De olho em Pequim, canoísta participa de mais uma importante competição internacional
Sebastian Cuattrin recebendo a prata na K1 1.000m no Pan Depois de faturar o tão sonhado ouro no Pan Rio 2007, o canoísta Sebastián Cuattrin já está pronto para mais uma importante competição internacional. De quinta-feira até domingo (dias 9 a 12), ele disputa o Mundial de Canoagem de Velocidade, em Duisburg, na Alemanha, já pensando nos Jogos Olímpicos de Pequim, no próximo ano. Aos 33 anos de idade, o maior vitorioso da modalidade no Brasil busca a classificação para a sua quinta olimpíada, feito para poucos atletas em todo o Mundo.
Na Alemanha, Cuattrin competirá nas provas de K1 1.000m e K4 1.000 e 200m. Nas duas primeiras, Sebastián brilhou no Pan Rio, aumentando para 11 a sua coleção de medalhas nos Jogos, inclusive com o tão sonhado ouro, que perseguia desde Havana, em 91.
“A sensação de conquistar a medalha em casa, na frente de toda a torcida, dos amigos, da família e dos colegas de canoagem foi simplesmente maravilhosa. Foi a realização de um grande sonho e uma conquista que vinha buscando há mais de 18 anos. Não tenho palavras para dizer o quanto foi emocionante ganhar essas medalhas para o Brasil” destaca o brasileiro, que levou prata na K1 1000m e ouro na K4.
Vale lembrar que na briga pelas vagas para Pequim, os oito primeiros do Mundial estarão classificados. Depois, os atletas terão outra chance na seletiva em Montreal, no Canadá, em maio de 2008. Da Alemanha, o canoísta seguirá direto para Governador Valadares, em Minas Gerais, para visitar a família, amigos e patrocinadores.
“Foi lá que comecei e parece que estão preparando uma boa festa. Será muito bom ” diz o atleta.
Motivado com as novas medalhas, o canoísta nem pensa em parar.
“Dizem que sou o highlander da canoagem, mas ainda tenho muito a conquistar. Com certeza quero estar em Guadalajara, em 2011 ” brinca o competidor, referindo-se ao personagem de cinema, que é imortal.
Sebastian Cuattrin leva a prata Nascido em Rosário, na Argentina, naturalizado brasileiro, Sebastián Cuattrin é, sem dúvida, o grande nome da canoagem de velocidade no Brasil. O seu nome se confunde com a própria modalidade. O início foi com 13 anos de idade, nas águas do Rio Doce, em governador Valadares, Minas Gerais. Já em 88, garantiu o primeiro de seus muitos títulos, no Campeonato Mineiro, na categoria juvenil.
Especialista na canoagem velocidade, foi o responsável pelas primeiras conquistas da modalidade do País em competições internacionais. Em 92, classificou um barco brasileiro pela primeira vez às Olimpíadas, para os Jogos de Barcelona. Também foi o primeiro brasileiro a entrar em uma final olímpica na canoagem, quando ficou em 8º lugar em Atlanta-96.
Atualmente, coleciona mais de 100 títulos nacionais na modalidade em 20 anos de dedicação à canoagem. Em jogos pan-americanos, começou a sua trajetória em Havana (1991), com um 4º lugar no K1 1000m e outros três quintos. As primeiras medalhas vieram em Mar Del Plata (95), com dois bronzes, no K1 1000m e K2 1.000m.
Fonte: Atletas de Cristo