Felipe Arizmendi diz que telenovelas incitam libertinagem sexual
O bispo de San Cristóbal de Las Casas, Felipe Arizmendi, questionou os “contravalores” expressados pelas telenovelas, que incitam “à libertinagem sexual”, e pediu aos fiéis que mudem de canal quando aparecerem “cenas eróticas”.
O religioso esclareceu que não é espectador assíduo de telenovelas. “Não tenho tempo para vê-las, mas nas poucas cenas que vejo, antes dos noticiários, descubro uma série de valores e contra valores que é preciso discernir”.
Arizmendi escreveu a mensagem “50 anos das telenovelas” e decidiu falar do tema porque a empresa Televisa está comemorando 50 anos de produção de telenovelas. Ele disse que o objetivo de sua reflexão é analisar se as telenovelas “cultivam o espírito ou causam danos”.
O bispo explicou que não se trata de negar “o lado bom que possam ter, mas analisando algumas cenas que vejo acidentalmente, considero que as telenovelas influenciaram muito na libertinagem sexual dos adolescentes, jovens e adultos”.
– Quando cenas eróticas são repetidas tantas vezes, é necessário muito amadurecimento espiritual para não sentir vontade de fazer o mesmo que se vê na tela – disse.
O religioso pediu a atores, produtores e empresários que se perguntem “se seus programas estão de acordo com a moral inspirada no Evangelho ou com concessões às debilidades humanas e incitação ao pecado”.
Na mensagem, o bispo comentou uma parábola bíblica que considera aplicável à televisão.
– Se seu olho o leva a pecar, arranque-o e afaste-o de você. Mais vale ter um olho só do que, com dois olhos, ir parar em um lugar de castigo. Diríamos que não tire seu olhos, nem tampouco é possível prescindir da TV, mas pelo menos mude de canal e eduque seus filhos para que saibam afastar a tentação – recomendou o padre.
– Se a mente, a imaginação e os olhos estão saturados de erotismo, a pessoa se destrói e contamina tudo a seu redor – afirmou.
Fonte: Elnet