Uma peça encenada em Pequim, produzida por americanos e retratando a vida de um importante líder negro do sul dos Estados Unidos, tem como protagonista um chinês. Cao Li interpreta ninguém menos que Martin Luther King, um dos principais personagens da história americana, em “Passages of Martin Luther King”.
A peça está sendo produzida em conjunto entre Research and Education Institute e o Teatro Nacional da China, onde Cao Li estudou. Li usa um bigode pequeno e faz discursos que lembram o vigor de Luther King, acompanhado por um coral gospel.
Clayborne Carson, diretor do Instituto, escreveu a peça baseado em cartas e escritos do líder civil, assassinado em 1968, quatro anos após ganhar o prêmio Nobel da Paz por sua luta pela igualdade de direitos entre brancos e negros nos EUA.
Segundo Carson, a peça é “um drama familiar, um tema universal”. A peça mostra Luther King e o relacionamento com sua mãe, seu pai e com Coretta King. “Este é o centro da peça”, afirma.
Apesar de tocar em vários temas controversos, para surpresa dos produtores a peça não sofreu censura do governo chinês. A produtora Caitrin McKiernan ficou espantada por poder discutir assuntos como desobediência civil nos campi chineses.
“Isto mostra que á algo acontecendo na China neste momento”, afirma. Após os cinco dias em que a peça ficará em cartaz em Pequim, Caitrin deseja levá-la para outras cidades da China.
Fonte: G1