Brasil

Primeiro projeto do deputado Pastor Marco Feliciano na Câmara é para tornar obrigatório o ensino religioso em escolas públicas

Comments (65)
  1. Nando Sigm disse:

    Desocupado….

    Precisa dizer que isso fere o Estado Laico????

    1. Junior Ferrer disse:

      Já ensinam o catolicismo há tempos nas escolas… deveriam repensar isso né.

    2. Nando Sigm disse:

      Ensinaram sim cara, em um tempo não muito distante. O que não quer dizer que estava certo. Afinal de contas existem outras religiões no país e nenhuma delas é oficial. Logo promover o ensino religioso, CRISTÃO, acaba por favorecer uma em detrimento das outras. A república, com todos os erros que tem, veio para tornar o ESTADO LAICO e separá-lo da igreja.

  2. henrique disse:

    Completamente sem noção. Desde quando, vocês (cristãos em geral) acreditam que todos são obrigados a aceitar sua religião?
    Além disso, nas escolas já existe falta de tempo para suprir todas as matérias necessárias, e agora ainda querem ensinar essa inutilidade? Por favor, já saímos da idade das trevas.

  3. Diego Antunes disse:

    Acho, só acho, que o essencial nesse momento é investir na educação de BASE mesmo. Ensinar a ler e escrever direito. Por exemplo, essa notícia é de 2011, estamos em 2013. Ninguém percebeu? Paciência.

  4. Cade o Estado Laico? Agora devemos ensinar religião nas escolas?

  5. Felipe Punhagui disse:

    Acho que o Sr. Feliciano precisa de uma boa pica dura.

  6. marli disse:

    Manda matar…pelo amor do proprio DEUS!!!!!!

  7. Soraia Bueno disse:

    ensino religioso não é catequese ou escola dominical. o aluno não será obrigado a ACEITAR e ACREDITAR em Deus por essa matéria. santa ignorância.

  8. Tainara disse:

    SOU ATEIA E ISSO É UMA POUCA VERGONHA!!! O PAÍS É LAICO E NÃO DEVE IMPOR UMA RELIGIÃO A NINGUÉM. EU NÃO ACREDITO EM DEUS ALGUM, VOCÊS ACREDITAM NO DEUS CRISTÃO, MAS SE IMPOREM O ENSINO RELIGIOSO, OS PROFESSORES IRÃO ME ENSINAR OS ADORAMENTOS PERANTE A ZEUS, HADES OU POSEIDON? CERTEZA QUE NÃO. SE ME IMPOREM ISSO TENHAM CERTEZA QUE IREI A JUSTIÇA!!!!!!!!

  9. Viviane Wicca disse:

    Aí é que está a questão. Ensino religioso engloba todas as religiões, então o nome disso deveria ser ensino cristão, porque as pessoas de outras religiões são obrigadas a estudarem algo que não condiz com suas crenças. E os islâmicos, budisdas, wiccans e pessoas de outras religiões? Ele quer enfiar a bíblia garganta abaixo e promover o seu fascismo. Esse homem está no cargo errado. Como uma pessoa budista é obrigada a estudar a bíblia? Se o ensino religioso for RELIGIOSO mesmo, aí sim, pois engloba um pouco de cada religião e ensina a diversidade para as crianças aprenderem a ter respeito com outras crenças. Mas o que acontece é que o cristianismo sempre é imposto pra todo mundo e pessoas como eu, que não sou cristã, sofrem preconceito por serem de uma religião diferente, simplesmente pelo fato dela não ter sido ensinada na escola, pois lá só se estuda a bíblia. O ensino religioso seria válido sim, se ensinasse um pouco de cada religião e deixando os ensinamentos dos dogmas para as igrejas a qual a pessoa pertence. Catecismo, Escolas dominicais, Covens e outras instituições religiosas servem pra isto, pra estudar a fundo a religião. Na escola deveria ser ensinado sobre a diversidade religiosa.

  10. Gustavo Rugoni de Sousa disse:

    Só para ficar bem claro que "Ensino Religioso" não é o ensino de uma religião, mas sim promover o debate e apresentar características de cada religião, assim como seu processo histórico de formação. O problema é que o Feliciano deve estar se preocupado em transmitir a palavra de Jesus, coisa que o ensino religioso não o faz.

  11. toni disse:

    Começou a patifaria, adeus estado laico, jesuscracia pra dominar tudo! Se for para ensinar que ensinem de forma didática todas as mais expressivas manifestações religiosas de nosso país e do mundo, para que assim os jovens tenham conhecimento da diversidade religiosa e sua importância em muitas culturas como a África com suas religiões características e o oriente por exemplo, como forma de conhecimento acho que seria interessante, agora se é para doutrinar crianças segundo preceitos e “verdades” cristãs acho que católicos e protestantes podem muito bem criar estruturas de ensino cristão em suas igrejas para seus membros e os filhos destes, sim eu sei que já existe catequismo ou escola domonical para crianças pois então ampliem estes ensinos e os tornem mais abrangentes dentro de suas próprias instituições, para seus féis e para quem se interesse, ora, eu tive ensino religioso na escola em meados dos anos 90, era uma senhora da qual ningúem tinha saco para aguentar a aula dela a não ser os meus colegas católicos ou evangélicos, que eram poucos na turma, ninguém dava a mínima, a aula era uma bagunça e ninguém aprendeu nada, para nossa sorte a matéria não tinha relevância no currículo escolar nem reprovava, religião ou a falta dela deve ser uma escolha, é pessoal ou familiar, livrem nossas escolas desta doutrinação cristã obrigatória e apresentem a religiosidade de forma didática e universal se querem uma matéria ao menos relevante em níveis de conhecimento e não uma xaropada alienante, só pra constar, eu aprendi muito mais sobre religião assistindo os canais History, Discovery, ou Nat Geo do que nas velhas aulas de religião (cristã) da escola.

  12. Carolina disse:

    Isso é um atraso para humanidade e um descaso para com as pessoas!

  13. Cade os Mercenários nessas horas?

  14. Depois de um século onde pessoas conscientes lutaram para que o Estado se tornasse laico e a educação também, respeitando portanto a todos os cidadãos do país, independente de suas preferências pessoais, vem um insano destes propor o retrocesso. Protesto!

  15. Gabriel Grilo disse:

    Pois é, quanto maior o foco numa crença, maior a ignorancia. E é claro que nossos queridos poderosos e ilustres representantes, não querem que tenhamos sabedoria, do contrario, nós cidadãos, poderíamos desenvolver e manifestar algo como… liberdade de expressão e escolha. Boa jogada a de vocês, meus parabéns.

    1. Fui na passeata contra ele que teve na Paulista! Não foi muito mas pelo menos engrossei o caldo. Quero esse cara fora do posto JÁ.

    2. realmente ridículo, mas relaxa mano, a notícia é de 2011

    3. Gabriel Grilo disse:

      Mas a situação não deixa de ser atual…

  16. Sidney de Carvalho disse:

    Ensino religioso obrigatório.? mas de que religião? Católica? Evangélica? E que tiver outra religião será obrigado a fazer essa disciplina? Ele deveria era se preocupar com outras questões.

  17. Anônimo Oculto Culto disse:

    É um IDiota mesmo…

  18. Dudu Klusener disse:

    a não nem pensar eu vou me tornar ateu militante se isso acontecer.
    "o pior e que esse fdp pode tornar obrigatório o cristianismo no brasil, com cadeia se não for cristão"
    xega de viver

  19. Rodrigo Eiras disse:

    Ensino religioso de qual religião?

    A dele?

    Num país com tantas religiões, como definir uma única para ser imposta para todos os estudantes? Ou por acaso o ensino religioso vai mostrar de forma democrática todas as religiões? Com certeza não.

    E quem não tem religião não será respeitado?

  20. Arthur disse:

    Seria ensino Religioso ou ensino Cristão?

  21. fala serio em vez de evoluirmos estamos é voltando no tempo!!

  22. Victor Conde disse:

    O cara poderia criar um projeto de lei tornando obrigatório o ensino de Política, Economia, Filosofia, Sociologia…
    Mas não! Ele escolhe ensino religioso! Falta do que fazer é foda mesmo!

  23. bob disse:

    que ensinem então sobre todas ou a maioria das religiões existentes. aí sim eu valorizo.

