O canal fechado GloboNews, do Grupo Globo, exibiu na tarde desta terça-feira (12), no programa Estúdio i, apresentado pela jornalista Andréia Sadi, uma matéria endossando uma narrativa propagada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sobre a existência de uma suposta “narcomilícia evangélica” no Rio de Janeiro.
A fala do magistrado ocorreu durante uma entrevista também para o mesmo canal e programa, mas na segunda-feira (11). A associação da comunidade evangélica ao tráfico de drogas provocou reações nas mídias, incluindo a do pastor Silas Malafaia, que classificou sua declaração como “leviana” e “preconceituosa”.
O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo cobrou a apresentação de provas por parte de Gilmar Mendes, argumentando que evangélicos verdadeiros, na realidade, não compactuam com o crime e, portanto, não podem estar associados ao tráfico.
Apesar da evidente distinção entre evangélicos e traficantes, o jornalista Octavio Guedes utilizou seu espaço na GloboNews para tentar justificar a fala de Gilmar Mendes, exibindo na reportagem o que teria sido o “nascimento do narcopentecostalismo”.
O perfil oficial da emissora repercutiu a matéria, dizendo que o comunicador estava explicando “a origem da narcomilícia evangélica no Rio de Janeiro, que nasce na Ilha do Governador, zona norte da cidade”, ressaltando que “o termo foi citado pelo ministro Gilmar Mendes”.
Efeito
A reportagem do Grupo Globo endossando a narrativa de “narcomilícia evangélica” gerou reações contra os evangélicos. Nos comentários da publicação feita pela GloboNews no “X”, por exemplo, é possível ver um seguidor pedindo o “fim das igrejas evangélicas urgente!!!”.
Tentando amenizar as críticas contra a sua fala citando especificamente a existência de uma suposta “rede evangélica” ligada ao tráfico, o ministro Gilmar Mendes fez uma publicação nesta terça-feira, mas dessa vez usando a palavra genérica “religião” para contextualizar seu comentário.
“Um país assume a condição de “Narcoestado” quando o poder do tráfico tem domínio de suas instituições sociais e políticas. Em entrevista à GloboNews, mostrei que os sinais estão aí: facções invadindo os espaços da democracia e da religião, ambos sagrados para o Estado Democrático de Direito”, alegou Gilmar. Confira:
Fim das igrejas evangélicas urgente!!!
— Leandro (@Leandro28522797) March 12, 2024