A morte de PC Siqueira foi lamentada pelo pastor Yago Martins, que afirmou que o pioneirismo do youtuber o inspirou no passado a criar um canal sobre teologia na plataforma de vídeos.
PC Siqueira, um dos principais militantes do ateísmo na primeira geração de brasileiros bem-sucedidos no YouTube, faleceu ontem, 27 de dezembro, aos 37 anos. As informações preliminares indicam que ele tirou a própria vida após o rompimento de um relacionamento e dias seguidos abusando de álcool, drogas e remédios.
A notícia de seu falecimento se tornou um dos principais assuntos nas redes sociais, e Yago Martins usou sua conta no X para comentar a tragédia: “Houve um tempo onde o YouTube era Felipe Neto, Cauê Moura, P.C. Siqueira e mais ninguém. Todo o meu interesse por me comunicar no YouTube veio a partir deles. Dos três, o Yago adolescente sempre gostou mais de ver o P.C.”, introduziu.
Yago pontuou que nem a postura odiosa adotada pelo youtuber contra os cristãos diminui a dor por uma vida que se vai: “A morte do P.C. Siqueira mexe comigo. Mexe comigo, antes de tudo, porque havia uma pessoa ali — uma pessoa criada por Deus e amada por Deus. Mexe comigo porque antes do ateísmo militante, do ódio ao cristianismo e das acusações de pedofilia, havia ali um homem transtornado que nunca escondeu sua dor”.
“Mexe comigo porque eu também tenho caraminhola na cabeça, e sempre que alguém tira a própria vida, é como se todos nós como humanidade perdêssemos uma das batalhas nessa guerra que é viver”, acrescentou o pastor.
Em sua homenagem à memória de PC Siqueira, Yago Martins ponderou que já não consumia o conteúdo do youtuber por conta de tudo que ele havia passado a promover: “O P.C. foi ficando mais maluco com o tempo, mais agressivo, e acabei deixando de lado. Mas se comunicava com clareza e sagacidade tal que influenciou uma geração de comunicadores, inclusive eu. Preciso assumir que sem o P.C. e o MasPoxaVida, eu possivelmente não estaria aqui”.
“Eu oro principalmente pelo pai e pela mãe dele, pelo irmão, primo e todos que o amavam. Ninguém merece amor — nem eu, nem você, nem o P.C. Mas há amor o bastante neste mundo pra não precisarmos dar cabo dele. Deus ajude a todos nós”, encerrou o pastor.
Ateísmo militante
Após a notícia da morte de PC Siqueira, recortes de vídeos de declarações polêmicas inundaram as redes sociais, e um deles mostra a completa aversão do youtuber à fé cristã e a Deus.
“Deus não existe. F… a sua honra, f… o seu Deus”, diz ele em uma gravação. Em outra ocasião, acusou a fé cristã de ser inimiga do desenvolvimento do mundo: “A sociedade é atrasada por causa do cristianismo”.
Questionado se considerava a si mesmo um anticristo, PC Siqueira respondeu afirmativamente: “Absolutamente. [Em] todos os termos. Eu acho ridículo se eu falar assim ‘me considero um satanista’, mas eu acho que o diabo como arquétipo é muito mais humano, me identifico muito mais, do que o arquétipo de Deus”.
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá. GL6.7
Não entenda esse post como uma afronta à memória do falecido, mas como uma oportunidade para
Lembrarmos de que: sem Deus o homem caminha para o abismo, para a autodestruição.
Somos… pic.twitter.com/7i8KzARadR— Pedro Pôncio (@pedroponciobr) December 28, 2023