CHINA – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu ontem às autoridades da China que promovam a liberdade de expressão e a tolerância religiosa, e explicou que comparecerá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim “por respeito”.
Em entrevista coletiva conjunta com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, Bush afirmou que sua mensagem às autoridades chinesas foi sempre a mesma ao longo dos sete anos e meio em que está à frente da Casa Branca: “O povo tem de poder dizer o que pensa”.
“Ninguém deve temer pessoas religiosas em uma sociedade. Os religiosos fazem de uma sociedade um lugar melhor. O povo precisa dizer o que pensa. O contrário é um erro”, disse Bush, ao ser questionado sobre sua posição com relação a direitos humanos na China.
Ao mesmo tempo, o governante americano declarou que sua decisão de assistir, na próxima sexta, à cerimônia de abertura dos Jogos, tem como objetivo “mostrar respeito à população da China”.
“É uma oportunidade de dizer à população chinesa que respeitamos suas tradições e sua cultura e, como já disse muitas vezes, vejo os Jogos Olímpicos como uma oportunidade de expressar minha opinião em favor da liberdade religiosa”, completou.
Fonte: Portas Abertas