A atuação da política evangélica Sonaira Fernandes, secretária da Mulher no governo Tarcísio de Freitas, em São Paulo, vem sendo marcada por uma forte atuação no combate à violência doméstica e à capacitação das mulheres.
Por meio das redes sociais, Sonaira fez um resumo da sua gestão, listando alguns pontos importantes da sua Secretaria, como a aprovação de leis e a promoção da saúde feminina, especialmente no combate ao câncer de mama.
“Em 2023, começamos um capítulo inovador para as mulheres de São Paulo com a criação da Secretaria de Políticas para a Mulher. Como a primeira Secretária, tive a honra de liderar iniciativas que mudaram vidas, apoiadas decisivamente pelo governador Tarcísio”, postou a Secretária.
Um dos destaques listados por Sonaira foi a prevenção à violência doméstica, que passa obrigatoriamente pela conscientização do sofrimento vivenciado por inúmeras mulheres, muitas vezes em silêncio devido ao medo de denunciar os agressores.
Neste sentido, foi criado o protocolo “Não Se Cale”, que, com a caravana do protocolo promoveu a conscientização a 10 cidades presencialmente, além de oferecer a formação de mais de 400 profissionais da área.
Outro programa da Secretaria liderada pela evangélica foi a Caravana da Mulher Empreendedora. “Percorremos mais de 10 cidades, distribuindo mais de R$ 50 milhões em crédito e impulsionando o empreendedorismo feminino”, anunciou Sonaira.
Mais iniciativas
Outros programas foram destacados pela secretária, como o I Fórum da Mulher Paulista. “Unimos mais de 1000 participantes para debater políticas públicas essenciais”, disse ela.
“No evento ‘Mães de São Paulo’ e no COSUD, ampliamos as fronteiras do debate sobre políticas para mulheres. Sancionamos 7 leis importantíssimas, refletindo nosso compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres”, completou a evangélica.
Alvo de ataques por parte da ala progressista, Sonaira tem se projetado como um nome forte na política paulista. Por meio do seu perfil no Instagram, a secretária prometeu manter as iniciativas públicas em vigor durante o ano vigente. Confira: