Em sua ânsia de ter filhos, casais canadenses estão comprando, ilegalmente, óvulos humanos na internet, revelou uma investigação da emissora pública CBC.
O Canadá tornou ilegal a compra de óvulos em 2004, como parte de uma medida para evitar a clonagem humana. Os condenados pagam multa de até 500 mil dólares canadenses (US$ 450 mil) ou cumprem penas de dez anos de prisão. No entanto, não é ilegal para as mulheres venderem seus óvulos.
Seis mulheres canadenses que anunciaram seus óvulos na internet disseram à CBC que estão dispostas a se submeter a um tratamento capaz de produzir até 20 óvulos em troca de uma taxa de 7.000 dólares canadenses (US$ 6.300). Elas reconheceram que mentem a seus médicos sobre serem pagas para se submeter a esses procedimentos.
As doadoras de óvulos não-identificadas disseram que se sentem compelidas a ajudar casais sem filhos e alegaram que as taxas que cobram são simplesmente uma “compensação justa” pelo que os tratamentos de fertilidade representam para sua saúde.
Fonte: Folha