreendo que a inteligencia e sabedoria biblica do Stardust tem sim um certo apelo, se eu fosse mulher eu pegava hahahaha

      • A igreja deveria então, disciplinar homens malandro que tem la e ficam encostados nas esposas ..se ela não ir na luta trabalhar passa fome , conheço muitas ate mulher de pastor ,,fala e muito fácil quero ver fazer..

      • tipico de uma pessoa que nunca conheceu a DEUS.

        assim disse bereano radical:pois somos todos humanos e falhos, e você pode voltar atrás,

        MAS O SENHOR JESUS DISSE:
        Aquele que lança mão do arado e olha para traz não é digno do reino de DEUS.

        O proprio JESUS disse que aquele que vive voltando atras em suas decisões não esta apto a ser dominado por ele.
        POR ISSO O TAL BEREANO QUE SE DIZ RADICAL.
        E dominado por uma pomba gira, onde em um de seus comentários em um outro post ele mesmo disse isso.
        o abuso na infância lhe trouxe traumas.

        O bereano você tem que perdoar seu titio, e seu primo.

        • Cesarr71 (vai arrebentar disfarçado), Jesus nos disse para honrar nossa palavra, que nosso sim seja sim, e nosso não seja não. Também nos alertou para não jurarmos. Somos todos falhos, e não sabemos o dia de amanhã:

          “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.” Contudo não sabeis o que acontecerá amanhã. Pois o que é vossa vida? É como vapor que aparece por um tempo e logo se vai. Ao contrário deveria dizer, “se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo.” Você, porém se vangloria em sua soberba. Toda soberba é maligna.”

          Por isso disse à Dj28 para não prometer nada, para não acabar tropeçando.

          Cesarr71 (vai arrebentar disfarçado), quem tem traumas é você, que vive chorando pelos cantos, e pensa no STARDUST o dia inteiro ao invés de dar atenção à sua Maria Fernanda. Imagina, com uma mulher ao lado, ficar chorando pelos cantos pensando em STARDUST e Macedo, é muito trauma né.

    • Dani, vc e’ uma muito sensivel, Aprenda que nessa vida a gente precisa desenvolver couraça de rinoceronte. Se vc for sair de um emprego, da escola ou deixar de frequentar lugares para não ter que conviver com pessoas de duas caras, vc nunca vai fazer nada ou ser alguem na vida. Muita gente aqui no mesmo instante que me beija o rosto me esfaqueia pelas costas, ou entra com outros nomes para me alfinetar, mas se eu fosse ligar pra isso eu nao viveria. Vou te dar uma dica preciosa: quando perceber que alguem não gosta de vc, pare de ler os comentarios dessa pessoa, não a prestigie respondendo sua provocaçao, não lhe de atencao, deixa ela falando sozinha e toque a sua vida. Quando ela perceber que não te atinge, ela cansa e parte para infernizar outra pessoa mais fraca. Mas saindo dessa maneira vc declara derrota e a vitoria dessa pessoa, e e’ isso que ela quer.

      • Paulo,
        Falou bonito. É isso mesmo!
        Percebi que vc sabe muita coisa do passado desse site… Eu fiquei pensando, o Paulo comenta diariamente e em quase todas as matérias… Como pode ter ficado tanto tempo só lendo os comentários! Não, o Paulo não ficaria quieto sem dar uma resposta aos absurdos que se falava aqui! E aí Paulo, vc nunca esteve aqui usando outro nick? Depois do que vc falou no último comentário que trocamos, tá lembrado?
        Não pense que sou bobinha, mas eu nem lembrava mais… Sempre procuro esquecer o que ouço de mal e me lembrar só das coisas boas, rsrs…
        Mas, valeu pela lembrança…

        Dani, diga ao povo que vc fica! kkkkkk
        Bjsss….

        • hahaha Mary, eu so’ nao vou jurar pq nao tenho esse costume, mas serio eu nunca postei aqui com outro nome, mas acompanho esse site por mais de 3 anos. Eu postava com frequencia no blog Cristão da Universal, mas aqui eu so’ vinha ler e me divertir com as brigas de vcs. Vcs me conhecem a pouco tempo, mas eu conheco vcs de longa data. Quanto a postar em quase todos os topicos, nao e’ bem assim, eu passei a postar com maior frequencia nas ultimas semanas, como o Edy Mancebo mesmo falou, e isso e’ porque terminei um projeto pessoal e estou praticamente desocupado no momento. Mas acredite, eu nunca postei aqui usando outro nome.

    • LAMENTO QUE MAIS UMA VEZ VAIS DEIXAR STARDUST VIOLENTAR TUA VONTADE E SAIR DAQUI, FIQUE É SÓ NÃO DAR OUVIDOS , POPSTE COM OS OUTROS INTERNAUTAS QUE TE IDENTIFICAS, O RESTO É CONVERSA, AQUI É MUITO BOM SERVE PARA DESCONTRAIR E ATÉ RIR, ENTÃO DEIXE DE BOBAGENS E FIQUE É UMA ORDEM KKKKKKKK

      • Que foi agora? o hericson tbm esta’ indo embora? poxa, com todo mundo se despedindo daqui a pouco so’ vai restar eu, o Stardust, clamando, o lulalele’ e o vai arrebentar, esses dois ultimos não vao embora nem bloqueados kkkkkk pode bloquearem a vontade que eles voltam, parecem bumerangue kkkkkkkk

  5. Sou professor de psicologia. As palavras do pastor Silas tem seu respaldo na psicanálise de Freud. Seguir a Bíblia não é seguir simplesmente os dogmas de uma religião, mas fundamentar a estrutura de uma sociedade e da própria família que a constitui.

  6. Quem sabe sobre o tratamento/atenção que o Malafaia dá à esposa, é o Caio Fábio. kkkkk

    “Para Bostom de tempo em tempo manda a esposa para lá”(caio Fábio)

    • Silas Malafaia ia sempre a Boston quando o sobrinho dele o Moyses Malafaia estava la’ com uma mega-igreja lotada, uma tal de igreja com cara de leao. Quase todo mes ele ia recolher dizimos em dolares dos brasileiros da area, mas ai de repente o sobrinho que era ate’ jovem teve um piripaque depois de um culto e morreu fulminado, depois disso nunca mais ouvi falar de Malafaia nos Eua, me parece que a igreja ate’ fechou depois disso.

  7. A presença da mulher no lar protege os filhos e equilibra os sentimentos de respeitos mútuos.
    Quando a mulher sai para trabalhar,os filhos sentem uma falta enorme,principalmente quando
    retornam da escola. Mas, não tem outra saída, pois com esse salário mínimo, tem mesmo é
    que enfrentar essa realidade. Alguns preferem a esposa no lar, outros,preferem trabalhando
    para ajudar nas despesas, sem brigas.

  8. moisés disse:
    28 de março de 2014 ás 10:05

    Certamente de opinião diferente posto em quadro separado de outros internautas.
    Realmente, concordo plenamente,que diante de ativismo tão ferrenho, de politica do caos, do fornecimento continuo de armas, contra a familia, a igreja a moral e bons costumes, abrimos aqui um grande precedente, para a entrada do anti-Cristo.
    sim isto é uma verdade, está mais do que claro que a militancia, gay ateia, com ajuda da onu unesco governo lula, abastece não somente com leis, mas verbas para perseguir, as instituições que ai estão.
    Não posso entender cristãos teologos, que permeiam o site, a não ser como alguns, que apenas como analfabetos funcionais, militam contra a igreja pastores e as missões, postam textos colados de ateus ou desviados do verdadeiro evangelho.
    Enquanto outros possam discordar, deste real enjoo que nos assombra ao ver dois homens ou mulheres em plena via pública aos beijos e abraços.
    a o longo de anos e com ações bem planejadas, vemos o anti -Cristo estabelecer seu reinado, até a chegada do caos, simples evidencia, o esfriamento da igreja, o grande numero de apostatas, o grande numero de desviados, dentro e fora da igreja.
    A perda de moral e bons costumes, o fim da familia como a conhecia , televisões e radio que outrora servia de entretenimento para toda familia, hoje claramente abertamente, fazem apologia gay e ateia, grande material de pornografia, falta de moral adultério, a comunicação, escrita falada televisada, voltada contra a igreja e a familia.
    Decisões históricas acontecem em nosso tempo, marcando claramente, a atuação de satã e seu reino leis que dão união estável com direito a adoção, para gays, cabe-me separar enquanto cidadãos, o direito a união civil direito de livre escolha, fazem o que quiserem quanto as suas vidas. Mas com relação a adoção, deve-se realmente ser tripudiada pela sociedade, estabelecida hetero afetiva, como fonte geradora de vida.
    Leis de privilégio, para uma pequena casta em detrimento de uma sociedade, ora temos o estatuto do menor e da juventude, este que na pratica, não funciona, vemos crianças espancadas até a morte seviciadas estupradas , e seus algozes entram e saem pelas portas da frente das delegacias e foruns, e ninguém as socorrem, e ainda corre nos meios politicos camara e senado projetos de lei, que desejam baixar a menor idade sexual, ou seja, abrir precedente na lei, para pedófilos para estrangeiros que vão ao brasil atras de sexo infantil, sem serem molestados, que vergonha.
    Quanto aos jovens infratores, ( bandido terriveis assassinos ) nosso congresso mais uma vez diz matem e roubem que até aos dezoito, está de boa, que equivalencia é esta com a familia estruturado no passado que aos dezeseis os jovens já estavam prontos para casar, constituir familia, e diga-se pequeno era o numero de divórcio e de menor abandonado, que familia existe hoje.
    vemos mais ainda que com todo avanço da ciencia, fica comprovado que ser gay é desvio de conduta é promiscuidade, não é gene, então não se nasce assim, não é doença segundo o conselho nacional de piscologia, então é perversão mesmo.
    Agora então para finalizar, se nós igreja do Senhor não levantar abandeira da familia moral e bons costumes, estamos aqui para que? será que joão batista encontraria na herança que aquele que profetizou , não ser digno de amarrar as sandalias que batizaria com fogo, que faria a diferença entre quem serve e quem não serve entre o impio eo justo, devemos nos calar e veja bem aqui em nenhum momento, deixo passar a impressão de ódio raiva ou pré conceito aos gays, aqui nãoo manifesto nenhum jogo ou pratica homofóbica, mas defendo o direito de que a igreja e seus pregadores, e estes interessados em falar a verdade se calem diante do caos, diante do anti-Cristo.
    IMAGINEM NOSSOS IRMÃOS DA IGREJA PRIMITIVA NEGAR A CRISTO POR CAUSA DA FOGUEIRA OU DA BOCA DOS LEÕES , AQUI FICA A PERGUNTA, SE COMBATO O BOM COMBATE, POSSO ME EMBARAÇAR COM AS COISAS DESTE MUNDO PERDIDO, OU DEVO FAZER PARA AGRADAR AQUELE QUE ME ALISTOU.
    PARABÉNS BELA REPORTAGEM E SAIBA TAMBÉM SINTO NOJO
    Responder Comentar

