Cine Gospel Café – Dica de programação para jovens evangélicos

Cine gospel café é uma excelente dica de programação para juventude evangélica. Nesse texto vamos explicar os motivos, a finalidade e como fazer essa atividade gospel na sua igreja.

0

Quando pensamos em uma dica de programação jovem para sua igreja, como o Cine Gospel Café, tivemos a intenção de ir um pouco além das atividades evangélicas tradicionais.

Pensamos algo que envolva não apenas jovens evangélicos, mas o público que devemos evangelizar.

Nem sempre a melhor forma de envolver a juventude é bombardeando estímulos constantemente, com informações visuais, sonoras e atividades físicas, mas também intelectual e afetiva.

O número de atividades evangélicas numa igreja não é sinônimo de qualidade, amadurecimento espiritual, muito menos de cuidado.


Às vezes confundimos quantidade de eventos evangélicos com a qualidade do relacionamento entre você e o próximo, nós e Cristo.

A dica principal do Cine Gospel Café não é simplesmente assistir um filme na sua igreja, mas fazer desse momento um espaço de reflexão acerca das principais necessidades espirituais, emocionais e sociais vivenciadas por sua juventude.

Mais do que um nome que soa legal, Cine Gospel Café pode ser encarado como uma oportunidade de estreitar relações. Formar vínculos, dar uma pausa na correria das programações comuns, desacelerando o mundo corrido ao seu redor, para favorecer o aprendizado de um jeito diferente, com recursos da mídia, mas principalmente pela reflexão e o contato olho a olho.

Materiais necessários

01 – Filme com temática relacionada ao contexto da juventude, da comunidade (igreja) ou sociedade em geral;

02 – Tela, projetor de imagem, computador e caixas de som. Se não tiver, pode ser uma TV.

03 – Espaço para acomodar o número de participantes, de preferência com pouca iluminação, silêncio e ventilação;

04 – Muitas almofadas ou cadeiras;

05 – Lanche a critério do grupo para o final da atividade.

Como fazer?

Uma boa escolha do filme é essencial, mas é importante deixar a plateia ciente que o objetivo não é apenas “assistir filme na igreja”, mas debater sobre o tema.

O clima descontraído não deve impedir a percepção crítica do grupo sobre a importância da segunda etapa da programação: o debate!

Uma dica que facilita a organização do Cine Gospel Café, ao mesmo tempo em que envolve mais os jovens na programação evangélica, é dar a eles a responsabilidade de levar suas próprias almofadas.

Esse tipo de participação, além de poder substituir as cadeiras tradicionais, criam um clima mais confortável e descontraído para os jovens.

Após o filme reúna o grupo, de preferência, em um grande círculo. Esse é o momento “café” do cine gospel.

Aqui é importante notar o “clima” do grupo, com relação à disposição, atenção, porque devido à qualidade e duração do filme, o grupo pode ficar disperso. Dai a importância de quem for escolher o filme, assistir antes!

Grupo reunido e o café circulando (lanche a critério do grupo) inicie o debate perguntando sobre quais foram às perspectivas do grupo em relação ao filme.

Se conseguiram enxergar alguma relação entre os acontecimentos do filme e a vida real na igreja, em casa, escola, trabalho, etc.

Para cada pergunta, você deve ter o suporte da Bíblia para responder e fundamentar os argumentos.

Perceba que o Cine Gospel Café nessa etapa deixa de ser 100% descontração para ser um momento espiritual sério, onde podem surgir diversas indagações, conflitos, sentimentos e até reações físicas.

Perguntas do tipo: o que você faria se estivesse no lugar do personagem? Como Jesus iria lidar com a situação se Ele fosse o personagem, por quê?

Qual é a diferença entre nossa vida e o filme? O que mais se relaciona, no filme, com o que você está passando em sua vida? E muitas outras…

A juventude cristã possui muitos questionamentos que devem ser explorados de modo que cada resposta aponte uma situação bíblica, fazendo ponte entre a experiência do filme, vida real dos jovens, da igreja, da sociedade, com o que Deus deseja de nós.

Objetivo final

Por fim, essa dica de programação para juventude cristã, também é uma ótima ferramenta de alcance de pessoas não cristãs, desde que a pessoa conduzindo a programação esteja devidamente preparada para lidar com todo tipo de situação.

No mais, a expectativa ao final da programação é que ao se aproximarem mais uns dos outros, questionando, se colocando como personagens, compartilhando experiências, os vínculos de amizade e relacionamento espiritual da igreja sejam fortalecidos.

O filme e o café são apenas meios de contato entre nós e o próximo, a sociedade, a cultura, o “outro” que deseja ser ouvido, compartilhar e aprender compartilhando.

Deus será sempre a finalidade sobre todas as coisas, com está escrito: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Cor. 10:31)

Abraço e até a próxima!


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA