Durante essa semana quem passar pela praça central de Campo Mourão, no período das 11 às 13h30, terá a oportunidade de meditar a Palavra de Deus, através da leitura da bíblia, que estará à disposição no Coreto. O projeto tem a parceria da igreja Católica e Evangélica, através do padre Ademar de Oliveira Lins, da Catedral e do reverendo Richard Dickerson, presidente da Opecam – Ordem dos Pastores Evangélicos de Campo Mourão.
A idéia surgiu durante uma reunião sobre segurança, na Acicam, onde estavam presentes o representante da Opecam e dom Mauro Aparecido dos Santos. “Durante a reunião foi discutido o que cada um poderia fazer para melhorar a segurança. Então conversamos com o bispo e idealizamos esse projeto da leitura da bíblia em praça pública”, conta Dickerson.
O reverendo explica que o objetivo é encorajar as pessoas para a leitura, e de forma especial à palavra de Deus. “Queremos que as pessoas venham participar dessa leitura, porque a bíblia não e católica ou evangélica, do padre Ademar ou do reverendo Dickerson. É a palavra de Deus, e nós devemos guardar essa mensagem de Deus em nossos corações”, comenta.
A leitura começou ontem, quando padre Ademar e o reverendo deram início, lendo os capítulos 1 e 2 do Gênese, respectivamente. Desde então, qualquer pessoa pode passar pelo local e dar continuidade à leitura. Após a leitura, a pessoa deve assinar o nome em um livro e o capítulo lido. “Essa ata será entregue no final na biblioteca municipal”, ressalta o reverendo. Haverá várias bíblias à disposição, mas quem quiser pode levar de casa.
Até mesmo ateus estão sendo convidados: “Quem sabe essa pessoa que não acredita pode ser revelada através da leitura da Palavra de Deus, pois nós não estamos aqui por acaso, mas dentro de um plano de Deus para todos”.
Para o padre Ademar, é uma experiência bastante importante, que pode despertar mais o interesse das pessoas pela Palavra de Deus. “É uma experiência que as igrejas evangélicas já fazem aqui na praça. E nesse ano conversamos com o pastor Richard e resolvemos fazer a leitura em conjunto com a igreja católica. Portanto, durante essa semana, quem quiser passar por aqui, espontaneamente, para ler um ou dois capítulos da Bíblia, será bem-vindo. Esperamos que as pessoas sejam fiéis e participem conosco”, pede o padre.
Segundo padre Ademar, a bíblia católica e protestante, no geral é a mesma, apenas com algumas diferenças de livros. “Existe sim algumas diferenças, porém, o conteúdo principal do antigo e do novo testamento, aquilo que é básico é comum para todos, como a fé no Deus da Vida, no Deus de Israel. O que nos divide são algumas questões doutrinárias, mas é importante as pessoas observarem que existe muito mais coisas que nos une do que nos separa”, completa.
A união pela palavra de Deus, segundo o padre revela o envolvimento mútuo da comunidade pelo bem de Campo Mourão. “Esse gesto com as demais igrejas é uma forma de nos unirmos na oração por toda a cidade e pelo nosso povo. Esperamos que as pessoas sintam a alegria em ler a palavra de Deus, que deve ser anunciada nos quatro cantos do mundo. Além disso é uma forma de manifestar-mos publicamente a nossa fé”, finaliza.
Além da leitura em conjunto, a Opecam vai realizar no segundo domingo de dezembro a leitura simultânea de toda a bíblia, na praça. São mais de 1.200 pessoas, cada uma lendo um capítulo ao mesmo tempo. Com isso, toda a bíblia é lida em cerca de 15 minutos.
Fonte: Tribuna do Interior