    Bereano Radical disse:
    28 de março de 2014 ás 10:22

    “No nono ano de Oseias, o rei da Assíria tomou completamente Samaria e levou Israel cativo para a Assíria. Ele os estabeleceu em Hala e junto a Habor, rio de Gozã, e nas cidades dos medos”.

    “E isso ocorreu porque os israelitas tinham pecado contra Yahweh, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egito, e porque haviam adorado outros deuses, 8e seguiram as tradições e costumes das nações que o SENHOR tinha expulsado da presença dos filhos de Israel, e outras práticas pagãs que os próprios reis de Israel introduziram. 9Os israelitas também agiram de forma pecaminosa, em secreto, contra Yahweh, o seu Deus”.

    Ninguém pode se levantar contra Deus e vencer. Deus é quem entregou Israel nas mãos das nações, porque se desviaram dos caminhos de Deus. Se a igreja (instituição) está esfriando e perdendo espaço para o mundo, é culpa dela mesma. Ela mesma está se destruindo por dentro. E pior, está querendo se consertar por fora. Está querendo tirar o cisco do mundo, com uma enorme trave no olho. Acha que Deus, que não poupou Israel, vai poupar as igrejas que estão se contaminando?

    “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
    E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
    Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
    E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
    (Apocalipse 2:20-23).

    Portanto, parem com essa desculpa esfarrapada de militância gay e atéia, são vocês que estão se prostituindo, se tornando mal falados entre as nações, se tornando vitupério para os seus inimigos, por seus próprios pecados e por sua própria iniquidade. E eu lamento por isso, porque de certa forma, mesmo me negando, são o meu povo.
    ResponderReport user Comentar
    moisés disse:
    28 de março de 2014 ás 11:29

    SÓ PORQUE FAZES MILITANCIA ]ATEIA E GAY SERA QUE EM NENHUM MOMENTO PODES LER E INTERPRETAR USAR DE HERMENEUTICA E EXEGESE , NÃO INTERPRETOU SÓMENTE DISPARAS COMO UM ATIRADOR LOUCO, NENHUM MOMENTO OLHOU O CENÁRIO A SE DESENROLAR, DA NAÇÃO BRASILEIRO, TORNOU O TEU POST PESSOAL, ATACOU SEM MOTIVOS SE EXIMIU DE QUALQUER CULPA, E EU SEI BEM PORQUE, NA VERDADE, STARDUST BEREANO SÃO A MESMA PESSOA E UNICOS A POSTAR TEXTOS COLADOS DE DESVIADOS E ATEUS GAYS AQUI NO SITE, ENTÃO ESTA CULPA É TUA, E DESTES QUE TE PATROCINAM OS ATIVISTAS ATEU GAYS…FICA CLARO EVIDENTE TEU ATAQUE, MOSTRANDO APENAS QUE MAIS UMA VEZ CAI TUA MASCARA STARDUST BEREANO

  9. Não adianta os filho das trevas nunca irão aceita o que esta escrito na Bíblia, por isto que esta bagunça toda no Pais,Alguns casais acham fácil uma separação dai fica os filho alguns largado e outro revoltado carregando alguns problema para o resto da Vida, á não ser que tenho um encontro com Deus.

  10. é fundamental a mulher cumprir o seu papel dado por Deus a ela,sendo conpaheira,amiga,respeitavel.se anbos entenderem e cumprirem esse papel , esse lar tem tudo para ser um lar feliz e ajustado diante de Deus e da sociedade.

  11. é fundamental a mulher cumprir o seu papel dado por Deus a ela,sendo conpaheira,amiga,respeitavel.se anbos entenderem e cumprirem esse papel , esse lar tem tudo para ser um lar feliz e ajustado diante de Deus e da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA