Templo de Salomão ofusca paróquia centenária e expõe diferenças entre evangélicos e católicos

52

A finalização da construção do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus expôs a decadência de um outro templo, centenário, localizado na mesma avenida, e castigado pelo tempo. A Paróquia de São João Batista, inaugurada em 1908, é agora ofuscada pela suntuosidade do megatemplo neopentecostal.

Com problemas sérios em sua estrutura, a Paróquia sofre com infiltrações e rachaduras, e já não recebe tantos fiéis como nos tempos áureos. Parte da debandada se deve à busca por conforto: muitos católicos deixaram a histórica igreja no centro para frequentarem missas nos bairros. Por outro lado, a queda vertiginosa do número de fiéis católicos no Brasil, e o crescimento espantoso dos evangélicos, ajuda explicar em parte a derrocada da construção histórica.

O contraste entre as duas construções pode também ser tomado como símbolo da maneira diferente que as duas tradições cristãs olham atualmente a missão do “Ide”.

De acordo com o portal iG, ressalta as diferenças entre a construção idealizada pelo bispo Edir Macedo – que pretende transformar o megatemplo em ponto turístico – e a humilde Paróquia de São Judas Tadeu. “São 100 mil metros quadrados de área construída e sustentada por colunas de quase 60 metros de altura cobertas por Taltishe, pedras israelenses que também revestem o Muro das Lamentações. Enquanto isso, o terreno da Paróquia ocupa exatamente um décimo do lote do Templo de Salomão […] O órgão de tubos, alemão, à época um dos maiores da cidade e do Brasil, hoje jaz empoeirado em uma das torres da igreja, que se vale de instrumentos menos solenes, como pandeiro e violão, para acompanhar a liturgia”, escreveu a jornalista Bruna Talarico.


O padre responsável pela Paróquia, Marcelo Monge, acrescenta uma mudança na característica do bairro para a fuga de fiéis: “O Brás tem perdido moradores na mesma medida em que tem ganhado caráter comercial. Antes, em sua origem, era um bairro de imigrantes italianos de grande frequência religiosa. Agora, são poucos, mas fiéis membros da comunidade os que vivenciam a Paróquia”, resume.

Com um orçamento de R$ 200 mil, o padre Marcelo Monge se esforça para manter o templo de pé. A reforma iniciada há seis meses pretende eliminar os problemas estruturais mais graves que ameaçam a integridade do edifício.

Símbolos da fé cristã no bairro

O bairro do Brás é atualmente um dos centros de comércio popular na capital paulista, mas nem sempre foi assim. Antigamente, abrigava fábricas gigantescas e casas humildes de trabalhadores que eram em sua maioria, descendentes de italianos.

Além do Templo de Salomão e da Paróquia de São João Batista, há outros templos cristãos menos famosos no bairro, como a sede da Congregação Cristã no Brasil e a sede da Assembleia de Deus no Brás, dirigida pelo pastor Samuel Ferreira, filho do bispo Manoel Ferreira, e integrante do Ministério de Madureira.

52 COMENTÁRIOS

  1. Ofusca todos os templos do Brasil.
    Pelos menos as pessoas estão vendo para onde vai as ofertas e dízimos.
    Porquê a ordem de Deus é esta:

    “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” (Malaquias 3 : 10)

    Ninguém pode dizer que não mantemos as igrejas lindas e abençoadas.

    Podem falar, ou maldizer
    Quem tá com deus não tem nada a temer
    Enquanto param, pra falar mal
    Mais cresce a igreja universal

    Em lucas capítulo oito
    Jesus e os discípulos seus
    Andaram por muitas cidades
    Pregando o evangelho do reino de deus
    E vem se cumprindo a escritura
    É essa a missão do pastor
    Levar até os confins da terra
    A toda criatura a mensagem de amor
    Anunciar boas novas
    Que só jesus cristo é o senhor

    Contra fatos não há argumentos
    E a fé não se pode explicar
    Orar é ação, movimento
    É nunca ter medo
    É acreditar
    E a igreja palavra de vida
    Caminho para a salvação
    É deus levantando o caído,
    Cansado e oprimido
    Das trevas pra luz
    Também dando a prosperidade
    Àquele que segue fiel à jesus

    .

    • Querido, quando o livro de Malaquias diz:”’Malaquias cap;3 Vs;10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. ……..Para que haja mantimento, quer dizer alimentos aos necessitados, roupas, acolhimento, uma assistência aos órfãos e viúvas e no caso a tribo de” LEVI’ ou levitas q

      • Querido, quando o livro de Malaquias diz:”’Malaquias cap;3 Vs;10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. ……..Para que haja mantimento, quer dizer alimentos aos necessitados, roupas, acolhimento, uma assistência aos órfãos e viúvas e no caso a tribo de” LEVI’ ou levitas que não dispunham de herança …E não luxos faraônicos que somente demonstra glória e poder ao homem (Edir Macedo) o qual o construiu …E só para seu conhecimento sou evangélico, crente em Jesus e suas promessas, protestante á mentira e á heresias e ao falso profeta dos ultimos dias!!

  2. edir macedo não quer que o templo dele seja ponto turistico… ele quer é que seja ponto de entrega de todo o dinheiro dos incautos… senão,pra que uma esteira pra por dinheiro que só termina no cofre?

    • uma igreja em cima da velha ??

      logo vemos como voces crentes são idiotas
      querem derrumbar uma construção de mais de 100 anos pra contruir outra ???

      só voce mesmo, Luciano

      • Quem vive de passado é museu,por isso que a igreja católica não proguide, só vive de tradição e não se atualiza para a realidade, por mim derrubaria todo edifício velho como os casarões da Bahia e de minas que tem bastante, quem gosta de coisa velha é mofo e ferrugem.

  3. se o padre o o bispo responsável pela igreja catolica quiser eu compro a igreja e ela vai ser um local de adoração a Deus e não a são João Batista
    a ganhar almas pro reino dos céus

  4. prefiro MIL VEZES a paróquia , do que esse templo ostensivo e cafona do Macedo

    alias, ridicula essa materia, querer comparar uma igreja de mais de 100 anos, com esse templo horroroso, recém contruído, é sacanagem né ??

    • Felipe,

      A matéria desfaz não dos católicas e suas estruturas, sim do protestantismo, sim dessa igreja aí, como se houvesse concorrência. E não poderia, afinal a igreja católica possui milhares de igrejas de padrão financeiro cujo limite é o céu.

      No Brasil a ostentação católica é patente, basta comparar procurar, é uma pra dez mil.

      Saiba distinguir comentário irônico de um de verdade, pois aquele é uma zombaria contra a verdade.

  5. É não Animes Orion, isso é para demonstrar a diferença para quem usa Deus para ganhar muito dinheiro. Antes venderem Jesus por 30 moedas, hoje vendem jesus parcelado com parcelas vitalícias, infinitas chamadas dízimos. Se a Universal serve a Deus é só na sua mente, porque na mente de quem ainda tem a mente sã a ideia é outra bem diferente sobre essa seita diabólica.

  6. Dessa vez o G+ foi longr demais em comparar essa maldita babilonia seita maldita berço de heresias com os evangelicos, pelo amor de Deus essa iurd nao nos representa, me diz o q q de evangelical essa prostituta tem?! Uma seita a favor do aborta igreja de satanas q persegue os evangelicos e a todas as religioes. Tenho nojooooooo dessa seita.

    IURD NAO É PROTESTANTE.
    IURD NÃO É EVANGÉLICA
    IURD NÃO É CRISTÃ
    IURD NÃO REPRESENTA OS EVANGÉLICOS

  7. a gente ver tanta falácia tonto julgamento tanta imposição tanta crendice tanta religiosidade mas o que se observa é a falta do jesus ressuscitado o todo poderoso o rei da gloria e é dele que todos nós precisamos e queiram que não queiram ele não é cego e nem morto e esta vendo tudo isto e sabe quem aceita a ele e quem não aceita o importante da salvação e de toda a história da humanidade é jesus o filho de altíssimo Deus.

  8. Adamastor cristo é cristo as religião é só religião o cristo disse examinem as escrituras e aprendam delas são elas que de mim testificam e vós cuidai ter nelas a vida eterna e de maneira que cada um vai da contas de si mesmo a Deus.

  9. E o que a igreja universal tem a ver com a miséria em que esta vivendo a igreja católica no bairro do Brás,sao Paulo? Vão se queixar com o Vaticano que e riquíssimo,vivemos num pais livre e por isso os fieis da universal podem dizimar e ofertar a vontade para que mais templos evangelicos como esse sejam erguidos!Deixe a universal em paz, agora quanto se esta perdendo fieis para as igrejas crentes e sinal que alimento espiritual nao esta sendo dado por la ao invés das beatas,e fofoqueiros de plantao,ficarem indo pra igreja católica ficar de tece-tece com o padre fazendo panelinha,acusando e mostrando o erro da igreja dos crentes, vao evangelizar,ir nas favelas,comunidades carentes,cracolandia,presídios,hospitais enfim,fazer o que os crentes fazem,por isso que as igrejas deles lota.Quantas igrejas católicas belíssimas e ate revestidas de ouro estao espalhados neste Brasil a fora,e nao vejo ninguem reclamando de ser exagero,agora quanta a paroquia ter sido ofuscada pelo o templo belissimo da igreja universal,deixo aqui uma dica aos padres e fieis corra atras pra melhorar,vocês tem dinheiro e muito!vao chorar miséria em outro lugar.

        • itamar

          Mas contribuir com um lugar onde vc sabe que o dinheiro será mal empregado é ser cumplice. Deus não terá essa pessoa por inocente, fique sabendo.

          • Mas meu amigo o dizimo e dado na casa do tesouro isso e na casa de Deus.
            Se o Sacerdote está em pecado ou fazendo mal uso das coisas de Deus, ele vai prestar contas a Deus.
            O nosso dever e levar os dizimos, agora o que o Sacerdote faz com ele não e de minha conta porque o dizimo não e meu e de Deus.
            SEGUNDO A HISTORIA O SACERDOTE ERA AMARRADO ANTES DE ENTRAR NO SANTUARIO. NÃO SEI SE E BIBLICO.
            O Santo dos Santosera um local do tabernáculo onde só o sumo sacerdote poderia entrar e somente uma vez por ano, na festa da expiação. Que era quando Deus manifestava sua glória ali. Ele (o sumo sacerdote) deveria estar purificado, porque se tivesse algum pecado seria fulminado pela glória de Deus. E para evitar que ao morrer, jazesse ali,se amarrava uma corda em sua cintura para puxa-lo para fora, uma vez que qualquer outra pessoa que entrasse no santuário fatalmente morreria.
            A preparação e a cerimônia esta descrita em Levítico, 17, porém não me lembro onde se fala das cordas.

          • itamar

            Pare de estudar a bíblia a partir da visão do velho testamento. Nós cristãos vivemos no novo testamento. O que os sacerdotes faziam na velha aliança não serve de modelo para nós, ok? Não devemos misturar os vinhos, recomendação de Cristo.

            Se eu dou contribuição num lugar ou em favor de alguém sabendo que tal contribuição não será utilizado corretamente, vc se torna sim, cumplice do erro. Omissão é pecado, ok? Se porém vc não sabe do que acontece nos bastidores, Deus entende perfeitamente disso, e vc não será penalizado.

            “Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.” (I Timóteo 5:22b)

            E dízimo era dado na casa do tesouro, a casa de Deus sim… mas isso era só no velho testamento e somente ordenado aos judeus!!! Por acaso vc já viu na bíblia algum cristão dando dízimo?

            Novamente te aconselho. Pare de usar o velho testamento para fundamentar doutrinas para os cristãos. Estamos na nova aliança em Cristo.

          • “Além de ser uma ordenança, o dízimo sempre envolveu bênçãos de prosperidade, conforme Provérbios 3.9,10 e Malaquias 3.10-12”,
            “no Novo Testamento, não há nova regra para o dízimo”, pois “Jesus não condenou nem ab-rogou essa prática; apenas criticou o comportamento hipócrita dos religiosos que davam dízimo para se autopromoverem, sonegando o mais importante da Lei: o juízo, a misericórdia e a fé (Mateus 23.23)”.

          • itamar

            Acabei de falar para vc não usar o velho testamento como pretexto para doutrinas e vc continua no mesmo erro?

            malaquias 3:8-10 não diz respeito a nós cristãos. Aadvertencia é clara : “esta nação”, e que nação se refere? a de israel, a unica com mandamento de dizimar.

            E mateus 23:23, ao contrário do que a imensa maioria dos evangélicos acredita também está inserida no velho testamento, pois o novo testamento só começa de fato após o sacrifício do Senhor Jesus na cruz, abolindo a lei.

            Responda a pergunta: vc já viu no novo testamento algum seguidor de Cristo dando dízimo?

          • Stardust!
            Esse Itamar, esta me cheirando a Levi, o papo é o mesmo….casa do tesouro, e blá, blá…. sem falar que o cara acha que a IURD prega a Palavra, que pessoas se convertem lá, rsrsrsr…
            Se a IURD fosse uma igreja séria, e sabemos que não é, ainda assim poderíamos dizer com toda a certeza o que Cristo disse a respeito daquela que na época era considerada casa (Templo) de Deus, lembremos o que foi dito;
            “Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores”. (Lucas 19:46).

          • Stardust!
            Esse Itamar, esta me cheirando a Levi, o papo é o mesmo….casa do tesouro, e blá, blá…. sem falar que, o cara acha que a IURD prega a Palavra, que pessoas se convertem lá, rsrsrsr…
            Se a IURD fosse uma igreja séria, e sabemos que não é, ainda assim poderíamos dizer com toda a certeza o que Cristo disse a respeito daquela que na época era considerada casa (Templo) de Deus, lembremos o que foi dito;
            “Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela COVIL DE SALTEADORES”. (Lucas 19:46).
            Quem tiver um mínimo de conhecimento bíblico, certamente compreenderá que a IURD não passa de uma instituição corrupta que usa o evangelho de forma adulterada, para cumprir metas financeiras de arrecadação, numa prática clara do que chamamos de capitalismo selvagem.
            A IURD não é igreja. – A IURD é um COVIL DE ESTELIONATÁRIOS.

      • Mauro!
        Não e denominação, Apostolos, PAstores, Bispos, Evangelistas, Diaconos que salva vidas e sim
        Deus.
        Nome de denomição não leva ninguem para o céu.
        Não sou da Universal.
        O que levam aquleas pessoas a IURD são os milagres que ocorreu ou ocorre naquele lugar, como acontecem em outras igrejas evangelicas.
        E em Nome de JEsus CRisto que salva e expulsa demonios. E não no nome do Edi Macedo, Silas Malafai, Marcos Feliciano.
        O que salva e a unção de Deus que abita neles.
        Eles são apenas o canal de Deus para correr o riode aguas purificadoras que vem do Trono de Deus.

          • LEVI (Itamar)
            Eu sabia que vc não demorava aparecer, rsrsrs…foi só eu falar em picaretas que vc se doeu, mas fique calmo foi citado picaretas maiores, eu não fiz alusão a vc, não que vc não seja do grupo dos enganadores, rsrsrs…mas vc faz parte da senzala, ou seja, dos picaretinhas.

        • ¶ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
          Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
          E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

          Mateus 7:21-23

          • Verdade, amado de Deus.
            Não nos esqueçamos que é uma obrigação cristã analisar todas as profecias. O apóstolo Paulo escreveu: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.” [1 Coríntios 14.29]. O apóstolo João fala que devemos “provar os espíritos”: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. [1 João 4:1].

            também, não podemos desprezar as profecias, mas isso não impede de examinarmos aquilo que ouvimos. Paulo ainda diz: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” [1 Tessalonicenses 5.19-21].

            Mais em Mateus 7:1 – “Não julgueis para não seres julgados”.
            Aqui Jesus é contra o julgamento hipócrita. Lemos em Mateus 7:2-5: “Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão”.
            O QUE VOCE ME FALA ACERCA DESSE ASSUNTO.

          • Uma das regras de interpretação diz que devemos ler o contexto para interpretarmos o texto corretamente. O contexto de Mt 7. 1 mostra um tipo de julgamento firmado na hipocrisia. O julgamento de quem aponta o defeito no outro, mas tem o mesmo defeito e até pior (Mt 7.3). Esse tipo de julgamento é condenado por Jesus. É desse tipo de julgamento que Jesus se refere no texto em questão. É o julgamento, por exemplo, dos fariseus que julgavam certas práticas do povo, ou de alguns grupos de indivíduos, mas também as praticavam.

            Note que Jesus, nesse mesmo texto, manda a pessoa julgar, porém, manda que ela resolva primeiro a sua situação para, só depois, ter autoridade para olhar para a situação do outro: “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.” (Mt 7.5). Como tirar o argueiro do olho do irmão sem julgar se aquilo que ele tem no olho é realmente um argueiro que precisa ser retirado?

            2-) A Bíblia mostra diversos exemplos de servos de Deus julgando, inclusive Jesus.

            Jesus julgou os maus atos dos fariseus. Chamar os fariseus de “raça de víboras e maus” é julgar: “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mt 12. 34)

            Paulo manda a igreja julgar suas próprias causas e critica (julga) a igreja de Corinto por levar causas a tribunais ao invés de julgarem ali mesmo na comunidade e resolverem a situação. Ou seja, pode e deve julgar: “Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?” (1Co 6. 5).

            Aqui João julga diversas atitude de um tal Diótrefes e promete chamar a atenção dele. Chama-o de caluniador e de mentiroso: “Eu escrevi uma pequena carta à igreja, mas Diótrefes, que deseja ser o líder, não quer dar atenção ao que eu disse. Portanto, quando eu chegar aí, vou chamar a atenção dele a respeito de tudo o que ele tem feito: as coisas horríveis que diz de nós e as mentiras que conta…” (3Jo 1. 9-10 – NTLH)

            3-) Não há como cumprir certas partes da Bíblia sem julgar

            Como iremos, sem julgar, reprovar as obras das trevas como nos manda Ef 5. 11? Como iremos, sem julgar, descobrir o disfarce dos falsos mestres como nos manda Jesus em Mt 7. 15? Como saberemos, sem julgar, rejeitar o falso evangelho pregado, como Paulo nos orienta em Gl 1.8? Como iremos rejeitar o sinal da besta descrito em Ap 13.18 sem julgar aqueles que tentarão nos impor o seu uso? Como identificar as heresias destruidoras mencionadas em 2 Pe 2. 1 sem julgar os ensinos dos que a pregarão? Como, sem julgar, saberemos entrar pela porta estreita, rejeitando o caminho largo como nos manda Jesus em Mt 7. 13-14?…

            Conclusão

            Creio que ficou claro que devemos sim julgar. A Bíblia proíbe o julgamento hipócrita, mas não proíbe julgarmos outras questões importantes da nossa vida. É evidente que julgarmos com violência, desrespeito, preconceito e outras atitudes prejudiciais não é do agrado de Deus. O que está em foco aqui é o julgamento saudável, importante para o ser humano e para a sociedade.

            Creio que os que defendem que não devemos julgar, deveriam primeiro avaliar o que a Bíblia diz e depois olharem para si mesmos e observarem que, como todo ser humano, julgam o tempo todo: No trânsito, ao criticar a ação errada de determinado motorista; em casa, ao chamar a atenção de um filho; no trabalho, ao não concordar com a posição do chefe ou lutando contra alguma injustiça; Na igreja, ao questionar alguma doutrina com algum irmão ou líder… e uma última: as mulheres quando acham a roupa da outra horrível também estão julgando (risos)

            Assim, julgar é inerente ao ser humano, é aprovado pela Bíblia e faz parte da vida!

  10. A Inquisição da Igreja Católica Romana foi a maior desgraças que ocorrereu na história da humanidade. Em nome de Jesus Cristo, sacerdotes católicos montaram um esquema gigantesco para matar todos os “hereges” na Europa.

    Como os livros de história foram em grande parte reescritos, de forma a amenizar os fatos reais, poucas pessoas conhecem os detalhes específicos de uma campanha nefanda que em 1200 anos (Doze séculos) torturou e assassinou milhares de pessoas.

    • É comum vermos na literatura secular, em filmes e documentários, pior nas escolas do ensino fundamental e médio e até em faculdades e universidades, a afirmativa de que a Igreja “torturou e matou milhares”, alguns dizem milhões de pessoas aniquiladas pela Inquisição. Há também diversos ambientes acadêmicos no Brasil em que é nítido tal interpretação, são muitos autores e professores universitários a partilhar dessas objeções.

      É inegável a atuação da Inquisição assim como os julgamentos, qualquer contraposição é uma aberração um erro grotesco de história, a crítica veiculada neste texto é dirigida aos números de mortes e incidentes referentes aos cerca de 386 anos de atuação, deste tribunal eclesiástico. Muitos podem até dizer que números não importam, contudo ela “matou e torturou”, a questão é que nesta situação os números representam o maior pretexto e fonte de contradições a temática, pois tendem a alimentar e propagar a ideia de uma tragédia histórica, sem controle, um crime, um perverso e criminoso ato, vindo da Igreja contra a humanidade. Não levando em conta os fatores, o contexto e as posições religiosas da época estaria correto colaborar com estas argumentações e afirmações? Teria sido uma ferramenta de perseguição e extermínio de quem ousava pensar diferente? ou trata-se de posições subjetivas oriundas do homem contemporâneo?

      Vale salientar que estas sociedades eram claramente ligadas ao bem e ‘alegria social’ (Pernoud, 1997) e da religião “em função da fé cristã” (Daniel Rops, Vol. III. p. 43), tinham como ferramentas de prevenção, a condenação de grupo ou individuo, para evitar a contaminação de confusões e divisões que ruíam ‘todo o sistema e ordem social da época’ (Gonzaga, 1994) além de evitar a propagação de heresias e divisões entre os fieis na Cristandade, assim os códigos penais abraçavam e previam comumente a tortura e a morte do réu. E o povo entendia que estes eram os princípios jurídicos e inquisidores (cf. Mt 18,6-7) que evitavam a expansão de cismas e heresias.

      Mas seriam verdadeiros estes indicies sobre a Inquisição? Ou é maquinação vinda dos inimigos da religião que tiram proveito não só da Inquisição ou das Cruzadas, centram-se também nos erros e faltas morais de alguns filhos da Igreja para fazê-los de “cavalo de batalha na sua guerra contra a religião e para perpetuamente as estarem lançando em rosto à Igreja.” como disse o historiador e W. Devivier, S.J. Fato que “é da natureza da Igreja provocar ira e ataque do mundo” segundo Hilaire Belloc.

      Mas os “historiadores” de plantão desse espaço sequer nos trazem para o debate autores renomados para um aprofundamento sobre o tema, chega ser risível.

  11. pergunte a um batista ou a membro de uma igreja tradicional protestante, SE a iurd È evangélica????
    e vejam a resposta, e a cara que os irmãos(batista etc.) FARÂO. kkkkk

    nem os membros da iurd, se tratam por “irmãos”. sai de fasto satanás rsrsrsr

  12. Aff!!!A soberba desta tribo de loucos capitalistas da fé não conhece limites para sua expansão empresarial.Mas o negócio deste mafioso do Edir Macedo tem se mostrado próspero porque lida com falácias da teologia da prosperidade e promessas mais vagas da chegada de um judeu crucificado e de uma improvável recompensa numa hipotética eternidade.

  13. ta certo , se eles constroem templos assim he pq tem dinheiro , o que eu acho incrivel he que os catolicos falam tanto dos evangelicos , mais vamo ver quem he que nos livros de historia, vendia terreno no ceu , E A MAIOR BANDIDAGEM ESTA NO BANCO DO VATICANO . e ainda dizem que sao donos da verdade ! bando de filhos da p…. pedofilos !

  14. Carlos Leonardo que eu saiba JESUS não fundou nenhuma igreja , ele só disse que A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
    Tiago 1:27
    a obra ela é de DEUS , mas ele a entregou à homens tá bom meu querido !

  15. Roger Matheus Nascimento Meu caro Roger, até onde sei os Pais da Igreja viviam juntos em suas comunidades com seus povos, e é Igreja sim pois assim eles escreviam em suas cartas.O que vós dissestes é para não serem contraditórios em vossas doutrinas. Não aceitam a Igreja, porém aceitam o a autoridade dela quanto ao discernimento das sagradas escrituras.

  16. Lucas José de Almeida existem pessoas sinceras em todos os lugares. Mas não existe doutrina certa em todos os lugares. Certamente Deus pode levar em conta a boa vontade de uma pessoa que involuntariamente seguiu uma doutrina errada, mas a quantidade de doutrinas diferentes pregadas por cada igreja protestante não pode vir de Deus, pois o Espírito Santo conduz a unidade e não a dispersão.

  17. Abreu, você deveria conhecer a terra… É um planeta interessante. É uma pena que vivamos em planetas diferentes! Aqui não são os católicos os que "falam tanto" da denominação que você está defendendo. Mas infelizmente aqui também muita gente parece está mais preocupada em xingar e ofender os outros do que com a sua própria salvação.

  18. Adamastor Vieira Brandao Achei perfeita a sua resposta. Fora da Igreja não à Salvação. Mas para os de boa vontade e até mesmo os batizados que não estão na Igreja Peregrina que é Católica, eles serão salvos por amor a caridade ee assim à Cristo por o segui-lo sem o perceber pelo ditame da Santa Consciência. Digo mais que o Espírito Santo da graça por fora da Igreja mas a única Igreja que prega a Verdade sem corrupção e que é fundada por nosso senhor e que possui alguma autoridade é a Católica Romana e a Católcia Ortodoxa pois possuis sacramentos válidos.

  19. O interessante é que a arquitetura e arte católicas (por mais que eu discorde da religião católica) costumavam ser ótimas, de bom gosto, belíssimas, seguindo princípios artísticos decentes. Mesmo uma pessoa que não é católica pode admirar essas obras. Os "megatemplos" evangélicos, por mais caros que sejam, nada mais são do que uma mistura brega de vários estilos sem nada a ver um com o outro, apresentados como se fossem grande coisa.

  20. Verdade… Que verdade? Que existem católicos que falam dos evangélicos e não existem evangélicos que falam dos católicos?… Que católicos corruptos venderam terrenos no céu e evangélicos aproveitadores não vendem?… Que existem católicos bandidos e não existe evangélico bandido?… Há já sei! Os evangélicos que fazem estas coisas não são evangélicos…(rz). Ou será que eles são evangélicos, mas agem apenas de forma grosseira?!

  21. isso só mostra a grandeza de um DEUS vivo que deu, e esta dando a todos os fiés, muitas curas e milagres, pessoas estão vendo o que nunca viram nas suas vidas grandes transformações financeiras, transformações estas que deu condições de erguer este maravilhoso templo de DEUS o qual foi construido somente com dinheiro puro dos fiéis e não tem nem um centavo de dinheiro sujo nem tão pouco ajuda de governo como outras instituição todo mundo deveria de ver esse templo como a casa do próprio DEUS aqui na terra.

  22. Povo de Deus,

    Assim diz o Senhor Deus,

    Eu seu Deus abito sim em cada um de vocês que me obedecem e aceitam o meu filho como Senhor e Salvador da vida de cada um de vocês, Meu nome é eu SOU e não abito em templos feitos por homens, não aceito este templo como presente de homens que dizem estar apascentando meu povo e na verdade são como lobos tirando a lâ das minhas ovelhinhas.

    Se arrependam e peçam pêrdao, misericórdia, piedade em nome do meu amado filho Jesus Cristo e eu voltarei para vocês.

    Senhor Deus, Abençoe a Cidade de Jerusalém e todo o povo e toda terra de Israel em nome de Jesus Cristo .

    Amem, Aleluia, Gloria Deus !!!!!!!

  23. A Universal é a mistura de religião católica, protestante,candomblé, espiritismo e agora eles já estão virando Judeus. Vai entender, falo a seguinte coisa quemseguenão sabe o que realmente segue, se segue Jesus ou o Edi macedo

DEIXE UMA RESPOSTA