Um casamento, mesmo motivado pelo propósito desenhado por Deus, ainda está sujeito a provações. Uma união consolidada pelos motivos errados, está ainda mais vulnerável. A partir desse raciocínio, o pastor Tiago Brunet aconselhou casais a serem pacientes na lida com as dificuldades para manterem-se unidos e recomendou a busca pela sabedoria.
De acordo com o pastor e palestrante, a falta de sabedoria na condução das crises é um dos principais fatores de desgaste: “Porque os casamentos não dão certo? A gente ora muito para que as coisas dêem certo nas nossas vidas, mas a gente não atenta sobre o motivo das coisas não darem certo. E se você não identificar o que não dá certo, você não consegue mudar”, conceituou.
“A gente só muda o que a gente identifica. Se você não identificar o que está dando errado, você não consegue mudar. Para que tudo dê certo na sua casa, você precisa de duas coisas: sabedoria e inteligência”, acrescentou, ressaltando que com esses ingredientes, o “alicerce” será forte e terá Deus como centro.
Modernidade
Para Tiago Brunet, muitos casais se deixam levar pelo conceito de descartabilidade que molda os pensamentos na sociedade contemporânea: “Hoje em dia chegar no topo da montanha não é difícil. O difícil é manter-se lá. Como construir um casamento feliz e como manter uma família sabendo que ela realmente é a base de tudo?”, questionou.
“Antigamente era difícil escutar que alguém estava separando. Era escandaloso, não podia nem entrar na igreja. Hoje em dia começou a normalizar, por que isso… instalou-se uma cultura do fast-food, a cultura do que está quebrado joga fora”, lamentou o pastor. “Hoje em dia é mais fácil trocar. Estamos nos baseando em uma cultura e em um modelo que não é nosso. Não é a cultura do Reino de Deus, não é o que Deus nos ensinou. Nossa sociedade está assim por causa dessa cultura rápida”, frisou.
Ao final, o pastor também pontuou sobre a importância de conhecer a verdadeira referência de amor sob a ótica divina expressada na Bíblia Sagrada: “As pessoas perderam a referência do que é amor, casamento, família e por isso estão passando o que estão passando. As pessoas querem casar pelas motivações erradas”.