Este ano, o passeio ciclístico Pedalando por Bíblias, promovido pela SBB (Sociedade Bíblica do Brasil), acontece em três cidades brasileiras. O primeiro evento foi realizado em Santos, São Paulo, no dia 28 de outubro.
Criado com o objetivo de mobilizar grupos de jovens e comunidades na obtenção de literatura bíblica para famílias carentes, o Pedalando por Bíblias aconteceu primeiro em Santos, litoral paulista. Os ciclistas sairam da Praça Mauá, no Centro, passaram por sete quilômetros de ruas e avenidas, retornando ao local da partida. O início do passeio foi às 9h.
Os outros dois passeios estão programados para dezembro, o primeiro no dia 2, em Belo Horizonte (MG) e, o outro no dia 9, Dia da Bíblia, na Zona Leste da capital paulista.
Para preparar os eventos, a SBB buscou e obteve a colaboração de dezenas de igrejas e entidades cristãs sediadas nessas cidades. Os ciclistas pagam uma taxa de inscrição de R$10. O investimento é como fonte de recursos para a distribuição de literatura bíblica aos ciclistas participantes e a comunidades carentes da região. “Cada inscrito contribui, automaticamente, para que um exemplar do Novo Testamento chegue às mãos de uma pessoa”, explica o coordenador do projeto e secretário de Ação e Comunicação Social da SBB, Erní Seibert.
O projeto surgiu em 1984, na Austrália, com o ciclista Bob Forrest. Naquela ocasião, ele percorreu os 900 km que separam Sidney e Melbourne, na companhia de seu filho e de um amigo. Para cumprir esse percurso, o australiano conseguiu patrocinadores e destinou os recursos obtidos a projetos de distribuição de Bíblias.
Repetido em mais de 20 países, como Alemanha, Argentina, Hong Kong, Namíbia, Sri Lanka e Suíça, o projeto também foi adotado no Brasil em um formato que mobiliza milhares de pessoas em torno da divulgação da Bíblia Sagrada. “Este projeto possibilita a reunião de diferentes igrejas e entidades cristãs, em torno de uma mesma causa: a da Bíblia. Além de celebrar a Palavra, o evento associa a divulgação da Palavra de Deus a uma atividade saudável e de lazer”, avalia Seibert.
Informações e inscrições no site da SBB (www.sbb.org.br) ou nas igrejas e entidades parceiras (consulte listagem com endereços no site da SBB) ou pelo 0800-727-8888.
Fonte: Portal da Igreja Presbitariana do Brasil