O canal humorístico “Porta dos Fundos” é normalmente comentado no meio evangélico devido às piadas vistas por muitos como ofensivas à fé cristã. Porém, um vídeo recente do canal quebrou essa barreira e foi utilizado por um pastor como parte da pregação em sua igreja.
Em um artigo intitulado “O dia em que o ‘Porta dos Fundos’ pregou na minha igreja”, o pastor Hermes C. Fernandes, da REINA-Igreja do Futuro, conta como levou o vídeo “Aula de Sábado” para o púlpito de sua igreja com o objetivo de alertar “sobre o tipo de espiritualidade que temos vivido”.
– Sei da antipatia que muitos evangélicos nutrem contra esses rapazes devido às piadas que fazem sobre sua fé. Confesso que já até ri de muitas delas, preferindo encará-las com leveza, e ao mesmo tempo admitir que retratam de maneira caricata como temos sido vistos pela sociedade – comentou Fernandes sobre a relação dos evangélicos com os vídeos do canal.
O pastor conta que recebeu o vídeo de seu filho e que, inicialmente, pensou se tratar de mais uma piada “ofensiva”, mas que se surpreendeu ao encontrar “mais evangelho” no vídeo do que em muitos sermões feitos por pastores na TV.
– Assisti ao vídeo recomendado pelo meu filho achando tratar-se de mais uma destas piadas. Mas dei com os burros n’água. Pasme: encontrei mais do evangelho naqueles 3 minutos do que em muitos sermões que tenho assistido pela TV. Fiquei tão impactado com a mensagem que resolvi projetá-la em pleno culto dominical de nossa igreja como introdução do meu sermão – relatou o pastor.
– Além de render algumas boas, porém, comedidas gargalhadas, o vídeo nos fez refletir sobre o tipo de espiritualidade que temos vivido. Desafio você a assisti-lo e a pôr em xeque tanto a sua fé, quanto o seu estilo de vida centrado em seu bem-estar – finalizou Fernandes sobre o vídeo.
O vídeo “Aula de Sábado”:
No vídeo citado pelo pastor, um instrutor de academia aparece dando uma aula de “Crossfit consiente”, instruindo os alunos a fazerem os exercícios “como se eles significassem alguma coisa” além de apenas estética, alertando para a responsabilidade social.
– Vamos falar de coisa séria. Vamos falar de Crossfit consciente. Turbine o seu corpo sem perder a responsabilidade social. Pratique o Spinning ecologicamente sustentável. Diga “não” às mortes no trânsito com a aula de Hatha yoga. Participe da campanha do agasalho queimando aquele pneuzinho desnecessário e reflita sobres os dilemas da humanidade com força, equilíbrio e flexibilidade – diz a descrição do vídeo no canal.