Evangélicos pedem mudanças no projeto de lei que combate a homofobia

20

Membros da Frente Parlamentar Evangélica e líderes evangélicos nacionais pediram ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, mudanças no projeto de lei da Câmara (PLC 122/06) que tipifica o crime de discriminação e preconceito contra os homossexuais. Na avaliação dos evangélicos, o projeto não deve ser aprovado na versão atual, pois fomentaria o preconceito.

– Nós, da comunidade evangélica, queremos ter a oportunidade de debater esse projeto amplamente, de forma transparente, para que cheguemos, junto com os homossexuais, a uma conclusão para barrar no Brasil todo e qualquer tipo de discriminação – disse o pastor Ronaldo Fonseca, da Assembléia de Deus.

Segundo explicou, o projeto impede a livre expressão do pensamento, na medida em que define como crime a manifestação pública de opiniões contrárias ao homossexualismo.

– A igreja, por exemplo, é um local público. Um pastor não poderá dizer que o homossexualismo é pecado utilizando a Bíblia. É um projeto bem intencionado, mas, se passar, vai acabar discriminando um outro segmento da sociedade – advertiu o pastor, sustentando que os evangélicos não pregam a homofobia.


– Nós pregamos o exemplo de Cristo, que é amor, respeito ao próximo. O que condenamos é a prática do pecado. Ensinamos que o homossexual deve ser respeitado e amado pela sociedade. Pleiteamos que o projeto conserve o que diz respeito à discriminação e ao combate à violência contra os homossexuais – esclareceu.

Desde 2006, quando o projeto começou a tramitar no Senado, as mudanças pleiteadas pela comunidade evangélica têm sido defendidas pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que considera a proposição inconstitucional.

A matéria é relatada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), que também foi relatora da matéria na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Fonte: Agência Senado

20 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas que são contra essa lei, ja estão caracterizando sinais de preconceito, acredito que a PLC 122 não quer acabar com a liberdade de expressão de ninguém, com essa lei queremos simplesmente respeito, da mesma forma que você não pode discriminar alguém por ser negro, deveria pensar que não se deve discriminar alguém pelo simples fato de ser homossexual.

  2. é necessário que as pessoas entendam que não é contra aos homossexuais que os cristãos estão lutando mas para preservar a palavra de deus que é contraria a esse ato, nada pessoal porém se
    os homens de deus não defenderem a palavra de deus, o que eles estão pregando então?

  3. O texto do PL 122 é claro, e se aprovado, ira criar um grande problema social no Brasil, impedindo uma multidão de pessoas de expressarem sua opinião acerca deste assunto. O que algumas pessoas não entendem é que, da forma como esse projeto maluco de lei está, se mostra totalmente inconstitucional e, tão apenas por isso, já deveria ter sido rejeitado.

    Viva a liberdade de expressão!!!

  4. Não sou crente (ou seja lá como se diz), não tenho partido politico, não defendo qualquer bandeira, mas, vamos e viemos, PODEM RASGAR A CONSTITUIÇÃO, O CODIGO CIVIL BRASILEIRO e os códigos morais podem lanar no esgoto.
    Sou brasileirissimo, neto de imigrantes alemães e portugueses, fui criado em uma familia normal, com PAI e MÃE, sou totalmente HETERO e casado com uma MULHER totalmente HETERO tambem, tenho 2 filhos: um HOMEM MACHO de 20 anos e uma MULHGER FEMININA de 17 anos, portanto, dentro de uma NORMALIDADE moral, genética e psicológica.
    Se pelas minhas palavras for considerado HOMOFÓBICO então o sou, pois não coinsigo admitir que DESVIO de conduta MORAL seja considerado NORMALIDADE e seja aceito como prática corriqueira.
    Assim como ojerizo fanatismos religiosos também ojerizo a viadagem, seja de que forma for.
    Os evangélicos estão certo: Deus criou ADÃO e EVA e não ADÃO e IVO.
    Será que ninguem pensa, nesta maldita naão, que a lei e a ordem devem ser preservados, com os religiosos dentro das igrejas e os desviados de moral dentro de suas paredes? Sde a bicharada não quer ser criticada então que se mantenham em casa, em seus redutos, suas boates, seus muquifos, mas que não venham expor as crianças 9 que sequer sabem que desvio de conduta e de moral tambem leva o pedofilo a prisão, que desvio de conduta e moral leva alguem a se tronar assassino, já que tudo é resultado de motivos psicológicos/psiquiatricos.
    Se alguem quer ser maricão, que seja: assuma a sua bandeira e vá em frente. Agora, querer que isso seja IMPUTADO com lei protecional, que a viadagem seja elevada a santidade e que quem discordar seja posto na fogueira da Inquisição já beira as raias do RIDICULO, tão ridiculo quanto à eles.
    E sejamos sinceros: só concorda com esse ta projeto que È baitola.
    Quem tem seu perfil HETERO definido sequer respira o mesmo ar que esses bizarros respiram. Faz mal. Tanto aos olhos do HOMEM quanto aos olhos de DEUS.
    REPITO: se aprovar essa incosequente lei QUERASGUEM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, CODIGOS JURIDICOS, e que voltemos aos tempos de escravidão, só que agora com as pessoas naormais e saudaveis como escravos e os DOENTES SEXUAIS como senhores de escravos.

  5. A familia é a base de tudo nesse mundo….
    não posso concordar com esse condicionamento das pessoas ..
    eu como muitos outros não queremos fazer acepção das pessoas,
    nós amamos a todos, só que essa pratica dessas pessoas não trazem a benção do nosso Deus,não podemos esconde uma realidade que esta no nosso meio a tempos e as pessoas que tem conhecimento desses atos, tem em mente que isso é uma doença, mas nossas autoridades tem feito vista grossa e por não conseguir resolver o problema tem preferido deixar as coisas as soltas, querendo colocar uma lei para de uma certa forma agradar aqueles que seguem essa pratica.
    E as familias de todo um povo como fica….teremos que engolir a força essas abominações….Deus tem transformado a vida de muito que praticavam essas abominações e hoje estam libertas pelo poder de Deus, significando que a igreja de Jesus tem o rémedio pra essa doença demostrando sempre o que o Amor de Deus transforma a vida de todos.
    Jaci Mateus

  6. Rsrsrs.

    O texto é interessante, mas as opiniões, “valamedeus”.

    Bom. a conclusão que eu tiro do texto é, não pode com o “inimigo”, junte-se a ele.

    E quanto aos comentários, a conclusão que eu tiro é, não se deve acreditar que basta possuir em mãos o conhecimento para ser sábio. Tem que entender e absorver o que se está lendo/estudando, pois, se não você acaba como certas pessoas que escrevem muito, mas não diz nada.

    O Sr. Orleans por exemplo, comentou que não é crente, acredito que na verdade o Sr. pretendia expressar-se de outra maneira, o Sr. não é cristão. Porque crente é aquele que crer, seja lá no que for e pelo jeito o senhor é crente sim, pois no texto afirma acreditar em Deus.

    E quanto a Constituição, Código Civil, existe uma coisa chamada alteração, e isso já ocorreu quando criminalizarão o preconceito com negros por exemplo, entre outras, então o Sr. não acha que já deveria ter sido rasgada?

    Quanto ao conceito de normalidade heterossexual, acredito que o Sr. não é médico, psiquiatra e nem psicólogo, e pelo jeito não está muito atualizado porque felizmente estamos evoluindo e como o homem adquire mais conhecimento ao longo dos anos, o conceito de doença (“homossexualismo”) referente a homossexualidade já não existe mais.

    Quanto à questão de quem quer ser “maricão”, o Sr. fugiu do tema estamos falando sobre o direito dos homossexuais.

    Normalmente não respondo e nem debato com pessoas que não tem um pouco de conhecimento aceitável para tal, mas como fiquei preocupada com certas coisas que foram ditas por pessoas que não sabem passar conhecimento resolvi intervir.

    “Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.”

  7. Sou Evangelico, e faço uma pergunta o que Ética, o que Moral e o que Norma e o que deve ser cultura, neste nosso País, a um Preconceito muito grande, existe padrões sociais, já formados a muitos anos, as pessoas não esclarecidas, falta informação, o que vejo e uma guerra ( Idéias); entre um direito, protegido e do outro lado apenas ideologia, que se defende e texto, para legitimar a Família, do outro lado se essa Lei não for aprovada pode continuar morte de milhares de pessoas; já que não existe Lei que pune os agressores, com ódio que apenas por não aceitar a condição do outro quer MATAR!!!
    E ficamos no meio sem saber quem esta certo, e óbvio que se um Pastor ou Padre que encita ódio, palavra Fundametalista, com defensa da Bíblia esta errado? Poderá ter naquela Igreja, parêntes ou até um Pai que tem um filho que escolheu outra opção sexual, ficaria triste, e provalmente processaria o seu LÍDER, esta errado NÃO. Nos Evangélicos devemos saber discutir o que Ética nesse momento, para que mundo perceba que somos flexível, e podemos entrar e um acordo e respeitar o Direito do Outro já que Estado e Laico ( só aceita o que esta na Lei), e não apresentado a Bíblia que o Estado não aceitara está Opinião. Temos o Direito de Pregar o que penso não entrado no Direito do outro, mostrar que Deus pode libertar do Pecado deste mundo, e só, não entrado no Direito do outro explicar a Norma de cada Denominação Cristão sem entrar no Direito do Outro, cada um tem o Direito de pensar conforme suas convicções sem derespeitar, mostrar que qualquer pessoa poderá adentra o recinto, sem barulho, sem derespeitar o Direito ao Culto, ou gritar, derespeitar os irmão, beijar dentro da igreja, devemos permitir a entrada de Mendigos, Prostitutas, e Dizer que Deus vai Mudar suas Vidas.

    Paz Do Senhor,
    Paz DO Senhor.

  8. Que discussão mais infundada. Desde quando a lei que proibe o preconceito contra negros impossibilitou a discussão acerca do assunto? Não sou gay, não defendo bandeiras, mas a projeto de lei é claro, e nitidamente protege os valores constitucionais e humanísticos. Não consigo compreender como uma pessoa que se alega seguidora da palavra de Deus preferem ver seres humanos morrerem em nome do preconceito a combater tal ato de barbarize e egoísmo. Não compartilho de valores homossexuais, nem sou a favor do homosexualismo em sí, mas sou absolutamente contra a violência, a permissão do mal, calar-me diante da violência. Porque ainda acredito que o mal só acontece quando os bons se calam…

    A proteção do ser humano e da vida, e da dignidade devem ser protegidos hoje e sempre!

  9. EStou totalmente de acordo com o Orleans miguel shushu, estes homos estão querendo d+, a lei tem que ser igual pra todos, brancos, pretos, ricos, pobres, viados, sapatão. não tem que ter lei específica para uma classe,porque homen é homen menino é menino, ma.. é ma…, viado é viado, e pronto cada um no seu quadrado. Agora que ser bicha é pecado isso é, quando que se via falar nisso a uns anos atrás? era raríssimo, agora tá que é só a graça viado e sapatão em cada esquina,UFAAA.

  10. ACABEI DE TERMINAR A MINHA FACULDADE!!!

    FUI VÁRIAS VEZES HUMILHADO PELO O GRUPO DE HOMOSEXUAIS QUE NA MINHA CLASSE ERA MAIORIA ,ELES NÃO QUEREM SOMENTE SER RESPEITADOS NA VERDADE ELES QUEREM QUE TODOS PRATIQUEM E CONCORDEM COM O QUE ELES CHAMAM DE FELICIDADE E NORMALIDADE.

    FOI UM SUFOCO PARA TERMINAR MINHA GRADUACAO NO FUTURO VAI FICAR CADA VEZ MAIS DIFICIL PARA EVANGÉLICOS PODEREM SE EXPRESSAR ….PELA PRIMEIRA VEZ NA MINHA VIDA ME SENTI OPRIMIDO E
    IMPEDIDO DE ATUAR NA SOCIEDADE COM PENSAMENTO QUE ACHA APROPIADO PARA MINHA PRÓPIA VIDA ..

  11. Não se consegue respeito de ninguém por imposição legal. Quem não for hipocrita neste país, sabe que negros, nordestinos e evangélicos vem sofrendo com a “discriminação velada” de uma sociedade que não aceita o diferente. O respeito pela sua condição deve ser conquistado pelos seus feitos e por sua postura digna diante da sociedade.

  12. BOM TENHO 21 ANOS NASCI E CRESCI EM UM LAR CRISTÃO E COM CONDUTAS CRISTÃS. HOJE INFELISMENTE NÃO PROFESSO OS MESMOS ENSINAMENTOS QUE APRENDI NO MEU LAR. POREM OS PONTOS MAIS IMPORTANTES DA MINHA FORMAÇÃO, MATENHO ATE HOJE. NÃO DEVEMOS CONFUNDIR CONDIÇÃO COM OPÇÃO.
    A LEI CONTRA O RACISMO E O PRECONCEITO AOS IDOSOS É LEGITIMA E JUSTA, POIS ELES NÃO ESCOLHERAM SER IDOSOS OU NEGROS, TENDO EM VISTA ISSO DEVE-SE OBRIGATORIAMENTE SER AMPARADOS PELA LEI.
    NO ENTANTO FALA-SE DE UM PROJETO DE LEI, ONDE A PRÁTICA DO HOMOSEXUALISMO TENDE A SER PRATICAMENTE SANTIFICADA.
    NADA CONTRA HOMOSEXUAIS, TENHO ATE RELAÇÕES DE AMIZADE, E TAMBEM TENHO COLEGAS DE TRABALHO HOMOSEXUAIS, E ME DOU SUPER BEM COM ELES. O QUE SE DEVE OBSERVAR É QUE A MESMA LEI QUE AMPARA UM CIDADÃO HETERO QUE SOFRER ALGUM TIPO DE HOSTILIDADE FÍSICA OU PSICOLÓGICA, SEJA ELA POR QUALQUER MOTIVO, AMPARA UM HOMOSEXUAL TAMBEM.
    O QUE NÃO PODE É TENTAR OBRIGAR A SOCIEDADE A REPRIMIR SUAS OPINIÕES. POIS A MESMA LIBERDADE QUE OS HOMOSEXUAIS QUEREM TER DE EXPRESAR SEUS SENTIMENTOS, SEM SEREM VISTOS COMO CRIMINOSOS A OUTRA PARCELA DA POPULAÇAÕ TAMBEM TEM.
    SE ESSA LEI FOR APROVADA DA FORMA QUE ESTA REDIGIDA SERA UM PROBLEMA MUITO GRANDE PARA O BRASIL. POIS A LEI REZA QUE NÃO PODERA SER TOLERADO QUALQUER DEMONSTRÇAO DE CONTRARIEDADE A DEMONSTRAÇAO DE AFETIVIDAE ENTRE HOMOSEXUAIS, NÃO QUE A POPULAÇÃO TENHA O DIREITO DE DISCRIMINAR MAIS QUE SEJA PRESERVADO O DIREITO DE ESCOLHA DE TODOS INDEPENDENTEMENTE DE SUA OPÇAO SEXUAL.
    PARABENS PARA A SOCIEDADE HOMOSEXUAL PELA SUA LUTA PARA SEREM RESPEITADOS E RECONHECIDOS.
    MAIS NÃO É PASSANDO POR CIMA DA CONSTITUIÇÃO E TENTANDO COLOCAR MORDAÇAS NA BOCA DA POPULAÇAO QUE VCS CONSEGUIRÃO SER RECONHECIDOS E RESPEITADOS.
    UM ABRÇO ……………..

  13. MEU DEUS !!!!!!!!!!! TO INDIGNADA,,,OQUE MUDA NA VIDA DE CADA UM COM QUEM O VIZINHO, AMIGO, OU IRMÃO(a) TA SE RELACIONANDO???NÃO É MAIS SAUDÁVEL RESPEITARMOS PARA SERMOS RESPEITADOS? AGORA LHES PERGUNTO: “QUEM GARANTE QUE NA FAMÍLIA DE CADA UM DE NÓS NÃO EXISTE SEQUER UM HOMOSSEXUAL??? E SE ELE (A) NÃO TIVER LIBERDADE DE EXPRESSÃO? PAREM E PENSEM….QUE BURRICE QUERER SE INTROMETER NA VIDA ALHEIA,,,ISSO NÃO É PECADO? SERÁ MESMO QUE VOCÊS NÃO ESTÃO SENDO TEXTADOS POR DEUS????HORA DE PENSAR….PECADO É MATAR, ROUBAR, CRITICAR, BLASFEMAR…”AMAR NÃO É PECADO” NINGUEM ENSINOU ISSO A VOCÊS????

  14. Só paro e penso,todos imaginavam que cristo viria em berço de ouro e veio em simplicidade,satanás disafiou Deus que em X cidade não haveria 3 puros de coração e a cidade foi destruida com fogo…imagino eu se Deus enviar um salvador nos tempos de hoje um messias em um homossexual,,,quantos entraria no paraíso….se o Deus que louvo e acredito fielmente ser digno de louvor e que todas as vidas e seus filhos..um Deus puro e bondoso em sua essencia e impossivel crê que tenha dito que uns de seus filhos por ser diferente estaria já condenado ao inferno…não acredito…porque assim sendo eu que me negaria a entrar ao chamado paraiso ……

  15. E todos dizem me dou bem com homossexual…..mas longe de mim….que tdos querem dizer mas não tem coragem de falar…nós seres humanos não eliminamos quem estar em nosso caminho por que a lei punir…todas as lei que puderem ser feita e aprovada para melhora qualquer que seja …dos grupos ..idosos…negros,,indios e homossexual e bem vinda…o nome não seria bem evangelicoe sim protetestante..evangelicos e toda criatura que segue os evangelicos biblicos..seja ele idoso..indios…negros….e homossexual…ou estou errado….

  16. Meu Deus acho que iremos voutar a idade media quando se matava ou …tudo de monstruosidade em nome de Deus…minha gente como Deus disse leia que sabe ler…Deus apenas que o Amor e que a raça humana viva em paz …e que respeite a todos ….será que e tão dificiu compreender isso…

  17. qual o pai ou a mãe que tem prazer em criar um filho ou uma filha e ver ele se tornando um baitola ou uma sapatona, o Brazil esta se tornando sodoma e gomorra, esta se curvando a vontade de homens e deixando de lado a cultura e a lei de Deus que sempre e por varios seculos e usada de exemplo para estabeleer paz e ordem entre os povos, so espero que o fim não seja igual a de sodoma e gomorra onde todos pagaram pelos seus pecados.

  18. E isso Deus fez o homem e a mulher para gerar vida, homem com homem ou vice e versa nao gera vida, e toda pratica que e contra a lei de Deus e abominação, e um dia isso sera cobrado de cada um e cada um sera recompensado pelos seus atos. portanto vc que cre em Deus e nao apenas cre mais que segue a sua lei nao concordem com tal monstruosidade

  19. tem um texto bom que fala acerca d etal coisa …. assim segue ele…

    26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
    29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
    30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
    31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
    32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

    isto esta escrito nas escrituras sagradas no livro de romanos ¨capitulo 6:26. e diz que são dignos de morte os que tais coisas praticam e quem as consentem…essa morte a qual a escritura diz respeito e a recompensa que essas pessoas irão receber apos a vinda de Jesus onde os que creem e seguem a lei viverão eternamente, e os que nao creem serão condenados a morte eterna onde há choro e ranger de dentes e onde o verme nunca morrera de seu corpo.

    Dai vc que acredita em Deus cabe a voce fazer sua escolha.

DEIXE UMA RESPOSTA