Tendência entre adolescentes cristãs, selfies sedutoras são criticadas por blogueira: “Vivemos numa cultura que treina a mente para a sedução”

12

A exploração da sensualidade na mídia funciona como uma espécie de bombardeio, e termina por influenciar pessoas de todas as faixas etárias e crenças. Com a ascensão de redes sociais exclusivamente voltadas para fotos, como Pinterest e Instagram, muitas adolescentes evangélicas publicam fotos em poses sociais, e esse fato gerou um movimento contra-cultura nos Estados Unidos.

Duas irmãs texanas lançaram o blog Girl Defined, em que se engajam contra o feminismo e a favor da distinção de gênero, como forma de frisar e manter “o propósito que Deus definiu” para as meninas.

“Infelizmente, vivemos em uma cultura que treina as nossas mentes para ver sedução como norma a partir de uma idade muito jovem. Basta dar uma rápida caminhada pelo shopping e você verá cartazes atrás de cartazes com modelos em poses sensuais. Desde a invenção do Pinterest, Instagram e outros aplicativos, imagem sensuais estão em nossa frente mais do que nunca”, diz Kristen Clark, uma das autoras do movimento.

Kristen demonstra indignação com a atual tendência das jovens cristãs aderirem à exposição de sua sensualidade como se fosse algo banal: “Como garotas cristãs, estamos sendo bombardeadas por mensagens de nossa cultura que sedução e poses sensuais são legais, descoladas e normais. Tirar selfies sedutoras não é mais atrevido… é aceitável e louvável. Por vivermos em um mundo caído, faz sentido que a cultura incentive as garotas a agirem assim”, raciocina, antes de acrescentar: “Fico chocada, às vezes, quando eu entro no meu Instagram e vejo algumas das poses sensuais que minhas amigas cristãs estão postando. O que mais me surpreende é que eu leio os comentários de outros amigos cristãos que estão elogiando as imagens e chamando-as de ‘lindas’. Como assim? Parece uma epidemia”.


Além das razões culturais contemporâneas mais explícitas, Kristen aponta para questões de ordem psicológica como motivadoras dessa tendência entre adolescentes e jovens cristãs: “A verdade é que, postar selfies sedutoras é apenas um sintoma exterior de uma questão muito mais profunda. É um sinal de uma menina que anseia por algo mais. É um sinal de uma menina que está tentando encher o seu ego através dos louvores e elogios de seus amigos. Uma menina que deseja atenção de rapazes e tem a esperança de que eles vão notar uma de suas fotos. Uma menina que quer parecer confiante, mas é fraca e solitária no interior. Uma menina que gosta de seduzir os rapazes fazendo com que eles ‘queiram o que não podem ter’”, teoriza.

Ao final de seu raciocínio, a blogueira Kristen Clark diz que “todo o propósito de nossas vidas é apresentar Cristo aos outros”, e por isso, as selfies sedutoras não estão em concordância com a vida cristã: “Esse tipo de foto nunca é centrada em Cristo, mas é sempre centrada em si mesma. Deus nos chama a viver uma vida moralmente pura em todos os sentidos. Postando fotos sedutoras de si mesma, você não está promovendo a pureza ou santidade dentro do corpo de Cristo […] Efésios 5:1,3: ‘Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém aos santos’”.

12 COMENTÁRIOS

  1. as pessoas nao atinaram que a batalha e pela mente das pessoas , infelizmente vivemos numa cultura erotizada e isso ja e imposto desde a infância , e como todos sabem aquilo que vemos muitas vezes acaba por sendo normal

  2. Eu me admiro um site que se diz cristão e contra essa pornografia barata, postar essa imagem aqui. Vocês não sabem mais como trazer o mundo pra dentron da Igreja.
    Vão postar mensagens sobre arrependimento, santidade, vão se santificar primeiro. PÉSSIMA QUALIDADE essa matéria. Não acredito que só eu pense assim. Pede se Jesus postaia essa quase atriz pornô ai no seu “site da época.” MISERICÓRDIA, dpois nao digam que ninguem notou a má intenção de vocês. Deus já conhece, antes de vocês postarem-misericórdia mais uma vez!!!!!

    ACORDA POVO CRISTÃO

    NUNC MAIS VOU VER ESSE SITE CORROMPIDO!

  3. Os seres humanos são segundo Sigmund Freud dirigido por dois fortíssimos desejos: Desejo de viver e desejo de multiplicar a espécie. No Capitalismo isso é representado por muito dinheiro (a ideia é de que com muito dinheiro se vive bem melhor) e muito sexo (existe um medo subconsciente) de que o mundo vai acabar e como muita gente está morrendo é preciso multiplicar a espécie. Surgiu então essa agonia sexual, deixou de ser prazer, está deixando de ser prazer para ser uma agonia, principalmente se levarmos em consideração as doenças sexualmente transmissíveis. Os movimentos sociais passou a despir a mulher. Trata-se de algo muito profundo, trata-se de retornar ao estado original quando Adão e Eva andavam nus. Aqueles que aceitaram Jesus como Salvador vão poder morar no Jardim do Éden. Os que vão morar diretamente com Deus serão somente aqueles 144.000. (Ap.14:03). Mas continuo dizendo: O principal no momento é fazer o primeiro milagre que Jesus fez quando esteve aqui: Transformar a água em vinho (um vinho medicinal). Estou pronto para ensinar de forma convincente a teoria, a prática ou você faz sozinho, ou reúne um grupo de crentes, amigos, da igreja para fazer. Melhor ainda compre por 15 reais o livro digital do Pr. Trajano que tem como título: A Responsabilidade de ser a imagem e semelhança de Deus. Publicado pela Editora Buqui. acesse pela internet, se não estiver disponível procure se comunicar com o diretor geral da Editora o sr. Gustavo porque está vendendo muito e eles não estão dando conta. Isso se é realmente a verdade que você quer saber. Não adianta criticar somente, devemos levar a obra de Deus avante, vocês serão prodigiosamente abençoados. A paz do Senhor!

    • Vai ver são católicas, que a maioria é, por isso se consideram cristãs. Eu vejo muitas garotas e fotos de adolescentes no facebook assim, e se perguntar para elas sobre sua religião, se dizem católicas (frequentam essa igreja e tudo mais) e cristãs.

  4. Apenas, para ver se podemos abrir a mente dos incautos, pelo menos levantar uma duvida sobre as heresias que aqui, pregam e satanizam a obra de deus, no intuito de reforçar a fé daqueles, que uma vez iluminados , se tornaram participantes, do ESPIRITO SANTO, E SENTIRAM AS COISAS QUE PROVEM DO CÉU. Posto para ajudar os perdidos stardust e sua legião que orbita em volta da estrela caída, nunca é tarde.
    Há quem já estudou a Teologia Bíblica, e como resultado, deixou de Pagar o Dízimo em sua Comum (Congregação/Igreja local). Alguns, chegaram até a desestimular a prática do Dízimo na vida daqueles que fielmente dizimam; até escreveram artigos ou livros (opúsculos) para DEFENDER O NÃO PAGAMENTO DO DÍZIMO. O resulto: confusão, dor de cabeça para pastores, avareza (que é um tipo terrível de idolatria) estimulada, etc. Portanto, como se Deve Defender a Legítima Prática do Dízimo? Visto que tais proponentes tem dito que o Dízimo foi ABOLIDO como obra da Lei de Moisés? Bem, vamos então desconstruir tal argumento usando a mesma Teologia Bíblica mal interpretada por estes.

    Em primeiro lugar, o argumento usado pelos Apologistas (defensores do não-pagamento do Dízimo) é legítimo até certo ponto: eles dizem que o Dízimo foi instituído como Lei por Deus através de Moisés sobre o Povo de Israel, portanto, para o judeu circuncidado e membro do antigo pacto feito no Sinai, o pagamento do Dízimo era compulsório e obrigatório sob pena de castigo e maldição, como está bem claro em Malaquias três (Último livro do Antigo Pacto)… Estes mesmos proponentes, afirmam também com exatidão que nem Jesus e nem seus Apóstolos em Todo o Novo Testamento obrigou e obriga a Igreja (os cristãos) a pagarem o Dízimo. Outrossim, citam vários textos do Novo Pacto para dizer que a Lei, e muitas coisas relacionadas a ela: como o Dízimo, os sacerdotes, os levitas, o templo físico de Jerusalém, as festas e os dias judaicos. Foram abolidos (cancelados/cumpridos) em Cristo Jesus… E, continuam em suas conclusões: todo este “blá, blá, blá” dos pastores quanto ao pagamento do Dízimo é infundado e desnecessário.

    Em segundo lugar, há muitos escândalos hoje nas Igrejas, no que diz respeito à administração das suas finanças, no qual têm entristecido e desanimado muitos cristãos quanto à continuidade da prática do Dízimo e até das Ofertas em geral.

    E aí? O que devemos fazer? Como reagir a esta situação? Pagar ou não Pagar? Ofertar ou não ofertar? Bem, não se pode Negar que o próprio Jesus e seus Apóstolos eram sustentados por DOAÇÕES, ou seja, eles recebiam ofertas dos que iam entrando no Reino de Deus (Lucas 8.2,3; João12.6; 1Coríntios 9.9-12)… Por outro lado, tanto Jesus e seus Apóstolos nasceram, cresceram e viveram dentro da cultura judaica (no Judaísmo: a religião dos judeus). E isto significa que desde pequenos, eles já haviam aprendido o hábito e a CULTURA do dizimar e de oferta (em forma de sacrifícios) na Casa de Deus: o templo de Jerusalém. Pergunto? Se Jesus sabia que o Dízimo, por exemplo, seria alguns dias mais tarde abolido com sua obra, por que ele não deu diretrizes para seus discípulos? Pois se ele não exigiu o Dízimo de sua Igreja, e nem assim seus discípulos-apóstolos, ELES também não proibiram a sua prática. Portanto, não se constrói uma Doutrina ( a abolição do Dízimo) no silêncio das Escrituras do Novo Testamento, ainda que por inferência.

    Contudo, é completamente legítimo a prática do Dízimo. E sua legitimidade não está alicerçada no argumento do silêncio como está o argumento dos defensores da não-prática. Como assim? Quer dizer que há base Bíblica no Novo Testamento para a prática do Dízimo? Sim! E não só no NT, mas também no próprio AT, e melhor, fora dos ditames da Lei de Moisés! Vejamos:

    E os que dentre os filhos descendentes de Levi receberam o sacerdócio têm ORDEM, com base na Lei de Moisés, para tomar de seus irmãos, o povo de Israel, o Dízimo, ainda que eles tenham saído dos lombos de Abraão. Mas, Melquisedeque, cuja genealogia não foi contada entre os sacerdotes levitas, tomou o dízimo de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas… Neste mundo, pois, tomam dízimos homens que morrem; mas Melquisedeque, tomou o dízimo de Abraão, porém, não temos o relato de sua morte. Isto quer dizer que ele Vive! E assim, por meio de Abraão, até os descendentes de Levi, que recebe dízimos do povo, pagou também o dízimo a Melquisedeque! (Hebreus 7.4-9).

    Eis aí a Base Bíblica neotestamentária para a atual prática do dízimo. Pois quando o cristão Abraão pagou o Dízimo ao sacerdote Melquisedeque (Gênesis 14.20), ele o fez quando ainda não havida sido instituído a Lei de Moisés, ou seja, antes do Dízimo se tornar uma prática obrigatória. E segundo a exegese (interpretação) do escritor aos Hebreus, até os sacerdotes Levitas pagaram o Dízimo através de Abraão. Pois bem, se nosso pai na fé (Abraão), e até os sacerdotes da tribo de Levi que deveriam cobrar o Dízimo, pagaram o Dízimo voluntariamente, como Jesus pagou voluntariamente o imposto do Templo de Jerusalém e apoio o imposto devido à César…, sabendo ainda que não há nenhum texto em toda a Bíblia que proíba a prática do Dízimo, porquê então você (ou eu) não DEVEMOS pagar o dízimo? Porque somos MELHORES do que eles? Pense nisso!

    • amigo, creio que ha um engano seu… muito claro, o legal é que voce ja fez o estudo e nem assim aprendeu…
      não é errada dizimar, mas agora trata-se de aliança individual, pois nao sou mais servo da lei, e sim da graça quem me faz prosperar é a fé em cristo, dizimo se eu fizer aliança para isso, nao ha obrigação, isso as igrejas nao ensinam pois o povo deixara de dizimar, e os pastores que não trabalha irão falir…. mas é engraçado que tem gente que briga por causa do dizimo dos outros, amigo se eu for seguir a lei da mesma forma que esta escrita, eu devo fazer muito coisa obrigado, porem prefiro seguir a cristo e renovar meu voto de dizimo a cada mes, quanto a oferta sim na biblia fala que isso é certo pois cada um de segundo propos em seu coração….. como voce diz bla, bla, bla, voce esta sendo igual aos fariseus e doutores da lei, quando Jesus curou no sábado, lembra? pois é parece que ele infrigiu a lei mas ele nao o fez isso ele simplesmente colocou o ser acima da lei.
      ore mais um pouco e va trabalhar para ganhar seu sustento nao dependa de dizimo.

  5. Quero ser legal. Já comecei escrevendo sem caixa alta. Digo isto porque quero propor uma reflexão ao Gospel Mais. A matéria trata de um assunto bem relevante, mas a parte triste é o Gospel Mais promover um texto que mostra quão errado é publicar fotos sensuais e usar na matéria uma foto sensual. Sugiro uma revisão de conteúdo, pois mesmo quando nos posicionamos contra alguns assuntos, acabamos por promovê-los. Não se pode falar de pureza sendo explícito. Gostaria de ler uma posição do site sobre a escolha da imagem, se é relevante mesmo e promove a pureza defendida pelo artigo.

    Abraço

  6. Mas que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. Filipenses 1:18

DEIXE UMA RESPOSTA