O declínio das igrejas protestantes na Europa, observado nas últimas décadas em face ao liberalismo teológico, pode estar tendo uma mudança de cenário ao menos em determinados países, como a França, onde o número de cristãos aumentou mais de 15 vezes desde 1950.
Esse é um apontamento feito pelo CNEF (Conselho Nacional dos Cristãos Evangélicos). Com o aumento do número de cristãos evangélicos, aumentou também o número dos locais de culto, que já são 2.700, segundo o relatório Les Églises Protestants Évangéliques en France 2023.
Apesar de tímidos, os números são um bom sinal, pois revelam que a Igreja de Cristo continua atuando em um dos países mais importantes da Europa, mesmo em um contexto onde a intolerância aos valores conservadores/bíblicos tem aumentado em vários aspectos.
Na França, os locais com mais igrejas evangélicas são Seine-Saint Denis, Paris, Nord , Bouches-du-Rhone e os territórios franceses da Guiana e Martinica, informa o Evangelical Focus.
Mais crescimento
Agora, ter pelo menos uma igreja evangélica para cada 10.000 cidadãos é o próximo objetivo dos membros do CNEF, uma meta bem realista considerando o contingente populacional francês.
É importante frisar que os dados atuais se referem aos cristãos evangélicos que mantém uma vida de devoção, de fato. Ou seja, que vão à igreja e participam das suas atividades, sendo ativos como seguidores de Jesus.
Muitos outros, porém, os chamados “desigrejados”, não entraram no levantamento. Em 1950, as estatísticas diziam que eram apenas 50.000 na França, o que significa que houve um crescimento de 15 vezes nos últimos 70 anos.
A Igreja Assembleia de Deus é a maior da França, com 350 templos, seguida pela Mission évangélique des tziganes de France (igrejas étnicas ciganas, 222), as Communautés et Assemblées Evangéliques de France (117) e a Federação das Igrejas Batistas Evangélicas da França (Federação Batista, 115).