A Junta de Missões Mundiais (JMM) é uma instituição da Convenção Batista Brasileira (CBB), que existe há 113 anos, dedicada à formação e envio de missionários a outros países.
Fundada em 27 de Junho de 1907, durante uma assembleia da CBB em Salvador, Bahia, inicialmente era chamada de “Junta de Missões Estrangeiras”, e enviou seu primeiro missionário ao Chile, em 1908.
A entidade, que conta com contribuições das congregações batistas e de fiéis, individualmente, inspirou a criação do “Dia de Missões Mundiais”, uma data que faz parte do calendário oficial das igrejas batistas no Brasil. A data foi instituída em 1946, e é comemorada todos os segundos domingos de março.
Em 1980, a então Junta de Missões Estrangeiras mudou de nome e passou a se chamar Junta de Missões Mundiais, e atualmente, sustenta aproximadamente sete centenas de missionários em mais de 60 países, todos assistidos pela convenção que reúne as igrejas batistas brasileiras.
Atualmente, a JMM mantém projetos missionários em diferentes países, com diferentes culturas, e também pratica ações sociais, incluindo projetos humanitários no continente africano.
A atuação da entidade, pautada por organização e planejamento amplo, é discreta, porém amplamente efetiva, e simboliza o compromisso da denominação batista com o cumprimento da Grande Comissão.