Ministério Público quer que Google retire do ar vídeos de evangélicos que criticam umbanda e candomblé; Assista

34

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro recomendou que vídeos contendo testemunhos de pessoas que se declaram ex-praticantes de religiões afro sejam retirados do YouTube. O documento foi enviado ao Google na última quarta-feira, 26 de fevereiro.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a empresa tem 10 dias para cumprir a recomendação e remover os 15 vídeos listados no documento.

A ação do MPF foi motivada por uma denúncia da Associação Nacional de Mídia Afro, que relatou à Procuradoria-Regional de Direitos Humanos que os vídeos são depreciativos às crenças africanas.

No documento divulgado pelo MPF à mídia, “a liberdade de manifestação do pensamento não é um escudo para acobertar violações de direitos humanos”, e por isso, há a recomendação de que os vídeos sejam removidos.


Ainda na nota, o MPF afirma que o Estado é responsável por mediar as situações que representam conflitos, “de modo que sejam ponderados e harmonizados os direitos de quem se manifesta com aqueles de quem eventualmente seja agredido pelo abuso das liberdades públicas”.

Entre os vídeos listados para serem removidos, estão alguns ligados à Igreja Universal do Reino de Deus, como por exemplo “Bispo Macedo entrevista o ex-pai de santo que o desafiou” e “Entrevista com encosto – demônio na criança sexta-feira forte”.

O Ministério Público Federal entendeu que os 15 vídeos constantes do documento contém ofensas de pastores e fiéis contra as tradições e crenças das religiões afro, o que seria depreciativo e violaria também a liberdade religiosa.

Confira abaixo, alguns dos vídeos que o MPF quer que o Google retire do YouTube:

“Bispo Macedo entrevista o ex-pai de santo que o desafiou”

Assine o Canal

“Demônio é desafiado”

Assine o Canal

“Entrevista com encosto – demônio na criança sexta-feira forte”

Assine o Canal

“Ex-macumbeiro”

Assine o Canal

“Ex-pai de santo se converte”

Assine o Canal

“Minha Família é de Jeová”

Assine o Canal

“Ex-bruxo”

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


34 COMENTÁRIOS

  1. qual é o problema com esses videos? quem não concorda que não assista. E se os umbandistas quiserem fazer da mesma forma videos com “ex-evangélicos que abandonaram a religião”, o mp vai ser contra da mesma forma?

    deixem os videos e quem quiser assistir assista.

      • Por encrivel que pareça destapois vez eu não escapo tenho que concordar com o Stardut, pois tambem por encivel que pareça ele ou ela eu não sei pois ele ou ela não fala o que e, falou atraves da escrita palavras que nos forçam a concordar com ele ou ela, Parabens Satardust continua assim para que possamos concordar mais vezes contigo

        • Desculpa, Stardust, mas pela primeira vez terei que discordar de voce. Demonizar a religiao do outro por nao concordar com sua crenca e metodos e’ errado, injustificavel e indesculpavel, alem de antietico e imoral do ponto de vista social. E nao e’ recomendando os umbandistas a revidarem com a mesma moeda que se fara’ justica, mesmo pq os umbandistas, aqueles que se declaram tal, formam’ uma infima minoria que nao poderia sequer esboçar um contra-ataque ao poder de fogo dessa casta evangelica. O certo seria cada feirante vender o seu peixe em paz e deixar o barraqueiro do lado vender seus limoes e o outro seu cheiro-verde.e o outro suas frutas e o outro ate’ mesmo um peixe diferente do seu, deveriam pregar os beneficios do seu Deus e da sua religiao sem atacar a religiao do proximo, mesmo pq ninguem e’ o dono da verdade eterna, o que pode ser errado pra vc pode nao ser para o outro, e so’ Deus conhece o coracao do outro. Nao devemos tbm esquecer que Jesus e’ o caminho e nao a religiao evangelica, Jesus e’ onipresente, Ele esta’ em todas as partes, em todas as pessoas, ate’ na umbanda, la’ Ele e’ chamado de Oxala’.

          • O fato de eu crer que os videos não devem ser retirados é baseado no principio da liberdade de expressão. Não é possível sermos criticos ás religiões sem apontarmos as mazelas.

            Até pq, se a justiça pode retirar esses videos de alerta contra os problemas acerca da umbanda, catolicismo etc, então também os videos proibidos dos bastidores ocultos da iurd poderão ser retirados… aí o que vale pra um, vale pra todos.

            deixem todos os videos… não importa se é contra a umbanda, catolicismo, evangelicos, etc… quem quiser assista… quem não concorda que procure outra coisa pra assistir.

          • Na verdade vc esta’ certo, pois se referia a permanencia do video no youtube e nao o conteudo do mesmo, aspecto em que eu me foquei. Seria o mesmo que proibir o livro do Edir Macedo Orixas, caboclos e guias de ser comercializado. O que deveria ser feito e’ ser criadas leis, ou se existem, cumpri-las, no sentido de cercear os ataques evangelicos continuos que sofrem as pessoas que optam por seguir a Umbanda, o candomble e o espiritismo em geral. Como disse a Anny la’ em cima, deixem os videos e que eles sirvam como termometro da ignorancia avassaladora que permeia esse pais.

          • E tudo demonio puro, bruxaria, macumbaria, feitiçaria espiritismo kardecismo…

            SÃO CHAMADOS DE, mas são tudo dirigidos pelos mesmos demonios que controlam a vida desse paulo.
            que DISSE QUE O MICHAEL JACKSON , é um anjo
            kkkkkkkk hahahahahahah kkkkkkkkk

            olha só a qualidade de cabeça desse sujeito.

          • ___________§§§$$§§$§§_
            _________$$$$$§§§$ $§§$§_
            _______($$$$$$$§§§$$§§$§§_(§§)_
            ___ _____(§§§$$$$§$$$$§§$$§§$§§$§§~
            ________( (_($$§§$§§$§§§§§§§§§$$§§$~
            ________))_(§$ $$$$$§§$$§§$§§$§§§§§~
            _________((_)_((§$$ §$$§§$$§§$§§$§§§§((….
            ___________))_)_§$$ ))_$$$§§§$$§§$§§$§§§§§
            ___________(__(_)) _§$§§§§§$$§§$$§§$§§$§§§
            _______________(_ _$_$$§§§§§§$$§§$$§§$§§$§§
            _______________ )_$_$§$§§§§§§$§§$$§§$§§§§__§
            ____________ ______)$__§§§§§§$§$$_§$$§§___§$§
            ________ _________(§___$§§§§§$§§$_§$$___§§§§§§
            ___ ______________($§__$§$§§§$$$§§§_$__$§§§§ §$§§
            __________________§§§_§$$$$$§§§§§§§$ §§_§$$§$$§§§§
            ___________________(§__§§§§ §§§§§§$§§$ $§§_§§$_§§§§§
            _________________ __(§_$$§§$§§§§§§§§$$§§$§_$§§§§§§
            ________ ____________§_$§§$§§§§§§§§$$§§_§§$§§§§§§
            ____________________§__$$§§§§$§§§§§§$_§§ $§§$§§§
            _____________________§_$$§§§§$§§§ §§__$§§$§§$§§
            _____________________§_$$_§ §§§§§$§§$$§§$§§§§
            _____________________§§ §§_§§§§§$§§$$§§$§§§§
            ____________________ _§§§$$::::§§$$$§§$$§§$_§
            ________________ ___§§§§:§§§§§§__§§$§§$§_§§
            ______________ ___§$$:§§§§§$$$§___§$§§$§§§§
            ____________ __§§:§§$§$$§§$$$$$__$§§$§§§§§§
            __________ __$$§:§§§$§$$$$$§§$$§§$§§$§_§§§
            _________ _$$§:§§$$$$$$§§$§§§§§§§$$___$§§
            _______$$ $§::§$$$$$$§§$§§§§§§§§§______§§
            _____$$$§ ::§$$$$$$$§§§§§§§$§§$_________§
            ___$$$§:: §§$$$$§§§ §$$$§§§§
            _$$§::§§§$$§§$§§§§§§§§§
            $§§§$§§§§§ $$§§§§§§§
            §§§§§§§$$§§$§§§§
            _§§§§§§§§$§§_§§ $
            _§§§§§§§§§$§§$_§§§
            __§§§§$§§§$§$§§$_§§
            __ _§§§§$§§§$§$§§$_§§
            _____$§§§§§§§§§§§$§_§§
            ______§§§$§§§§§§$§§$§_§
            _______$§§§§§§§$$ §$$§§_§§
            ________§§§§$$§§$$§§$$§§_§
            ______ ___§$§$$$§§§§§§$$§§$§§
            __________$$$$§§$_ §§$§§$§§§§§§
            ___________§$§§$§§_§§§§§§§§§ $$§§$§
            ____________§$§§$§§_§§§§§§§§_$$§§$
            _____________§$§§$§§_$§§§§§__§§$§
            _______ _______\___§$§§$_\_____§§§§
            _____________ __\__§§§§§__§§__§§§§$
            _________________\_ §§§$§§__$§§§§§§§
            ___________________§$§§$ §___§$§§§§
            _____________________§§§$§§__§ §$§§
            _______________________§§§§§__§$§§__ __________

  2. Onde estão, gospelmais, todos comentários que fiz, juntamente com o Janio e o Diogo no texto sobre a Uganda? Não é possível que vocês tenham tido a covardia de sumir com os comentários que fizemos, pois, se for este o caso, eu os denuncio, perante todos os leitores que aqui comparecem para ler e comentar, como cerceadores da liberdade de consciência e expressão para comentar neste site. Vergonha!!!

  3. Deus abomina a feitiçaria e todos àqueles que queiram se comunicar com os mortos.cabe aos servidores de deus pregar contra ela sim, que dizer fica de fora os católicos Porquer os dois são ermanos na mesma fé.os catolicos frequentam a macumbaria, os adeptos do camdoblé frequentam a católica, é um sururu na casa de nó como diz marcelo Rezende. Somos contra a feitiçaria sim e devemos pregar contra ela, porquer é cousa abominavel para deus.

  4. TEM EVANJEGUES QUE SE ACHAM DONOS DA VERDADE, E POR ISTO TOMARAM A FUNÇÃO DE JULGAR A HUMANIDADE DO SENHOR JESUS. JULGAM E CONDENAM TODOS AQUELES QUE NÃO SE AFINAM COM ELES. CAMBADA DE HIPÓCRITAS.

    • tem gays que se acham donos da verdade por exemplo usare a saída de esgoto para sexo, tomaram a função de mulher para si, sendo homens, se julgam lindas e maravilhosas, e condenam quem não aceita suas safadezas, cambada de safados

          • deixa de drama, clamando, que perseguicao que evangelicos sofrem no Brasil? Na verdade sao vcs os perseguidores.. Nao leve comedia a serio, quantas brincadeiras Chico Anysio fazia com os pais de santos, retratando eles como homossexuais e enganadores, vide painho e outros personagens semelhantes, e os Trapalhoes com Mussum e Didi sempre fazendo papeis de pais de santo malandros e trapaceiros, ninguem nunca levou isso a serio por que se trata de comedia… Mas demonizar alguem e sua religiao e’ algo muito serio sim e deveria ser caso de policia. Edir Macedo colocou sem permissao dos pais fotos de criancas umbandistas no seu livro Orixas, Caboclos e Guias chamando-as de servos do diabo que nunca aprenderiam nada na escola e cresceriam para ser marginais e causar danos a sociedade. O resultado disso foi essas criancas perseguidas no bairro onde moravam, tiveram de sair da escola por que todos os chamavam de demonios e diabo e passarm a sofrer de depressao e paranoia com medo de sairem de casa e serem agredidas pelos fanaticos da IURD. Felizmente a justica interviu e, obrigou Edir Macedo e a grafica Universal tirar as fotos das crianacs do livro e indenizar financeiramente as criancas e as familias dela por todo o sofrimento que ele causou. E depois vc vem aqui dizer que os evanjeg,, gelicos e’ que sao perseguidos?,, ai tadinhos, povo sofrido esse, e’ de cortar o coracao…..

        • Comédia usa o bom humor para fazer graça das mazelas do cotidiano, das ações politicas do esteriótipo, como o dos evangélicos ou dos pais de santo, como você mesmo disse e até das religiões, mas quando fere o credo em sí, como por exemplo, enfiar uma imagem de um santo numa vagina supondo que ele vai engravidar uma mulher virgem (alusivo à concepção de Jesus) não é comédia, é desrespeito. Assim como é desrespeito do evangélico desavisado e sem conhecimento de causa dizer que os rituais nas religiões afro são manifestações demoníacas.

  5. Concordo com a posição do MP, mais não concordo com a relação dos fatos com a Lei e com a interpretação da mesma visto que esse tipo de fé ou crença que fazem mal a sociedade como sacrificar crianças e fazer o mal a outros não deveria ser protegido por lei nem pelo MP, pois sabemos que essas entidade tem relação na pratica de fazer mal as pessoas.

    • Pode-se entao postar videos no youtube denegrindo os judeus e os negros e indios e nordestinos em nome da liberdade de expressao? Nao, pq a liberdade de expressao nao e’ um salvo-conduto para inferiorizar, menosprezar e marginalizar outros cidadaos e suas crenças. Quando vivemos em sociedade nao somos tao livres assim, pois a minha liberdade termina onde a liberdade do outro começa, portanto devemos estar atentos a esse limite.

  6. Há videos que hostilizam os evangélicos também, muitos. E por sinal, um deles mostra um certo deputado ante evangélicos os denegrindo moralmente. O mesmo é deputado pelo Rio de Janeiro, mas passou despercebido pelo mesmo MP.
    Não quero com isso justificar discursos de ex- macumbeiros ou palestras com esse tema, pois também, muitos são só engodo, fábrica de neo fiéis (aqueles que acreditam mais em curas e milagres do que no próprio evangelho), oradores sensacionalistas, etc.
    O certo mesmo é que essa medida seja mais ampla e cubra a todos com direitos e deveres iguais. Não se restringindo a beneficiar um grupo e excluir outros da mesma forma de criticas.

  7. Como Peter Litwin, disse lá em cima concordo com ele, cade os defenssores dos animais, eles não tem boca pra falar, precisa de voces agora e cadê? Matam bode galinha usam o sague e deicham aquela bagunça, depois chove e as vasilha armazenam agua, ai aparecem a dengue, quanta nojeira, não vejo um terrero de umbanda candomblé ou quimbanda sendo notificada de nada, envandem lugares publico e nada acontece, cadê as nossas autoridades, para ver isto? agora um vidio vão reclamar, me poupe……………

  8. Jesus foi perseguidos, e todos que são seu filho tmb, serão, mas queimam Bíblia ridcularizam os cristões ,etc.
    Mas os cristões não ligam, afinal de conta Jesu não precisa de defensor ,precisa de que se pregue a palavra apenas.
    Mas para tranquilizar os ofendidos também não considero protestante religião,(religião aquilo que o homem criou).Religião=religar a Deus.No meu pequeno entendimento, único que pode ligar a Deus é Jesus Cristo,isso segundo a Bíblia,e é o que creio,por favor, coloquei esse comentário ,mas não ofendi a ninguém,se fores responder, coloque a sua opinião mas respeite a minha forma de pensar, que é segundo o livro dos livro,obrigado a todos.

  9. No vídeo se falou de DEUS. Se falou das pessoas sendo libertas do império das trevas. Não houve nenhum incentivo de tocar fogo nos terreiros de umbanda ou candomblé. A representante da umbanda que falou no repórter Brasil, canal 11, TV Brasil, falou que o vídeo incentiva o ódio contra as religiões africanas. Qualquer pode vir que ela disse uma mentira. Ninguém incentivou a tocar fogo, ou destruir terreiros de umbanda, e nem fazer mal nenhum contra os negros. A representante chamou quem fez o vídeo de racista. A mentira é tamanha que: no repórter Brasil, nem mostrou o vídeo, e nem tão pouco, alguém para discordar dela. Eles não gostaram porque ,servem aos demônios, são escravizados por eles; e não querem que as pessoas que são endemoniadas, através do vídeo do youtube, sejam libertas do mal que as atormenta noite e dia.

DEIXE UMA RESPOSTA