  24. Dani Valloni disse:

    Patético! Ao invés de caminharmos para uma democracia secular, humanista e racional, estamos voltando as trevas da ignorância e da superstição, graças a gente como feliciano, malafaia e a rachel sherazedo que torce o nariz pro Estado laico.É bye bye liberdade e bem vindos a teocracia!

    1. Francisco Augusto Schio disse:

      Joãozinho você vai reprovar porque esqueceu da moedinha…

  25. Ditadura religiosa??? Como é que alguém pode obrigar outra pessoa a estudar religião?? Que absurdo, religião é cada um que escolhe a sua, ou se torna ateu, ou agnóstico, ou seja, faz o que achar melhor e não tem que vir esse Feliciano querer obrigar as pessoas a estudar suas lendas bíblicas.

    1. Tiago Filetto disse:

      e nos é que somos fundamentalistas chatos…

    2. Tiago Filetto Vai entender né cara…

  26. Alexandre Mendes disse:

    Não existe causa cristã. O que existe e a imbecilidade cristã. Como pode querer que seja obrigatório o ensino da religião cristã na escola, sem que as outras religiões tenham o mesmo direito. Se e para ser assim então o pai umbandista vai querer que o filho aprenda a religão da umbanda ou do candomblé. E o hare Krhisna, eo católico, e o sik e todas as outras religiões terão que ser representadas na escola. Assim a escola em vez de ensinar a historia, a ciência e a língua que vcs usam tão mal, e a ciência que vcs mal conhecem mas utilizam dos seus resultados não terá espaço na escola. Na verdade para que escola com este monte de besteira enfiada goela abaixo dos filhos dos outros.

  27. Thiago França disse:

    Acho engraçado criticarem tanto sobre ter uma materia que fale de religião, e não criticarem uma materia de ciências que fala que o homem veio do macaco.

    Quem veio do macaco ae levante a mao, aprendam a ter ao menos raciocinio.

    Por favor, deixem de serem menos ignorantes e tenter aprender alguma coisa com os conceitos ensinados na biblia e nas outras religiões, ao menos aprenderem algo que possa acrecentar no futuro.

    um abraço a todos.

  28. Ronaldo Gollo disse:

    Eu acharia legal que ensino religioso fosse obrigatório. Com bons professores de ciências da religião, poderíamos instruir bem as pessoas de nossa sociedade para que não caiam nas armadilhas dessas instituições bandidas que existem atualmente e se dizem seguidora de alguma religião. Há tantas coisas interessantes para se ensinar em uma aula de religião. " O surgimento da religião na sociedade" – "O homem e a necessidade de religião" – "As primeiras religiões politeistas no período pré histórico" – "O politeísmo na mesopotamia e egito" – "O surgimento do monoteismo no Egito" – "Os hebreus e o mito do surgimento do mundo" – "O politeismo grego e romano" – "O surgimento do helenismo" – "O messianismo" – "A manipulação religiosa na idade Média" – "As religiões modernas". Pronto em 10 segundo fiz um PCN de Ensino Religioso que seria bem útil a sociedade.

    1. David Brun disse:

      Exato. Mas, como a gente sabe, o problema é que vai ser ensino CRISTÃO, não religioso. E vai ser daquele jeito, omitindo tudo o que há de podre nessa crença.

  29. Daniel Diniz disse:

    Eu aceitaria mais só se fosse o ensino islamico….poderia ser ?

  30. Servo do Deus vivo disse:

    Pastor , não abaixe a cabeça , Está Escrito :

    Serás Odiado por causa do meu Nome , assim diz o Senhor !!

    1. Francisco Diassis disse:

      Servo do Deus vivo, você esta se esquecendo de Mateus 6, 5-6-7. ” Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você rezar. entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você. Quando vocês rezarem, não usem muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado”.
      Esses ensinamentos de Jesus, os evangélicos atropelam como trator, na prática. Vai ser difícil se esse projeto for em frente.

  31. Aléxia Máximo disse:

    Me recuso a colocar meus futuros filhos em uma escola que tenha essa matéria, a menos que ensine sobre TODAS as religiões e que o professor seja imparcial e não coloque crença em ninguém… ok, parei de sonhar.

  32. o estado não tem o direito de alienar ainda mais esse povo

  33. Priscila disse:

    Isso só pode ser brincadeira. Ele quer passar por cima da Constituição Federal? O que esse cara ainda está fazendo ai?

  34. LILIAN disse:

    DE QUAL RELIGIÃO ESTAMOS FALANDO? SERIA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE QUE RELIGIÃO???
    ALIÁS, ESSE FOI UM COSTUME JÁ HÁ MUITOS ANOS ABANDONADO, UMA VEZ QUE NÃO SE PODE IMPOR UMA DETERMINADA RELIGIÃO (NA ÉPOCA, A CATÓLICA) A QUEM PERTENCE A OUTRO CREDO.
    HOJE EM DIA, NEM SEI SE NAS PRÓPRIAS ESCOLAS DE BASE CATÓLICA AINDA ESSE ITEM FAZ PARTE DO CURRÍCULO, POIS NEM TODOS QUE A FREQUENTAM SÃO DA MESMA DOUTRINA!
    ACHO TOTALMENTE FORA DE PROPÓSITO!!! UMA VERDADEIRA REGRESSÃO!!! AFRONTA NOSSO ESTADO LAICO!!!

  35. O primeiro projeto é pra tonar obrigatório o ensino religioso nas escolas, o próximo projeto será pelo direito de queimar em praça pública gays e seguidores de religiões afros.

    1. Essa jaqueta de couro é Daslù ou Daspú?

  36. poxa que barra! Eles vão tornar as histórias mais interessantes? Acho que meu filho iria gostar se tivesse bastante aventura, suspense e principalmente se os professores não ficarem se contradizendo e respondendo: Pq a bíblia diz e nós não somos ninguém pra questioná-la.

    1. Daniel Lottes disse:

      e realmente não diz queridão, TODA a verdade da vida está na bíblia, lá tem todas as respostas de inúmeras maneiras. a bíblia não é o evangelho, é a Palavra de Deus.

    2. você é um que podia dar aulas e palestras, boneco. Tem convicção demais

  37. Heder Duarte disse:

    Disciplina para a alienação total do povo.

    1. PQP! Se depender desse aí, seremos uma espécie de Irã cristão..

    2. Heder Duarte disse:

      Escola da alienação. Ditadura teocrática.

    3. Vou te mandar uma foto por mensagem, que seria até engraçada se não fosse trágico rs

  38. Cid Póvoas disse:

    Esse texto eh de 15 de fevereiro de 2011

  39. Nayra Schall disse:

    cadê a merda do estado laico??? pácaba

  40. Vai toma no cu de DEUS!!! o mundo é 666 uahauhuaa

    1. Aline Leite disse:

      vai ensinar os jovens a entregarem o cartão de crédito com a senha em troca de milagre. estado laico é o caralho né.

  41. Saulo disse:

    Será que tornarão obrigatório o ensino da Teoria da Evolução nas igrejas? Até que seria uma boa troca…

  42. Ensino Religioso já existe nas escolas e sou totalmente a favor. Mas se for para ensinar uma religião específica, sou totalmente contra, mesmo eu sendo evangelico, acho um absurdo, pois eu não gostaria se por exemplo meu filho aprendesse na escola o Budismo ou Satanismo ou qualquer outra religião, então sei que muitos tbm não gostaria que seus filhos aprendessem o Cristianismo. Que Deus tenha misericordia de nós por causa desses "pastores" no poder.

  43. Lucas Willian disse:

    OBRIGATORIO? ah tenha dó cada um tem o direito de escolher sua propria religiao nao ser induzido a uma certa religião pela escola –'

  44. Se é para ser obrigatório o ensino religioso, que seja o ensino de todas as religiões existentes e não somente a Evangélica, quero ver as escolas ensinando sobre Umbanda, quinbanda, catolicismo, kardecismo, espiritismo e até mesmo ensino PAGÃO.
    Gostaria muito também de ver esse pastor FDP sair logo do cargo.

    1. Eu li a matéria Ronaldo e fala em ensino religioso, não fala em ensino da religião evangélica, a matéria fala somente em tornar obrigatória a matéria de ensino religioso que hj não é,só isso nada mais não fala em ensinar religião A – B – C até porque o religioso não agrada a Deus tu sabe meu querido!Abrs..

    2. Angela Garcia disse:

      Eu nao sei mas eu tinha ensino religioso e era uma merda!Nao aprendia nada de bom!Agora se fosse explicada um pouco de cada religiao existente ai eu iria gostar.

