As tensões nos Estados Unidos continuam altas em meio aos protestos contra o racismo no país. Um policial, que dialogava com uma manifestante do movimento Black Lives Matter, aproveitou a oportunidade para dizer que o problema da sociedade é o pecado, e que uma forma de compreender o que se passa é “ler a Bíblia”.
A mulher – branca – que protestava com um cartaz na capital do país, Washington, DC, se envolveu numa discussão acalorada com uma equipe de policiais, e terminou acusando um deles de racismo. Em sua defesa, o homem – branco – afirmou que é caso com uma mulher negra.
Contudo, a manifestante ignorou o próprio conceito de racismo para reiterar sua acusação ao policial: “Isso não significa que você não seja racista, senhor, apenas porque você tem um amigo ou uma esposa negra. Você ainda pode ser racista. Não tem nada a ver com seus conhecidos”, insistiu.
Essa postura foi repreendida por um dos policiais da equipe, dizendo que ele e os demais oficiais estavam tentando estabelecer um diálogo, mas a postura dela, irredutível e intransigente, não estava permitindo que eles apresentassem outras perspectivas. “Por que você acha isso, só pelo fato dele ser branco? Por isso ele não pode ter uma esposa negra?”, questionou.
A cada tentativa de iniciar uma frase, a mulher interrompia o policial, dizendo que o racismo está presente entre os brancos “sistemicamente”, o que levou o homem a desistir de faze-la parar e simplesmente passar a dizer o que vinha tentando mostrar: “Se não se encaixa na sua agenda, você não quer ouvir”, rebateu ele.
Nesse ponto, um policial negro tomou a frente e começou a falar com a mulher, que não parava de retrucar: “A América tem um problema que é o pecado”, disse referenciando a passagem de João 14:6. “O mundo tem um problema que é o pecado, senhora. Jesus disse: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim’. A América e o mundo têm um problema que é o pecado. Você me entende? É daí que vêm o racismo, a injustiça, o ódio, a raiva e a violência. A questão não é só o racismo. Leia a Bíblia”.
Preach on brother!!
God bless this wonderful policeman for speaking out! #TruthBomb🔥🔥 pic.twitter.com/5EUfDOyvIr
— Art TakingBack 🇺🇸 (@ArtValley818) June 25, 2020