Após descobrir, em julho desse ano, que está com câncer de mama, a cantora gospel Camila Campos tem usado o seu caso como um exemplo de alerta às mulheres sobre a importância da prevenção, incluindo as mais jovens, algo que lhe chamou muito a atenção.
Isso, porque, os diagnósticos de câncer de mama em mulheres jovens têm se tornado cada vez mais comuns, sendo a própria Camila, que possui 35 anos, um exemplo disso, fato que tem contrariado a tradicional recomendação médica de exames preventivos a partir dos 40.
Ao falar do seu caso, a cantora também lembrou que para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico poderá ser tardio, prejudicando ainda mais o sucesso do tratamento contra a doença, motivo pelo qual a prevenção deve ser iniciada o quanto antes.
“Eu fui acometida por um câncer de mama. Se você for considerar que é a partir dos 40 que uma mulher deve começar a se preocupar com os cuidados básicos da mama, com o possível câncer de mama, se você estiver pelo SUS, esses exames só serão liberados para você a partir dos 50 anos de idade. Mas, eu tenho 35”, disse ela.
Conselhos
Destacando que, após o início do seu tratamento, ela se deparou com “inúmeros testemunhos de mulheres tão novas ou até mais novas” do que ela, Camila Campos ressaltou a necessidade das mulheres estarem atentas aos sinais do corpo. No seu caso, foram dores nos ossos que apontaram o câncer de mama.
“Talvez, você até hoje nunca parou para pensar nisso, porque você é jovem. Mas, o Senhor nos deu ferramentas de autocuidado, o auto exame é um deles. O Senhor nos deu médicos, pessoas especialistas na área”, diz ela.
A cantora, por fim, também pediu aos maridos para que incentivem suas esposas a se prevenir. “Nunca é cedo demais para começar a se cuidar. Comece a se cuidar, use a minha vida como um exemplo, como um exemplo bom”, concluiu. Assista:
Ver essa foto no Instagram