A disputa pela prefeitura de São Paulo ocupou as manchetes na mídia, mas um importante e silencioso cenário se construiu na Câmara Municipal da capital paulista, com a demonstração de força dos indicados do ex-presidente Bolsonaro e do deputado federal Nikolas Ferreira, ambos do PL.
A missionária pentecostal Sonaira Fernandes (PL), apoiada pessoalmente por Bolsonaro e seu filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), foi reeleita com 33.957 votos, quase dobrando o desempenho de sua primeira eleição, há quatro anos, quando teve pouco mais de 17 mil.
“Graças a Deus foi de vitória! Vamos continuar fazendo um trabalho sério na Câmara, defendendo a nossa família, as nossas crianças e a nossa liberdade. Contem comigo, vamos comemorar”, disse Sonaira Fernandes, que se licenciou do mandato em 2023 para ajudar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a estruturar a Secretaria da Mulher no estado.
Nesta segunda, 07 de outubro, a vereadora reeleita já retomou a campanha com o foco em garantir que Guilherme Boulos (PSOL) não seja eleito prefeito: “Derrotar o invasor de propriedades é hoje a prioridade máxima de quem se importa com São Paulo. Não permitiremos que a cidade mais rica do país caia nas mãos da corja do PSOL e PT. Boulos, não!”.
Lucas Pavanatto (PL), que foi assessor de Fernando Holiday, contou com apoio direto do deputado federal Nikolas Ferreira e foi eleito o vereador mais votado da capital, com 161 mil votos. Nas redes sociais, divulgou vídeos comemorando a eleição e fez menções a seus mentores: “Obrigado a Deus e a todos vocês! #NikolasFerreira #Bolsonaro #Direita #ForaLula”
A vereadora Rute Costa (PL), filha do pastor José Wellington, da Assembleia de Deus Ministério do Belém, também foi reeleita: “Esta reeleição não é apenas uma vitória pessoal, mas o reconhecimento do trabalho que fizemos juntos, sempre em busca de uma cidade mais justa, humana e próspera. Agradeço imensamente a confiança e o apoio de todos. Continuarei lutando incansavelmente pelos valores com ainda mais garra e determinação”.
Os vereadores ligados à Igreja Universal do Reino de Deus Sansão Pereira e André Santos, ambos do Republicanos, também foram reeleitos e divulgaram vídeos agradecendo os votos que os reconduziram à Câmara.
Outra personagem nova entre os vereadores eleitos é a pastora Sandra Alves (União), que recebeu 74 mil votos: “Coração cheio de gratidão a Deus que é fazedor de todas as coisas. Mérito nosso nenhum a se não fosse a bondade d’ELE não teríamos chegado aqui. Gratidão a você que acreditou e votou em mim, juntos somos mais forte. Por uma São Paulo cheia de vida e paz”, comemorou.
O vereador “evangélico de esquerda”, Carlos Bezerra (PSD), obteve 37 mil votos, mas não foi reeleito: “Com a conjuntura dos quocientes eleitorais não alçamos a vaga, mesmo estando entre os mais votados com uma votação expressiva”, resumiu, em suas redes sociais.