Os efeitos colaterais da greve dos caminhoneiros levaram o pastor Silas Malafaia a gravar mais um vídeo, opinando sobre a situação, com alta de preços em quase todos os produtos. O líder pentecostal voltou a afirmar que o problema é muito mais amplo do que se supõe.
“E agora? Segura. Eu estou falando desde quinta-feira [24 de maio]: não adianta atender uma categoria. O problema do nosso país é conjuntural. Nós temos uma carga tributária louca”, introduziu Malafaia.
O pastor usou o exemplo da medida adotada por Donald Trump nos Estados Unidos, com uma redução de 15% na carga tributária (caindo de 35% para 20%) imposta sobre as empresas. A medida, ousada, resultou em um novo ciclo de investimentos dos grandes grupos empresariais, que também fizeram bonificação extra aos funcionários e abriram novos postos de trabalho.
“Nos Estados Unidos, o presidente americano – [que dirige] uma potência econômica que não tem a carga tributária que tem aqui – mandou abaixar os impostos. Sabe para quê? Aumentar a arrecadação, aumentar o emprego e girar a economia. Aqui no Brasil tem um capeta, um demônio, que cega os economistas. Aqui é o contrário: aumenta o tributo, diminui o emprego e trava a economia”, contextualizou o pastor.
Em resposta às críticas que sofreu por se opor ao movimento dos caminhoneiros, Malafaia disse que mantinha sua posição: “O que eu falei, eu sou macho, não tenho medo. Não aceito ninguém obstruir [o caminho]. Seja caminhoneiro, seja petroleiro, ou quem quiser. Tem que tirar do meio do caminho, isso é lei. Você gostando, ou não. Não estou nem aí”.
“Tá pensando que estou preocupado com alguém que discorda de mim?”, questionou. “Não estou contra a categoria de ninguém. Agora segura, sociedade brasileira, o aumento de preço de tudo que é produto. A turma da agricultura já falou ‘vamos repassar’. Ninguém [do meio produtivo] vai segurar isso aí não. Quem paga o pato? O povo brasileiro”, acrescentou o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC).
Silas Malafaia também chamou a atenção para a falta de iniciativa de todos os governantes brasileiros no que se refere à necessidade de uma ampla reforma no sistema tributário brasileiro: “A culpa não é só desse governo incompetente que está aí. PSDB, PT, Michel Temer. Ninguém, nem deputado, nem senador, ninguém quis fazer reforma tributária. Porque é mais profundo do que vocês pensam. Atende uma categoria e ferra o resto”.
Assista: