Home » Brasil, Mundo Cristão

Por que a Igreja Bola de Neve seduz surfistas, jovens de classe média e famosos

Profile photo of Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 12 de março de 2008

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

FOTOS: ALEXANDRE SANT’ANNA

Poucos metros separam dois points da juventude carioca: a Praia do Pepê e o templo da igreja Bola de Neve Church, ambos na Barra da Tijuca. Na praia, os surfistas usam as pranchas para pegar onda e, nos cultos, elas estão no altar. É isso mesmo. Criada há quase uma década por um surfista de São Paulo, Rinaldo de Seixas Pereira, a igreja nasceu com o objetivo de aproximar os jovens da religião. Hoje, os cultos mostram que a meta foi alcançada. Qualquer um dos 75 templos espalhados pelo País fica lotado de meninas e meninos bronzeados, bonitos, malhados, tatuados. De quebra, ela também está conquistando famosos como os atores Guilherme Berenguer, Fernanda Vasconcellos, Thiara Palmieri, Alexandre Frota e o cantor e ex-Raimundos Rodolfo. O que atrai tanta gente? Há, certamente, mais de um motivo. O púlpito em forma de prancha, a pregação embalada pelo reggae, a Bíblia com imagens de esportes radicais na capa, além de pista de skate. O culto parece uma festa. Mas os preceitos bíblicos, entre os quais virgindade até o casamento, são o centro das atenções. Segundo Eduardo Refkalefsky, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em comunicação religiosa, o sucesso está justamente no equilíbrio entre forma e conteúdo: “A Bíblia é apresentada com uma linguagem jovem. A informalidade é atraente e gera identificação”, afirma.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Tudo é diferente, a começar pelo nome. Bola de Neve quer dizer algo que não pára de crescer. “Acreditávamos que a igreja começaria pequena e ficaria grande, como uma avalanche”, explica Rinaldo, o pastor Rina, 36 anos, ex-usuário de drogas que se tornou evangélico após contrair uma hepatite, em 1992. “O nome é diferente porque a igreja é diferente”, resume. O ator Guilherme Berenguer concorda. Ele encontrou na Bola de Neve um ambiente estimulante: “O que fascina é a possibilidade de receber orientação espiritual de uma forma completamente descontraída e livre. Não tem o peso que eu sentia na escola dominical quando criança. Eu não absorvia tanto os ensinamentos da forma como eram passados. Não tinha essa identificação.” Sempre que pode, o ator vai aos cultos, que são realizados duas vezes por semana, aos domingos e às quartas-feiras.

Cânticos em ritmo de reggae e rock dão início à reunião. Os nossos jovens dançam, acompanhando os passos de duas dançarinas que agitam lenços coloridos. De calça jeans, tênis e camisa florida, o pastor Gilson Mastrorosa, 33 anos, sobe ao altar meia hora depois. “A igreja tá bombando”, diz ao microfone, arrancando palmas dos fiéis, que ainda procuram um lugar para sentar ou mesmo ficar em pé. Ele pára e observa a movimentação. De repente, se joga no chão, simulando um cochilo. As gargalhadas são inevitáveis. “Pára de palhaçada. Vamos prestar atenção”, pede, ainda rindo, ao se levantar. Mas as brincadeiras continuam, mesmo durante o casamento de dois vendedores que superaram uma crise conjugal. “Deixa ver se essa aliança não é dá China”, brinca, antes de celebrar a união de Fernanda de Lucena e Roberto de Azevedo, ambos de 33 anos. “A gente não faz tipo de pastor. No altar somos nós mesmos”, afirma, convencido de que isso é uma vantagem. Cunhado de Rina, foi ele quem instalou a igreja no Rio, há cerca de três anos. Nos primeiros seis meses, as reuniões realizadas em uma sala de um edifício comercial, na Barra, tinham apenas uma dúzia de freqüentadores. Hoje, o salão para 600 pessoas está pequeno e, por isso, será ampliado em breve. Sem contar que a zona sul deve ganhar um templo ainda este ano.

O pastor, porém, pára com as gracinhas ao pedir a colaboração dos fiéis. É hora do dízimo. Embora mantenha o tom informal, recheado de gírias, o discurso também é mais sério quando começam os estudos bíblicos. Segundo o professor Refkalefsky, da UFRJ, a Bola de Neve tira proveito das novas tecnologias, muito utilizadas pelos jovens. “Além do site, que mais parece o de uma grife de surfwear, eles são muito populares em páginas como o Orkut. Esse boca a boca virtual a ajuda a crescer”, argumenta. A informalidade, contudo, não se confunde com flexibilidade. Quem é da igreja segue a Bíblia. Ninguém está proibido de ir a festas, mas os jovens fiéis acabam evitando as noitadas, normalmente regadas a bebidas. É o caso da estudante Milla Knesse, 17 anos, que se converteu aos 14 e já começa a fazer pregações para adolescentes. “Não vou mais a alguns lugares aonde ia porque meus objetivos mudaram, mas continuo saindo muito”, diz Milla, que pega onda, faz kitesurf e usa as mesmas roupas das meninas de sua idade. Mas não namorou mais desde que se converteu. “Entrei na igreja namorando um menino que não freqüentava. Eu achava que não íamos terminar, mas não deu certo”, lembra. Terá mais chances com a bela garota um parceiro que também goste de Jesus

Fonte: Istoé

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

270 comentaram, comente você também!

  1. Gloria a Deus por tuas palavras.

  2. Na minha opinião, somos a igreja e geração de Cristo mais FRACA que já existiu em todas as épocas. Damos valor à pregação do Evangelho de todas as maneiras que forem criativas, mas não buscamos viver plenamente o Evangelho para dar o testemunho. Quantas horas por dia dedicamos a Deus em oração? Quantas vezes temos paciência com os nossos pais, filhos ou irmãos? Quantas vezes padecemos em sofrimento quando somos ofendidos injustamente? Quantas vezes evitamos revidar o mal? Quanto tem nos custado ser cristãos? Quais as glórias do mundo que já perdemos por sermos cristãos? Quais programas de TV nós assistimos? Estes programas incentivam o sexo sem casamento? O que mais eles incentivam? Quantos objetos nós temos em casa? Todos são úteis, ou só servem pra preencher algumas de nossas carências? Oh Deus, tenha misericórdia de nós Senhor! Precisamos muito de TI!

  3. vivi roqueira de cristo disse:

    bola de neve uma bençao ja fui e adorei essa igreja….

  4. Galera a palavra n nos motiva a discutir sobre nomes de Igreja ou como elas conduzem as coisas
    Quer um conselho aprenda o que a palavra diz e prática ela todos os dias.
    Ouça a voz do Senhor e obedeca.
    Seja a Igreja leve a presença de Deus pra onde vc for.
    Olhe pras vidas com o olhar de Cristo sempre…
    Cuide,ame,e de sua vida por elas pôs é desse jeito que Cristo será gerado nelas com solidez com raizes…
    Que o Senhor esteja a nos guiar sempre!

  5. Sou de Brasília e gostaria de sanear se te bola de neve la.

  6. Boa tarde!

    Eu cresci na assembleia e me desviei tem 4 anos, voltei agora e voltei pela bola de neve, lá não é essa bagunça que todo mundo pensa, são muito mais rigidos com a palavra do que a assembleia que eu frequentava, na bola de neve tem o ministerio infantil e vejo pessoas de todas as idades, e lá O DEUS não é um DEUS de eventos lá Deus fala verdadeiramente, lá você não precisa sapatear, cair ou morrer de chorar para as pessoas ACHAREM que você tem intimidade com Deus, amo a igreja bola de neve pois através dela que eu chego mais PERTO DE DEUS, que é razão de tudo.

  7. vcs se envolveram tanto que se esqueceram q quem salva é jesus e ele não mora em nenhum templo de pedra ele mora em vc vc é a igreja!!

  8. Oii,sou da Bola de Neve de Imbé/RS e hj eu e as pessoas notam a diferença que Deus fez na minha vida… Cresçi num lar cristão mais nunca me adaptei com os custumes das igrejas que frequentava. E eu pensava como muitos pensam a respeito do Bola, pensava ser fora dos principios de Deus mas quando fui no culto, senti a presença de Deus como nunca senti antes! Abra a sua mente e seu coração e deixe Deus entrar, poor que vc que critica as igrejas alheias, precisa se converter por que a palavra de Deus diz que com a mesma medida que julgares, serás julgado! DTA

  9. Creio que na casa de Deus deve ter descencia, sem bagunça.. acho isso errado! devem ler mais a Biblia..

  10. Ricardo de Assis disse:

    Depois que vi um bebado sendo expulso dessa ireja parei de ir.

  11. há QUERIDOS como é triste saber que existem tantos debates sobre o que é de Deus e oque não é, é tão simples …
    pelo testemunho da igreja podemos saber oque é de Deus! a Igreja ” BOLA DE NEVE ” vai ficar aki quando Jesus voltar o que vai subir são as pessoas que levaram a sério a santidade do senhor estando ela congregando na bola de neve , assembleia, deus é amor, universal ou qualquer outra…
    O senhor transformou verdadeiramente minha vida através do Bola de neve ! isso pra mim é o fundamento!

    acredito que existem varios tipos de igreja , pq se tivesse só um muita gente ainda estaria no mundo, cada igreja se adéqua a cada tipo de pessoa e isso é muito importante pra ter salvação em massa ……. ficam na paz , aquela paz que excede a todo entendimento!

    • Querida a paz di Senhor n é crítica n mas como assim as Igreja se adequam as pessoas ????
      Acho q n é bem assim n!!!as igrejas precisam é trazer aquilo q a palavra diz são as pessoas que precisam se adequar a ela !Se passa disso o sacrifício de Cristo foi em vão!
      A palavra de Deus diz que aquele que quer seguir Jesus precisa tomar a sua cruz negar a si mesmo e então segui-lo.Precisa haver renúncia ….
      Ah salvar em massa n é bem isso q Deus quer seguir,é claro q Deus deseja salvar a todos m salvar em massa significa um n cuidado ou uma não conversão de fato….Deus ele quer n só q as pessoas aceitem a Jesus mas que eles produzam o carater de Cristo e isso n se consegue em quantidades m em qualidades de cuidado ,carinho,preucupacao ,pagar um preço p que Cristo seja formado neles como o próprio paulo disse…
      Fica na paz…

  12. Comecei a frequentar o Bola há duas semanas. Não vou mais parar de frenquentar. Como é bom amar Deus.

  13. que e isso queridos nada a ver com a palavra de Deus ai daquele que tira um til ou virgula da sua palavra não é a palavra de Deus que tem se adequar a nós é nós que temos que nos submeter a sua palavra e sua a verdade não concordo com nada disso que li nada mesmo comece agora pregar realmente o evangelho de Jesus simples e jenuíno pregando realmente o esta que esta escrito estou muito indignada por ver pessoas se dizendo cristãos e falando de uma maneira totalmente tortuosa o evangelho do meu Senhor que morreu na cruz para nos dar salvação não para ficarmos falando boboseiras em cima de um pulpito sem comentários….

  14. Bom dia. Queria saber se essa igreja é só para jovem? Pelo assuntos acima somente pessoa jovens que frequentam, não li nenhum relato de pessoas mais velhas, ou memos criança pode frequentar. Estou pensando em fazer uma vizita, sou co dependente e preciso de ajuda, hoje tomo três remédios para depressão.
    Fico no aguardo.

    • não, não . Sou do Bola a 2 anos , tenho 22 anos , mais tem muitos senhores lá tbm !

      antigamente os pais levavam os filhos hoje os filhos levam os pais !!!Glória a Deus

    • Oi Marinilce, Paz de Cristo ! Todas as igrejas são do Senhor por isso é para todos, não é só para jovens, nem só para velhos….. Bola de Neve contempla a todos, pois Cristo assim ensinou: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15. Todos podem frequentar, tem curso de casados, culto de crianças, adolescentes, adultos (jovens e velhos), tem ministério de mulheres, de evangelismo, de estudo da Palavra, inclusive existe também o NV (Nova Vida) que é um ministério que cuida de todo tipo de compulsão que inclui drogas, tratando também da família, ou seja, os co dependentes, então este é o lugar exato para você. Eu não sou do Bola de Neve, mas amo a obra de Deus que eles fazem. E sei que eles estão no Caminho, cumprindo o Ide de Cristo !! Sucesso, bjim

  15. eu gostaria de saber onde fica a celula da igreja pois morro perto do jardim melvi em praia grande sp se puder me manda pelo email,obrigada.

  16. A igreja bola d neve eh mto boua eu vou tds os domingos e tds as quinta em cotia mto bom la

  17. todos, jóvem é filho de deus , os de ontem hoje e sempre… amem..

  18. adoroooo!
    Nao sou do Bola, sou da Batista e tenho 19 anos e trabalho com os jovens da minha igreja! Mas vou no Bola sempre que posso, amo as pregaços do Apostolo! sinto a presença de Deus de um jeito único!
    Estou em casa!
    Continue crescendo e espalhando Jesus na galera!

  19. quero muito conhecer mais nao sei se tem aqui em campinas

  20. Digicom Edson disse:

    Amados ..
    Comprem uma Biblia evangélica pura, simples vão para casa tranquem a porta de seus quartos orem a Deus que le ajudem a entender a palvra pura e verdadeira….
    Tenho certeza que neste momento se seu pedido por verdadeiro algo acontecerá no mundo espiritual ..
    Busque uma igreja verdadeira evangélica que Pregre Jesus , que pregure arrependimento , que pregue a Cruz , que pregue a Salvação eu Jesus Cristo …
    Salve sua Alma esta vida´, não é nada este pode ser seu ultimo dia de vida …pense nisso "condenação enterna simplesmnete por não aceitar a biblia Verdadeira"

    Paz e Graça!!!

  21. Digicom Edson disse:

    Paz e Graça..
    Amados , negue a si mesmo pegue sua cruz , temlpo do espirito santo ….ei observe 'ESPIRITO SANTO", não é o espirito imundo das igrejas devassas , ele é santo puro perfeito Jesus morreu , deu o exeplo a palavra diz Jo 12, que devemos morrer isso significa negar morrer anular-se separar-se de tudo que nos é valioso para poder ficar perto de Jesus ……..
    Tem pessoas que acham que porque param de beber ou usar drogas estão fazendo a vontade de Deus ..
    Irmãos acautelaivos , arrependeivos , ..não se enganem o evangélio não foi criado para ser interpretado, ou moldado ….

    Paz e Graça de Jesus !!

  22. Bola de neve estou afastado do altar divino desde a infancia quando aos domingos me levantava caminhava ate o templo sagrado dos ensinamentos que me mantem de pe hoje distante do altar perto do mundo me transformei em um aluno indiciplinado um cidadão usuario de drogas mas bola de neve jesus na infancia me viu sentado nas primeiras cadeiras de seu templo de mim não esqueceu hoje ator de palco abandonei as drogas no dia 17 de janeiro de 2010 somente pela graça e misericordia de um Deus amoroso cuidado e bondoso hoje dia 25 de maio de 2012 quero abtar novamente o lar de Jesus e escolho bola de neve so morador de laranjeiras estou na vibração positiva vamos rolar essa bola pra zona sul abraço caçula Yamadinha

  23. muita criatividade, e sabedoria vinda de Deus pra vida desses pastores da bola de neve, uma maneira bagual de tirar vidas das mãos de satã, e resgata-las pro reino de Deus, estão de parabéns…

     1 2 3 4

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 461,611 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar