Auto da Gamela
O grupo Finos Trapos monta sua lona no Sesc/Senac Pelourinho para a encenação do espetáculo Auto da Gamela. Os atores de Vitória da Conquista interpretam uma trupe de Saltimbancos do nordeste, que desembarca de sua carroça navegante em um vilarejo sertanejo e decide narrar a história do menino Francisco, o Cristozinho sertanejo.
A montagem acontece na caatinga. Uma camponesa e seu marido esperam a chegada de um filho: Francisco, o novo Cristo. Vindo pelas mãos de santa da mulher aparadeira, o menino recebe a visita de Três Reis Magros que lhe presenteiam com enxada, caandieiro, alavanca, foice e viola. Ao sentir na pela a vida dura do sertão, Chico recorre aos milagres de Nossa Senhora dos Verdes e das benzedeira da região, que podem curar todos os males, menos o da fome.
O Auto da Gamela foi escrito por Esechias Araújo Lima e Carlos Jehovah em 1980. Os dois autores do sudoeste baiano foram louvados pela crítica literária da época, já que a obra era repleta de poesia e sensibilidade rasgadamente sertanejas. O texto começou a ser encenado em diversos estados e, em 2006, a Finos Trapos foi contemplada com o financiamento da Funarte, através do prêmio Myriam Muniz de Teatro.
Fonte: Guia da Semana