O Brasil acordou nesta terça-feira (10) com a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou passar por uma cirurgia de emergência, após sentir dores na cabeça, precisamente na região onde sofreu um impacto em decorrência de uma queda no dia 19 de agosto passado.
De acordo com auxiliares do presidente, ele já havia reclamado de dores na parte da manhã na segunda-feira, e resolveu se recolher no Palácio da Alvorada no final da tarde, onde foi examinado pela médica presidencial Angela Helena Germoglio.
Após o exame preliminar, a equipe de saúde decidiu leva Lula para a unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde uma ressonância magnética apontou que o presidente estava com uma hemorragia cerebral.
O presidente, então, foi transferido às pressas para São Paulo, onde fez um procedimento cirúrgico, também no Sírio-Libanês. “A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI”, informou o último boletim médico, segundo O Globo.
Em uma entrevista para a Globo News, o neurocirurgião Ricardo Oliveira explicou como é esse tipo de procedimento. “Houve a presença de um coágulo intracraniano recorrente daquele acidente que ele teve em outubro”, disse ele.
“A recuperação depois de uma cirurgia dessas requer alguns cuidados, por isso a necessidade da UTI, no intuito de observação do paciente após o tratamento neurocirúrgico”, completou o médico.
Oração por Lula
Por meio das redes sociais, várias personalidades vêm se manifestando sobre a cirurgia de emergência feita por Lula. O pastor e escritor Renato Vargens, por exemplo, clamou pela misericórdia de Deus sobre a vida do presidente da República.
“Que Deus tenha misericórdia dele e estenda sua mão sobre sua vida e saúde”, escreveu o líder religioso nas redes sociais, citando a passagem bíblica de 1º Timóteo 2:1-2, onde os cristãos são exortados à interceder em favor de “todos os que exercem autoridade”.
Ver essa foto no Instagram