Pastor Ciro Zibordi diz que passou a admirar o papa Francisco, mas frisa que ele não é modelo para os evangélicos

41

A postura de humildade do papa Francisco durante sua estada no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude tem sido ressaltada por lideranças evangélicas, que embora aplaudam a personalidade do líder católico, destacam as divergências teológicas com o catolicismo como forma de rechaçar que o pontífice seja um exemplo para evangélicos.

O pastor assembleiano e escritor Ciro Zibordi, conhecido por opiniões contundentes, publicou em seu blog um artigo sobre a figura do papa Francisco, e destacou que passou a nutrir admiração por ele.

“Falo diante de Deus, que sonda os corações: passei a ter grande respeito pelo papa Francisco. Ele realmente é um modelo de simplicidade e bondade, um pacificador, um exemplo, como o foram Gandhi, Madre Tereza de Calcutá e outros”, escreveu o pastor.

Entretanto, essa característica do papa e a reação das pessoas com sua postura o levaram a destacar uma profecia apocalíptica: “Fazendo uma abordagem teológica — não confunda com análise teológica —, a visita do papa ao Brasil foi uma amostra de como será fácil para o Falso Profeta implantar uma falsa religião global, à luz de Apocalipse 13. Em poucos dias, artistas famosos e jornalistas da grande mídia se transformaram em católicos fervorosos! E mais: muitos evangélicos […] passaram não só a admirar o papa Francisco, como também a achar que ele é a solução para o evangelicalismo em crise”, observou.


Zibordi voltou a ressaltar que “no que tange à visão humanitária e pacificadora do papa Francisco, estou com ele”. O pastor frisou que “independentemente de religião, toda a humanidade — formada por católicos, muçulmanos, judeus, budistas, evangélicos, hinduístas, espíritas, ateus, agnósticos, etc. — deve se unir, buscar a paz e procurar socorrer os pobres, ajudar o povo carente, contribuir para a educação de todos”.

As divergências teológicas, aparentemente irreconciliáveis, foram colocadas como divisor de águas no assunto pelo pastor Ciro Zibordi: “Por que Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante? Tal reforma teve reflexos em outras áreas, é claro, mas ela ocorreu, sobretudo, no âmbito teológico, por causa da deturpação das Escrituras. Os reformadores se opuseram aos desvios do Evangelho! Em outras palavras, eles protestaram contra o fato de a Igreja Católica Apostólica Romana não estar sendo fiel à sã doutrina apresentada nas Escrituras”, contextualizou o pastor.

Em sua conclusão, Zibordi ainda afirmou que as duas questões são distintas, mas não devem ser ignoradas: “Além da simplicidade e do desapego a bens materiais — qualidades do papa Francisco —, é preciso que haja compromisso com a sã doutrina e com a adoração exclusiva ao Senhor Jesus. A cristocentricidade (ou a cristocentralidade) do Evangelho não admite o culto à personalidade (antropocentrismo), ora presente no meio evangélico. Mas o autêntico Evangelho também rejeita o culto a Maria (mariolatria), há séculos presente no catolicismo”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

41 COMENTÁRIOS

  1. Sarah Freitas Gradativamente o Clero vem destronando Deus e Cristo do coração dos católicos substituindo-os pela devoção às imagens e pelo culto à Maria.
    Ignoram o profeta Isaias que disse: “Deus não reparte Sua Glória com as imagens de escultura”, e Paulo o apóstolo que referindo-se a idolatria dizendo: Honraram e serviram mais a criatura que ao Criador. Isaias 42:8, Romanos 1:25.

  2. NÃO ADIANTA VIR NOS ACUSAR DE IDÓLATRAS, DIZER QUE O PAPA É ANTICRISTO E DEMAIS CALÚNIAS . TENHO UMA PÉSSIMA NOTÍCIA PARA QUEM SE COMPORTA ASSIM: CADA ATAQUE NOS DEIXAM MAIS CATÓLICOS E MAIS CONVICTOS DE QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. NÃO VAMOS DEIXAR UM CAMINHO QUE PREGA O VERDADEIRO EVANGELHO, A TOLERÂNCIA E O AMOR POR UM QUE PREGA A PERSEGUIÇÃO, A MENTIRA, A CALÚNIA E A FALTA DE EDUCAÇÃO. É MELHOR PROCURAREM ALGO ÚTIL PARA FAZER AO INVÉS DE VIREM AQUI. ENTENDERAM? LÚCIFER TAMBÉM SE COMPORTOU COMO VOCÊS E NEM POR ISTO ELE GANHOU A BATALHA, AO CONTRÁRIO, FOI EXPULSO DO CÉU COM SEUS "ANJOS", O MESMO FAZEMOS COM VOCÊS.

    SOU CRISTÃO CATÓLICO, SOU FELIZ E VIVA O PAPA FRANCISCO.

    AOS INCOMODADOS DEIXO UM CONSELHO: NÃO GOSTAM DOS CATÓLICOS E DA IGREJA CATÓLICA? SIMPLES, "ORAM" QUE PASSA.

    # Elayne

  3. Sarah Freitas católicos sempre confessam que não prestam a Maria o culto supremo do qual só Deus é digno. O Vaticano II garante que o culto a Maria “de nenhum modo diminui o culto latrêutico dado a Deus Pai por Cristo no Espírito”. É, pois, de se esperar que exaremos o que os protestantes dizem disso. Vejamos, então, as considerações abaixo:
    a) [O Rosário, segundo o dicionarista Aurélio] “é uma enfiada de 165 contas, correspondentes ao número de 150 ave-marias e 15 padre-nossos”;
    b) O Terço é assim chamado porque o número de suas contas corresponde a um terço do Rosário. Logo, ele é uma enfiada de 55 contas, correspondentes ao número de 50 ave-marias e 5 padre-nossos. Nestes dois exemplos , a Cristo coube apenas menos de um décimo da devoção a Maria ;
    c)Se o leitor ainda não notou, note e verá que a grande maioria das estampas religiosas afixadas nos carros dos católicos, é de Maria”
    d) nos últimos anos os católicos têm intensificado a distribuição de folhetos evangelísticos. Vários desses panfletos já nos foram presenteados. E por mais incrível que possa parecer, mais de 90% dos folhetos que ganhamos não enfatizam o nome de Jesus; antes falam de Maria. O nome Jesus é mencionado de passagem. Ele não é o personagem central da mensagem (Ibidem).

  4. Ter imagens é idolatria?

    Os protestantes não sabem o que significa a palavra IDOLATRIA;
    Idolatria é formada por duas palavras: eidolon (ídolo) e latreia (adoração). Que significa adoração aos ídolos;

    Já VENERAÇÃO do grego δουλια, "douleuo" ou "dulia", que significa "HONRAR”,
    Logo, a veneração é uma forma respeitosa de “CONSIDERAR, LEMBRAR E IMITAR” os nossos guias da fé. Hb 13, 7

    “GLÓRIA, HONRA E PAZ para todo aquele que pratica o bem" (Rm 2,10)

    De fato nas Sagradas Escrituras existem passagens que proíbem as imagens. Mas que imagens? Todas as imagens são proibidas? Vejamos:

    Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.
    (Levítico 26:1)

    As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.
    (Deuteronômio 7:25)

    Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    (Êxodo 20:3-5)

    Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
    Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
    Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
    Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
    Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
    Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
    A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
    (Salmos 115:2-8)

    Podemos ver até aqui que a Bíblia de fato condena as imagens, mas que essas imagens são imagens de outros ‘’deuses’’ e imagens de ídolos. Quando o objetivo do povo é criar uma imagem de um ídolo, um deus falso isso é proibido. E as imagens que são aprovadas na Bíblia? Vejamos:

    Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
    Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
    Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.
    Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
    E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.
    E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
    (Êxodo 25:17-22)

    Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.
    Um querubim na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.
    E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; os rostos dos querubins estavam virados para o propiciatório.
    (Êxodo 37:7-9)

    Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
    E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
    E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
    (Números 21:7-9)

    E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.
    E uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa do querubim de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas.
    Assim era também de dez côvados o outro querubim; ambos os querubins eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe.
    A altura de um querubim era de dez côvados, e assim a do outro querubim.
    E pôs a estes querubins no meio da casa de dentro; e os querubins estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro querubim tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.
    E revestiu de ouro os querubins.
    E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.
    (1 Reis 6:23-29)

  5. No espaço em cima da porta, e até na casa, no seu interior e na parte de fora, e até toda a parede em redor, por dentro e por fora, tudo por medida.
    E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,
    A saber: um rosto de homem olhava para a palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho para a palmeira do outro lado; assim foi feito por toda a casa em redor.
    (Ezequiel 41:17-19)

    Bom que fique bem Claro que o uso de imagens para nos aproximar de Deus é permitido, o que não é permitido é a fabricação de ídolos, ou seja, a fabricação de imagens que são ‘’consideradas um deus’’. A Bíblia não proíbe imagens dos Santos, porque eles não são ídolos. A Igreja Católica não ensina em nenhuma parte do Catecismo que é o livro onde está escrito a doutrina da Santa Igreja, a adorar imagens. Só podemos adorar a Deus, mas não somos proibidos de venerar as imagens.

    Os hereges nos acusa de adorar os Santos e as imagens, porque se ajoelhamos diante delas. Será que se ajoelhar é idolatria? Lógico que não, porque a adoração é um sentimento e não um gesto. Podemos ver que os hereges usam textos Bíblicos para tentarem falar que se ajoelhar é idolatria, vejamos:

    ‘’E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
    Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
    (Atos 10:25-26)

    Esta passagem Bíblica é muito usada pelos protestantes para dizer que se ajoelhar é idolatria. Mas percebamos que Cornélio se ajoelhou E adorou. O ato de idolatria não foi o se ajoelhar e sim o que Cornélio tinha como sentimento de adoração. Cornélio já foi com a intenção de adorar a Pedro. Podemos ver claramente que o se ajoelhar não é idolatria, vejamos:

    Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.
    (1 Samuel 24:8)

    Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
    (1 Samuel 25:23)

    Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.
    (2 Reis 2:15)

    E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos.
    (2 Reis 1:13)

    Podemos ver então claramente que o proibido é se ajoelhar PARA ADORAR e não PARA VENERAR.

