Às vésperas de serem julgados pela Justiça dos Estados Unidos, os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia Hernandes, participam neste fim de semana de cultos via satélite.
O casal Hernandes cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos.
Por meio desses cultos via satélite o casal Hernandes tem mantido contato com a igreja no Brasil. O primeiro será no sábado, no ginásio do Corinthians, em São Paulo, às 10h, quando Estevam ministrará a Ceia dos Oficiais. No domingo, às 17h, será a vez da bispa Sônia, que participará da Celebração da Família que acontece na igreja sede, na Vila Mariana, em São Paulo.
O casal aguarda o julgamento por contrabando, conspiração e falso testemunho no tribuna federal de Miami. Sônia e Estevam negam os crimes.
Eles foram presos em janeiro, acusados de entrarem nos Estados Unidos com dinheiro não-declarado. Segundo a polícia americana, eles estavam com US$ 56 mil (em espécie), mas declararam à alfândega que não possuíam mais do que US$ 10 mil.
A Justiça dos Estados Unidos adiou para o dia 11 de junho o julgamento que inicialmente estava marcado para 30 de abril. O adiamento foi a pedido da defesa porque, na ocasião, um dos advogados do casal estaria doente.
Justiça de São Paulo
Além do processo nos Estados Unidos, o casal Hernandes também responde na Justiça de São Paulo uma denúncia do Ministério Público do Estado sobre a criação de uma igreja “laranja”, chamada Internacional Renovação Evangélica, para livrar a Renascer de ações judiciais.
O Ministério Público pede o fechamento de todos os templos da Renascer em São Paulo.
Os Hernandes não compareceram à primeira audiência realizada no dia 3 de abril, na 16ª Vara Criminal de São Paulo, pois estavam nos Estados Unidos. Na ocasião, o único a prestar depoimento foi o bispo Jorge Luiz Bruno, denunciado no mesmo processo que os Hernandes.
Com a ausência de Estevam e Sônia, a Justiça de São Paulo marcou nova audiência para 27 junho. Se os Hernandes ainda estiverem retidos nos Estados Unidos até a data da nova audiência, a Justiça paulista deverá enviar uma solicitação à Justiça norte-americana para que eles sejam ouvidos lá.
A assessoria de Renascer adiantou que o casal Hernandes apresentará no depoimento marcado todos os documentos que mostrarão que a Internacional Renovação Evangélica “não é uma igreja de fachada, pois todas as exigências legais foram cumpridas”.
Segundo a assessoria, a igreja Internacional “é uma representação da Renascer e foi criada com o objetivo de formar e mandar missionários para o exterior”.
Fonte: Folha Online