Ganhar pela segunda vez o Grammy Latino (prêmio destinado aos músicos latino-americanos) deu à cantora evangélica Aline Barros maior visibilidade fora do meio gospel. Em 2004, ela recebeu o troféu de “Melhor Música Cristã em Língua Portuguesa”, com o disco “Fruto do Amor”.
No ano seguinte, concorreu novamente, mas não levou a estatueta. E em 2006 figurou como bicampeã do oscar da música, com o disco infantil “Aline Barros e Cia”, que lhe rendeu também o Disco de Ouro, com 50 mil cópias vendidas.
“Esse prêmio foi um presente de Deus para todas as crianças do Brasil”, afirma a cantora, que já vendeu mais de 2 milhões de cópias. Ela é uma das principais atrações da Cruzada de Fé, evento religioso que vai acontecer durante o Carnaval, no Expominas, entre os dias 16 e 20 de fevereiro.
A apresentação de Aline será na abertura, na sexta-feira. O dom de cantar surgiu ainda na infância. Aos 9 anos, Aline já cantava na igreja, juntamente com o pai, o pastor Ronaldo Barros. Aos 14, ela gravou sua primeira música solo, que é sucesso até hoje no meio evangélico: “Tua Palavra”.
Hoje, ela soma mais de 14 álbuns, incluindo CDs em espanhol e três infantis. Além das canções, em 2001, Aline fez uma parceria com o jornalista Cid Moreira no CD “Mensagem de Paz”.
Ela também é conhecida internacionalmente. Já se apresentou na Itália, na Inglaterra, nos Estados Unidos (EUA) e na Coréia do Sul.
Seu currículo musical conta ainda com a participação de músicos famosos, como, por exemplo, o baterista Chester Thompson (que toca com Phill Collins) e o guitarrista David Cabrera (que toca com Rick Martin), na gravação ao vivo, em Miami, do álbum em espanhol “Mas de Ti”.
Mesmo sendo uma consagração da música gospel, Aline faz questão de preservar a humildade. “Deus nos levanta com um único propósito: glorificar Seu nome por meio das oportunidades”, afirma.
Ministério desenvolve trabalhos sociais
A cantora Aline Barros e seu marido, o ex-jogador de futebol Gilmar Santos, lideram o ministério Louvor sem Fronteiras, criado para desenvolver trabalhos sociais e de evangelismo. Em um ônibus, os integrantes do ministério visitam comunidades de várias cidades, oferecendo cultura, educação, esporte e lazer.
A cantora lidera também um programa de combate à fome e assistência à saúde. Além disso, ela busca estimular seus fãs a atender às necessidades do próximo. Um dos exemplos é o estímulo à doação de sangue.
“Tenho aprendido a cada dia o que é servir e isso tem sido o desejo do meu coração” afirma.
O projeto Impactar, do Louvor sem Fronteiras, busca ainda oferecer oficinas profissionalizantes e inclusão digital às pessoas carentes, com o objetivo de formar cidadãos capazes de atender às próprias necessidades e da comunidade da qual fazem parte.
“É um projeto muito ousado, um trabalho social e humanitário, de cunho evangelístico”, diz Aline. Além de ser integrante do louvor, Aline e o marido trabalham com os jovens de sua igreja, a Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, no Rio de Janeiro.
Ela acha importante também o trabalho de evangelização e considera a Cruzada de Fé uma oportunidade para colher frutos. “É uma estratégia linda para falar do amor de Deus àqueles que não entrariam numa Igreja Evangélica”, afirma.
Ela vai divertir os visitantes do evento com sua música, mas crê que vai receber algo em troca. “Serei muito abençoada também.” Mais informações sobre a Cruzada: 3249-1699 ou www.cruzadadefe.com.br (SB)