Defendendo a laicidade do Estado, pesquisador cristão afirma: “Mundo caminha para teocracias e fanatismo religioso”. Leia na íntegra

51

Em ano eleitoral, o debate em torno da necessidade de laicidade do Estado fica mais frequente, e torna-se motivo de avaliações diversas sob pontos de vista ainda mais variados.

O jornalista e pesquisador sobre religião Johnny Bernardo publicou artigo sobre o assunto no site Genizah, e em sua análise, prognosticou que “a religião terá maior espaço nas gerações futuras do que na Antiguidade”.

Essa previsão, segundo Bernardo, se explica pelo fato de que cada vez mais, o debate em torno dos rumos da nação se dá a partir do ponto de vista religioso, e as disputas eleitorais ocorrem em torno de princípios que agradem às religiões e religiosos: “Nos países seculares ou laicos – mesmo que mantida a distância entre religião e Estado – há uma forte influência das organizações religiosas, pondo em risco os limites estabelecidos pelo republicanismo. Estados Unidos e Brasil são dois países onde a religião é tema frequente de debate e disputa política”, ilustra.

-Apesar de todos os conceitos pré-definidos na cartilha republicana e da luta por um Estado laico, a tendência mundial é a da divisão religiosa. Inevitavelmente o mundo caminha para teocracias, estados confessionais e um crescente fanatismo religioso. São consequências do desenvolvimento tecnológico, do isolamento cada vez maior da humanidade – observa o pesquisador evangélico.


Confira abaixo a íntegra do artigo “A necessidade de um Estado laico”, do jornalista e pesquisador Johnny Bernardo:

Se no ditado popular “religião e política não se discute”, na vida pública a distância entre Estado e Religião deve ser preservada. A teocracia, comum em alguns países árabes, tem como marco principal a interferência – não divina, mas religiosa – no cotidiano das pessoas. A interferência por vezes é caracterizada por imposições doutrinárias, punições aos delitos e perseguição às religiões concorrentes. Nos estados confessionais, apesar de garantida a liberdade de culto aos demais credos religiosos, há primazia e até favorecimento da religião oficial.

Nos países seculares ou laicos – mesmo que mantida a distância entre religião e Estado – há uma forte influência das organizações religiosas, pondo em risco os limites estabelecidos pelo republicanismo. Estados Unidos e Brasil são dois países onde a religião é tema frequente de debate e disputa política. A formação histórica explica, em parte, a presença da religião na vida política dos norte-americanos – a disputa presidencial entre o “evangélico” Barack Obama e o mórmon Mitt Romney tipifica todo um contexto histórico em que religião e política mesclam-se no debate público.

Apesar de reconhecidamente laico – conquista alcançada com a proclamação da República e a Constituição de 1889 -, o Brasil continua sob forte influência de líderes e grupos religiosos. Nos séculos seguintes, com a explosão do fenômeno pentecostal e neopentecostal – hoje englobando algo em torno de 42,3 milhões de evangélicos, segundo o Censo 2010 do IBGE –, a religião volta a ser tema de debate e especulação política. Em São Paulo e Rio de Janeiro – e também nas demais capitais do Brasil – templos evangélicos são disputados palmo a palmo por candidatos ao paço municipal.

Ausência de laicidade

Tanto no Brasil como nos Estados Unidos a presença de símbolos religiosos em repartições públicas, ensino religioso pautado de acordo com a religião dominante e a influência de religiosos nas decisões dos governos é um claro indício de fragilidade republicana. A laicidade pressupõe neutralidade em assuntos que dizem respeito unicamente às entidades religiosas, decisão com base no interesse nacional etc.

Apesar de todos os conceitos pré-definidos na cartilha republicana e da luta por um Estado laico, a tendência mundial é a da divisão religiosa. Inevitavelmente o mundo caminha para teocracias, estados confessionais e um crescente fanatismo religioso. São consequências do desenvolvimento tecnológico, do isolamento cada vez maior da humanidade. A religião terá maior espaço nas gerações futuras do que na Antiguidade.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

51 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que na história ideologia religiosa se misturou ao Estado, o resultado foi desastroso para toda a sociedade.Um presidente, um prefeito, um juíz ou mesmo um burocrata de uma repartição pública não pode de maneira nenhuma utilizar sua posição para privilegiar os valores e as crenças de sua fé particular.Estado laico não significa Estado anti-religioso, significa apenas que o governo e suas intituições representativas não devem se envolver em nenhum tipo de questão para beneficiar determinada confissão religiosa.
    Que o bom senso de nossa democracia nos livre de qualquer ameaça de uma teocracia cristã no Brasil.

    • Vendo tudo o que aconteceu sou a favor do estado verdadeiramente laico.Se for pra envergonhar a igreja não entre na política.Tem muita gente despreparada lá dentro, tanto cristãos como não cristãos.Os políticos devem servir a população da melhor maneira possível, visando o bem-estar de todos, agindo com justiça doa a quem doer.

    • Religiao só é para criticar,proiibir,maldiçoa,cegar e manipular…o estado deve ser sempre laico sem contar o Irã lá se vc nao for Islã terão pena de morte a contituição é toda islamica …imigine se o brasil tivesse constituiçao gospel eu mudava desse pais já …que deu nos livre desse pais desse lixo gospel e sim uma nação cujo deus é senhor mesmo cada vez mais

    • Opinião é que nem intestino : todo mundo tem…Mas fatos falam por si mesmos e diante deles não há argumentos. As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença. Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em QUATRO SÉCULOS. O genocídio é o estado natural da modernidade ‘iluminada’.

  2. O Brasil não está se sujeitando a lideres religiosos, pelo contrário está se libertando pelo conhecimento da VERDADE de DEUS, espressa nas ESCRITURAS, os ditos RELIGIOSOS são
    orientadores para que (como no colegio) depois possam interagir com DEUS, pois o conhecimento nos torna iguais mas somente dos que APRENDEM.

    • Pois é, quantos séculos vivemos a base de teocracias? Desde o império romano é assim, e desde então essa junção só serviu para que crimes e atrocidades fossem realizadas em nome de Deus. Vá estudar um pouquinho meu camarada.

      Mais escolas, menos igrejas!

    • A “elite cultural” tem feito campanhas repetitivas, até convencer alguns, de que o inimigo da civilização são os “crentes religiosos de todos os tipos”, incluindo os judeus ortodoxos e os cristãos, como se o ocidente moderno não tivesse em suas origens o Evangelho de Jesus Cristo. Como se a grande nação líder do ocidente tivesse sido fundada por religionistas, das diversas religiões que hoje fervilham por aí, com total liberdade de adoração, beneficiadas com asilo e properidade, dádivas do cristianismo. Querem que se esqueça que os EUA foram fundados por protestantes em busca de liberdade para adorar a Deus a sua maneira e construído sobre amplos princípios cristãos.
      Foi neste novo mundo cristão que muçulmanos, budistas, hindus, ateus e até e principalmente judeus conheceram a existência mais pacífica, próspera, e bem sucedida de sua história. é neste nosso lado da humanidade que credos minoritários vivem e adoram sem mêdo, seguros na hospitalidade e liberdade que estendemos a todas as religiôes.
      A despeito da mídia e dos inimigos da Palavra de Deus, permanecerá a verdade de que a própria liberdade deles para se expressarem é herança cristã. A Bíblia ( e não o Alcorão, os Vedas ou qq outros livros considerados sagrados) é a fonte de nossos valores e filosofia de como as pessoas devem trartar umas às outras e ser governadas.
      Toda a liberdade, prosperidade, e progresso sem precedentes que o ocidente alcançou foi baseado nos ensinos do maior livro já escrito e no maior mestre que já viveu. Por que então .os crentes estão cada vez mais sob acusações, ataques e perseguições? Aqueles que deixam suprimir os princípios da fé cristã não sabem o perigo que estão correndo. Uma visita a países sob domínio de outras religiões mostra quão preciosas são as liberdades que desfrutamos hoje. De 18 países muçulmanos, por exemplo, sómente um tem governo democrático.
      Ao contrário, governos ateus foram responsáveis pelas maiores atrocidades da História. Vide U.R.S.S., China, Coréia do Norte, Vietnam, etc.
      As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença. Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em QUATRO SÉCULOS. O genocídio é o estado natural da modernidade ‘iluminada’.

  3. Graças a DEus se os Estados ou Nações se tornarem um regime Teocracia e melhor ainda se essa teocracia for pela CRistianismo, uma vez que só o Cristianismo é capaz de Religar o homem com Deus e Religião quer dizer religar, as outras só podem se chamar de Crenças, seitas, filosofia etc.

  4. Sebastião SS Filho,num sistema democrático vc não consegue nem escrever seu nome corretamente , com a teocracia, ai sim todos passaram ser iguais (analfabetos),cegos e servos “escravos” religião vem de “legião”(exercito) e religar ao divino quer dizer unir exercito sob um só comando,mais isto já ocorre “todos” os exércitos possui a marca do papa,logo quem é o senhor dos exércitos os católicos controla toda sociedade com exércitos,policias e poder judiciário através da “maçonaria”(ordem de malta) tudo isto por que religião é bestialidade imperial (culto imperial) a bíblia é uma obra escrita na ditadura Romana “deus” é generais senhores dos exércitos o papa é um rei que mantém reino pelo uso da força.

  5. O pesquisador e jornalista Johnny Bernardo na minha opinião não deu bases concisas em suas colocações, para a afirmação de tão grande envergadura, como falar em teocracias e fanatismo; dizer que porque as pessoas estão mais fechadas, sem tempo e o avanço da tecnologia, em minha opinião não são pré requisitos para que as pessoas tornem-se mais religiosas, mais, sim, egoístas e melancólicos, mais daí a ser um extremista, o argumento é falho ou incompleto. Não podemos nos esquecer que Estado Laico age como a justiça, não enxerga melhor para uma categoria ou pessoa, mais analisa o todo com isenção e toma a decisão correta para o bem estar da maioria; até porque não podemos nos esquecer que o estado é laico mais a população que é sua representatividade não o é, e professa sua fé, seja ela cristã, espírita, budista ou até mesmo não professando fé como asceta, agnóstico entre outros. Portanto o que devemos buscar em nossos políticos e politicas públicas nada mais é do que o equilíbrio, sensatez e nosso próprio envolvimento para o nosso crescimento e do nosso país.

  6. Na verdade o mundo é governado por teocracia, assim funcionam os romanos escreveram a bíblia como guia social. Os Padres da Igreja, compara as diferentes religiões (e forja o conceito de paganismo) e domina com o” cristianismo”(fabulas judaicas).
    Como Jesus não ressuscitou (I coríntios 15:15),deuses são generais que comanda exercito e policia (poder militar),mais deus mesmo são os juízes (poder judiciário) e todos comandados secretamente por um ser único e absoluto “deus” (papa),mais ele é formado por uma trindade três homens (um papa,um grão mestre maçom e um chanceler) Ordem de Malta.
    Basta olhar em todo setor publico e logo veras a cruz de Constantino (por este símbolo vence) todos os símbolos sociais são símbolos da “igreja”(reino católico).
    No final há uns “sábios” que dizem que o império romano caiu (caiu na mão do papa)assim tbm existem aqueles que dizem que a igreja católica foi no passado dona de muitas propriedades quando na verdade ela é dominadora do planeta a única saída é o fim da monarquia “reino eterno” deus é um rei que reina em Roma.

  7. O MUNDO TEM MUITO MAIS CHANCE DE SE LIVRAR DESSES MITOS QUE ESCRAVIZAM A HUMANIDADE A MILÊNIOS, DO QUE VIRAR TEOCRACIA. HOJE PARA QUASE TODOS (NENOS MULSUMANOS, NORTE COREANOS, HAVAIANOS E, TALVEZ, MAIS ALGUNS INJUSTIÇADOS) EXISTE A JANELA DO MUNDO (WWW), AS RELIGIÕES ESTÃO DESESPERADAS COM O NÚMERO E A FACILIDADE DAS INFORMAÇÕES. "A VIDA É SÓ ESSA AQUI" E QUEM ENTENDER ASSIM VIVERÁ, MAS AQUELES QUE GOSTAM DE SER OVELHAS, PAGER 10% DE SEU SALÁRIO PARA BANCAR A VIDA DE TEÓLOGOS, FIQUEM A VONTADE PARA COLOCAREM OS CABRESTOS EM SUAS FUÇAS.

  8. Não tem como agradar a todos.Um Estado laico deve ser regido pois leis equilibradas, para evitar maiores conflitos, mas sempre vai ter alguém se sentindo discriminado.Não abro mão da minha fé, não abro mão de dizer que só Jesus salva.Estou ciente que ao me expressar posso receber elogios e críticas, pois nem todos compartilham da mesma fé que eu.Faz parte da vida saber conviver com diversos tipos de pessoas.O Estado laico deve ajudar as pessoas a se posicionarem de forma respeitosa para com os outros, e não se tornar anti-religioso.

  9. Religiao só é para criticar, proiibir, maldiçoa, cegar e manipular…o estado deve ser sempre laico sem contar o Irã lá se vc nao for Islã terão pena de morte a contituição é toda islamica …imigine se o brasil tivesse constituiçao gospel eu mudava desse pais já …que deu nos livre desse pais desse lixo gospel e sim uma nação cujo deus é senhor mesmo cada vez mais

  10. Proposta de laicidade em um pais que tem mais de 500 anos e sabemos que é um país " dito"cristão . Acho muito difícil conseguir essa sandice nos dias atuais, por isso não me preocupa muito essa asneira, e também vai saber que é que esta idealizando esta coisa, será que tem base legal pra aventar essa possibilidade?

    • Asneira é o que o senhor fala. Eu tenho um método muito simples, para aqueles que se recusam a viver em um Estado laico que se mudem para um país teocrático. Então que tal começar a arrumar suas malas e partir, te dou várias opções: Irã, Paquistão, Líbia, Egito e Afeganistão. Só escolher um e seja feliz.

      Diga não a Ditadura religiosa!

    • Achei maneira sua sugestão , porque acredito que seja uma pessoa. Ainda assim não abro mão da minha linha de pensamento,porque sou livre como você.Estarei aqui sempre e nunca como um ditador, creio na liberdade de expressão de cada um , e creio no livre arbítrio dado pelo próprio Deus que eu creio. E vai aí minha sugestão : procure se encontrar, vejo que és uma pessoa não satisfeita no espaço em que vives, e qualquer que seja o motivo você ja sai logo atacando quem você não conhece. Não sou a favor de ditadura nenhuma apenas expresso minha opinião a respeito do que se cogita na atualidade, sou um cara totalmente livre. Convivo de forma legal com todos seguimentos , não perco minha essência por nada ,viveria e conviveria sem me envolver nos locais por você sugerido sem problemas. O que está processado em mim é inegociável, e é assim que creio não tem como me demover dos meus valores, são riquíssimos e mui preciosos para mim.

  11. Gostaria que me mostrassem um país justo e igualitário que tenha base calcada na emanharamento do Estado com a Religião. Não adianta vir com teorias, na prática é tudo muito diferente. Diversas atrocidades foram cometidas quando a religião esteve no poder, as cruzadas, a inquisição; todo tipo de crime e barbaridade era acometido sobre aqueles que eram vistos como hereges e legitimado pelo fanatismo religioso.

    Se é para ter um paralelo de exemplo de sociedade desenvolvida e civilizada, uso como exemplo países como Noruega e Suécia que gozam ao máximo da laicidade, onde o Estado não se submete à religião, e sim o contrário, a religião está sujeita as regras impostas pelo poder constituído, e com isso estão no topo do mundo em termos de desenvolvimento humano.

    Porque essa historinha que nossa recompensa só está na vida póstuma é papo para boi dormir, fora que é algo bastante conveniente já que defunto não retorna do túmulo para reivindicar as promessas feitas por religiosos. Quero ter a oportunidade de viver uma vida digna ainda nessa vida(rs), não quero olhar e ver que nossa sociedade está retrocedendo para o obscurantismo da Idade Média.

    • Noruega e Suécia tem a mesma liberdade religiosa que o Brasil. Aqueles que deixam suprimir os princípios da fé cristã não sabem o perigo que estão correndo. Uma visita a países sob domínio de outras religiões mostra quão preciosas são as liberdades que desfrutamos hoje. De 18 países muçulmanos, por exemplo, sómente um tem governo democrático.
      Ao contrário, governos ateus foram responsáveis pelas maiores atrocidades da História. Vide U.R.S.S., China, Coréia do Norte, Vietnam, etc.

    • Lucas Valentim Nossa sociedade está retrocedendo para o obscurantismo, não da Idade Média, mas da antiguidade clássica, greco-romana-pagã. As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença. Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em QUATRO SÉCULOS. O genocídio é o estado natural da modernidade ‘iluminada’.

  12. o país tem duas escolhas, ou elege corruptos ou elege fanáticos e corruptos…

    tempos de religiosos loucos como Felicianos estão a frente, ainda q distante, mas guerras civis que já ocorrem (assassinatos de grupos, já ocorrem).

    hipocrisia religiosa e a luta pros sumiços de livros sangrentos, ops sagrados como deut levitos e olhe só até jesus dizendo pra matar diante dele…

    ja passou da hora de religiosos se calarem….

    celulas troncos hj hipocritamente caladas pela catolica. hj parecem ser divinas…

  13. Tem gente que acha que religião é a pedra no caminho e o obstaculo a ser vencido.Gostaria de viver num País onde a ausência de religião fizesse dos seus cidadãos mais humanos e felizes. Só para ver se é realmente possível! O estado está mais preocupado em calar os opositores, seja eles quem for, que propriamente dignificar o ser humano.Haverá sempre esta demanda, mais aos poucos Deus (falo como cristão)gentilmente arrebatará para si os seus, e o estado laico mergulhará no preceito abolicionista que suas futuras leis inquirirá.O que o estado mais se discute atualmente é a abolição da religião(cristã), e tem priorizado esta discussão.O que na religião mais se discute, no estado não há coragem de abrir pauta na opinião publica para uma discussão.O mais interessante nisto tudo e que quem detém o direito de matar é o estado, e a culpa cai sobre o religioso.O Brasil é o País que mais se mata, em época de paz, no mundo e os anarquistas estão preocupados com quem é religioso.Devo considerar um porte de arma ao invés da Bíblia? quem sabe!…Ou talvez seja apenas paranoia minha!

  14. No Genizah? perdendo credibilidade em 4,3,2,1…

    Além do mais, o jornalista deveria saber que, Estado laico não é isento da influência de qualquer segmento social, incluindo o religioso; isso é verdadeira democracia.

    O jornalista quis aparecer inventando um país inquisidor, coisa típica dos colunistas desse site mencionado na matéria. Ganharia mais se fizesse coluna em revista de telenovela.

  15. O papa deveria pelo menos ser honesto ao inves de treinar oficiais para serem padres e pastores (capelães) deveria treinar professores o mundo não depende de fé e sim de conhecimento,nada pode apagar a memoria do passado,pois tudo esta no Ar e o poder de Deus é o Ar um unico espirito que age com todos,logo o espirito reencarna e a gente volta assinado (Maximi Anus Cesarion Ptolomeu XV “Cristo” Yesus) e nunca Rir dos tempos vindouros.

  16. Com certeza absoluta o papa esta “protegido” por generais das forças armadas e sercado de advogados e juizes,sacerdotes reis filosofos covardes que perderam a razão em nome da ganancia geram crise e não encontra solução,são humanos e aham que são deuses,quando na verdade são covardes e seram de todos desmascarados,pois só existe um DEUS o SOL indestrutivel e seu poder é o vento solar o AR que abraça tudo e envolve todos quero colocar o papa em xeque agora,pois vossa senhoria não é e nunca foi infalivel apenas ditador disfarsado ou sera que tudo acaba com a morte,não,não acaba porque eu votei e lembro de tudo e todos,todos seram julgados,pois tiveram praser na injustiça,eu sou a besta, eu sou a pedra filosofal,eu não faço milagre,mais eu faço cego enxerga e alejado andarem,pois tudo tem jeito exceto para a morte que nos renova e não se preucupe com os erros de ortografia ou concordancia,pois tudo esta errado e teremos que reeiniciar e não reinar, politica é democracia e não monarquia militar.

  17. O mundo todo assistira a queda do imperio romano DEUS é o SOL e não funcionarios publicos,pois a biblia não é e nunca foi obra de DEUS,pois generais não são DEUS,juiz não é DEUS,oficiais não é DEUS são no muito babacas,que acham que tudo acabam com a morte,logo criaram a grande obra para impor e dominar atraves do medo LEVIATÃ (Thomas Hobbes) seres humanos passando fome enquanto sofistas vendem drogas e arrecadam,criam ONGs e arrecadam e tudo é lucro,mais sem água não há vida sem o SOL não chove,sem o AR nada acontece,logo quem é DEUS ou sera que a terra precisa sair de orbita do SOL para perceberem que o SOL é a razão de tudo na terra.

  18. Finalisando o mundo é politicamente uma teocracia oculta,pois o reino “igeja” católica é uma organização militar e controla tudo os generais treinam oficiais o papa autoriza o precidente da republica aprova e os tolos pagam a conta e ainda doam 10% do que possui para general fazer guerra tirando vida de inocentes por pura incompetecia,logo dizendo se sabios tornaram se loucos estudaram a anatomia humana e não viram nada,sim digo o Ar é invisivel,mais existe e é poder total a matéria cai o Ar sai e entra em outro corpo rescem nascido,agente cresce e quando lebramos de vidas passadas quase enlouquesse,nada pode ser apagado,por exemplo Cleópatra VII teve um filho com um general romano Julio Cesar “deus” ditador perpetuo divino Iulio pai de Cesarion “Jesus” duvida é sabedoria fé é tolice,na duvida é só pesquisar estamos conectados isto é seculo XXI lembram da mulher a grande prostituta ela era minha mãe.

  19. Só mais uma coisinha toda religião se originou no Egito Africa e os negros são tratos como animais,foram escravizados,são impedidos de trabalhar e pela biblia obra da monarquia européia eles seram de todos destruidos e isto inclui indios e brancos indoutos,analfabetos,crentes,tolos,bestas,mais isto não vai acontecer antes porem a terra sera sacodida pelo AR espirito de DEUS.
    Religião é fraude,pois o papa controla todas chama reino unido grupo de seres monstros que pensa não,acham que são sabios na verdade são covardes,quem ja morreu e reencarnou sabe o que vem depois da morte não existe perdão serão todos castigados pelo ato desumano.

  20. Potestade e principado,serão de todos desfeitos,pois não existe sociedade estatal e sim sociedade secreta,covardia.
    I Corintios 10:4 beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
    Pedra (pessoa muito estúpida, pouco inteligente).

  21. Covardia tem limite:
    Oséias 4:8 Alimentavam-se do pecado do meu povo.
    7 conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
    I Corintios 10:4 beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
    Oséias 4:9 Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote.

  22. Cura milagrosa:
    Jeremias 6:14 Também se ocupam em curar superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
    Jeremias 8:11 E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
    Jó 13:4 Vós, porém, sois forjadores de mentiras, e vós todos, médicos que não valem nada.
    Obra de mentira:
    Jeremias 8:8 Como pois dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Mas eis que a falsa pena dos escribas a converteu em mentira.

  23. Jeremias 8:10 Portanto darei suas mulheres a outros, e os seus campos aos conquistadores; porque desde o menor até o maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até o sacerdote, cada qual usa de falsidade.
    Deus apoia a prostituição:
    Oséias 4:14 Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque os homens mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.

  24. Muita luz cega, Pouca luz também cega.
    Obadias 1: os que estavam de paz contigo te enganaram, e prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão põem debaixo de ti uma armadilha; não há em Edom entendimento.
    Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
    O PADRE E OS PASTORES SÃO DE TODOS ENGANADORES DO POVO (reino unido) e o papa acha que pode voar ou melhor o papa pensa que ele é DEUS.

  25. Paulo enganou e confundiu os judeus:
    I Corintios 9:20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus;
    Romanos 1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
    I Corintios 1:27 Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios;
    Atos 9:22 Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo.
    quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.
    Isaías 44 :11 Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos;

  26. Muitos ouviram dizer que o mundo acabaria no ano 2000 aqui vai um alerta o ano 2000 da era cristã ainda não chegou, pois o ano 2000 será completo em 2014, na verdade estamos em 1999,explico o calendário romano ao passar ser Juliano antecipou 14 anos,assim a era cristã do calendário Juliano iniciou no ano 14 que equivale ao ano 01.

  27. A história da humanidade é assim mesmo, de inda e vindas.
    Um dia é da caça, outro do caçador.

    A história das religiões cristãs e pseudos cristãs é marcada por períodos alternados onde num momento é vítima, noutro é o algoz, o carrasco, o perseguidor.

    A democracia é um regime politico que na teoria é muito bom mas é como o Windows sem anti vírus:
    Qualquer um pode entrar e fazer a festa..

    A frágil democracia brasileira não tem defesa contra esse tipo de movimento.
    A teocratização do estado brasileiro é uma mera questão de tempo.
    Vai acontecer, cedo ou tarde.

    Estou esperando ganhar na loteria e me mudar pra Argentina.
    Lá está escrito na constituição: SOMOS CATÓLICOS.
    Pelo menos os católicos são menos chatos em matéria de fundamentalismo cristão.
    Até aprovaram o casamento gay.

    Fundamentalismo por fundamentalismo prefiro o católico: é mais brando e mais inteligente.

DEIXE UMA RESPOSTA