Segundo pesquisa, fé em Deus é essencial para se ter moral e bons costumes

28

Uma pesquisa feita pela Pew Research Center em 40 países, incluindo o Brasil, apontou que grande parte da população mundial acredita que a fé em Deus é algo essencial para se ter bons costumes e levar uma vida moralmente correta.

A pergunta feita pela pesquisa foi: “A crença em Deus é essencial à moralidade?”. Com base nas respostas obtidas constatou-se que as maiorias em 22 países acreditavam que ter Deus em sua vida foi essencial para ser uma pessoa moral. Os maiores percentuais de respostas contrárias à afirmação foram constatados em nações ricas.

A resposta positiva em relação à necessidade de Deus foi predominante em todos os cinco países africanos pesquisados, assim como todos os países Oriente Médio, exceto Israel, onde 59% da população não acredita que Deus é vital para a moral de uma pessoa.

A resposta tende também à necessidade de Deus na maioria dos países da América Latina e na região da Ásia / Pacífico. Nenhum país europeu entre os incluídos na pesquisa apresentou uma maioria dizendo o mesmo. Os Estados Unidos registaram uma ligeira maioria crendo que Deus é necessário para ser uma pessoa moral, enquanto o Canadá registrou uma maioria na direção oposta.


Os Estados Unidos foram uma exceção entre os países mais desenvolvidos, com 53% de sua população defendendo a necessidade da religião para determinar a moral do indivíduo. Do lado oposto, a China se destacou entre os países asiáticos, como o maior percentual (76%) de sua população afirmando que a crença religiosa é desnecessária para a moralidade.

O maior percentual de afirmações quanto à necessidade da fé para a moral foi constatado na Indonésia e em Gana, com 99% da população. Enquanto a França se destacou entre os países que defendem a não dependência da fé, com 86% de respostas contrárias à pergunta.

Por Dan Martins, para o Gospel+


28 COMENTÁRIOS

  1. “Guerra entre Edir Macedo e Valdemiro tem novo episódio: drogas

    A guerra entre Edir Macedo e Valdemiro Santiago está longe de acabar. Não há espaço para bandeira branca, em nenhuma hipótese.

    Por trás dos ataques, tem de tudo um pouco:
    interesses ligados à política, espaço na televisão, perda de fiéis, de faturamento, troca-troca de pastores e bispos. Enfim, um cenário típico de novela, mas daquelas, onde os dois lados só enxergam vilões. Não existem mocinhos. Agora, a coisa entrou também por um enredo mais pesado, com acusação de envolvimento com drogas. Drogas mesmo.

    Edir Macedo está disponibilizando nas redes sociais, como em seu Blog, Facebook e YouTube, vídeo de uma gravação onde um homem, acompanhado da mulher, foi ouvido pelo bispo da IURD Clodomir Santos e revela que passou a se envolver com maconha, crack, cocaína, bebidas, após trocar a igreja Universal pela Mundial.

    Lá, na nova denominação, foi incentivado por
    pastores a usar drogas e fazia reuniões com fiéis, inclusive, completamente drogado. O título é um ataque direto da Universal ao rival Valdemiro: “Era Pastor da Mundial e Fazia Reuniões Drogado!”.

    A apoteose dessa gravação acontece com um
    ritual de exorcismo de Clodomir, sem nada a dever aos bons filmes do gênero. No blog de Macedo, muitos se colocaram a favor da “matéria”, mas houve também quem a criticasse.

    “Pessoal, sou da Universal, mas não concordo com esse tipo de matéria, pois qdo (sic) o homem falha é ele que tem de dar contas dos seus atos e não a instituição a qual ele congrega, na Universal também há pastores que falham, ou vocês duvidam, vamos parar com essa hipocrisia…”, crítica um seguidor.

    Os ataques entre essas igrejas se acentuaram principalmente após Valdemiro Santiago perder a Rede 21, do Grupo Band, para a Universal, no ano passado, por atraso no pagamento para a emissora da família Saad.

    Além disso, uma reportagem do “Domingo Espetacular”, da Record, rede de Macedo, informou que Valdemiro comprou fazendas com dinheiro da Mundial”

    FONTE : coluna flavio ricco – uol

      • edy

        quem causa o escandalo é quem erra não quem informa. seu lider persegue ferozmente outros líderes e ministérios contrariando a palavra de Deus.

        E mais. A notícia tem uma fonte portanto não é fofoca.

        • A igreja mundial do poder de DEUS sofre severas perseguições de crentes, não sei de notícias que ela persegue as outras. É uma igreja de
          fé,paz e amor. É ungida e deve ficar bem distante da política para não acabar
          perdendo a unção como as outras que foram punidas por DEUS,estão mortas
          espiritualmente e respiram venenos da inveja contra a mundial.A mundial não tem plano de poder.Não deve seguiur o caminho das derrotadas que estão no mesmo nível espiritual ou pior que as pessoas mundanas,ímpias,]
          co mo eles falam e fazem às mesmas coisas.Fariseus hipócritas.

          • é verdade isto começou depois das meias com chulé, eu acho que cheirou mal por isto a turma debandou de volta para um banho de descarrego com o macedo, as meias parece que queimaram na fogueira santa, e o macedo pediu para quem tivesse o tijolo e colher de pedreiro ungida, para acabar com o templo de salomão….virou tudo em bla bla bla como sempre os teologos da prosperidade tanto macedo faraonico com valdemiro o do trizímo são de amargar, envergonham as igrejas sérias

  2. isto é a mais pura e simples verdade, é só ver que todo país civilizado é regido por leis extraidas da bíblia, fé geralmente está ligada a um país crsitão

    • Isso e’ porque o Torah judaico e’ a base da civilização ocidental, mas nao tem nada a ver com religião ou fe’ em Deus, mas pq propoe uma sociedade mais moderna, ordeira e humana. Mas tbm dali so’ se extrai as coisas boas, pq se for levar a ferro e fogo tudo que esta’ na biblia voltariamos a epoca da barbárie.

      • paulo veja bem de qual barbarie falas, começando por politicos e se inclua junto roubando o povo, nunca se roubou tanto
        das milhares de vidas jogadas dentro dos hospitais em salas dde emergencia, sentados em cadeiras em macas, nos corredores , sem remédios sem maquinas para exames, exames de cancer que levam as 2 anos para seer feitos e mais tres quatro meses para sair o resultado, sem médicos e estes com um corporativismo empurram os pacientes do sus para suas clinicas para extrair todos seu dinheiro até a morte, e o que é pior usando a estrutura do sus, ganha particular e ganha do sus, também bandidos da saúde, da segurança que o povo tem, comercios como vemos todos os dias alguns sofreram mais de centena da assaltos, matam por um tenis por um carro por saidinha de banco por um celular por um boné matam por prazer, policia bandida policia integrada ao crime organizado, milicias trafrico que financia todo tipo de roubo escolas sem professores e as que tem de baixo conhecimento sem estrutura, sem pedagogos com instrução despreparados, pais ignorantes filhos ignorantes gangs dentro da escolas trafico dentro das escolas… DE QUAL BARBARIE ESTAS FALANDO? se fossem extraidos da bíblia tudo como diz teriamos ordem, e é por isto que CRISTO com cetro de ferro regera o mundo por mil anos, para mostyrar que nós desviados do senhor, produzimos apenas lixo, uma sociedade moral e espiritual podre

      • O exemplo vem de “cima”: Como os crentes bem acreditam, a barbárie teve início quando um certo deus expulsou toda humanidade do paraíso, para todo o sempre, sem dar segunda chance, em troca de um reles pecadinho. Depois inventaram a desprezível desculpa do livre arbítrio prá livrar aquele deus de sua tremenda maldade

        • Pitagoras, se vc fosse tão mais sábio assim que Deus (a ponto de questionar a expulsão de Adão e Eva), as pessoas estariam respondendo essa pesquisa, mas com seu nome no lugar de Deus.

          • A barbarie que eu falo sao as guerras, as chacinas, os genocidios, o olho por olho dente por dente espalhados por todo o Velho testamento e executados em nome do Deus judeu. Se fossemos realmente seguir o que lemos ali letra por letra, estariamos passando nossos inimigos ao fio da espada sem poupar suas mulheres, seus animais e seus bebes de colo como muitas vezes foi instruido.. E por mais que nao queira, tenho que concordar com o Pitagoras sobre Adao e Eva, pois naquele caso a puniçao foi pior do que o crime, mas o que me consola e’ que nada disso existiu. Toda civilizaçao desde os primordios da humanidade tem a sua propria estoria da criaçao do mundo para explicar o surgimento do homem, Adao e Eva e’ a versao hebraica da criacao, a cobra falante, a costela de barro, tudo isso e’ uma mitologia, Mas mesmo sendo, isso nao tira de Deus a autoria da vida, dos planetas e de todo o universo, e’ apenas a tentativa bem elaborada dos autores da Tora’ para explicar como viemos a existir.

            Bom, agora que venham as pedras rsrs

          • Macedinho, o Edir Macedo questionou o primeiro milagre de Jesus e vc aceitou numa boa, mas o Pitagoras questionar a mitologia de Adao e Eva e’ um escandalo pra vc.

          • ah paulete rebolete. melhor se assumir logo como ateu e gay, ou voltar a se esconder atrás da jussara stardust (e por consequência, dos livros de Alexandre Barbado, dos quais ela copia tudo que lê), pq de Bíblia vc é muito fraco.

            Se Adão e Eva é apenas uma “tentativa” de explicar, um mito paulete, quem te garante que o resto da Bíblia é verdade? Não se tem muita informação exata e confiável sobre os escritores bíblicos, mas é certo que o mesmo que escreveu esse “mito” escreveu sobre Abraão, Isaque, Jacó, os patriarcas das doze tribos. Quem garante que não seja tudo invenção também? Há quem diga isso.

            Paulo escreveu que “Toda a Escritura é Inspirada por Deus”, e Jesus confirmou a história de Adão e Eva, quando falou sobre casamento. Em Apocalipse, Satanás é chamado de “a serpente original”, uma alusão á serpente do Éden.

            ou seja paulete, vc teria q considerar q Jesus acreditava em uma “tentativa dos hebreus” de explicar a origem do homem, q Jesus acreditou em um mito, q Deus inspirou (segundo seu xará Paulo) uma “tentativa de explicar o surgimento do homem”, e q na Revelação ao apóstolo João, já nas Alturas, Jesus ainda acreditava naquele mito.

            ou seja, pega a Bíblia toda e joga fora logo, e assume seu ateísmo e gayzismo.

            sobre o 1º milagre de Jesus, vc está me confundindo paulete. não sou vc, q era tão inocente q saía derrubando terreiros pq pastor mandava. nenhum pastor vai responder por mim diante de Deus.

            compra um PC novo pra jussara stardust, pra não ficar passando vergonha.

          • O ASSUNTO EM PAUTA SE CHAMA LEIS PARA REGER UM PAÍS, FUGIU DO ASSUNTO, E COMPARAR OS EXTREMISMO DOS AIATOLAS MUÇULMANOS COM CRISTÃOS É UM DESPROPOSITO

          • AMIGO APULO ACHO QUE NÃO FOI PARA MIM QUE POSTOU SOBRE A APOSTASIA DO MACEDO, SABES BEM O QUE PENSO A RESOPEITO ENTÃO SE FOI PARA MIM, FICO ACHANDO QUE O TEU BIPOLAR AGORA É DO MENINO MAL ATACANDO PAPAI COM SUAS ARTES TSTST QUE FEIO

          • Mancebo, como bem sabe, sou cético, e questiono toda opinião, crença ou comentário que julgo falho, ilógico ou sem comprovação ou mitológico. Vc. tem todo o direito, de contestar-me, mas apresente fundamentos sólidos, e não simplesmente apelar para sua fé ou crença.

          • Pitágoras, é simples. se vc considera q ele nem existe, nenhum argumento sobre as atitudes dele tem sentido, já q ele não existe, não tem sentido discutir sobre a atitude de algo que não existe. para vc fazer uma crítica, ela deve estar dentro de algum contexto. e visto q Deus não existe para vc, o próprio contexto cético e ateu tira o sentido de qualquer crítica à atitude de um ser imaginário. só o fato de ele ser imaginário já exclui qualquer argumentação nesse contexto.

            mas se está a comentar a decisão de Deus (sobre a expulsão de Adão e Eva), ou seja, está criticando a atitude de um personagem em si, mesmo que inventado, deve criticar dentro do contexto certo? e o contexto em que ele está inserido é a Bíblia. então, está comentando dentro de um contexto bíblico, quer dizer, na hipótese de isso ser real, a atitude dele não foi correta, pois expulsou Adão e Eva por um “reles pecadinho”, ou na hipótese de ser somente uma literatura, o “personagem” não agiu corretamente ao expulsar Adão e Eva por um “reles pecadinho”.

            mas vc se esquece que dentro do contexto, seja real ou dentro da literatura, o “personagem” é Deus. ou seja, vc não conhece o coração de Adão e Eva, não conhece a situação, não tem a visão de todas coisas que ele tem, não tem a sua sabedoria, o seu poder. ou seja, se ele é o Criador, e conhece sua criatura, ele tem toda a aptidão para julgar. nós vemos as coisas somente de um prisma, ele vê de todos os prismas. ou seja, dentro da literatura q está sendo discutida, o “personagem” está sempre certo.

            eu poderia ilustrar de muitas formas, mas seria perda de tempo visto q tudo para vc é uma ficção. por isso brinquei com vc, o q quis dizer é q se vc estivesse apto para julgar a atitude do “personagem” (tivesse conhecimento do caso, informações mais precisas do acontecimento, sabedoria de um Deus, poder de Deus, onisciência de um Deus etc..), vc seria Deus, e essa pesquisa seria sobre vc.

DEIXE UMA RESPOSTA