    "VAMOS ENTENDER o preceito do Exodo contra a idolatria…… —> Não terás “OUTROS DEUSES” diante de mim, não farás para ti imagem de escultura, não te encurvarás a elas e nem a servirás ! —> Não terás " OUTROS DEUSES"….. Não terás "OUTROS DEUSES"… Não terás "OUTROS DEUSES"…. "Não terás "OUTROS DEUSES"…. diante de mim….
    REPITA VARIAS VEZES, MAS PENSANDO… este versiculo até entender. DEPOIS leia o resto e ENTENDERÁ que a proibição se refere a "imagens de OUTROS DEUSES" (=ídolo)
    Proibido "imagens de OUTROS DEUSES" (=ídolo)
    Proibido "imagens de OUTROS DEUSES" (=ídolo)
    Proibido "imagens de OUTROS DEUSES" (=ídolo)
    Se não for falso deus (=ídolo): PODE FAZER ESTATUA IMAGEM
    Se não for falso deus (=ídolo): PODE FAZER ESTATUA IMAGEM
    Se não for falso deus (=ídolo): PODE FAZER ESTATUA IMAGEM
    LENDO AGORA DEVAGAR: …. Não terás “OUTROS DEUSES” diante de mim, não farás para ti imagem de escultura, não te encurvarás a elas e nem a servirás ! – Entendeu a que tipo de proibição de imagens Deus se refere ? Se eles pensam que nossas imagens são deuses isso chama-se idolatria protestante."

    A Igreja Católica ensina a adoração? Vejamos o que a Igreja ensina no Catecismo:

    §2096 A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).

  6. Este pastor Ciro deve ter entrado no twitter para ser perdoado pelo papa.A simplicidade do papa é comparada ao lobo vestido de cordeiro.Sendo simples, os analfabetos na palavra de Deus tornam-se presas fáceis. Queridos, convertam-se!Convertidos, vocês entenderão a palavra de Deus e, consequentemente, abrirão os olhos para as heresias e falsas doutrinas aplicadas propositadamente por Roma.O papa, segundo a palavra de Deus, não tem poder nenhum de perdoar nada.Nem ele nem ninguém.Só Jesus! Vocês sabem quem é o chefe dos santos que muitos acreditam ter poder? É o SÃOTANÁS!! Cuidado! Busquem à Deus enquanto é tempo!

  7. isto e uma covardia contra CRISTO!olhem bem, quem ler entenda… o senhor JESUS CRISTO,falou para a samaritana…OS VERDADEIROS ADORADORES,ADORARAO AO PAI EM ESPIRITO E EM VERDADE. leiam tambem em 44.de Isaias,Salmos,115.e tambem no novo testamento fala muinto contra idolatria. CUIDADO! disse o SENHOR JESUS, nem todos que me dizem, SENHOR,SENHOR. entrarao no reino dos ceus. acautelai-vos,que ninguem vos engane. DEUS ABENCOE.

  8. se voces,um dia fizerem uma visita na, CONGREGACAO CRISTA NO BRASIL. voces irao ver a diferenca daonde voces estao. la o homem nao ganha para pregar, e o PASTOR, E O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. leiam, Mateus,cap.6, Joao,cap,10. antes de criticar, faca uma visita,UMA VITORIA MUINTO GRANDE DEUS TEM PARA TE DAR LA,QUANDO VOCE FOR. DEUS ABENCOE.

    • Se o papa Francisco é modelo ou não para os evangélicos eu não sei.

      Certo mesmo é que o Pastor Ciro Zibordi não é modelo nem mesmo ele próprio.

      Ciumento e infantil.

      Se quer aparecer, seria bom começar ajudando os pobres ao invés de decorar versículos bíblicos.

      Segundo a Bíblia, não fomos constituídos ministros da letra. Mas a verdadeira religião é visitar órfãos e viúvas.

      • Na realidade homem algum é modelo, o único homem nascido de mulher que é modelo para toda humanidade é só e unicamente Jesus. Papa não é e jamais poderia ser exemplo, do tipo desse que ao invés de pregar a palavra de Deus, anda com essa boneca feiosa maria-aparecida em mãos? Querem saber a história da “santa” aparecida, pesquisem então onde foi achada? Os católicos dizem “nos deixem em paz”
        Na Multidão de conselho há sabedoria, ” Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma” Ezequiel 3:19.
        Não há salvação em Maria!

DEIXE UMA RESPOSTA