Billy Graham entrou em seu 100º ano de vida na última terça-feira, 07 de novembro, ao completar 99 anos cercado pela família. Com a saúde frágil, o evangelista que pregou a centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo não fez nenhuma aparição pública, mas seu testemunho de vida e missão continua inspirando outros seguidores de Cristo.
Na última semana, o pastor Franklin Graham, filho de Billy, divulgou uma nota sobre as comemorações pelo aniversário de seu pai, e destacou a alegria de toda a família por ainda tê-lo por perto, mesmo em idade tão avançada.
“Em família, estamos muito gratos por ele estar conosco. Sua mente está boa, mas ele é mais silencioso nos dias de hoje. Ele não pode ver ou ouvir bem, mas sua saúde é estável”, afirmou Franklin Graham. “Alguns familiares estarão com ele e nós o daremos seu bolo favorito: limão com cobertura em gelo de banana. Ele ama aqueles bolos, mas não pode faltar a cereja da banha de porco”, afirmou o pastor na ocasião.
A saúde de Billy Graham demanda cuidados, por sua idade avançada, dificuldades de locomoção e audição. Em 2010, 2011 e 2012, o evangelista sofreu com problemas respiratórios, sendo internado para tratar de pneumonia, bronquite e infecções. Em 2013, quando completou 95 anos, gravou aquela que seria sua última pregação para a cruzada Minha Esperança.
Obra de Deus
Billy Graham sempre rejeitou os holofotes e a paparicação da mídia, mesmo quando se tornou um influente líder cristão nos Estados Unidos, ficando conhecido como “pastor dos presidentes”, por aconselhar uma série de políticos que comandaram o país a partir do Salão Oval, na Casa Branca.
“Não sou um grande pregador e também não pretendo ser um. Eu sou um pregador comum, apenas compartilhando o Evangelho e dando o meu melhor para isso”, afirmou certa vez.
Em outra ocasião, Billy Graham explicou de onde vinha o sucesso de seu ministério evangelístico: “Se alguma coisa foi cumprida através da minha vida, foi apenas a ação de Deus, não a minha, e Ele – e não eu – é o merecedor de toda glória. Eu sou apenas como um espectador, que acompanha o que Deus está fazendo”.
Assista à última pregação de Billy Graham na TV: