Considerada um dos maiores problemas de saúde mental da atualidade, lado à depressão, a ansiedade tem afetado milhões de pessoas, incluindo os seguidores de Jesus Cristo que também lutam contra essa condição.
O assunto foi abordado em uma publicação curta feita pelo pastor, teólogo e escritor Renato Vargens. Para o líder sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro, a falta de fé estaria por trás da ansiedade na vida dos cristãos.
“A ansiedade é uma forma velada de incredulidade. Ficamos ansiosos porque não confiamos que Deus esteja cuidando de cada um dos nossos problemas”, disse Vargens nas redes sociais.
Já o reverendo Augustus Nicodemus Lopes, considerado um dos principais nomes da teologia protestante brasileira, deu a entender que a ansiedade é uma condição de saúde mental mais complexa, não necessariamente sendo o fruto direto da falta de fé.
Isso, porque, também através das redes sociais, ele deu dicas para “aliviar” a ansiedade, indicando que os cristãos devem, sim, exercer a fé como recurso para lidar contra este sentimento.
“Dicas para aliviar a ansiedade: 1) Faça uma lista das coisas que lhe estão angustiando; 2) Leia os Salmos; 3) Ore, colocando cada uma dessas coisas diante de Deus; 4) Descanse nas promessas que Ele escuta as orações; 5) Levante-se, vá, e faça as coisas que tem de fazer hoje”, publicou Nicodemus.
Reações
Seguidores de Nicodemus reagiram ao seu comentário, com muitos agradecendo o seu conselho. Um internauta, porém, frisou que mesmo seguindo essas dicas, não é fácil lidar com a ansiedade patológica.
“Infelizmente não é tão simples. Ansiedade é algo complicado de se resolver assim. Orar, colocar nas mãos de Deus… sim, devemos fazer isso. Mas dizer que com isso nossas ansiedades irão sumir, não é bem assim. E quem diz isso é um crente antigo, que ora, que lê e que é ansioso”, comentou o seguidor.