Mundo Cristão

Pesquisa diz que 11% dos brasileiros têm duas religiões

Comments (3)
  1. Pr. Felipe da Hora disse:

    Creio que os comentários e os dados estatísticos estão os melhores possíveis. Creio na seriedade das coletas de dados. Mas, defino que, a mudança de religião não é apenas uma questão social ou psicológica. Ela ocorre de forma natural, pois que, quando alquem nasce numa fé, seja ela qual for, nada o fará mudar, a não ser, o descobrir (e isto não é muito fácil de reconhecer) que a fé que se admitia como verdadeira não o fosse tanto, a não ser pelo uso do raciocínio. Ora, um país que começa a ler e a pensar, começa a descobrir muitas coisas novas, inclusive a bíblia. Suas doutrinas estão escritas nela, e não num catecismo, onde até os 10 mandamentos surropiam exodos 20. A racionalidade não gera ateus, gera crentes. A percepção indutiva e a coragem renovadora rompe os velhos conceitos dogmáticos, para brotar a fé no que está escrito. É isto, que pelo apoio do revelador(O paracleto)que o homem, independente dos seus recursos ou etnia descobrem o que é servir a Deus e viver uma comunhão não eclética, mas eclesiástica. Deus abençôe o vosso pensar e agir!

  2. caroline disse:

    eu acho isso um absurdo uma pessoa ter mais de uma religiao na minha escola a mminha professora mandou eu faser a pesquisa das religioes e agora encontro isso
    se fosse assim eu nao parava de faser estudo da testemunha de jeova porque sou da batista tambem nao sabia nem a menina que me dava o estudo
    mais ainda continuo achando um absurdo
    porque todos pondem ter e a agente nao????? essa e aminha pergunta.

  3. Missionária Delair disse:

    A Bíblia diz que não tem como servir a dois senhores.
    Mateus 6:24
    “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
    Obs: Mamom é um outro deus e com “d” minúsculo porque é um deus de nada, isto é, não serve pra nada.
    Só DEUS, o criador de todas as coisas até do ar que respiramos é o SENHOR e SALVADOR de nossas almas!!!

  4. Rahan disse:

    Entenda meus queridos, o verdadeiro templo de Deus não é o altar dos Santos Católicos, não é o terreiro do Candomblé ou Umbanda ou nem mesmo a mesa de palestra na casa Espírita o verdadeiro templo esta esta dentro do coração de cada um de nós.Precisamos cultivar este templo com as boas lutas no lado do bem maior para com todos os seres viventes. Sigam a risca os exemplos de Jesus cristo porque ele foi o o modelo perfeito de “Ser” humano na TERRA. Não recrimine o seu irmão só porque ele vai de manhã a missa e de noite esta na palestra em uma casa espírita, se ele se sente melhor assim desse jeito não vá se tornar o seu algoz tirando-lhe a paz que tanto almeja.

    Estou passando por um fato curioso também no sentido de duplo culto ou religião, fui criado em bases Espíritas por influência de minha mãe por ela também ser espírita e ter sido abandonada em frente a uma casa espírita que era ao mesmo tempo orfanato, residindo neste local desde os 4 meses de idade ate a sua maioridade. Mais atualmente depois de ter lido alguns romances espíritas com temáticas negras ou seja africanas e todo o envolvimento desses povos no desenvolvimento do Brasil, passei a respeitar o culto deles.(Obs: só não gosto dos despachos que são feitos para prejudicar outrem isso vai depender de terreiro para terreiro, assim como também não gosto quando um irmão católico na missa fala mal ou pensa o mal de outro irmão pois isso pode ter ate mais efeito negativo do que algum despacho).Acho que não respeitava como devia o candomblé pelo fato de meu pai vir do terreiro e em certas noites acordar gritando dizendo que sonhou com isso ou com aquilo e ouvir minha mãe reclamar no dia seguinte ” esse homem vai na macumba e depois fica vendo espírito a noite e gritando me acordando e me atrapalhando o sono”, hoje graças a Deus ele arranjou uma terreiro ou “tenda” como ele chama onde isso não mais acontece mais, acho eu que a certa mediunidade que ele tinha ele mesmo o bloqueou e direcionou suas força para a pratica da política que ele tanto adora. Bem, meu pai se diz católico e devoto de santo Amaro tanto que o nome dele é “Amaro dos Santos” pelo fato dele ter nascido prematuro de 6 meses de gestação e isso num ambiente Rural e quando digo Rural é RURAL mesmo, isso lá no começo dos anos 60 desprovido de quase tudo naquele ambiente. Minha avó rezou com fervor a SANTO AMARO pra que meu pai não morresse ate chegar no hospital da cidade que era longe e hoje ele é um homem forte e feliz.Mais hoje eu entendo essa dupla religião de meu pai e de minha avó por já ter visitado o ambiente de “roça” onde eles viveram ate meados dos anos 70(a partir dessa década houve grande êxodo rural ),pois quando em momentos de dificuldade a igreja estava fechada a noite a população dessas áreas sempre recorriam aos “Guias” e Deuses africanos para resolver seus problemas.
    Tive que falar um pouco da religião da minha mãe e do meu pai para chegar ate este ponto e para que todos vocês tenham uma idéia melhor de minha problemática atualmente sobre ter duas religiões. Como eu disse no parágrafo acima passei a respeitar esses cultos a medida em que fui adquirindo mais conhecimentos sobre essas religiões de raízes na cultura negra. Comecei a baixar musicas MP3 dos chamados “pontos” dessa religião e tenho me sentindo muito bem ao ouvi-las, sentindo realmente no fundo de meu coração uma paz e harmonia ao ouvir os sons dos instrumentos e versos dessas cantigas. Minha mãe quando ouviu sair de meu aparelho de celular esses pontos falou “pare com essas músicas de espíritos atrasados isso atrai maus espíritos”, tento explicar a ela sobre o conteúdo e livros espíritas que li atualmente sobre Umbanda e toda temática de “giras”, “Ervas”, “pontos’ “Fumo”,” palavras do guias” , “Águas de cheiro” etc, que aplicados com sabedoria e caridade limpam, protegem e renovam os indivíduos para uma vida mais voltada para o bem e para DEUS, mas ela não deu ouvidos. A partir daí comecei a entender que ate no espiritismo mesmo pregando o respeito pelas diversas religiões existiam espíritas com algum certo tipo de preconceito sobre as religiões dos negros.A casa espírita que frequento ainda esta muito ligada com a temática dos santos europeus e coisas do catolicismo, até os cânticos espíritas naquela casa tem uma entonação e melodias meio que “gregorianas”. Já meu pai quando ouviu as músicas de Umbanda saindo do meu celular ficou meio desconfiado e temeroso pois só conhecia os “pontos” da tenda de Umbanda dele mas com o tempo viu que as letras passavam umas mensagens boas e verdadeiras e começou a cantar e as vezes a “girar” também pelos corredores de nossa casa mais sem que mamãe o visse é lógico rsrsrsr.Meu pai sempre me falou” qualquer dia eu vou te levar lá na tenda pra você ver como é que é o nosso trabalho” mas sempre recusei porque nunca tive interesse em ir e mesmo ouvindo os “pontos” de mp3 não tenho interesse de ir a um terreiro atualmente, só as músicas da umbanda sem os rituais já me fazem um bem e elevam minha alma. De uns tempos pra cá estive com alguns problemas na vida e os guias de meu pai lá na tenda dele falaram “que era pra eu continuar indo em minha casa espírita porque lá era onde eu iria ser tratado melhor do problema” e realmente e nas palestras e no ambiente Espírita (Kardecista) em que me sinto melhor, mais atualmente minha mãe não entende esse meu gosto pela música da umbanda que estou passando a gostar mais do que as músicas do espiritismo.Consigo ate tirar certos ensinamentos dos versos das músicas da umbanda que são os mesmos ensinamentos do espiritismo. Num verso da música diz assim:

    – caboclo não tem caminho para caminhar.
    – caboclo não tem caminho para caminhar.
    -Caminha por cima da “folha” por baixo da “folha” em todo lugar.
    -Caminha por cima da “folha” por baixo da “folha” em todo lugar.

    Analisando atentamente a música de imediato uma alegria invadiu- me a alma por que percebi verdades incondicionais seja em qualquer religião nos lindos versos e voz dos cantores de Umbanda, vejam bem e parem para pensar um pouco:

    Sejam os “Anjos ou Santos do senhor” dos Católicos;
    Sejam os “Iluminados” do Budismo;
    Sejam os “Obreiros ou Espírito Santo” dos Evangélicos;
    Sejam os “Profetas ou Homens Santos” do Judaísmo ou Islamismo;
    Sejam os ” Guias ou Pretos velhos ou Caboclos” do Candomblé ou Umbanda
    Sejam os ” Benfeitores Espirituais ou Espíritos de Luz” da casa Espírita;

    TODOS ELES TRABALHAM AO LADO DE JESUS E SOBRE O COMANDO DE DEUS “EM TODO O LUGAR” como fala na música.Trabalham no “sétimo céu’ dos católicos, ou na “Aruanda” dos umbandisdas, ou nos “planos superiores” dos espíritas” resumindo nos versos da música ” CAMINHA POR CIMA DA FOLHA” nos vigiando e orando por nós e conduzindo nossos passos, atos e pensamentos na direção da única verdade que é DEUS. E ” CAMINHA POR BAIXO DA FOLHA” traduzindo , trabalham no inferno ou purgatório dos católicos ou planos inferiores ou umbral dos espíritas, trabalham nos tirando da lama ou fogo em que nós próprios adentramos devido a nossos pecados e maus pensamentos que se transformaram em maus atos aos olhos de Deus. Depois que nós entendemos que somos culpados por aqueles atos pecaminosos e nos bate uma vontade verdadeira de se redimir, logo em seguida clamamos pela misericórdia divina e de imediato vem a mão amiga dos Caboclos, anjos, espíritos de luz não importando os nomes que damos a eles pois todos vem em nome Deus e de imediato nos tiram daquele Fogo ardente e apresentam-nos uma nova chance , um novo projeto para reparar nossos erros.
    Deus escreve certo por linhas tortas no grande livro da vida, e destina cada linha desse livro em separado a cada filho para que seja o senhor dessa linha, as vezes entendemos as linhas tortas que Deus separou ao nosso irmão, e entendemos o porquê dele ser daquele jeito e estar seguindo aquela religião seja ela Umbanda ou Budista ou Evangélica etc. E é melhor ainda quando ele consegue ler e entender a nossa linha torta seja ela católica ou espírita ou Islâmica etc. .E é melhor ainda quando os dois irmãos conseguem ler e entender as linhas tortas um do outro. E quando nós meus amigos entendermos todas as linhas tortas do grande livro da vida, Abençoado seja Deus Nosso Senhor, porque já fazemos parte do reino dele e podemos dizer “EU SOU filho de DEUS e que se faça como a sua vontade.
    Rahan.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *