Uma exposição organizada pela Biblioteca Britânica, em Londres, reúne, pela primeira vez, alguns dos exemplares mais importantes de textos sagrados judaicos, cristãos e muçulmanos.
A exibição “Sacred: Discover what we share” (Sagrado: Descubra o que compartilhamos, em tradução livre) foi patrocinada por doadores das três religiões e traz exemplares da Torá, do Novo Testamento e do Corão que nunca foram expostos ao público antes.
Os manuscritos e livros raros serão exibidos lado a lado a partir desta sexta-feira e serão separados por temas, já que o objetivo dos organizadores é comparar a maneira como eles foram produzidos, interpretados e utilizados.
Segundo a Biblioteca Britânica, “integrando o material desta maneira, a exibição vai mostrar como as fés interagiram e influenciaram umas às outras, em cada seção”.
Entre as peças em exposição estão um manuscrito islâmico escrito a ouro, um contrato de casamento judaico produzido no Afeganistão em 1889 e um mapa do século 13 que mostra o caminho que os peregrino cristãos faziam de Londres até Jerusalém.
“Em um momento em que a fé e as relações entre as diferentes religiões tomam um lugar de destaque na agenda internacional, esperamos que esta exposição contribua para um maior entendimento entre estas três religiões no mundo atual”, diz Graham Shaw, chefe das Coleções da Ásia, Pacífico e África da British Library.
A exposição fica em cartaz até o dia 23 de setembro deste ano.
Para ver algumas fotos acesse: http://www.bbc.co.uk/portuguese/pop_galerias/070426_sagrado_pop.shtml
Fonte: www.bbcbrasil.com