A responsabilidade de ensinar aos filhos os fundamentos da fé cristã é principalmente dos pais. Anos atrás, porém, poucos se preocupavam com a necessidade de lidar pessoalmente com os pequenos para esclarecer dúvidas sobre a Bíblia, pois o trabalho da Escola Bíblia Dominical parecia suprir esse papel, de modo mais simples. O cenário atual, porém, é bastante diferente.
Além de muitas igrejas terem abandonado ou enfraquecido a ênfase no ensino das Escrituras Sagradas nas chamadas “escolas bíblicas”, o acesso ao número cada vez maior de informações aleatórias disponíveis na internet tornou a responsabilidade dos pais, junto aos filhos, algo ainda mais exigente.
Quem reconhece isso é a autora cristã Melissa Travis Cain. Ela sentiu na pele essa dificuldade ao ser questionada pelo próprio filho, de apenas 7 anos, a veracidade da Bíblia como Palavra de Deus.
“Eu fiquei atordoada”, disse ela ao portal The Christian Post. “As crianças de hoje começam a fazer perguntas profundas sobre a realidade espiritual com uma frequência cada vez maior”.
Melissa conta que apesar de estar fazendo um curso de Mestrado, precisou mudar um pouco seu foco de estudo para saber responder a seu filho de maneira adequada, já que a capacidade de compreensão da criança depende muito de uma linguagem mais simples e simbólica, algo pouco disponível na literatura cristã quando se trata de questões complexas e filosóficas.
“Estava entrando no programa de mestrado da Universidade de Biola e voltei a estudar alguns argumentos clássicos para a existência de Deus. Então, com muita paciência expliquei numa linguagem simples a natureza do nosso universo e como ele veio a existir”, disse ela.
Como resultado, Melissa resolveu escrever uma série de livros apologéticos chamada “Jovens Defensores”, com o objetivo de auxiliar os pais na responsabilidade de responder aos filhos, de forma adequada, acerca dos questionamentos do mundo sobre a fé cristã.
“Eles [os filhos] ouvirão questionamentos de toda parte, na escola, dos amigos não cristãos e até dos professores. Seria bom [os pais] puderem dizer algo sobre isso”, explica a autora.
A série apologética para jovens, escrita por Melissa, ainda não foi traduzida para o português, mas já aborda temas como: “Como sabemos que Deus realmente existe?”, “Como sabemos o que é certo e o que é errado?”, “Como sabemos que Jesus está vivo?” e “Como sabemos que foi Deus quem criou a vida?”.