O psicólogo Jordan Peterson fez uma série de pontuações a respeito do uso de telas por parte das crianças, algo que tem sido alvo de preocupação cada maior por parte de especialistas e também dos pais.
Em uma entrevista concedida ao portal The Christian Post, o autor mundialmente renomado explicou que a exposição de crianças a aparelhos como celulares prejudica o desenvolvimento saudável do comportamento infantil.
“Uma das coisas que as telas fazem com as crianças é interferir na sua capacidade de brincar, fazer amigos e interagir socialmente”, disse ele.
Atualmente, muitos pais deixam os filhos pequenos usarem o celular como instrumento de distração, algumas vezes até mesmo quando ainda são bebês. Isso tem feito com que crianças fiquem horas, em certos casos, vidradas na frente das telas.
Para Jordan Peterson, contudo, é um erro utilizar as telas para distrair os filhos. “Pelo menos [as crianças] devem ficar longe dos telefones eletrônicos até que eles passem pelo período de jogo fictício —, então, pelo menos, dez anos de idade”, diz o autor.
Valores bíblicos
Outro ponto destacado pelo psicólogo canadense foi a respeito do incentivo à boa cultura, com destaque para os valores bíblicos. Jordan Peterson acredita que a Bíblia sagrada é o pilar moral do Ocidente, devendo ter seus ensinamentos expostos aos filhos.
“Estamos vendo um renascimento da igreja, especialmente do tipo mais conservador”, disse ele. “Fornecer [ às crianças] algo como exposição às ideias religiosas clássicas é necessário.”
Em vez de expor os filhos ao uso do celular como pretexto para distração, o psicólogo, finalmente, pede aos pais para que exponham seus filhos à leitura da Palavra de Deus.
“A Bíblia é, para melhor ou pior, o documento fundamental da civilização Ocidental, dos valores Ocidentais, da moralidade Ocidental e das concepções Ocidentais do bem e do mal”, conclui.