Um dos maiores sucessos do cinema cristão mundial, o filme Deixados Para Trás está com a sua nova edição em exibição nos cinemas, prometendo ser mais um recordista de bilheteria no segmento. A fama do longa, porém, aborda um assunto teológico que é alvo de muitos debates: o arrebatamento secreto!
De acordo com as profecias da Bíblia sagrada, os cristãos serão arrebatados na segunda vinda de Jesus Cristo à Terra. Ou seja, a Igreja será levada ao encontro do Senhor, nos céus, no ato do seu retorno, quando ocorrerá o Juízo Final.
A doutrina do arrebatamento, em si, é consenso entre os cristãos. O foco do debate, porém, está no fato de que alguns interpretam, a partir dos textos bíblicos, que os salvos serão arrebatados antes do período conhecido como “Grande Tribulação”, o qual marcará a ascensão do anticristo.
Os que defendem essa perspectiva, creem que a Igreja, o que significa os cristãos salvos, serão retirados da Terra antes que a Grande Tribulação tenha início, e que nesse momento Jesus já terá retornado, mas ainda não terá se revelado. Esta seria a primeira fase da parousia.
Essa é a perspectiva escatológica apresentada pela saga Deixados Para Trás em todas as suas edições.
Pastor opina
Mas, para o pastor Rodrigo Mocellin, essa visão da parousia em duas fases e o arrebatamento anterior à Grande Tribulação não teria fundamento bíblico. Isso, porque, segundo o líder religioso, a segunda vinda de Jesus se dará publicamente já no ato da sua ocorrência.
Além disso, Mocellin também entende que a Igreja não terá arrebatamento antecipado. Em vez disso, segundo o pastor, os cristãos salvos permanecerão na Terra durante a Grande Tribulação, e só serão arrebatados no ato da segunda vinda de Cristo.
O pastor gravou um vídeo apresentando os seus argumentos, onde ele explica que a interpretação sobre o arrebatamento “secreto” antes da Grande Tribulação é algo que pode até prejudicar a fé da Igreja.