O ex-vereador e atual secretário de Saúde de Corumbataí do Sul, Paulo Sérgio Peternelli, lançou numa campanha que acabou abrindo uma discussão polêmica na cidade, principalmente após repercussão em veículos de comunicação da região.
Ele defende a abstinência sexual antes do casamento como método mais eficaz para conter a gravidez na adolescência. Para isso, está desenvolvendo ações principalmente nas escolas e grupos de jovens.
Em entrevista à TRIBUNA, ele explicou que decidiu adotar essa postura principalmente porque percebeu pelo levantamento da secretaria que o número de adolescentes grávidas cresceu cerca de 15% no município. Outro motivo, foi pôr em prática o que prega sua religião (católica).
“A secretaria mantém normalmente o programa de distribuição de preservativos e outros métodos anticoncepcionais, mas a gente não está vendo esses índices baixarem. Como católico, acho que a medida mais correta é tentar passar para o jovem a importância do sexo na vida da pessoa e principalmente a responsabilidade de isso ser feito na hora certa”, argumenta o secretário, ao reforçar que trata-se de uma ação paralela ao trabalho da secretaria. “Quem não quiser aderir, a secretaria continua distribuindo normalmente os preservativos conforme exige o Ministério da Saúde”.
Além de palestras nas escolas, Peternelli tem estimulado a criação de grupos de adolescentes para discussão do assunto com profissionais da saúde. “O que estamos fazendo é mostrar para os jovens que existem outras opções”, argumenta Peternelli, destacando que a preocupação é resgatar valores morais de preservação à família, através de um trabalho de evangelização.
“Temos parcerias na comunidade religiosa e estamos abertos para outras religiões cristãs, porque com certeza o pessoal das outras igrejas também está preocupado com esse problema”, complementa.
Fonte: Tribuna do Interior