A máxima do pai do Comunismo Karl Marx de que a “religião é o ópio do povo” foi sepultada em Curitiba, nesta segunda-feira (14), com o lançamento do comitê evangélico em apoio à candidatura a prefeito de Ricardo Gomyde (PC do B).
O comitê foi organizado pelo militante do partido e candidato a vereador, Carlos Maia, membro da Igreja Assembléia de Deus, que diz esperar reunir representantes de várias religiões protestantes em apoio à candidatura de Gomyde. Nesta segunda, apenas membros da Igreja Mórmon de Curitiba estiveram presentes no lançamento do comitê.
Questionado sobre o aparente paradoxo do PC do B em inaugurar um comitê evangélico uma vez que o comunismo professa o ateísmo, Gomyde disse que o partido não pode se “dar ao luxo” de segregar militantes por causa de sua fé.
“O PC do B hoje tem um trabalho expressivo nas áreas religiosas, a exemplo dos evangélicos. A nossa legenda é plural e respeita as mais diversas manifestações. Ou seja, todas as religiões encontram abrigo na nossa campanha rumo à prefeitura de Curitiba”, afirmou.
Gomyde disse ainda estar preparando junto à coordenação de campanha o lançamento de comitês integrados por católicos e até por umbandistas. “Não queremos que ninguém se torne comunista, mas enxergue nas propostas do partido uma alternativa de governo”.
Sem pagamento
No domingo (13), a cúpula do PC do B municipal reuniu-se para discutir formas alternativas para driblar a falta de recursos na campanha. O projeto do partido é resgatar o que Gomyde define como “mística da militância não-paga”, o que significa cadastrar voluntários para trabalhar como cabos eleitorais.
Segundo o coordenador geral da campanha do PC do B em Curitiba, Joel Benin, até o final da tarde de sexta-feira (11), 1.275 militantes estavam inscritos voluntariamente para colaborar com a propaganda do partido.
“Queremos resgatar a mística da militância partidária voluntária. Isto significará muito corpo-a-corpo e visitas de casa em casa. Vamos privilegiar o contato direto com a população curitibana”, afirmou Benin.
Fonte: UOL Eleições