    3. Clemildo Anacleto disse:

      De acordo com o art.33 da ldb, o ER é obrigatório para escola e facultativo para o aluno. Portanto, já é obrigatório. Ele desconhece a lei.

    4. Thiago, a questão não é o que diz a matéria e sim o que o Marco Feliciano quer, ele entende que a unica religião de Deus é a evangélica e tenho certeza que é isso que ele quer impor, assim como também prega o racismo e a homofobia, tu sabe tanto quanto eu que as leis tem brexas e ele certamente achará uma para que se ensine somente a religião Cristã Evangélica.

  45. Qual o problema de ensino religioso….veja bem, o religioso não é obrigado a ver oque a ciência acha da criação do mundo ?nada mais justo a ciência ver como que um religioso vê o mundo.

  46. Atos Lafere disse:

    Acredito que Ala esteja iluminando este rapaz. Devemos todos ter aulas do alcorão em nossas escolas. E todas elas devem ser construídas voltadas para Meca, ou seja lá para onde for que se deve virar para orar. Devemos também ensinar o Budismo, o espiritismo e o ocultismo, se deuses existem o diabo também. Apoio, também, o ensino de mágicas e malabarismo. Tudo obrigatório. Assim quando nossas crianças saírem do segundo grau já estarão prontas para a aposentadoria.

  47. tenho dó desses ateus tolos… ainda ha tempo basta querer…
    deixar a putaria e a boiolagem nas redes vc aprovam… filhos de caim …fudidos

    1. concordo contigo meu amigo e te respeito muito, mas eu falo isso já meio grilado, os caras invadem nosso cotidiano, xingando, falando de morte, zombado do nome de DEUS, essas coisas não podemos nós acovardar,… Respeito sua ideia e acho que em certo ponto esteja correta, desde que não sejamos de pregar a verdade, isso não iremos aceitar … Haa existe muitos católicos mais crentes do que muitos evangélicos, não estou para forçar meu lado evangélico, mas creio que evangélicos e catolicos nesse momento final tenta buscar mais de DEUS.. pq literalmente tudo está se perdendo, … DEUS É AMOR mas tbm é justiça ….

    2. Renata Neres disse:

      Certo o que o Renan Jouberth Silva disse muito certo, mas eu particularmente sempre estudei em escola evangelica e sou catolica com os pais catolicos e muito pelo contrario do que vocês pensam sobre quem ensina, assim como você teve a oportunidade de escolher sua religião teu filho tem também o livre arbitrio de escolher, pois creio que dai possa surgir os revoltados da vida, porque fazer algo que e contra a sua vontade so leva a uma certa raiva pois você pensa que e certo para o filho mas não passamos de uma simples carne que decide certo ou errado esta bem acima dos nossos pensamentos e cabeça….. ;)

    3. estou 8 anos em uma escola Presbiteriana.. Nem por isso sou presbiteriano, mas lá aprendi a amar a DEUS acima de todas as coisas, principalmente desse mundo !! Erramos muito e continuamos a errar, mas lá no mais intimo momento de nós sabemos que somos conhecedores da verdade e que estamos enganando a nós mesmos, digo mais meus amigos, por vcs tenham sempre o meu sincero amor e respeito, vcs fazem parte da minha vida.. e no entanto nunca desistirei de vcs por mais que vcs desistam de mim…

    4. caça aos cristãos … isso é fato e está na bíblia, mas tudo pode acontecer, mas não podemos nós acovardar e ficar calados, tudo que fere a DEUS tbm fere aos cristãos ….
      cara eu posso falar isso pq tive essa experiencia com o DEUS vivo, não pq só ouvi falar, mas pq ELE proprio falou comigo !!

      Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes, sim não é necessário grandes estudos e tecnologias para se comprovar a existência de Deus, Ele se faz presente em cada minuto do dia em toda a obra de Sua criação. Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol (Salmos 19:1-4) .

  48. Johna558 disse:

    what are some really good and popular websites for blogging? ?? . fckdbbgfgaea

  49. Johna776 disse:

    whoah this blog is excellent i really like reading your articles. Stay up the good work! You already know, many persons are looking around for this info, you could help them greatly. bgeeagggeebd

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *