A ascensão do secularismo na sociedade e a consequente ausência de esperança são uma das causas do aumento dramático do número de suicídios, apontou o pastor e escritor Max Lucado.
A esperança é o tema principal do novo livro do profícuo autor: Unshakable Hope: Building Our Lives on the Promises of God (ainda sem tradução oficial, mas que pode ser compreendido como “Esperança Inabalável: Construindo Nossas Vidas nas Promessas de Deus”). A partir desse contexto, Max Lucado afirmou que vê a sociedade como um lugar que “alguém colocou uma lipoaspiração em nossa esperança e sugou”.
“Acho que é o preço que pagamos pelo secularismo”, sublinhou, acrescentando que o mal intrínseco ao secularismo é a ideia de que, supostamente, “toda a vida é o que acontece entre o nascimento e a morte”.
“Não há poder divino, não há razão para estar aqui, não há razão para viver”, disse ele, aprofundando a ideia implícita ao secularismo. “Essa visão do mundo suga a esperança de você e cria uma sociedade amarga”, advertiu.
“Nos perguntamos por que a taxa de suicídio aumentou 24% desde 1999. Isso é uma epidemia. Eu sei que é uma questão complexa, e eu não quero simplificar mais isso, mas parte do motivo é que estamos morrendo por falta de esperança. Simplesmente não há esperança. Mas se você pode ter esperança, você muda o mundo”, insistiu, convocando os cristãos a espalharem a mensagem do Evangelho, que renova a esperança.
“Nós, como cristãos, acreditamos que não fomos feitos para viver com câncer, doenças, amargura e hostilidade. Alguém está vindo para nós. Há uma missão de resgate acontecendo, e isso apenas eleva meu espírito. A vida pode ser difícil, mas se eu acreditar que alguém, algum dia virá, isso me dá esperança. A esperança muda tudo”, ressaltou.
O autor também orientou que, aos cristãos, cabe alicerçar a vida nas promessas de Deus, para que a influência exercida sobre a sociedade desesperada seja eficaz: “Acredito que, para cada problema na vida, há uma promessa de Deus. Você se sente sozinho? Deus te fez uma promessa, eu estarei com você sempre, até o fim da terra”.
“Você precisa de alguém para falar por você? Jesus faz a promessa, Ele está à direita de Deus e Ele também está intercedendo por nós. Uma das minhas promessas favoritas é encontrada no livro dos Salmos: ‘O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem de manhã’. O amanhã virá. Não tão depressa quanto queremos”, disse Lucado, de acordo com informações do portal The Christian Post.
A convicção do autor foi ilustrada com a história de Maria Madalena, uma mulher que tinha sete demônios em si antes de se encontrar com Jesus, e após esse encontro, sua vida mudou, ela se tornou uma seguidora do Mestre e foi testemunha de sua crucificação, sepultamento e ressurreição: “A alegria vem quando Jesus vem. E se nós não entendermos a princípio, tudo bem. Se nós não O reconhecermos a princípio, tudo bem, Ele permanecerá até conseguirmos. Seu nome não está enterrado em algum arquivo celestial. Deus não precisa de crachá para se lembrar de você. Você é tudo para Deus”.