Yousef Nadarkhani

O pastor Yousef Nadarkhani é um iraniano que se tornou conhecido em todo o mundo por ter sido preso sob acusação de apostasia do islamismo, após se recusar a negar sua fé no cristianismo.

O Irã é um país teocrático, em que a Constituição na nação se baseia na Sharia, a lei islâmica, e segundo as tradições muçulmanas, um adepto do islã que abandona sua religião de batismo, deve ser condenado à morte.

Yousef Nadarkhani foi condenado à morte por se recusar a negar sua fé em Jesus Cristo, mas enquanto aguardava a execução da sentença, seu caso ganhou repercussão internacional e governos de países com maioria cristã, casos de Brasil e Estados Unidos, por exemplo, interviram junto ao governo iraniano.

Atualmente o caso de Yousef Nadarkhani passa por revisão e com o surgimento de novas testemunhas, que garantem que o pastor nunca se converteu ao islamismo de maneira formal, a pena de morte poderá ser descartada.

Pesam ainda sobre Nadarkhani, que é casado e tem dois filhos, acusações de crimes sexuais que envolveriam prostituição e estupro. A defesa do pastor, no entanto, nega.