Pesquisas de intenção de voto que não captaram o resultado do debate presidencial realizado ontem, 28 de outubro, pela TV Globo, estão apontando empate técnico entre os dois candidatos, com leve vantagem numérica para o presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa Modalmais/Futura, considerada uma das que mais se aproximaram do resultado do primeiro turno. Na ocasião, apontou que a diferença entre Lula (PT) e Bolsonaro ficaria na casa dos 5%, resultado que se confirmou ao final da apuração.
Agora, a pesquisa realizada em parceria do Banco Modalmais e da empresa Futura Inteligência aponta que o candidato à reeleição tem 50,3% dos votos válidos, contra 49,7% do ex-presidente, conforme o Correio Braziliense.
Cenário parecido foi apontado pelo Instituto Veritá, que divulgou a última rodada de pesquisa também na última sexta-feira, apontando uma vantagem um pouco maior para Bolsonaro: 52,1% dos votos válidos contra 47,9% de Lula.
Uma terceira pesquisa, realizada pela CNT em parceria com o Instituto MDA, capturou a queda nas intenções de voto em Lula, embora ainda o aponte numericamente à frente de Bolsonaro.
Nesse levantamento, Lula caiu 2,4 pontos, registrando 51,1% contra 48,9% de Bolsonaro, que tinha 46,5% na pesquisa anterior, divulgada no dia 17 de outubro, de acordo com informações do portal Uol.
A eleição mais disputada dos últimos anos coloca o país diante de duas premissas de governo completamente distintas, com o candidato da esquerda manifestando em diversas ocasiões a defesa da legalização do aborto, das drogas e do aumento da estrutura do Estado.
Ao mesmo tempo, o atual presidente se opõe a essas bandeiras, reitera seu apreço pela liberdade de expressão e liberdade religiosa, e aponta a queda na inflação e do desemprego como parte de um planejamento econômico de longo prazo, visando maior crescimento nos próximos anos.